O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Estes são conselhos de carreira para jovens profissionais que tenham a ambição de serem promovidos e terem relevância dentro das suas empresas
No Empiricus Puro Malte, nosso podcast da Empiricus, recebemos muitas perguntas sobre carreira. Estes são conselhos de carreira para jovens profissionais que tenham a ambição de serem promovidos e terem relevância dentro das suas empresas.
Muitos chefes sofrem com funcionários passivos demais, que apenas esperam que lhes digam o que fazer. Não são todos que trazem ideias, como um produto novo ou um processo melhor, e se oferecem para botá-las de pé. Sugira-se para tocar projetos maiores do que você. Se ofereça inclusive para posições abertas maiores do que você para as quais você não seja a escolha óbvia. Você não tem nada a perder.
Ou seja, supondo que você faz o óbvio, que é cumprir o que esperam de você, dê agora o próximo salto: o que você pode propor e entregar além do esperado?
Se você conseguir implementar alguma iniciativa de impacto, mudará de patamar na empresa. (Se não for devidamente valorizado, terá uma história de sucesso para contar na próxima entrevista de emprego.) Peça a bola.
Não adianta, porém, propor e fazer coisas legais, mas de modo invisível. Não apenas bote ovo: cante ovo. Se você realizou algo legal, reporte com a devida pompa. Mande um email celebrando os resultados. Entre sorrindo na sala do seu chefe e compartilhe. Seja um portador de boas notícias e não tenha medo de fazer propaganda do seu trabalho.
A forma mais inteligente de chamar a atenção para as suas vitórias e ao mesmo tempo ser percebido como generoso é dando amplo crédito aos colegas pelo que for justo.
Leia Também
Seja alguém que entrega resultados, mas também que sabe formar equipes e trabalhar com outras pessoas. Não menospreze a importância disso na fila da promoção.
Antigamente ninguém se preocupava em saber se um chefe sabia gerir pessoas — todo mundo sabe gritar, afinal, e isso bastava. Agora cada vez mais as empresas valorizam aquilo que chamam de líderes, ou seja, querem pessoas que saibam extrair o melhor das outras. Saiba surfar isso.
De preferência, tenha de fato empolgação, mas também demonstre: saiba que aparências importam. Deixe que percebam sua vontade de fazer. Queira estar no barco. Sinalize que você se importa com o que lhe é pedido. Algumas pessoas são naturalmente mais blasé, mesmo quando estão engajadas e motivadas. Tente evitar.
Promoções são movidas por percepção de competência. Se você se mostrar inseguro, ninguém vai acreditar que você é capaz. Fale como se você soubesse o que está fazendo, mesmo que não saiba. Acredite: não é tão fácil diferenciar.
É difícil ter empolgação com tarefas que consideramos chatas, irritantes ou que não nos permitem aprender nada. Somos obrigados a decidir nossas áreas de trabalho muito cedo na vida. Busque algo que dê dinheiro, mas que também lhe dê felicidade e propósito. É insuportável acordar todos os dias querendo morrer.
Trabalho é relacionamento. De uma promoção a uma recomendação para uma vaga, o quanto as pessoas gostam de você importa, ainda que inconscientemente. Uma maneira de fazer as pessoas simpatizarem com você é elogiando o trabalho delas. Não é necessário mentir. Se você viu algo sendo bem feito no escritório, não guarde para você: elogie, em privado ou publicamente, o autor da obra. A gratidão é um sensação muito poderosa.
Saiba, porém, que buscar amizade ou suprir carências no trabalho será problemático. Não crie expectativas de que você encontrará no escritório uma grande família para lhe apoiar. Muitas vezes haverá gente preguiçosa, pouco competente ou mesmo mal intencionada.
Para lidar com todos esses, é preciso estabelecer uma relação cordial, porém distante o suficiente para que você não seja complacente com a incapacidade alheia ou se sinta constrangido a gastar seu tempo fazendo o trabalho dos outros em nome da amizade. Às vezes é preciso competir com o colega, demitir o subordinado ou mesmo driblar o chefe. Além disso, não faça fofoca no trabalho, porque é ridículo.
O que se chama de inteligência muitas vezes é apenas repertório acumulado. Você pode levar 30 anos para aprender por osmose ou acelerar o processo lendo bons livros e simplesmente roubando as ideias que ali estão (não há falha ética aqui: é para o roubo de ideias que livros existem).
Por uma injustiça do mundo, chegar cedo é visto como dedicação, enquanto ficar até tarde é visto como falta de planejamento — em tese, não deveria fazer diferença. Busque responder e-mails e mensagens de celular dos seus chefes com agilidade. Não é tão difícil se organizar para fazer isso — a maior parte das coisas são bobagens —, mas passa uma impressão excepcional de agilidade. Obviamente, cumpra prazos.
Se você quer que tarefas importantes sejam delegadas para você, de modo que você ganhe importância na organização, precisa ser visto como confiável e organizado. Cuidado com uma mesa excessivamente caótica ou com dificuldades para encontrar informação. A fronteira de percepção entre a mera desordem e o relaxo completo não é muito clara.
Diga sim na maior parte das vezes, de modo a se mostrar comprado no projeto da empresa, mas saiba quando é a hora de finalmente dizer não: naquilo que não é ético, que é inaceitável ou incorreto, que no final será prejudicial à própria empresa. Você será mais respeitado se mostrar que tem princípios inegociáveis.
É difícil empatar na vida profissional: ou você está lutando para subir, ou você está caindo. Ficar 15 anos na mesma posição não é estabilidade, mas sim estagnação -- você sentirá que está fracassando. Se você não tem ambição de ter mais dinheiro, sucesso ou reconhecimento, é possível que você até seja mais feliz do que a média, mas talvez participar de grandes projetos corporativos não seja para você.
Você não precisa e nem deve ser CEO, rockstar, presidente da República e prêmio Nobel (tudo antes dos 40). Faça o recorte do sucesso que lhe parecer razoável: quero ser um dos melhores analistas do mercado financeiro focados em empresas do agronegócio, quero ser um ótimo advogado tributarista de ICMS. A especialização ajuda a ser feliz e a não se comparar demais com quem trilhou outros caminhos.
A marca do idiota é achar que ele sempre está certo, enquanto o mundo o injustiça. Feedback sincero é algo muito raro, inclusive de chefes. Todos gostamos de um elogio, mas o que nos ajuda mesmo são as boas críticas, por mais que seja doloroso.
Você nem precisa gostar deles como seres humanos ou da porta da empresa para fora (embora uma relação pessoal nunca faça mal), mas esforce-se para entender o que é importante para eles e o que os aflige. Isso tornará seu trabalho muito mais efetivo, fará ele ser mais suportável e fará você compreender muito do que acontece no seu departamento.
Se seus chefes forem uns imbecis completos, porém, o que você ainda está fazendo nessa empresa? O que nos leva ao próximo item.
É mais fácil amar um emprego quando você não precisa financeiramente dele. Você deve ter com o empregador uma relação de parceria, não de dependência. De alguma forma, ele próprio perceberá que você não é um esfomeado em busca do próximo almoço, mas sim alguém que está lá porque tem com o que contribuir.
Gaste menos e poupe mais para ter uma gorda reserva que seja sua segurança. Senão você vira aquela pessoa reclamona que só sabe choramingar sobre como odeia tudo ao seu redor, mas que é obrigada a continuar lá.
A ideia de sair do trabalho atirando, abrindo o coração sobre tudo que sempre lhe angustiou mas que você foi covarde para apontar anteriormente, é patética. Mostre-se grato, seja generoso, reconheça seus chefes e colegas mesmo que eles não mereçam.
É fundamental achar o que gostamos de fazer, mas quem disse que a gente sabe? “The proof of the pudding is in the eating”, dizem os americanos: você só sabe o gosto do pudim se comê-lo.
Um emprego quase nunca é o que imaginávamos, para o bem ou para o mal. Se você ficar agarrado demais a uma empresa, pode estar perdendo oportunidades de descobrir paixões profissionais que você nem sabia que existiam.
O salário não é alto ou baixo: ele representa seu valor de mercado, que muda com o tempo. Se você pudesse receber muito mais em outro lugar, estaria lá. Se a empresa pudesse pagar menos para alguém que fizesse exatamente seu trabalho, contrataria essa pessoa mais barata.
Se você acha que ganha pouco, peça um aumento. Se não foi contemplado, não fique reclamando: simplesmente prove que há um mundo lá fora disposto a pagar mais por você. O que nos leva ao último conselho.
Algumas empresas dão aumentos por mérito. Outras, talvez a maioria, são mais mesquinhas: só valorizam o profissional quando ele aparece com uma proposta externa. Se a sua empresa for assim, não deixe de ouvir propostas ou sondar possibilidades profissionais em outros lugares. Isso não significa ser infiel ao lugar onde você trabalha. Apenas entender quanto é a remuneração justa que um profissional como você pode encontrar no mercado.
Ouça mais sobre carreira e muitos outros assuntos no Puro Malte:
Apple: http://emprc.us/S2lGE2
Plataformas conectam proprietários de imóveis milionários a cuidadores pagos para ocupar, manter e proteger mansões durante viagens
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o fim do primeiro semestre de 2026
Sistema de Seleção Unificada abre inscrições nesta segunda-feira (19) com oferta recorde de vagas; candidatos podem usar notas do Enem 2023, 2024 ou 2025
Com o resultado do Enem 2025 divulgado, candidatos já se preparam para as inscrições no Sisu e no Prouni
Notas do Enem 2025 já podem ser acessadas na Página do Participante do Inep; resultado é usado para inscrições no Sisu e no Prouni
A companhia alega que as demissões são pontuais e não alteram a estratégia de crescimento na América Latina
Resultado do Enem sai na sexta (16), conforme confirmação do MEC; veja como acessar a Página do Participante e as datas de inscrição de Sisu e Prouni informadas pelo Inep
Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito
Levantamento do LinkedIn mostra que cargos ligados à tecnologia, especialmente à inteligência artificial, lideram a lista de empregos em alta no Brasil em 2026
Petrobras e Banco do Brasil lideram a lista de concursos públicos mais esperados para 2026, enquanto o BNDES avalia edital para nível médio
Primeira seleção desde 2019 terá 145 vagas de agente de trânsito, salário inicial de R$ 5,7 mil e provas este ano
A incompetência no ambiente de trabalho pode se manifestar de diversas formas, tanto explícitas quanto mais sutis; confira frases que podem ser ditas por alguém, implicitamente, em baixa produtividade
Enquanto muitos profissionais desaceleram em dezembro, empresas seguem com vagas de emprego abertas antes mesmo de janeiro
Mais de 78 mil inscritos concorrem a 184 vagas imediatas de nível superior; engenharia civil lidera a disputa e Sudeste concentra a maior demanda
Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito
Edital do concurso da Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz GO) foi republicado após adequação à lei de cotas e oferece 75 vagas para Auditor Fiscal, com salários acima de R$ 32 mil
Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito
O concurso da Caixa encerra inscrições hoje, com vagas para nível superior, salários de até R$ 16,4 mil e provas objetivas e discursivas agendadas para fevereiro
A prova discursiva do CNU 2025 será aplicada neste domingo; confira horários, regras, formato da correção e o que pode ou não ser levado pelos candidatos
A mudança gerou insatisfação entre os funcionários, mas a instituição afirmou que a rotina de trabalho é definida pela liderança de cada área