Menu
2020-03-18T10:27:23-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Juros voláteis

Tesouro Direto está suspenso nesta manhã e opera somente Tesouro Selic

Volatilidade nas taxas de juros leva o Tesouro Direto a ficar fechado mais uma vez nesta quarta

18 de março de 2020
10:27
Baú de Tesouro na praia
Esse 'Tesouro' é melhor que o 'Tesouro Direto - Imagem: Shutterstock

As negociações do Tesouro Direto foram novamente suspensas na manhã desta quarta (18), devido à alta volatilidade no mercado de juros futuros. Apenas a negociação de Tesouro Selic (LFT) está liberada.

A paralisação do Tesouro Direto é praxe quando as taxas de juros oscilam muito, para que possa haver a atualização dos preços e taxas dos títulos públicos.

[leia_mais]

Nesta manhã, os juros futuros disparam, com os temores do mercado de que as medidas tomadas pelos governos para conter os impactos do avanço no coronavírus não serão suficientes.

A alta do dólar também faz pressão sobre os juros. Hoje à noite, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) divulga sua decisão sobre a taxa Selic, que deve ser cortada mais uma vez. Mas o mercado questiona a eficácia da medida.

Além disso, nova queda pressionará ainda mais o câmbio, pois reduzirá novamente o diferencial entre as taxas de juros no Brasil e nos EUA. Quanto menor essa diferença, menos vantajoso é para os investidores aplicarem nos títulos brasileiros, e menos atrativo o país fica para o dinheiro dos estrangeiros.

Há pouco, os contratos de DI com vencimento em janeiro de 2021 avançavam 6,56%, para 3,90%; os juros para janeiro de 2023 tinham alta de 14,91%, para 6,32%; e os juros para janeiro de 2025 subiam 8,90%, para 8,20%. O dólar avança 2,85% para R$ 5,1513.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Expansão

SPX Capital assume operações do Carlyle no país

As operações do Carlyle no Brasil serão absrovidas pela SPX Capital. Com isso, a gestora de Rogério Xavier se expande em private equity

ESTRADA DO FUTURO

Um pé no abismo e outro na casca de banana: como identificar ações de empresas decadentes

Excesso de otimismo, planos mirabolantes e desprezo pela inovação estão entre as receitas para uma empresa falhar, segundo o gestor que se dedicou a descobrir empresas terríveis

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies