Menu
2020-08-17T15:30:31-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Clima azedo na bolsa

Eletrobras e ações ligadas a consumo doméstico despencam na B3; Marfrig e exportadoras sobem

Piora no clima político em meio à percepção de perda de força da agenda liberal do ministro Paulo Guedes faz estrago na bolsa nesta segunda-feira

17 de agosto de 2020
15:29 - atualizado às 15:30
bolsa b3 crise mercado
Imagem: Shutterstock

A piora no clima político em Brasília em meio à percepção de perda de força da agenda liberal do ministro Paulo Guedes — que poderia no limite levar o titular da Economia a deixar o governo — faz estrago na bolsa nesta segunda-feira.

Entre as ações mais afetadas estão estatais como a Eletrobras e empresas ligadas à economia doméstica, incluindo as varejistas e administradoras de shopping centers. Na ponta oposta, as exportadoras sobem em linha com a forte alta do dólar na sessão de hoje.

As ações da Eletrobras sentem mais o baque entre as estatais com a percepção dos investidores a perda de força de Guedes ou até mesmo uma eventual saída do ministro sepulta os planos de privatização da holding do setor elétrico.

Na tarde de hoje, as ações ordinárias (ELET3) da estatal recuavam 6,87% e as preferenciais classe B (ELET6) eram negociadas em baixa de 5,81%. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 2,40%. Leia também nossa cobertura completa de mercados.

As empresas ligadas ao consumo doméstico também são destaque de queda no pregão de hoje da B3. Os papéis da varejista de vestuário Hering registravam baixa de 8,34% e os da administradora de shoppings Multiplan recuavam 5,73%.

A interpretação é que uma possível guinada na condução da política econômica mine a credibilidade do mercado sobre a sustentabilidade da política fiscal. Em outras palavras, isso representa aumento nas taxas de juros, o que derruba o desempenho das empresas ligadas ao consumo.

A queda do Ibovespa só não é maior hoje porque as ações das exportadoras são negociadas em alta. Com a valorização do dólar ante o real, empresas como Marfrig (+5,83%), JBS (+2,88%) e Suzano (+2,16%) são potencialmente beneficiadas.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Em 2009

Carlos Bolsonaro comprou imóvel por preço 70% abaixo do fixado pela prefeitura

A prática não é ilegal, mas costuma despertar suspeitas – por possibilitar, em tese, pagamentos “por fora”, sem registros oficiais.

Em expansão

E-commerce, mercado financeiro e delivery puxam contratações de executivos

Segundo dados do LinkedIn, houve 1.269 movimentações para cargos executivos entre março e agosto, 80% delas foram para esses setores.

Judiciário

Celso de Mello antecipa saída e acelera sucessão no STF

Com saída, abre-se a primeira vaga para indicação do presidente Jair Bolsonaro.

Mais lidas

MAIS LIDAS: De bolso cheio para brigar contra todos

Na semana em que o Seu Dinheiro completou dois anos no ar, refleti sobre quanta água rolou em tão pouco tempo. Foram muitos acontecimentos relevantes para os mercados, como eleição presidencial, guerra comercial de China e Estados Unidos, aprovação da Reforma da Previdência e a chegada do coronavírus. A Julia Wiltgen levantou o ranking de […]

Aviação regional

Governo quer licitar cinco blocos de aeroportos na Amazônia Legal

Pontapé inicial será no Amazonas, onde o governo espera transferir para uma empresa a operação de oito aeroportos regionais em 2022

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements