Menu
2020-03-24T12:38:20-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.
Azul reduz capacidade e salários

Azul corta operação em 90% e reduz salários de diretores à metade

Azul reduzirá em 90% a sua capacidade de operação entre 25 de março e 30 de abril como resposta à limitação da circulação e mobilidade de pessoas

24 de março de 2020
11:53 - atualizado às 12:38
Avião da Azul
Imagem: Shutterstock

A Azul reduzirá em 90% a sua capacidade de operação entre 25 de março e 30 de abril como resposta à limitação da circulação e mobilidade de pessoas, o que inviabiliza diversas rotas, segundo fato relevante da empresa.

No período, a empresa deverá operar 70 voos diretos por dia para 25 cidades.

"Estamos trabalhando com o governo brasileiro para garantir que a infraestrutura da aviação permaneça favorável para operarmos uma malha reduzida de maneira confiável, permitindo o movimento crítico de pessoas e produtos", informou a Azul no documento.

A companhia aérea disse também que está diminuindo em 65% os custos e despesas com folha de pagamento em abril, dado o aumento no número de tripulantes — 7.500 até o momento — que aderiram ao programa de licença não-remunerada.

Outra medida que se inclui nesse rol é a redução salarial de 50% dos membros do comitê executivo — ou seja, diretores e diretores estatuários — e de 25% para gerentes.

Além disso, a fim de fortalecer a posição de liquidez preservando o caixa, a Azul anunciou medidas como: gestão ativa de capital de giro, eliminação de todos os gastos de capital não críticos, negociação de novas condições de pagamento com parceiros e avaliação de nova linha de crédito junto a instituições financeiras.

A companhia disse que "está confiante de que irá superar o impacto do Covid-19 através de seu modelo de negócios rentável, sua forte posição de caixa e sólido balanço", segundo o fato relevante.

Por volta das 11:35, as ações preferenciais da Azul (AZUL4) subiam 21% no Ibovespa. No ano, o papel acumula queda de 70%.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

seu dinheiro na sua noite

No mundo corporativo, quem não diversifica, se trumbica

De uns tempos para cá, uma antiga fala de Warren Buffett tem pipocado nas minhas redes. Nela, o megainvestidor diz que “diversificação não faz sentido para quem sabe o que está fazendo” — e ele, naturalmente, se coloca como um sábio. Longe de mim querer contrariar o oráculo do mercado financeiro, mas é preciso tomar […]

nos ares

Boeing realiza 1º voo do maior avião da família 737 MAX e inicia fase de testes

Empresa vem trabalhando para superar acidentes aéreos envolvendo a família de aviões 737 MAX. No Brasil, a Gol tem um pedido firme do 737-10

pix questionado

Procon-SP notifica bancos por brechas exploradas por ladrões de celulares

São requisitados esclarecimentos sobre dispositivos de segurança, bloqueio, exclusão de dados de forma remota e rastreamento de operações financeiras disponibilizados aos clientes vítimas de furto ou roubo

FECHAMENTO DA SEMANA

Juros futuros são grandes protagonistas da semana e ainda prometem mais emoção; dólar recua 1% e bolsa fica no vermelho

Com Copom duro e a sinalização de uma possível elevação nas taxas de juros nos EUA, os principais contratos de DI dispararam. Na semana, o dólar recuou com o forte fluxo estrangeiro e a bolsa seguiu o ritmo das commodities (mais uma vez)

Calendário completo

Banco Central: veja as datas das reuniões do Copom em 2022

O Copom é o órgão do BC responsável por definir, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia brasileira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies