Menu
2020-03-13T10:57:03-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Ainda parado

Tesouro Direto continua fechado nesta sexta-feira

Plataforma está fechada desde ontem em razão de forte volatilidade nas taxas de juros.

13 de março de 2020
10:57
cadeados e dinheiro
Dinheiro preso: investidores do Tesouro Direto não conseguem movimentar recursos. Imagem: Shutterstock

Assim como ocorreu ontem, o Tesouro Direto permanece fechado nesta sexta (13), devido à grande volatilidade nas taxas de juros. A suspensão das negociações da plataforma on-line de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional em momentos de intenso sobe e desce nas taxas é procedimento padrão.

Às 10h34, o Tesouro Nacional emitiu um aviso no seu site dizendo que a abertura da plataforma se daria com atraso, mas que a expectativa é de normalização ao longo do dia. O Tesouro Direto normalmente abre às 9h30.

Trata-se do mesmo aviso emitido ontem às 10h08, porém a plataforma ficou fechada o dia inteiro. No site do Tesouro constava o status "Mercado em manutenção", o mesmo que aparece neste momento.

Os preços e taxas dos títulos só foram atualizados no fim da tarde, quando o status mudou para "Mercado suspenso", pouco antes de o mercado fechar, às 18 horas. Da mesma forma, os preços e taxas hoje não foram atualizados, constando ainda os dados de ontem.

Ontem, os juros futuros dispararam em razão de problemas políticos domésticos em um cenário de grande incerteza e aversão a risco por conta do avanço do coronavírus no mundo. Hoje, eles sofrem um forte ajuste para baixo, o que é normal após momentos de estresse como o de ontem.

Mas embora o mercado secundário de títulos públicos - onde operam os fundos e instituições financeiras - estivesse funcionando normalmente, pessoas físicas que operam no Tesouro Direto ficaram sem acesso a seus recursos durante todo o pregão, e também não puderam aproveitar as oportunidades de compra criadas com a disparada das taxas.

Quem mais se deu mal, porém, foi quem usa o Tesouro Direto como reserva de emergência. Investidores que, porventura, precisaram resgatar seus títulos Tesouro Selic ontem simplesmente não conseguiram, e hoje permanecem sem acesso aos seus recursos.

Nesta matéria, eu falo um pouco mais sobre como essa questão da suspensão - que já vimos que pode durar mais do que algumas horas, como costumava ocorrer - evidencia mais uma desvantagem da compra direta de Tesouro Selic como alternativa para a reserva de emergência. Na mesma reportagem, eu falo sobre as opções mais vantajosas para esta finalidade.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

decisão da anatel

Pedido de vista interrompe análise de TAC da Algar Telecom

O termo já havia sido aprovado pelo Conselho Diretor do órgão regulador e passado pelo TCU. Agora, só precisará ter os valores atualizados. Campelo não justificou o motivo do pedido

Sextou com o Ruy

O que a avaliação do “guru” de Warren Buffett na Amazon ensina sobre investimentos

Em um mundo cada vez mais conectado e onde qualquer um consegue emitir opiniões e atingir milhões de pessoas, é crucial você mesmo se tornar capaz de decidir o que faz ou não sentido em sua carteira de investimentos

SD Premium - Ações do mês

Retomada à vista! As melhores ações para o mês de julho, segundo 16 corretoras

As empresas que se destacarem entre as três favoritas de cada corretora, não só possuem resiliência para enfrentar a crise, como também estão prontas para surfar a onda da recuperação econômica

presidente também elogiou Caixa Econômica

Não podemos continuar por muito tempo com auxílio, diz Bolsonaro

Bolsonaro também voltou a elogiar o presidente da Caixa, Pedro Guimarães pela queda de juros do cheque especial

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements