Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-08-17T15:30:31-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Clima azedo na bolsa

Eletrobras e ações ligadas a consumo doméstico despencam na B3; Marfrig e exportadoras sobem

Piora no clima político em meio à percepção de perda de força da agenda liberal do ministro Paulo Guedes faz estrago na bolsa nesta segunda-feira

17 de agosto de 2020
15:29 - atualizado às 15:30
bolsa b3 crise mercado
Analista observando os gráficos de ações na B3, localizada em São Paulo - Imagem: Shutterstock

A piora no clima político em Brasília em meio à percepção de perda de força da agenda liberal do ministro Paulo Guedes — que poderia no limite levar o titular da Economia a deixar o governo — faz estrago na bolsa nesta segunda-feira.

Entre as ações mais afetadas estão estatais como a Eletrobras e empresas ligadas à economia doméstica, incluindo as varejistas e administradoras de shopping centers. Na ponta oposta, as exportadoras sobem em linha com a forte alta do dólar na sessão de hoje.

As ações da Eletrobras sentem mais o baque entre as estatais com a percepção dos investidores a perda de força de Guedes ou até mesmo uma eventual saída do ministro sepulta os planos de privatização da holding do setor elétrico.

Na tarde de hoje, as ações ordinárias (ELET3) da estatal recuavam 6,87% e as preferenciais classe B (ELET6) eram negociadas em baixa de 5,81%. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 2,40%. Leia também nossa cobertura completa de mercados.

As empresas ligadas ao consumo doméstico também são destaque de queda no pregão de hoje da B3. Os papéis da varejista de vestuário Hering registravam baixa de 8,34% e os da administradora de shoppings Multiplan recuavam 5,73%.

A interpretação é que uma possível guinada na condução da política econômica mine a credibilidade do mercado sobre a sustentabilidade da política fiscal. Em outras palavras, isso representa aumento nas taxas de juros, o que derruba o desempenho das empresas ligadas ao consumo.

A queda do Ibovespa só não é maior hoje porque as ações das exportadoras são negociadas em alta. Com a valorização do dólar ante o real, empresas como Marfrig (+5,83%), JBS (+2,88%) e Suzano (+2,16%) são potencialmente beneficiadas.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Juros nas alturas

BC cumpre o prometido e Selic decola a 9,25%, maior patamar em quatro anos

Com a nova alta de 1,5 ponto concretizada hoje, a Selic saiu do patamar de 2% em janeiro e fecha o ano em 9,25%

CRYPTO NEWS

Guia prático para ter sucesso investindo em bitcoin e outras criptomoedas

Veja dicas das quais sempre me lembro durante os momentos mais complexos. Sugestão: anote-os em um caderno e os releia antes de abrir o site da corretora e decidir fazer uma operação

Dia da Marmota

Feitiço do tempo: Após Evergrande, China acorda com nova chance de calote da Kaisa; conheça a empresa

As negociações das ações do grupo chinês foram suspensas hoje em Hong Kong após o vencimento de um título de US$ 400 milhões

O poder do roxinho

Maior que o Itaú (ITUB4)? Nubank descobre hoje se será ou não o banco mais valioso da América Latina

O tamanho da abertura de capital será revelado hoje, com a definição do preço das ações no mercado norte-americano

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies