Menu
2020-03-13T10:57:03-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Ainda parado

Tesouro Direto continua fechado nesta sexta-feira

Plataforma está fechada desde ontem em razão de forte volatilidade nas taxas de juros.

13 de março de 2020
10:57
cadeados e dinheiro
Dinheiro preso: investidores do Tesouro Direto não conseguem movimentar recursos. Imagem: Shutterstock

Assim como ocorreu ontem, o Tesouro Direto permanece fechado nesta sexta (13), devido à grande volatilidade nas taxas de juros. A suspensão das negociações da plataforma on-line de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional em momentos de intenso sobe e desce nas taxas é procedimento padrão.

Às 10h34, o Tesouro Nacional emitiu um aviso no seu site dizendo que a abertura da plataforma se daria com atraso, mas que a expectativa é de normalização ao longo do dia. O Tesouro Direto normalmente abre às 9h30.

Trata-se do mesmo aviso emitido ontem às 10h08, porém a plataforma ficou fechada o dia inteiro. No site do Tesouro constava o status "Mercado em manutenção", o mesmo que aparece neste momento.

Os preços e taxas dos títulos só foram atualizados no fim da tarde, quando o status mudou para "Mercado suspenso", pouco antes de o mercado fechar, às 18 horas. Da mesma forma, os preços e taxas hoje não foram atualizados, constando ainda os dados de ontem.

Ontem, os juros futuros dispararam em razão de problemas políticos domésticos em um cenário de grande incerteza e aversão a risco por conta do avanço do coronavírus no mundo. Hoje, eles sofrem um forte ajuste para baixo, o que é normal após momentos de estresse como o de ontem.

Mas embora o mercado secundário de títulos públicos - onde operam os fundos e instituições financeiras - estivesse funcionando normalmente, pessoas físicas que operam no Tesouro Direto ficaram sem acesso a seus recursos durante todo o pregão, e também não puderam aproveitar as oportunidades de compra criadas com a disparada das taxas.

Quem mais se deu mal, porém, foi quem usa o Tesouro Direto como reserva de emergência. Investidores que, porventura, precisaram resgatar seus títulos Tesouro Selic ontem simplesmente não conseguiram, e hoje permanecem sem acesso aos seus recursos.

Nesta matéria, eu falo um pouco mais sobre como essa questão da suspensão - que já vimos que pode durar mais do que algumas horas, como costumava ocorrer - evidencia mais uma desvantagem da compra direta de Tesouro Selic como alternativa para a reserva de emergência. Na mesma reportagem, eu falo sobre as opções mais vantajosas para esta finalidade.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Balanço do mês

Bitcoin e dólar são os melhores investimentos de outubro; ativos de risco ficaram para trás de novo

Por pouco o Ibovespa não ficou entre os melhores investimentos do mês, mas segunda onda de coronavírus na Europa derrubou as bolsas; risco fiscal, eleições americanas e indefinição quanto a estímulos fiscais nos EUA também pesaram

seu dinheiro na sua noite

O saci à solta nos mercados

Não sei dizer exatamente quando nem quem tomou a iniciativa de importar dos países anglófonos a celebração do Halloween, o Dia das Bruxas. O fato é que desde que as crianças brasileiras começaram a sair fantasiadas pedindo doces no último dia de outubro houve uma série de tentativas de “tropicalizar” o evento. Embora não seja […]

Disparou

Dívida bruta do governo deverá encerrar o ano em 96% do PIB

Endividamento cresceu 20,2 pontos por causa de pandemia.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies