2020-03-18T10:27:23-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Juros voláteis

Tesouro Direto está suspenso nesta manhã e opera somente Tesouro Selic

Volatilidade nas taxas de juros leva o Tesouro Direto a ficar fechado mais uma vez nesta quarta

18 de março de 2020
10:27
Esse 'Tesouro' é melhor que o 'Tesouro Direto - Imagem: Shutterstock

As negociações do Tesouro Direto foram novamente suspensas na manhã desta quarta (18), devido à alta volatilidade no mercado de juros futuros. Apenas a negociação de Tesouro Selic (LFT) está liberada.

A paralisação do Tesouro Direto é praxe quando as taxas de juros oscilam muito, para que possa haver a atualização dos preços e taxas dos títulos públicos.

[leia_mais]

Nesta manhã, os juros futuros disparam, com os temores do mercado de que as medidas tomadas pelos governos para conter os impactos do avanço no coronavírus não serão suficientes.

A alta do dólar também faz pressão sobre os juros. Hoje à noite, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) divulga sua decisão sobre a taxa Selic, que deve ser cortada mais uma vez. Mas o mercado questiona a eficácia da medida.

Além disso, nova queda pressionará ainda mais o câmbio, pois reduzirá novamente o diferencial entre as taxas de juros no Brasil e nos EUA. Quanto menor essa diferença, menos vantajoso é para os investidores aplicarem nos títulos brasileiros, e menos atrativo o país fica para o dinheiro dos estrangeiros.

Há pouco, os contratos de DI com vencimento em janeiro de 2021 avançavam 6,56%, para 3,90%; os juros para janeiro de 2023 tinham alta de 14,91%, para 6,32%; e os juros para janeiro de 2025 subiam 8,90%, para 8,20%. O dólar avança 2,85% para R$ 5,1513.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário

EMISSÃO DE AÇÕES

Marisa (AMAR3) vai aumentar o capital social — o que isso significa para os acionistas?

A varejista de moda emitirá até 81 milhões ações a R$ 3,08 cada, um desconto de cerca de 17,5% em relação ao fechamento dos papéis ontem.