Embolsando lucros de até +101,97% com o imperativo kantiano
Em momentos nos quais ninguém confere valor a uma ação, ela passa a valer pouco. Já a empresa por trás da ação continua lastreada em seu valor intrínseco. Surge aí um enorme descompasso entre o valor da ação e o valor da empresa.

Objetos de uso comum - cadeiras, mesas, bolas de futebol - têm valor apenas porque alguém, em algum lugar do mundo, atribui valor a eles.
Se ninguém desse a mínima para essas coisas, elas seriam imbuídas de um valor nulo. Valeriam tanto quanto lixo, ou até menos.
Já nós, seres humanos, temos valor mesmo se ninguém ligar para nós, mesmo em um mundo no qual ficamos isolados.
Essa particularidade humana se deve às nossas faculdades mentais. Mais propriamente, ao exercício da razão.
Não sou eu que estou dizendo, não tenho faculdades mentais suficientes para pensar nisso.
Quem disse foi Immanuel Kant.
Leia Também
Kant não desfila entre meus filósofos favoritos, mas devo reconhecer que ele tem um bom ponto aí.
Aquilo que os financistas não conseguem compreender no século XXI foi já bem definido pelos filósofos do século XVIII.
Para a maioria das coisas do mundo, o valor intrínseco (vindo de dentro) deriva tão somente do valor extrínseco (vindo de fora). Não existe um se não houver o outro.
Os homens são exceções a essa regra - e eu incluiria outras formas de vida também, embora não saiba se Kant concorda com isso...
Enfim, vamos lá: um ser vivo pode ter valor intrínseco independentemente de seu valor extrínseco.
Em tese, posso ter valor intrínseco 100 e valor extrínseco 0, por exemplo.
E agora vem o pulo do gato, que tem valor para o próprio gato, e talvez para uma gata que o aguarde em cima do telhado.
Uma ação é muito parecida com uma coisa, enquanto uma empresa é mais parecida com um ser vivo.
Assim, o link empresa-ação é um vínculo híbrido.
Em momentos nos quais ninguém confere valor a uma ação, ela passa a valer pouco.
Já a empresa por trás da ação continua lastreada em seu valor intrínseco, de ser vivo.
Logo, surge aí um enorme descompasso entre o valor da ação e o valor da empresa.
Mesmo que ambos caiam numa crise (como a do corona, por exemplo), o valor da ação acaba caindo muito mais do que o valor da empresa.
Isso tudo não é apenas papo de filósofo.
Em nosso Programa de Riqueza Permanente®, eu e o Richard usamos o imperativo kantiano para pescar cinco ativos de renda variável, nos dias 18 e 19 de março.
Estes são os lucros obtidos desde então, mesmo após a queda de sexta-feira:

Talvez o mercado volte a cair, e esses lucros desapareçam no curto prazo, para depois voltarem no longo prazo.
Ou talvez a Bolsa continue subindo, alimentando ainda mais nossas recomendações.
Qualquer que seja o cenário, tivemos uma clara amostra de que o descolamento temporário entre valor da ação e valor da empresa pode ser extremamente lucrativo.
Retornos passados não são garantia de retornos futuros. E, em toda operação com renda variável, existem riscos associados.
Ao mesmo tempo, porém, sabemos que grandes oportunidades surgem dos contextos de pânico, desde que você esteja disposto a carregar suas posições em longo prazo.
É o que fazemos no Programa de Riqueza Permanente®.
Se quiser aderir ao Programa e aproveitar eventuais novos pontos de entrada nas próximas semanas, acesse aqui a página de inscrição.
Um abraço!
AINDA TEM DESCONTO
Saudade do Tesouro IPCA+ 8%? Este investimento ainda oferece até IPCA+ 14% — com isenção de imposto de renda
23 de setembro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O fantasma que assombra as eleições e as contas públicas, a reunião entre EUA e China e o que mais move o mercado hoje
22 de setembro de 2026 - 8:38INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Dois gigantes à mesa, um mundo em combustão: o que está em jogo no encontro entre Trump e Xi Jinping
22 de setembro de 2026 - 7:48O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O que o Bradesco fará com R$ 10 bilhões na conta e como resolver o buraco fiscal em 4 passos: o que ler hoje
21 de setembro de 2026 - 8:15PLANO A
Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas
20 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje
18 de setembro de 2026 - 8:11SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
15 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje
14 de setembro de 2026 - 8:06TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
9 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Imposto sobre herança e doações pode ficar mais caro, payroll afeta juros nos EUA e qual o risco do IPCA +8%: os mercados hoje
8 de setembro de 2026 - 8:14INSIGHTS ASSIMÉTRICOS