Menu
2020-07-23T06:46:49-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
agenda pós-pandemia

Maia diz que desafio de 2021 é manter o teto de gastos

Presidente da Câmara voltou a rechaçar a criação de um novo imposto nos moldes da CPMF

23 de julho de 2020
6:44 - atualizado às 6:46
img20200722122119383-768×512
Rodrigo Maia - Imagem: Najara Araujo/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que um dos grandes desafios para o próximo ano será manter o teto de gastos. "Abrir o teto de gasto, criar um novo imposto para ter receita para gastar olhando a eleição, aí já desorganizou tudo que está sendo construído".

"Nosso grande desafio do próximo ano é sentar em cima do teto de gastos e não deixar ninguém mexer, porque as tentações são grandes, e elas vão gerar aumento de carga tributária ou de dívida, que, no final, acaba sendo paga pela sociedade", disse Maia em live nesta quarta-feira com o economista Renoir Vieira.

Para ele, a discussão sobre mudar o teto de gastos só pode ser feita depois de se organizar a estrutura da administração pública. "Mas acho que essa pressão não vai ser pequena não, vai ser muito grande, e nós temos que ficar atentos a isso", disse.

CPMF

Maia voltou a rechaçar a criação de um novo imposto nos moldes da CPMF. Para ele, a ferramenta não melhora o ambiente de negócios e é capaz de travar o crescimento do País.

Ele ainda disse ainda ser contra o imposto sobre grandes fortunas. "Mas também não dá para dizer que a CPMF é mais justa que imposto sobre grandes fortunas. Não é possível que alguém ache que tributar a base da sociedade, como você vai tributar na CPMF, é melhor do que tributar quem tem mais renda. Eu acho que não é nem um, nem outro", afirmou.

Maia falou ainda sobre a necessidade da reforma tributária acabar com os regimes especiais. "Se você pegar o sistema tributário, administração pública, a previdência, tudo acabou concentrando poder naqueles que tiveram lobby no Executivo e Legislativo", disse.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Apertem os cintos

Segredos da bolsa: Termina mais um trimestre que valeu por um ano

Semana traz agenda intensa de indicadores tanto no Brasil quanto nos EUA; cautela e volatilidade tendem a seguir em cena

EUA X China

Trump X TikTok: empresa chinesa tenta impedir proibição de downloads

Decisão judicial pode barrar restrição, que passaria a valer a partir de meia-noite deste domingo nos Estados Unidos.

A 38 dias da eleição

Trump anuncia nomeação de Barrett para a Suprema Corte

Nomeação ainda precisa ser confirmada pelo Senado, que hoje tem maioria Republicana.

Últimos ajustes

Guedes se reúne com líder do governo na Câmara para discutir Reforma Tributária

Segundo o deputado Ricardo Barros, na segunda-feira a proposta já estará fechada para uma rodada de discussão com os líderes da base governista no Congresso.

Em 2020

Pandemia tira R$ 12 bilhões em investimentos

Investimentos públicos em infraestrutura deverão ser 10% menores em relação ao estimado antes da pandemia de covid-19.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements