Menu
2020-10-02T15:16:53-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.
bilionário e lenda dos investimentos

Lemann vê XP crescendo ‘enormemente’ e dá ‘dica’ a Benchimol: ‘Vai ter que ser mais estrategista’

“A XP está só começando”, disse o bilionário Jorge Paulo Lemann, que vê o presidente da corretora com um papel menos operacional no futuro

1 de outubro de 2020
20:31 - atualizado às 15:16
VALÉRIA GONÇALVEZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/
O bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann - Imagem: Estadão Conteúdo

"O negócio do Guilherme vai crescer enormemente." Foi assim que Jorge Paulo Lemann, lendário empresário com controle da AB Inbev e Burger King e fortuna estimada de R$ 91,4 bilhões, se referiu à XP Investimentos e ao seu fundador e presidente, Guilherme Benchimol.

A fala foi dada em painel da corretora desta quinta-feira (1), durante o evento Alternative Week, em que também estava presente o fundador da Stone, André Street.

Lemann reconhece um espaço para grande crescimento da XP, que abriu capital na Nasdaq no ano passado.

"A XP está só começando", diz Lemann. "Tem uma pequena porcentagem do mercado brasileiro no momento, o negócio dele vai crescer muito."

Com uma empresa "muito maior", a operação eficiente é algo importante, mas, segundo Lemann, a partir desse ponto Benchimol terá que adotar um papel muito menos operacional.

"No futuro, ele vai ter que ser muito mais um estrategista do que propriamente um operador", diz o lendário empresário. "Vai ter que arrumar gente muito boa para tocar o operacional do dia a dia e gastar muito mais tempo para saber para que direção a empresa está indo."

Lemann disse também que vê a XP se digitalizando cada vez mais e que a corretora terá de enfrentar uma concorrência crescente no setor de plataformas de investimentos.

Sobre a Stone, de Street, Lemann afirmou que a fintech de meios de pagamento também tem muito a crescer, também tecendo elogios a um de seus fundadores.

"O André provou que agarra oportunidades que passam por perto, e está sempre conseguindo novas oportunidades", afirmou. "Sou muito feliz de ser sócio dele."

"Queria que houvesse muito mais Guilhermes e Andrés no Brasil", completou Lemann.

Os fundadores de XP e da Stone agradeceram retribuíram os elogios.

"Você colocou a barra lá em cima", afirmou Street, observando que Lemann tem "generosidade" e também compartilha a sua experiência com empresários mais jovens.

"Tenho na vida três referências: o meu pai, você e o [Ayrton] Senna", disse Benchimol em referência a Lemann. "Você é o maior empreendedor que o Brasil já teve."

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

MP da eletrobras

Aeel protocola denúncia no TCU contra venda da Eletrobras por ferir Constituição

Em 28 páginas, a Aeel explica ao TCU cada artigo da Constituição que estaria sendo afrontado, e questiona a falta de transparência do processo

Exile on Wall Street

Invista enquanto essas ações estão solteiras: seis empresas que podem ser alvo de fusões e aquisições na bolsa

Durmo muito mal. Cada hora é uma coisa. Quando não é a preocupação com a Covid, é o medo da inflação. Primeiro é a incerteza sobre o deal, depois o autoquestionamento sobre a capacidade de entregar o que me foi confiado. Como é duro conviver consigo mesmo. Nas últimas semanas, vivo uma mistura de empolgação […]

Dinheiro na conta

Construtora Even pagará R$ 40 milhões em dividendos aos acionistas

Incorporadora distribuirá proventos com base no resultado do primeiro trimestre de 2021 com base na posição acionária de 18 de junho

Mercados HOJE

Ibovespa fica instável e próximo do zero a zero antes das decisões de juros da Super Quarta

Os investidores adotam uma postura mais cautelosa enquanto ficam de olho no Fed e no Copom,

O melhor do seu dinheiro

De volta para o futuro com a Embraer, a expectativa para a Super Quarta, Eletrobras e outras notícias que mexem com seus investimentos

Diz a lenda que os produtores do filme De Volta para o Futuro recusaram uma oferta milionária da Ford para transformar a máquina do tempo em um Mustang. Mesmo sem receber um centavo, eles preferiram usar um DeLorean DMC-12, carro que teve menos de 10 mil unidades fabricadas e se tornou artigo de colecionador. Afinal, se você […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies