Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-08-24T20:17:08-03:00
seu dinheiro na sua noite

A bolsa e a Corrida Maluca pela vacina

24 de agosto de 2020
20:17
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Do túnel escuro em que nos encontrávamos no início da pandemia do coronavírus, podemos dizer hoje que há uma luz apontando no horizonte — e felizmente não é um trem vindo na direção contrária.

Na verdade, não temos apenas uma luz, mas várias apontando de diferentes partes do mundo, com os avanços nos testes das vacinas contra a covid-19. Provavelmente será de uma delas que vamos sair da maior crise de saúde dos últimos cem anos.

A busca por um tratamento começou como uma questão científica. Mas conforme os laboratórios começaram a desenvolver suas pesquisas, virou uma grande corrida global.

A partir da entrada dos políticos na arena, a disputa virou também uma espécie de Corrida Maluca, aquele desenho antigo da Hanna-Barbera em que personagens com carros incrementados faziam de tudo pela vitória.

Reino Unido, China e Estados Unidos largaram na frente e pareciam os favoritos a cruzar a linha de chegada na frente. Só não esperavam ser atropelados por Vladimir Putin.

O líder russo anunciou há duas semanas o primeiro registro oficial de vacina contra o coronavírus, num anúncio que deixou a comunidade científica com os dois pés atrás.

Mas Putin não é o único que pode ter cortado caminho. O governo de Donald Trump também estuda uma forma de acelerar o processo de autorização para que uma vacina chegue à população antes das eleições de novembro nos Estados Unidos.

Apesar da intenção eleitoral, a notícia deu um novo fôlego aos mercados nesta segunda-feira. Nessa corrida maluca, os investidores aparentemente não têm uma equipe favorita e vão torcer para o primeiro que prometer nos tirar do túnel, como mostra o Ricardo Gozzi.

EMPRESAS

 Mais IPO vem por aí. A construtora BRZ Empreendimentos protocolou registro para realizar uma oferta pública inicial de ações. A companhia engrossou a lista de empresas do setor imobiliário que planejam ingressar na bolsa.

 O Magazine Luiza não para de se movimentar em meio à crise. A empresa anunciou a aquisição da Stoq, de olho no médio varejista. Saiba como o negócio deve estimular a digitalização dos negócios do Magalu.

 A dona do popular aplicativo de vídeos TikTok decidiu ir à Justiça contra o governo americano. A companhia questiona a ordem executiva que proíbe transações de empresas americanas com o seu aplicativo de vídeos.

ECONOMIA

 É possível anunciar um programa mais amplo de auxílio à população como o Renda Brasil sem furar o teto de gastos públicos? Para os economistas do Itaú, sim. Em relatório, o banco citou medidas que trariam uma economia de até R$ 140 bilhões para o país.

 O mercado imobiliário teve forte queda nos lançamentos durante a pandemia, em razão do fechamento do comércio, mas a demanda não sofreu tanto assim. No semestre, as vendas caíram apenas 2% em relação ao mesmo período de 2019.

 O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Estado irá isentar as tarifas para abertura de empresas por 60 dias a partir de amanhã. Veja para quais empresas a determinação será válida.

COLUNISTAS

 A era dos dados é a nossa. Não é por acaso que Facebook, Amazon, Apple, Microsoft e Google valem mais de 3 vezes o PIB do Brasil. Na coluna de hoje, o Felipe Paletta dá exemplos inusitados de como os dados podem nos ajudar nos investimentos.

 Depois da reabertura das economias, as coisas parecem andar bem nos mercados. Mas isso não quer dizer que os riscos não estejam aí, por isso é sempre importante contar com ativos de proteção. Mas para onde correr no atual cenário de dólar e ouro caros? O Felipe Miranda traz algumas ideias na coluna de hoje.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Covas ou Boulos?

Como a eleição para prefeito mexe com o investimento em imóveis em São Paulo

Com revisão do Plano Diretor em 2021, investidor de ações de construtoras, fundos imobiliários e imóveis deve ficar de olho no resultado eleitoral. Há risco se Guilherme Boulos ganhar? E se Covas levar, setor pode ser beneficiado?

Dinheiro no bolso

Banco do Brasil anuncia pagamento de R$ 333 milhões em JCP do 4T20

Dessa forma serão pagos no dia 30 de dezembro e terão como base a posição acionária do dia 11 de dezembro de 2020

seu dinheiro na sua noite

Maradona e o rali da bolsa

O baixinho Maradona passa por dois marcadores, toca para o companheiro e depois corre para disputar a bola na área. Ele dá um salto e, de alguma forma, consegue subir mais que o goleiro inglês Peter Shilton para empurrar (literalmente) a bola para as redes. O lance do antológico gol de mão do craque argentino […]

fechamento dos mercados

Ibovespa desacelera com queda de Petrobras, mas fecha acima de 110 mil com Itaú e Vale e sobe 4% na semana

Bolsas americanas fecham para cima, renovando máximas históricas, em sessão mais curta; por aqui, ações de Petrobras reduziram alta perto do fim da sessão, eventualmente virando e fechando em queda, tirando índice acionário local da proximidade do pico intradiário

Urgente

Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19

As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies