Menu
2020-11-18T10:59:15-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
XÔ, COVID!

Resultados finais mostram que vacina para covid-19 da Pfizer e BioNTech possui 95% de eficácia

Empresas vão pedir autorização para uso emergencial às autoridades dos EUA, para disponibilizar imunizante até o final do ano

18 de novembro de 2020
10:59
pfizer covid-19 vacina
Imagem: Shutterstock

A Pfizer voltou a dar boas notícias ao mercado a respeito da vacina que está desenvolvendo em parceria com a BioNTech para a covid-19, informando que a análise final da fase 3 demonstrou que o imunizante tem 95% de eficácia e se mostrou segura.

Os resultados abrem caminho para colocar a vacina no mercado ainda neste ano, porque a empresa vai solicitar à Food and Drug Administration, dos Estados Unidos (FDA, equivalente no Brasil à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa) uma autorização de uso emergencial do medicamento.

Os dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Pfizer estão acima do que ela havia anunciado preliminarmente, de que a vacina tinha apresentado 90% de eficácia nos voluntários.

Os resultados

A última fase de estudos contou com a participação de 43,6 mil voluntários. Deste total, 170 pessoas desenvolveram covid-19 com pelo menos um sintoma, mas 162 deles receberam placebo. No caso de pessoas acima de 65 anos, a taxa de eficiência foi de 94%.

A Pfizer informou que os estudos não indicaram problemas sérios de segurança e poucas pessoas tiveram efeitos colaterais – 3,8% dos voluntários apresentaram fadiga e 2% relataram dores de cabeça.

“Os resultados marcam um importante passo nesta histórica jornada de oito meses para trazer uma vacina capaz de ajudar a pôr fim a esta devastadora pandemia”, disse, em comunicado, o presidente do conselho de administração e CEO da farmacêutica americana, Albert Bourla.

E agora?

A Pfizer e a BioNTech esperam agora a decisão do FDA para seguirem adiante com a produção. Se tudo andar dentro dos conformes, elas esperam disponibilizar 50 milhões de doses globalmente até o final deste ano e mais de 1,3 bilhão em 2021.

Elas desenvolveram mecanismos para manter as vacinas em condições adequadas de temperatura, entre -70ºC e 10ºC.

As companhias também pretendem enviar os dados dos estudos a um periódico científico para que sejam submetidos ao processo de revisão por pares, quando outros cientistas auditam as conclusões para verificar se estão corretas.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

seu dinheiro na sua noite

A chance do Pão de Açúcar de focar no seu negócio principal

Nessa nova experiência de home office que muitos de nós estamos vivendo, parcial ou integralmente, um dos desafios é conseguir manter o foco durante todo o expediente. Algumas pessoas dizem conseguir se concentrar muito melhor trabalhando de casa, onde é mais silencioso e confortável. Outras, como eu, encontraram bastante dificuldade para não procrastinar e acabar […]

Falta só a sanção

Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

Além de dar mais 90 dias de prazo, o texto também limitou o pagamento do imposto a, no máximo, seis parcelas

FECHAMENTO

Ibovespa engata segunda alta consecutiva, mas tempo segue fechado em Brasília

O Orçamento segue empacado e a situação fiscal preocupa, mas NY e as commodities vieram para salvar o dia e fazer o Ibovespa fechar a sessão no azul

Clássicos repaginados

Hasbro se une à plataforma de games Roblox para lançar novos produtos

A gigante dos brinquedos anunciou uma série de itens das linhas Nerf e Monopoly em parceria com a novata Roblox

Bom momento

Construtoras apresentam prévias operacionais fortes, apesar de restrições por causa da pandemia

Apesar dos lançamentos fracos, Cyrela viu crescimento nas vendas líquidas em comparação ao mesmo período do ano anterior; Direcional e Moura Dubeux bateram recordes de vendas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies