⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

2020-02-18T17:28:14-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Ir ou não ir? Eis a questão

Está tarde para entrar na bolsa? A XP responde a essa pergunta

A pergunta é difícil e vem marcando os debates do mercado neste início de 2020

18 de fevereiro de 2020
17:28
bolsa ações bilionários
Em meio à crise, pechinchas que podem colocar um bom dinheiro no seu bolso estão no radar. - Imagem: Shutterstock

Se você acompanha (ainda que de longe) os movimentos do mercado financeiro, já deve ter percebido que a sensação do momento é a bolsa de valores.

E não poderia ser diferente: com ganhos de mais de 30% no ano passado, o mercado de ações vem chamando a atenção e despertando o lado mais aventureiro dos investidores.

Agora, falando em presente, a pergunta que vem marcando o início de 2020 deixa até o mais convicto player do mercado de calças curtas: após toda essa valorização em 2019, está tarde para entrar na Bolsa?

Se você já se fez essa pergunta, saiba que não está sozinho. E foi justamente por causa dessa enxurrada de dúvidas que a XP Investimentos resolveu dedicar uma análise sobre o tema e tentar solucionar o impasse.

Na visão dos analistas de lá, ainda é tempo sim de investir na Bolsa, e essa afirmação se apoia em uma série de fatores: dos juros na mínima histórica a uma agenda reformista do governo.

Confira os quatro motivos principais que fazem do mercado de ações uma boa pedida para 2020, na visão da XP.

A retomada da economia

A XP mostra que, em um cenário cuja economia brasileira vem aos poucos se reencontrando com o crescimento, “a tendência é que o ambiente de negócios seja mais favorável para as empresas reportarem melhores resultados. Assim, com as companhias aumentando seus lucros, a Bolsa é beneficiada”.

Os juros baixos

A Selic está na mínima histórica de 4,25% ao ano e isso torna a renda fixa menos atraente. Essa é uma pauta constante aqui no Seu Dinheiro e que vale a pena retomar.

Com os juros lá embaixo, a rentabilidade dos investimentos mais conservadores acaba sendo afetada, alimentando uma tendência pela busca de maiores retornos e maiores riscos.

Mas nesse sentido, a XP faz um alerta importante: o ideal é sustentar a diversificação da sua carteira mantendo parte do seu dinheiro na Renda Fixa, garantindo uma segurança na hora de se aventurar pelo mercado.

A XP também aponta que a continuidade desse cenário de juros baixos é ideal para que o lucro das empresas listadas na bolsa siga crescendo.

A agenda de reformas

A ‘reforma das reformas’, como dizia o ex-presidente Michel Temer, já passou e conseguiu impedir o Brasil de ir para o buraco de vez. Mas o que mais importa nesse momento é a disposição do governo em continuar com o processo de reformas e ajustes, impulsionando uma política fiscal mais sustentável e incentivando o crescimento da economia.

A XP coloca projetos como a Reforma Tributária, PEC Paralela (Estados e Municípios) e o Plano mais Brasil, dividido em três PECs (Pacto Federativo, Emergencial e Fundos) como pautas a serem monitoradas de perto pelos investidores.

Os 140 mil pontos

A cereja do bolo na análise da XP ficou para o final. A corretora faz uma previsão para lá de otimista para o Ibovespa. Segundo os analistas, o principal índice da bolsa deve fechar 2020 aos 140 mil pontos, um salto de quase 22% se considerarmos os atuais 115 mil pontos do índice.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

ELEIÇÕES 2022

‘Descamba ao absurdo’: pedido de coligação de Bolsonaro para suspender transporte gratuito nas eleições é barrado por corregedor do TSE

1 de outubro de 2022 - 21:57

Além da petição considerada ‘absurda’, a coligação ainda errou na solicitação, pois a decisão questionada pelo PL determinou apenas que o transporte público opere em níveis normais no próximo domingo

ELEIÇÕES 2022

Contrariando as pesquisas, Bolsonaro espera ser eleito amanhã com mais de 60% dos votos válidos

1 de outubro de 2022 - 21:26

Bolsonaro disse esperar que as eleições ocorram com “lisura” e “transparência” e voltou a fazer ameaças contra o STF

NA CONTA DA Berkshire Hathaway

Warren Buffett já perdeu US$ 36 bilhões com a Apple neste ano; por que uma das “joias da coroa” do megainvestidor despenca no mercado acionário?

1 de outubro de 2022 - 20:32

Os ativos da gigante de tecnologia acumulam queda de 24% este ano, refletindo o mercado tech e também fatores internos

ELEIÇÕES 2022

Lula não teme golpe de Bolsonaro — petista diz que, se for eleito, “haverá posse”

1 de outubro de 2022 - 19:29

O ex-presidente indicou que acredita na vitória, mas ainda não sabe se ela virá no primeiro ou segundo turno

ELEIÇÕES 2022

Último Datafolha mostra Lula com 50% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro; petista manteve vantagem e pode levar o pleito no primeiro turno

1 de outubro de 2022 - 18:12

A última pesquisa Datafolha antes do primeiro turno acaba de ser divulgada e mostra que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve-se a mesma. O levantamento publicado neste sábado indica que Lula tem 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro. A pontuação do petista […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies