Menu
2020-03-13T10:57:03-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Ainda parado

Tesouro Direto continua fechado nesta sexta-feira

Plataforma está fechada desde ontem em razão de forte volatilidade nas taxas de juros.

13 de março de 2020
10:57
cadeados e dinheiro
Dinheiro preso: investidores do Tesouro Direto não conseguem movimentar recursos. Imagem: Shutterstock

Assim como ocorreu ontem, o Tesouro Direto permanece fechado nesta sexta (13), devido à grande volatilidade nas taxas de juros. A suspensão das negociações da plataforma on-line de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional em momentos de intenso sobe e desce nas taxas é procedimento padrão.

Às 10h34, o Tesouro Nacional emitiu um aviso no seu site dizendo que a abertura da plataforma se daria com atraso, mas que a expectativa é de normalização ao longo do dia. O Tesouro Direto normalmente abre às 9h30.

Trata-se do mesmo aviso emitido ontem às 10h08, porém a plataforma ficou fechada o dia inteiro. No site do Tesouro constava o status "Mercado em manutenção", o mesmo que aparece neste momento.

Os preços e taxas dos títulos só foram atualizados no fim da tarde, quando o status mudou para "Mercado suspenso", pouco antes de o mercado fechar, às 18 horas. Da mesma forma, os preços e taxas hoje não foram atualizados, constando ainda os dados de ontem.

Ontem, os juros futuros dispararam em razão de problemas políticos domésticos em um cenário de grande incerteza e aversão a risco por conta do avanço do coronavírus no mundo. Hoje, eles sofrem um forte ajuste para baixo, o que é normal após momentos de estresse como o de ontem.

Mas embora o mercado secundário de títulos públicos - onde operam os fundos e instituições financeiras - estivesse funcionando normalmente, pessoas físicas que operam no Tesouro Direto ficaram sem acesso a seus recursos durante todo o pregão, e também não puderam aproveitar as oportunidades de compra criadas com a disparada das taxas.

Quem mais se deu mal, porém, foi quem usa o Tesouro Direto como reserva de emergência. Investidores que, porventura, precisaram resgatar seus títulos Tesouro Selic ontem simplesmente não conseguiram, e hoje permanecem sem acesso aos seus recursos.

Nesta matéria, eu falo um pouco mais sobre como essa questão da suspensão - que já vimos que pode durar mais do que algumas horas, como costumava ocorrer - evidencia mais uma desvantagem da compra direta de Tesouro Selic como alternativa para a reserva de emergência. Na mesma reportagem, eu falo sobre as opções mais vantajosas para esta finalidade.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

pandemia

Estudo aponta relação entre negacionismo de Bolsonaro e evolução da pandemia no Brasil

Segundo o levantamento, em cidades onde o presidente obteve mais de 50% dos votos no segundo turno das eleições de 2018, número de mortes foi 415% maior do que nos municípios onde ele perdeu o pleito

Insistência incomoda

Ex-presidente do BC Affonso Pastore acredita que ajuste parcial da Selic é insustentável

O economista defende o reconhecimento explícito de que a instituição perseguirá o ajuste integral da taxa básica de juros

Turbulência

Latam reduz prejuízo em 79% e anota perda de US$ 430,8 milhões no 1º trimestre

A receita operacional total da aérea foi de US$ 913,1 milhões no primeiro trimestre, queda de 61,2% sobre o mesmo período de 2020

Bitcoin popular

Goldman Sachs e Citibank anunciam novos investimentos em bitcoin

A ideia é tentar oferecer a maior variedade de serviços e evitar as oscilações, típicas e comuns no mundo das criptomoedas

Movimentação societária

CCR em disparada: por que a saída da Andrade Gutierrez do bloco de controle ajuda as ações?

As ações ON da CCR lideram os ganhos no Ibovespa após a Andrade Gutierrez receber proposta para a venda de sua fatia na companhia

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies