⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-02-03T19:37:42-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

A grande aposta da Squadra contra o IRB

3 de fevereiro de 2020
19:35 - atualizado às 19:37
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

No meio da década passada, Michael Burry constatou que havia algo errado com o mercado imobiliário nos Estados Unidos.

Convicto de que o aumento da inadimplência nas hipotecas de alto risco (subprime) levaria a uma quebradeira do sistema, ele decidiu montar uma ousada posição contra o mercado – algo praticamente inédito até então.

A história de Burry e outros investidores que ganharam rios de dinheiro na esteira da crise financeira de 2008 é retratada no filme A Grande Aposta, baseado no livro de Michael Lewis.

No mercado brasileiro não é muito comum conhecer histórias de investidores que ostentam grandes posições vendidas contra o consenso de mercado. Mas a publicação da carta de uma gestora de fundos hoje trouxe um desses casos à tona.

No documento de mais de 150 páginas, a Squadra Investimentos traz os fundamentos de sua aposta contra as ações da empresa de resseguros IRB-Brasil, uma das maiores sensações da bolsa.

Trimestre após trimestre, a ex-estatal vem entregando resultados acima do esperado pelo mercado e ainda ostenta o título de resseguradora mais rentável do mundo.

Para você ter uma ideia, o retorno sobre o patrimônio da companhia de janeiro a setembro de 2019 foi de 37% – contra uma Selic que agora está em 4,5% ao ano.

Os investidores premiaram esse desempenho. Desde a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), em julho de 2017, o valor de mercado do IRB se multiplicou por quatro.

A Squadra acredita, contudo, que os resultados do IRB não se sustentam e foram turbinados por efeitos que não vão se repetir nos próximos balanços.

A publicação da carta da gestora fez estrago nas ações da resseguradora no pregão desta segunda-feira. Eu conto para você mais detalhes sobre essa grande aposta.

Um alívio nas bolsas 

Apesar da queda dos papéis do IRB, o Ibovespa como um todo teve um dia de recuperação após as perdas de 4% na semana passada. A bolsa seguiu o movimento dos mercados nos Estados Unidos e sustentou uma alta consistente durante todo o pregão. O dólar também teve um dia de alívio, ainda que as preocupações sobre a disseminação do coronavírus não tenham sido afastadas. Entenda o que movimentou as bolsas na sessão de hoje com o Victor Aguiar.

De olho no “clubinho”

Com o objetivo de integrar o “clube dos países mais ricos” da OCDE e de aumentar a produtividade das pequenas e médias empresas, o governo vai lançar neste mês o programa “Brasil Mais”. A ideia é atender entre 250 mil e 300 mil companhias até 2022. Mas para participar da iniciativa, elas deverão oferecer uma contrapartida. Confira as condições e os principais detalhes do programa.

Quem mexeu no meu imposto?

Depois do anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que faria algumas mudanças na incidência do ICMS, 22 governadores se uniram para protestar. Segundo eles, o tributo é a principal fonte de receita para manutenção de serviços básicos, como saúde e educação. Saiba qual é a proposta do governo e as principais reivindicações dos políticos.

O show da política

De olho na disputa da Casa Branca, Michael Bloomberg e Donald Trump pagaram algo em torno de R$ 47 milhões para disputar o horário comercial no Super Bowl. A final do campeonato de futebol americano é o maior evento do mercado publicitário do país. Nesta matéria você pode ler (e assistir) o que disseram os dois candidatos à presidência.

Precisamos falar sobre day trade

O crescimento no número de investidores na bolsa é mais do que bem vindo. Mas pelo menos uma consequência dessa euforia é preocupante: a maior participação de pequenos investidores no mercado futuro, principalmente em operações de “day trade” – de compra e venda no mesmo dia. O alerta é do nosso colunista Felipe Miranda. Vale muito a pena você ler a análise sobre esse comportamento para evitar erros que ele próprio conhece muito bem.

Uma ótima noite para você.
Aquele abraço!

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

APURAÇÃO POR ESTADO

Eleições 2022: Veja o resultado da apuração para governador em todos os Estados e no DF

2 de outubro de 2022 - 23:44

Eleições para governador tiveram algumas surpresas. Acompanhe a apuração das eleições por estado aqui no Seu Dinheiro

ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: Bolsa deve reagir bem ao resultado da eleição com equilíbrio entre Lula e Bolsonaro

2 de outubro de 2022 - 23:25

Ações das estatais devem subir com votação acima do esperado de Bolsonaro e Congresso mais à direita; resultado deve forçar ambos os candidatos ao centro

Eleições 2022

Jair Bolsonaro: A população pode ter vontade de mudar, mas às vezes a mudança pode ser para pior

2 de outubro de 2022 - 23:14

Ao comentar o resultado do primeiro turno das eleições, Jair Bolsonaro aparentou serenidade e satisfação com os bons resultados de seus aliados nos estados e seu próprio desempenho na votação

ELEIÇÕES 2022

‘É só uma prorrogação!’, diz Lula sobre o segundo turno

2 de outubro de 2022 - 23:12

Com 48,3% dos votos em primeiro turno, Lula bateu na trave de uma possível vitória sem um tira-teima com Bolsonaro

ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: Acompanhe o resultado da apuração para presidente no exterior

2 de outubro de 2022 - 19:27

A apuração começa depois das 17h, no horário de Brasília. Veja o resultado da eleição de presidente, de acordo com dados do TSE

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies