Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

Exclusivo SD Premium

Segredos da bolsa: O cachorro louco segue à solta nos mercados

Agenda repleta de balanços corporativos e indicadores econômicos importantes no Brasil, na China, nos EUA e na Europa promete deixar os investidores com os nervos à flor da pele esta semana

Ricardo Gozzi
9 de agosto de 2020
20:00 - atualizado às 9:24
Surfe cachorro Ibovespa
Imagem: Shutterstock

O mês do cachorro louco começou com tudo nos mercados financeiros locais. O discreto recuo de 0,13% no Ibovespa no acumulado da semana passada não dá nem de maneira aproximada a dimensão da volatilidade que atingiu a bolsa na primeira semana de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi uma período tão atípico que o Ibovespa até mesmo se descolou do rali em Wall Street no início da semana para reagir a riscos locais. Algo tão raro quanto um título do São Paulo na última década (que me perdoem os tricolores).

Uma agenda repleta de balanços corporativos e indicadores econômicos importantes no Brasil, na China, nos Estados Unidos e na Europa promete deixar os investidores com os nervos à flor da pele em um momento no qual a recuperação da economia real parece muito longe dos desejos mais otimistas dos analistas de mercado.

E a montanha-russa do início de agosto não deve dar trégua em uma semana que já se inicia sob o impacto das marcas devastadoras da pandemia. O Brasil ultrapassou no fim de semana as marcas de 100 mil mortos e 3 milhões de infectados pelo novo coronavírus.

E enquanto o balão de ensaio de um novo imposto nos moldes da nova CPMF parece ter vindo furado, seguem no radar as tentativas do governo Jair Bolsonaro e do Congresso de driblar o teto de gastos e pré-programado para balançar com qualquer ventinho contrário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você tem ações de bancos, agradeça a Rodrigo Maia

As ações dos bancos penaram um bocado entre o fim de julho e o início de agosto. Os balanços referentes ao segundo trimestre fizeram reverberar a preocupação do setor financeiro para enfrentar a crescente inadimplência.

Leia Também

Na semana passada, um projeto de lei visando impor um teto aos indecentes juros cobrados pelas instituições financeiras nas linhas de cheque especial e rotativo do cartão de crédito passou no Senado e azedou ainda mais o cenário.

A salvação dos papéis dos bancos pode vir na ação – ou falta de uma – do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ). Ele antecipou na sexta-feira a intenção de esquecer o projeto de lei em alguma gaveta por aí.

A notícia por pouco não fez o Ibovespa virar para cima em um dia no qual os ativos de risco reagiam negativamente à guerra comercial de Donald Trump contra a China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão de Maia, os bancos precisam encontrar de maneira rápida "soluções" para produtos tão "nocivos" aos clientes, mas sem que seja necessária uma intervenção legislativa no assunto.

O presidente da Câmara, aliás, estava atacado na sexta-feira. Falou sobre tudo e mais um pouco. Numa dessas, deixou escapar que a privatização da Eletrobras deve ficar para 2021 por causa da falta de consenso sobre o tema entre a Câmara e o Senado. Mais chances de seguir adiante ainda este ano, segundo Maia, têm a atualização do marco legal para o setor elétrico e a nova lei do gás.

Atenção às teles

A Oi assinou acordo de exclusividade com a Claro, a Vivo e a Tim na sexta-feira para a venda de sua operação de telefonia móvel. No mês passado, Claro, Vivo e Tim apresentaram uma proposta conjunta de R$ 16,5 bilhões pela operação da Oi, que encontra-se em recuperação judicial.

A Oi chegou a firmar um acordo de exclusividade com a Highline, mas o prazo expirou no início da semana passada sem que o trato fosse renovado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o acordo, o trio entra no leilão como "stalking horse". Isto dará a essas operadoras o direito de preferência para cobrir qualquer outra oferta pelos ativos de telefonia móvel da Oi.

Câmbio favorece receitas de empresas exportadoras

Depois de recuar 4% na última semana de julho, o dólar subiu 3,8% na primeira semana de agosto, retornando ao nível mais elevado desde 30 de junho. Analistas avaliam que a taxa de câmbio não deve mudar muito no curto prazo. Isto favorece as receitas das empresas exportadoras.

Com os sinais de recuperação da atividade econômica chinesa, companhias dos setores de mineração e siderurgia ganham um suporte bem-vindo para os resultados nos próximos trimestres.

Agenda de balanços corporativos segue a todo o vapor

A agenda de resultados trimestrais de empresas listadas no Ibovespa pega fogo esta semana. Os destaques dos próximos dias ficam por conta de B3, Cosan, JBS e Suzano. A expectativa é de que as varejistas garantam um show à parte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda completa das empresas do Ibovespa para os próximos dias.

Investidores buscam pistas nas vendas no varejo, no IBC-Br e na ata do Copom

A agenda de indicadores econômicos no Brasil trará nesta semana novas informações sobre o andamento da recuperação econômica em meio à pandemia. Há quem garanta que o pior já passou, mas o fato é que qualquer previsão sobre como a economia vai reagir no médio prazo não passa de achismo.

Os destaques ficam por conta do IBGE, que divulgará os dados de vendas no varejo e do setor de serviços em junho. Apesar de os analistas preverem recuperação em base mensal, espera-se recuo acentuado na comparação anual.

Já o Banco Central, além de dar publicidade à ata de sua última reunião de política monetária, fechará a semana com a divulgação do IBC-Br, que trará os dados da atividade econômica no Brasil em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quais são os indicadores que devem agitar a semana no Brasil

  • Segunda-feira: A semana começa com o boletim Focus, a primeira prévia do IGP-M e a atualização semanal dos dados da balança comercial.
  • Terça-feira: A ata do Copom pode lançar nova luz sobre qual é o tamanho da fresta deixada pelo Banco Central para a possibilidade de novos cortes na taxa Selic. Além disso, novos dados sobre a produção agrícola atualizarão o panorama do setor que vem inibindo o pessimismo dos analistas com relação à retração do PIB brasileiro em tempos de pandemia.
  • Quarta-feira: O IBGE divulga os números das vendas no varejo em junho.
  • Quinta-feira: Os números do setor de serviços em junho serão divulgados pelo IBGE.
  • Sexta-feira: O IGP-10 faz a cama para o IBC-Br, com os dados da atividade econômica brasileira em junho apurados pelo Banco Central.

Trump mantém a guerra comercial no radar

Qualquer ser humano que acompanhe o noticiário internacional com um mínimo de juízo quer ver a guerra comercial entre Estados Unidos e China fora do radar. Mas há um obstáculo enorme para que isto ocorra, e ele atende pelo nome de Donald Trump.

Envolvido pela sombra do negacionismo pandêmico e em campanha pela reeleição, o presidente norte-americano segue elevando o tom do discurso anti-China. A ameaça do momento é banir os aplicativos TikTok e WeChat nos EUA se as operações dos aplicativos – ambos de origem chinesa – não forem vendidas a empresas norte-americanas nas próximas semanas.

Como a China vem deixando de lado a política de colocar panos quentes sobre as recorrentes provocações de Trump, alguma reação é esperada. Só não se sabe qual.

Entre os indicadores econômicos, a agenda internacional da próxima semana traz como destaque as vendas no varejo e a produção industrial de China e EUA.

  • Domingo: A China divulga os índices de preços ao consumidor e ao produtor referentes a julho.
  • Segunda-feira: Os EUA divulgam o relatório Jolts sobre a criação de empregos.
  • Terça-feira: O destaque fica por conta do dado de preço ao produtor nos EUA.
  • Quarta-feira: Dia agitado em termos de indicadores externos. O Reino Unido informa os dados do PIB no segundo trimestre, além dos números da produção industrial e da balança comercial em junho. Também serão conhecidas produção industrial na zona do euro em junho e a inflação ao consumidor norte-americano em julho.
  • Quinta-feira: Pela manhã, os EUA divulgam os dados semanais de auxílio-desemprego. À noite, a China dá publicidade a indicadores essenciais para avaliar a recuperação econômica do país, como a taxa de desemprego, as vendas no varejo e a produção industrial de julho.
  • Sexta-feira: Serão conhecidos os dados trimestrais de PIB e emprego na zona do euro, assim como o saldo comercial da união monetária em junho. Nos EUA saem os dados de vendas no varejo e produção industrial em julho, bem como o índice de confiança do consumidor medido pela Universidade de Michigan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MERCADOS HOJE

Trump promete força total na guerra contra o Irã e espalha medo, mas Ibovespa consegue se segurar, enquanto petróleo dispara

2 de abril de 2026 - 10:56

Em discurso à nação na ultima quarta-feira (1), Trump prometeu “levar o Irã de volta a Idade da Pedra”. Com isso, os futuros do Brent dispararam, mas bolsas ao redor do mundo conseguiram conter as quedas. Ibovespa encerrou o dia com leve alta de 0,05%, a 188.052,02 pontos

AÇÃO DO MÊS

Axia Energia (AXIA6) segue nos holofotes com dividendos no radar — mas não é a única; confira as favoritas dos analistas para investir em abril

2 de abril de 2026 - 6:04

A Axia Energia teve que abrir espaço para uma outra empresa do setor, além de dividir o pódio com duas companhias do setor bancário e de aluguel de carros

PORTFÓLIO INTERNACIONAL

Tchau, Ozempic? Empiricus corta Novo Nordisk e outras gigantes de carteira para abril — e reforça aposta em IA, streaming e petróleo

1 de abril de 2026 - 18:33

Revisão da carteira internacional mostra uma guinada estratégica para capturar novas oportunidades no mercado global; veja quem saiu e quem entrou no portfólio

VEJA O CASO A CASO

Guerra no bolso: BofA rebaixa Azzas 2154 (AZZA3) e corta projeções de Magazine Luiza (MGLU3), GPA (PCAR3) e mais — veja quem sofre e quem escapa no varejo

1 de abril de 2026 - 17:28

O banco cortou a recomendação da dona da Hering de compra para neutra, enquanto revisou estimativas para uma série de outras empresas brasileiras diante da guerra e juros elevados

QUEM VAI SE DAR MELHOR

Sai Prio (PRIO3), entra Petrobras (PETR4): dividendo com o fim da guerra é o alvo do BTG para abril

1 de abril de 2026 - 15:51

Banco vê estatal mais protegida em um possível cenário de petróleo mais barato e traz Embraer de volta à carteira do mês

RENDA EXTRA NÃO VALE A PENA?

Cyrela (CYRE3) pode ativar ‘gatilho’ que pagaria até R$ 1,9 bilhão em dividendos extraordinários — mas o lucro não deve chegar ao bolso do acionista; por quê?

1 de abril de 2026 - 15:15

JP Morgan calcula que a venda de subsidiárias poderia gerar renda extra para os acionistas da Cyrela, mas a operação não seria tão benéfica; entenda

LOCATÁRIOS DE PESO

Alianza Trust Renda (ALZR11) traz Fleury (FLRY3) para o portfólio de inquilinos com compra de imóvel — e Shopee pode ser a próxima

1 de abril de 2026 - 13:59

As operações reforçam a estratégia do ALZR11 de ampliar a exposição a contratos com inquilinos de grande porte

AÇÕES SOBEM FORTE

Braskem: Citi muda de ideia sobre BRKM5 e eleva recomendação logo antes de notícia sobre possível proteção contra credores

1 de abril de 2026 - 11:50

Banco vê alívio com alta dos spreads petroquímicos em meio à guerra no Oriente Médio e eleva preço-alvo para R$ 10, mas incertezas sobre dívida e possível proteção contra credores seguem no radar. Segundo a Bloomberg, falência não está descartada

ESPAÇO E IA

SpaceX, de Elon Musk, reúne 21 bancos para o maior IPO da história, diz Reuters; um deles é brasileiro

1 de abril de 2026 - 10:24

A empresa é controlada pelo fundador e presidente-executivo Musk, que já é o mais rico do planeta com US$ 817 bilhões no bolso, e a captação de ainda mais valor no mercado pode fazer esse valor explodir.

O INIMIGO AGORA É O MESMO

‘Taxa das blusinhas’ pode cair e acende alerta no varejo: Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e Riachuelo (RIAA3) estão preparadas?

31 de março de 2026 - 18:35

Para o BTG Pactual, revisão das tarifas pode reacender a pressão competitiva de plataformas estrangeiras, colocando varejistas brasileiros sob novo teste em meio a juros altos e consumo enfraquecido

OPORTUNIDADE SEGUE NA MESA

Vale (VALE3) tropeça e ação cai 6,8% em março, mas mineradora está longe do fim da linha com dividendos extraodinários à frente

31 de março de 2026 - 18:14

Na leitura do mercado, o movimento de queda dos papéis nos últimos 30 dias tem menos a ver com as tensões geopolíticas e mais com fatores específicos

CHEGOU A HORA DE BRILHAR?

Bresco Logística (BRCO11) recua abaixo do valor patrimonial, e analistas veem oportunidade; entenda o que esperar do ativo e do mercado de FIIs daqui para frente

31 de março de 2026 - 16:31

Com os principais segmentos dos FIIs já em ciclo de recuperação, há agora uma fase de expansão potencial, e o BRCO11 é o preferido para brilhar

VISÃO DE ESPECIALISTA

Elétricas, petróleo e construtoras: onde se escondem as oportunidades na bolsa, segundo gestores

31 de março de 2026 - 15:32

Apesar das incertezas sobre a demanda no longo prazo, gestor avalia que o risco de preços muito baixos da commodity diminuiu e que setor do petróleo tem potencial de alta

O QUE FAZER COM AS AÇÕES

Maior alta do Ibovespa: Natura (NATU3) salta mais de 10% com “selo” de gigante global e outro acordo de acionistas. Hora de comprar?

31 de março de 2026 - 14:31

Ações da Natura (NATU3) lideram os ganhos do Ibovespa após anúncio de nova estrutura de governança e sinalização de investimento relevante da Advent, que pode redefinir o valuation e sustentar o interesse pelo papel.

ALÉM DOS GRINGOS

Virada de jogo? Brasil se destaca entre emergentes e investidor local volta à B3, diz Itaú BBA

30 de março de 2026 - 18:04

Segundo o banco de investimentos, o cenário macro mais favorável coloca o Brasil em evidência

VIRADA DE CARTEIRA

Brasileiros perdem interesse na renda fixa e ações ganham espaço aos poucos — mesmo com a guerra aumentando os riscos, diz XP

30 de março de 2026 - 15:42

Levantamento com assessores indica que apetite por risco permanece inalterado, com o sentimento pelo Ibovespa deteriorando na margem

EFEITO BRENT

Guerra, petróleo em alta e novos poços: a combinação que colocou a Brava (BRAV3) no topo da bolsa nesta segunda

30 de março de 2026 - 13:18

Companhia inicia campanha de perfuração e aproveita cenário externo turbulento para ganhar tração no Ibovespa

MERCADOS HOJE

Ibovespa e dólar avançam com mercado dividido sobre a guerra e Galípolo “ganhando tempo”; veja os destaques de hoje

30 de março de 2026 - 11:55

Os mercados começaram a semana sob tensão geopolítica, com guerra no Oriente Médio elevando o preço do petróleo e dividindo investidores, enquanto falas de Galípolo reforçam cautela do BC

FOME DE AQUISIÇÃO

O ‘pacman dos FIIs’ está de volta: GGRC11 fecha compra milionária de galpões; confira os detalhes da operação

30 de março de 2026 - 10:42

De acordo com o FII, a operação, que ainda depende do cumprimento de condições precedentes, com expectativa de fechamento até o fim de abril

QUEM EMAGRE E QUEM GANHA PESO

Fenômeno das canetas emagrecedoras: o “clique” de R$ 50 bilhões que está chacoalhando a bolsa brasileira

28 de março de 2026 - 17:15

Itaú BBA fez uma lista de ações que ganham e que perdem com a popularização do medicamento; confira o ranking

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia