Menu
2020-08-17T15:30:31-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Clima azedo na bolsa

Eletrobras e ações ligadas a consumo doméstico despencam na B3; Marfrig e exportadoras sobem

Piora no clima político em meio à percepção de perda de força da agenda liberal do ministro Paulo Guedes faz estrago na bolsa nesta segunda-feira

17 de agosto de 2020
15:29 - atualizado às 15:30
bolsa b3 crise mercado
Analista observando os gráficos de ações na B3, localizada em São Paulo - Imagem: Shutterstock

A piora no clima político em Brasília em meio à percepção de perda de força da agenda liberal do ministro Paulo Guedes — que poderia no limite levar o titular da Economia a deixar o governo — faz estrago na bolsa nesta segunda-feira.

Entre as ações mais afetadas estão estatais como a Eletrobras e empresas ligadas à economia doméstica, incluindo as varejistas e administradoras de shopping centers. Na ponta oposta, as exportadoras sobem em linha com a forte alta do dólar na sessão de hoje.

As ações da Eletrobras sentem mais o baque entre as estatais com a percepção dos investidores a perda de força de Guedes ou até mesmo uma eventual saída do ministro sepulta os planos de privatização da holding do setor elétrico.

Na tarde de hoje, as ações ordinárias (ELET3) da estatal recuavam 6,87% e as preferenciais classe B (ELET6) eram negociadas em baixa de 5,81%. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 2,40%. Leia também nossa cobertura completa de mercados.

As empresas ligadas ao consumo doméstico também são destaque de queda no pregão de hoje da B3. Os papéis da varejista de vestuário Hering registravam baixa de 8,34% e os da administradora de shoppings Multiplan recuavam 5,73%.

A interpretação é que uma possível guinada na condução da política econômica mine a credibilidade do mercado sobre a sustentabilidade da política fiscal. Em outras palavras, isso representa aumento nas taxas de juros, o que derruba o desempenho das empresas ligadas ao consumo.

A queda do Ibovespa só não é maior hoje porque as ações das exportadoras são negociadas em alta. Com a valorização do dólar ante o real, empresas como Marfrig (+5,83%), JBS (+2,88%) e Suzano (+2,16%) são potencialmente beneficiadas.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Números da pandemia

Número de óbitos por covid-19 passa de 435 mil; casos passam de 15,6 milhões

Mais de mil mortes e 40 mil novos casos foram registrados nas últimas 24 horas

Cripto

Musk dá a entender que Tesla pode se desfazer de Bitcoins que já recebeu

Comentário sobre a criptomeda foi feito em interação em rede social.

Trilhões em jogo

Ao defender pacote, Biden diz que EUA precisam de infraestrutura confiável

O projeto sofre oposição, entretanto, até mesmo de alguns meses do partido do presidente

Força-maior

Com morte de Covas, Ricardo Nunes assume definitivamente a prefeitura de São Paulo

Vice estava no cargo desde que Covas licenciou-se no início de maio; ele decretou luto oficial de 7 dias pela morte do prefeito

Ainda no papel

Queiroga diz que ministério estuda campanha de testagem contra covid-19

Botucatu abriu hoje vacinação em massa da população para pesquisa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies