Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A foto e o filme dos seus investimentos

Escrever diariamente sobre o sobe e desce dos mercados é semelhante ao trabalho de um fotógrafo. Os números de fechamento da bolsa e do dólar são uma espécie de retrato (ou selfie, como preferir) da percepção dos investidores naquele momento. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Podemos dizer que hoje o tal mercado […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Escrever diariamente sobre o sobe e desce dos mercados é semelhante ao trabalho de um fotógrafo. Os números de fechamento da bolsa e do dólar são uma espécie de retrato (ou selfie, como preferir) da percepção dos investidores naquele momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Podemos dizer que hoje o tal mercado saiu bem na foto. Se tivesse um rosto, a expressão dele seria bem mais relaxada do que a de sexta-feira, após o ruidoso desembarque de Sergio Moro do governo.

O aceno de Bolsonaro a Paulo Guedes, que andava desprestigiado no Palácio do Planalto nos últimos tempos, contribuiu para melhorar o humor dos investidores.

A “bandeira branca” hasteada por Rodrigo Maia ao falar que a prioridade da Câmara hoje está em outra crise – a do coronavírus – também diminuiu as tensões em Brasília.

Tudo isso se refletiu na alta de 3,93% do Ibovespa, que fechou aos 81.312 pontos, e na queda expressiva do dólar para a casa dos R$ 5,51.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se a foto de hoje parece bonita, na hora de avaliar os seus investimentos você precisa considerar também o filme. E a história dos mercados segue bastante imprevisível, tanto pelas consequências do coronavírus na economia como pela crise política.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como a nova tendência política na América Latina afeta o mercado no Brasil, a ata do Copom e o que mais mexe com as bolsas hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada da Colômbia e a nova aposta dos mercados na América do Sul

Com o fim do governo Bolsonaro tal como o conhecemos na última sexta-feira, ainda não está claro como ficará a “nova” gestão, que deve contar com o embarque de políticos do centrão. Nem mesmo se o prestígio de Paulo Guedes vai resistir à dura recessão que o país enfrentará nos próximos meses.

Outro fator com potencial de mexer com as cotações das ações e do dólar é o desdobramento das denúncias feitas por Moro contra o presidente ao deixar o cargo.

Se as fotos não são suficientes para saber o final do filme dos mercados, elas são fundamentais para planejar os próximos passos. Por isso eu recomendo que você leia a cobertura que o Victor Aguiar preparou, com direito a filme – quer dizer, vídeo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voo para qualidade

No meio do choque nos mercados provocado pela crise do coronavírus, a opção de muitos clientes foi levar seu dinheiro para os bancões. Esse movimento é o chamado “flight to quality” (voo para qualidade, em português) e pôde ser observado no balanço do Santander, que divulgou seus resultados hoje. Além do ótimo resultado, me chamou a atenção o nível de provisões do banco em meio à pandemia. Saiba por que nesta matéria que eu escrevi.

Dúvidas sobre o IR? Vem cá!

Eu conheço pessoas que têm pesadelos com a declaração do Imposto de Renda. E não é para menos: muitas vezes, saber o que declarar e como fazê-lo é um desafio que exige a ajuda de experts. Pois hoje a Julia Wiltgen trouxe um deles, o advogado tributarista Samir Choaib, para uma transmissão ao vivo no nosso canal no YouTube. Se você não assistiu, vale a pena conferir a íntegra da live.

De volta à mesa?

A oferta da Eneva pela AES Tietê ainda não morreu, apesar de uma primeira tentativa frustrada. Eu apurei que a empresa deve fazer uma nova proposta depois que a B3 se manifestou favorável ao direito de voto dos titulares de ações preferenciais de empresas do nível 2 de governança – como é o caso da AES Tietê. Eu conto em mais detalhes essa história, que mexe tanto com as ações das companhias como no mercado de capitais como um todo.

Desespero aéreo

A indústria aérea está “desesperada por recursos”, disse o presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (a Iata, na sigla em inglês), Alexandre de Juniac. O executivo incluiu o Brasil nesse balaio, ao falar que o setor está em contato com todos os governos atrás de mecanismos de proteção do caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos contratando

O INSS está contratando: mas o foco é em militares inativos e servidores federais aposentados. Serão abertas 7.400 vagas. A iniciativa tem por objetivo ampliar o atendimento e reduzir a enorme fila de pessoas que solicitam benefícios previdenciários. O governo já havia prometido o reforço no atendimento, mas a autorização só veio agora.

O que comprar no terror sem fim?

Como Paulo Guedes, de reputada carreira e orientação liberal, poderá salvar um governo que terá de salvar a si próprio após a demissão de Sergio Moro? Quem pergunta é o nosso colunista Felipe Miranda. Em meio à crise política que pode se arrastar por bastante tempo, ele conta como navegar no atual cenário e traz algumas de suas posições favoritas, inclusive na bolsa. Vale a pena a leitura!

Uma ótima noite para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra um casal sentado no sofá de casa com contas a pagar. Eles parecem preocupados com dívidas ou inadimplência. 18 de junho de 2026 - 8:58
nuvens escuras representando dúvida sobre a política monetária e a palavra selic escrita em branco ao centro 17 de junho de 2026 - 14:34

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Depois de uma Super Quarta vem uma Super Quinta

17 de junho de 2026 - 14:34
Bandeiras do Brasil e EUA unidas 16 de junho de 2026 - 7:28
Círculo de cadeiras pretas em sala escura, iluminadas no centro, com logotipos de ferramentas de IA nos encostos, voltadas para um espaço vazio 12 de junho de 2026 - 7:16
inteligencia artificial bdr bdrs investimento tecnologia 10 de junho de 2026 - 13:15

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: IPOs das big techs — aos vencedores, a ressaca?

10 de junho de 2026 - 13:15
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma estrada de terra saindo de um canavial em direção a uma cidade do futuro, mas há um buraco no meio do trajeto 10 de junho de 2026 - 8:35
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor de terno preto segurando um escudo em que está escrito ETF. Ele está em um escritório e, ao fundo, vemos gráficos vermelhos em queda 9 de junho de 2026 - 8:45
Barril de petróleo sobre dólares Irã Israel guerra 9 de junho de 2026 - 7:08
Examinador lendo um currículo durante uma entrevista de emprego; vagas abertas 7 de junho de 2026 - 8:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar