Menu
2020-05-13T07:48:08-03:00
efeitos da crise

‘Vamos lançar nova Avon no 3º trimestre’, diz presidente da Natura & Co

Em entrevista, Roberto Marques diz que pandemia deve adiar alguns investimentos e projetos voltados ao cliente externo

13 de maio de 2020
7:48
avon-natura
Imagem: Shutterstock / Montagem SD

À frente do grupo Natura & Co. - responsável pelas estratégias globais das marcas de cosméticos Natura, Avon, The Body Shop e Aesop -, o brasileiro Roberto Marques diz que a pandemia do novo coronavírus acabou servindo de catalisador de mudanças dentro da corporação, que concluiu a compra da Avon em janeiro deste ano.

"A integração se acelerou, estamos muito à frente do que imaginávamos, e com mais sinergias do que esperávamos", disse o presidente da Natura & Co, na terça-feira, 12, durante a série de entrevistas Economia na Quarentena, do jornal O Estado de S. Paulo.

Se da porta para dentro a integração corre a passos largos, a seriedade da pandemia deve adiar alguns investimentos e projetos voltados ao cliente externo. Um projeto da Natura & Co. que espera a superação da fase mais aguda da pandemia para sair do forno é o relançamento mundial da marca Avon. "Estamos trabalhando no lançamento da nova Avon. E isso deve ocorrer provavelmente no terceiro trimestre."

O executivo disse que a aceleração das sinergias entre as marcas do grupo permitiram que fábricas da Avon já produzam itens de marcas "irmãs" como a Natura e a The Body Shop. Marques afirmou que a equipe trabalha em um projeto para ampliar as receitas da Avon e da Natura na América Latina. Segundo ele, o espaço para isso ocorrer é grande, uma vez que as marcas têm pouca sobreposição nos mesmos domicílios. "A Avon é uma marca de massa e entrega produtos de alta qualidade por um preço baixo. E isso é importante em um momento como esse, em que o desemprego deve aumentar."

De olho no mundo pós-pandemia, a empresa também investe pesado na digitalização do porta a porta. "A venda direta é uma venda por relação. O que acontecia até um passado recente era que essa venda ocorria no offline, num ambiente físico, o porta a porta. Essa venda tem migrado para o online", disse o executivo. Ele informou ainda que, contando o grupo como um todo, o faturamento do e-commerce cresceu 250% desde o início da pandemia de coronavírus. Os maiores ganhos foram nas marcas "premium" - a britânica The Body Shop e a australiana Aesop, que tiveram incrementos de cerca de 300% e 500%, respectivamente.

Em relação ao retorno da economia, Marques foi cauteloso e afirmou que a recuperação será gradual. "Não acreditamos que o nível de consumo anterior à crise será retomado." O presidente do grupo de cosméticos ressalvou que, mesmo em um cenário de queda de vendas, certos produtos registraram crescimento por auxiliarem na prevenção ao coronavírus. Sabonetes, soluções para higienização de mãos, loções e álcool em gel tiveram uma alta de 30% na demanda durante a pandemia. "A crise tem trazido muito a importância de as pessoas cuidarem de si mesmas. E a Natura se encaixa (nesse conceito)", disse.

Legado

Vivendo no Estado americano de Nova York, de onde tem coordenado as atividades das quatro marcas trabalhando de casa, Roberto Marques disse que essa crise deve trazer aprendizados de longo prazo às companhias, entre elas a facilidade do trabalho online e a importância da escolha de certas bandeiras sociais. Ele lembrou que as quatro marcas da Natura & Co. fizeram recentemente sua primeira campanha corporativa conjunta, alertando sobre o aumento da violência doméstico nesse período de isolamento social.

Quanto à crise política que se instalou no País em meio à pandemia, com a demissão dos ministros Sérgio Moro (Justiça) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), o executivo disse que "o momento precisa ser de diálogo". E pregou também o respeito à ciência quando o assunto é covid-19: "Essa é uma crise de saúde, por isso a melhor receita é escutar as pessoas que têm conhecimento da área de saúde."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Para dirigentes de instituições

CMN estende restrição de dividendos até dezembro de 2020

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu estender até dezembro de 2020 a regra que proíbe o aumento na remuneração de dirigentes de instituições financeiras e a distribuição de dividendos acima do mínimo obrigatório

Campos Neto fala

Para BC, é possível que efeitos do isolamento persistam até metade de 2021

Para Campos Neto, o medo que as pessoas sentem de serem contaminadas fará com que muitos mantenham hábitos adquiridos durante o período de quarentena

Com pandemia

20 mil testes foram realizados em empregados para detectar covid-19, diz Petrobras

Os testes fazem parte das medidas de segurança utilizadas pela empresa para conter o avanço da doença

O Leão está esperando

A contagem regressiva começou e você tem 30 dias até o prazo final

Se você é um dos muitos brasileiros que sempre deixam esta tarefa para os minutos finais, recomendo que mude os seus planos. O Seu Dinheiro pode te ajudar.

Concessão

Em tom de festa e com perguntas de aliados, governo renova Malha Paulista

Com um tom de comemoração, o governo anunciou na quinta-feira, 28, em evento online, a renovação da Malha Paulista com a Rumo

Parcela para prioritários

Receita paga o 1º lote do IR nesta sexta

Nessa primeira parcela, receberão o dinheiro quem se enquadra nas prioridades legais: idosos, pessoas com deficiência física ou intelectual ou moléstia grave

CRÍTICAS AO PRESIDENTE

Doria pede diálogo e afirma que Governo Federal ‘é ausente’

O tucano afirmou que o País passou a ouvir palavras de ódio.

Plano de voo mantido

Governo discute orçamento de 2021 e linha da austeridade continua, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta sexta-feira, 29, que o Brasil já sinaliza para o mercado que seguirá com a linha planejada de austeridade fiscal e solvência. Ele pontuou que o orçamento do próximo ano já está em discussão e que esse perfil permanecerá

Em meio à pandemia

Com queda de 1,5% do PIB, Brasil fica em 15º em ranking de crescimento mundial

As perdas provocadas pela pandemia da covid-19 na economia global melhoraram a posição do Brasil no ranking mundial

Mentirinha branca

Kylie Jenner não é mais uma bilionária de acordo com a Forbes – e talvez nunca tenha sido

De acordo com a revista, a polêmica família do entretenimento pode ter inflacionado os resultados da empresa da caçula, que apesar de rica, nunca foi ultrarrica.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements