🔴 TCHAUZINHO, NUBANK: Itaú BBA revela o nome da ação que pode colocar o roxinho para comer poeira; CLIQUE AQUI  e descubra a resposta no nosso Telegram

O melhor do Seu Dinheiro
Ricardo Gozzi
2022-09-12T08:27:10-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

A esperança é a última que morre: inflação nos EUA, disputa da Vamos (VAMO3) e outras notícias que mexem com os seus investimentos hoje

A fé dos investidores de que os sinais de desaceleração da alta dos preços possam amolecer o coração do Fed impulsiona os ativos de risco nesta segunda-feira

12 de setembro de 2022
8:27
Investidor
Imagem: Shutterstock

A esperança é a última que morre. Um ditado popular que dispensa gracejos infames e cai como uma luva sobre o ânimo dos investidores neste início de semana.

Afinal, é a esperança dos investidores de que os sinais de desaceleração da alta dos preços possam amolecer o coração dos diretores do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) que impulsiona os ativos de risco nesta segunda-feira.

Tudo por causa de algo que nem vai acontecer hoje. Os investidores preparam-se para a divulgação do índice de preços ao consumidor norte-americano em agosto. Mas o anúncio está previsto apenas para amanhã.

A expectativa é de que o índice, mais conhecido pela sigla CPI, continue mostrando desaceleração da alta dos preços nos Estados Unidos.

O CPI de agosto será o último dado do quebra-cabeças inflacionário a ser levado em consideração pelos diretores do Fed na próxima reunião de política monetária, que vai acontecer apenas no meio da semana que vem.

Mesmo que a desaceleração se confirme, ela não deve alterar a projeção de mais uma alta de 0,75 ponto porcentual na taxa básica de juro nos EUA na semana que vem.

Entretanto, tal leitura servirá como um estímulo à esperança dos investidores de que o Fed possa sinalizar uma postura mais branda em relação aos próximos passos da política monetária norte-americana.

De qualquer modo, não vai ser fácil antecipar o que se passa na cabeça dos diretores do Fed. Eles já estão no chamado “período de silêncio” e não devem oferecer pistas muito claras antes da reunião da semana que vem.

Enquanto o CPI de agosto dá o tom deste início de semana lá fora, por aqui, o destaque da agenda de indicadores fica por conta do IBC-Br. Considerado um termômetro oficial do PIB brasileiro, o IBC-Br de julho deve sinalizar desaceleração econômica em relação a junho. Mas o dado só sai na quinta-feira.

Para entender como a esperança move os mercados financeiros hoje, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
Sobrevivente da safra de IPOs da pandemia, a Vamos (VAMO3) segue crescendo — e a concorrência no aluguel de caminhões, também. Se antes a empresa nadava sozinha neste mar, outras companhias também desejam uma fatia desse mercado ainda pouco explorado.

AQUISIÇÃO DE LUXO
Iguatemi (IGTI11) paga R$ 667 milhões para ser a única dona do shopping JK Iguatemi. Inaugurado em 2012, o empreendimento é um dos principais shoppings centers do Brasil e já fazia parte do portfólio da companhia. Veja detalhes do negócio. 

ESTENDENDO A PARCERIA
Cielo (CIEL3) fecha acordo com a Meta para viabilizar pagamentos entre usuários e empresas. A parceria entre as duas companhias começou em 2020, quando a dona do Facebook fez as primeiras tentativas de oferecer os pagamentos via WhatsApp no Brasil.

ARRUMANDO A CASA
Endividada, Kalunga adia expansão de lojas e retoma planos para IPO bilionário no próximo ano. A empresa chegou a fazer os trâmites regulatórios para abrir o capital em 2020, mas a volatilidade do mercado atrapalhou o caminho até a B3.

PREVISÕES PARA O COPOM
Um dos maiores especialistas em inflação do país diz que não há motivos para o Banco Central elevar a taxa Selic em setembro. Heron do Carmo, economista e professor da FEA-USP, prevê que o IPCA registrará a terceira deflação consecutiva em setembro.

GOD SAVE THE KING
Charles 3º foi proclamado rei há menos de dois dias e já é alvo da primeira polêmica de seu reinado. Viralizou na internet um vídeo do monarca de 73 anos, que já é conhecido pela falta de carisma, exigindo que funcionários limpassem sua mesa.

PATRIMÔNIOS (E CACHÊS) MILIONÁRIOS
Coldplay, Dua Lipa e Ivete Sangalo: qual o tamanho da fortuna dos artistas que se apresentaram no último final de semana do Rock in Rio. Estima-se que o festival tenha movimentado R$ 1,7 bilhão até domingo e, com o sucesso financeiro, ganha fôlego para trazer aos palcos artistas com cachês milionários.

Uma boa semana para você!

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Impactos dos juros

Aperto monetário global é novo entrave para crescimento da economia brasileira

24 de setembro de 2022 - 16:53

Com vários países endurecendo a política monetária, o mundo tende a crescer menos, com impactos sobre o comércio global

Eleições 2022

Líder das pesquisas, Lula decide faltar a debate do SBT e ouve críticas de adversários

24 de setembro de 2022 - 14:08

Candidato Ciro Gomes (PDT) disse que Lula “tem muito a esconder”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “estratégia”

Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel mostra Lula oscilando para cima e Bolsonaro estável

24 de setembro de 2022 - 11:41

Pesquisa mostrou que votos brancos e nulos também subiram, assim como o número de eleitores que não souberam ou preferiram não responder

Tax the rich!

Imposto sobre heranças vai aumentar? Saiba quais candidatos à presidência são a favor de tributá-las ou de taxar grandes fortunas

24 de setembro de 2022 - 10:00

A discussão sobre o aumento de impostos sobre os ricos ou os “super-ricos” é tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Mas nem todos os candidatos à presidência têm propostas nesse sentido

Banho mais caro

Tarifa de energia elétrica deve subir mais do que toda a inflação projetada pelo Banco Central em 2023, dizem especialistas

24 de setembro de 2022 - 9:47

Reajuste das tarifas chegaria a 5% em 2023, enquanto a projeção do Banco Central para a inflação é de 4,6%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies