🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Onde investir no próximo ano

Pode ser hora de vender seus títulos públicos, diz SulAmérica; confira as projeções da seguradora para os investimentos em 2020

Para quem ganhou dinheiro com prefixados e títulos atrelados à inflação, é prudente reduzir posição, diz vice-presidente responsável pela área de investimentos da instituição; oportunidades no ano que vem estarão na bolsa e no crédito privado, mas é preciso cautela

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
8 de outubro de 2019
17:12 - atualizado às 17:30
Homem de terno com dinheiro no bolso
Momento é propício para embolsar ganhos com títulos públicos prefixados e atrelados à inflação. - Imagem: Shutterstock

Todo mundo sabe que, passado o mês de agosto, é um piscar de olhos até o Natal. Já vemos Panettone nas gôndolas dos mercados, e os investidores profissionais já se ocupam das projeções para 2020. E a temporada de divulgação das expectativas para a economia e recomendações de investimento para o ano que vem já começou.

Nesta terça-feira (8), executivos da SulAmérica se reuniram com jornalistas para um bate-papo sobre cenário econômico e os investimentos que a seguradora considera mais promissores para o ano que vem.

“Estamos moderadamente otimistas para a bolsa”, diz Marcelo Mello, vice-presidente de Vida, Previdência e Investimentos da SulAmérica.

“Moderadamente otimista” é a expressão certa. É que apesar das boas oportunidades que 2020 nos reserva, a vida não será fácil para o investidor. Embora o prognóstico para a bolsa brasileira seja positivo, os riscos são muitos, e o cenário externo não vai ajudar.

E a coisa não estará mais fácil no lado da renda fixa. Se neste ano ainda tivemos chance de ganhar dinheiro com a valorização dos títulos públicos prefixados e atrelados à inflação, que se beneficiaram da queda nos juros futuros, em 2020 não devemos mais ter essa mina de ouro.

Para a SulAmérica, o momento de grande alta desses títulos já passou. E quem comprou esses papéis em tempos de Selic elevada e viu sua valorização já pode começar a vender para realizar os lucros - caso tenha o perfil, claro.

“É prudente diminuir a posição, se possível”, diz Mello.

A seguir, eu vou detalhar melhor as projeções e recomendações da seguradora para a economia e os investimentos no ano que vem, que pautam as estratégias dos fundos da casa:

Cenário econômico

Para 2020, a SulAmérica projeta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,4%, expectativa otimista se comparada aos 2,0% esperados pelo mercado, segundo as previsões consolidadas no Boletim Focus do Banco Central.

O crescimento econômico, diz o economista-chefe Newton Rosa, deve ser puxado pelo investimento privado, na figura de privatizações e concessões, bem como pela aprovação das reformas.

Além de aumentarem a credibilidade do Brasil lá fora, o que pode atrair investimentos estrangeiros, as reformas por si sós já podem ter impacto positivo sobre o PIB.

A reforma tributária, por exemplo, deve simplificar o sistema de impostos, o que já reduziria em muito os custos das empresas, com consequências diretas no crescimento.

O consumo pode continuar contribuindo para o crescimento, mas os fundamentos são frágeis, uma vez que o desemprego permanece alto e deve reduzir muito lentamente.

Além disso, essa diminuição tem se dado muito com base no trabalho informal e por conta própria, o que faz com que a renda da população não cresça muito.

Com isso, a demanda deve permanecer fraca, o que continuará dificultando a recuperação econômica, mas, por outro lado, manterá a inflação baixa e controlada.

Este cenário fará com que os juros continuem baixos no ano que vem. Para o fim de 2020, a SulAmérica projeta uma Selic de 4,5% e uma inflação de 3,9%, ainda abaixo da meta, que será de 4,0%. “A Selic só deve voltar a subir lá para 2021, 2022”, diz Rosa.

Por outro lado, o governo, com sua contenção de gastos, e o cenário externo, com sua desaceleração econômica, não devem ajudar o crescimento brasileiro em nada.

No máximo os gringos podem trazer recursos em busca de maiores retornos, uma vez que os juros no mundo desenvolvido estão negativos e devem continuar em queda.

Isso aliás, é uma possível mola propulsora para a nossa economia e para as ações brasileiras. Mas do ponto de vista da demanda externa, a coisa deve ficar feia, no geral. A expectativa é de queda nos preços das commodities e de um cenário ruim para o comércio exterior.

“A China pode crescer abaixo de 6% já no ano que vem. Isso será fatal para os preços das commodities e para o câmbio dos países emergentes”, diz Newton Rosa.

A SulAmérica não faz projeções para Ibovespa e dólar, mas espera avanço nos preços das ações brasileiras, e um real ainda depreciado, porém estável.

Para Newton Rosa, a moeda pode mesmo valorizar, diminuindo a pressão sobre a cotação do dólar, caso ocorra uma entrada robusta de investimento estrangeiro.

“Os fundamentos da economia brasileira são sólidos”, observa o economista, citando melhorias no ambiente econômico como a reforma trabalhista, o teto de gastos, a MP da liberdade econômica e a reforma da Previdência em vias de ser aprovada.

Estratégia para títulos prefixados e atrelados à inflação mudou

Em tempos de juros elevados, fazia sentido comprar um título de renda fixa prefixado ou atrelado à inflação para levar até o vencimento, pois os retornos eram muito atrativos e o risco praticamente zero.

Nos últimos anos, a aposta nesses papéis para ganhar com a sua valorização, foi uma estratégia que também valeu muito a pena.

Títulos públicos prefixados e Tesouro IPCA+ (NTN-B) têm dado retornos dignos de bolsa de valores com a queda nos juros, fenômeno que tende a valorizar esses papéis.

Porém, esse tempo está ficando para trás, na visão da SulAmérica.

Comprar NTN-B e pré para “sentar em cima” ou para tentar ganhar com a valorização deixaram de ser estratégias promissoras agora que os juros estão muito baixos.

E, para quem adquiriu esses títulos quando a Selic estava alta e já viu seus papéis valorizarem, pode ser hora de vender.

É claro que o investidor precisa atentar para o seu perfil de risco: investidores que precisam casar passivo e ativo, como os fundos de previdência e os investidores pessoa física que vivem de renda, fazem bem em manter seus títulos de taxas altas, pois garantirão esse bom retorno até o vencimento em um cenário de juros muito menores.

Quem investe em busca de rentabilidade para fazer o patrimônio crescer, no entanto, já pode começar a vender seus títulos e realizar os ganhos, recomenda Marcelo Mello.

Segundo o vice-presidente de investimentos da SulAmérica, embora esses títulos ainda possam ter uma valorização adicional, agora é mais provável que eles devolvam parte dos ganhos que já tiveram. O risco de permanecer com uma grande posição nesses ativos está alto.

A recomendação do executivo é manter esses recursos em caixa (em investimentos de renda fixa conservadora) para aproveitar futuras boas oportunidades na própria renda fixa, ou então realocá-los em bolsa (ações ou fundos de ações), caso o investidor tenha perfil para isso.

E quais seriam essas boas oportunidades na renda fixa? Segundo Mello, as apostas em títulos públicos prefixados e atrelados à inflação no ano que vem deverão ser mais táticas do que estruturais.

Traduzindo: em vez de apostar numa queda estrutural de juros, o investidor deverá comprar esses títulos apenas quando, em algum momento de estresse, as perspectivas para os juros forem lá para cima, tornando a remuneração desses papéis atrativa novamente.

Debêntures podem ser boas oportunidades, mas aposta requer cuidado

As maiores oportunidades na renda fixa em 2020, no entanto, devem estar mesmo na renda fixa privada, diz a SulAmérica. Notadamente nas debêntures, títulos de dívida de empresas.

Porém, tal investimento requer certo cuidado.

Com os juros tão baixos, a demanda por esse tipo de investimento está muito alta, ainda mais no Brasil, onde os investimentos em infraestrutura estão dependendo muito mais do investimento privado.

Isso é ótimo para as empresas, que podem captar recursos a um custo menor, mas pode ocasionar distorções nos preços desses ativos.

É que esses papéis costumam pagar uma taxa prefixada mais a variação da inflação ou do CDI, respeitando aquela mesma dinâmica de preços dos títulos públicos prefixados e das NTN-B: valorizam-se quando a taxa cai e desvalorizam-se quando a taxa sobe.

Com a alta demanda por títulos que pagam acima da taxa básica de juros, muitas emissões de debêntures podem acabar saindo a taxas baixas demais.

Mais tarde, pode ser que o mercado corrija a distorção, jogando as taxas lá para cima e desvalorizando esses papéis. Assim, aquele investidor que entrou na emissão vê o seu investimento se desvalorizar.

“A SulAmérica está olhando para isso com bastante atenção. O temor nem é tanto com o risco de calote dos papéis, mas sim com a marcação a mercado [correção diária dos preços dos títulos de renda fixa com base nas taxas praticadas pelo mercado]”, explica Marcelo Mello.

Segundo o executivo, a SulAmérica não entra em emissões que possam ter esse tipo de distorção. Caso haja correção no mercado secundário (negociação das debêntures entre os investidores), aí sim os fundos da casa avaliam comprar o papel.

Devido a esses riscos mais difíceis de mensurar, o mais indicado é que a pessoa física não invista diretamente em debêntures, mas sim por intermédio de fundos, já que os gestores profissionais têm muito mais condições de avaliá-los.

Debêntures podem integrar as carteiras de certos fundos multimercados e planos de previdência, bem como dos fundos de crédito privado e de debêntures incentivadas, que se dedicam inteiramente a esse tipo de papel.

Bolsa: cenário “moderadamente otimista”

Apesar de o exterior não ajudar, a visão da SulAmérica para a bolsa brasileira é, nas palavras de Marcelo Mello, “moderadamente otimista”.

Para a seguradora, o gatilho para os preços das ações continuarem se valorizando, hoje, é o juro baixo.

Os investidores, tanto no Brasil quanto no exterior, estão em busca de retornos maiores. A entrada de recursos estrangeiros contribuiria bastante para a alta das nossas ações, mas mesmo que isso demore a acontecer, o potencial doméstico ainda é enorme.

“Hoje, a bolsa tem mais potencial de valorização que a renda fixa”, diz Mello.

Para a SulAmérica, ainda há muito espaço para os investidores institucionais locais aumentarem suas posições em bolsa, impulsionando os preços.

Segundo a seguradora, os fundos de pensão, por exemplo, já chegaram a ter 27% do seu patrimônio em ações, mas hoje investem apenas 13%; já os fundos de investimento em geral estão com exposição de apenas 6% à bolsa, sendo que ela já foi de 12%.

“Hoje, todos os fundos da SulAmérica que podem ter ações estão posicionados em bolsa”, conclui o executivo.

Compartilhe

BRIGA PELO TRONO GRELHADO

Acionistas da Zamp (BKBR3) recusam-se a ceder a coroa do Burger King ao Mubadala; veja quem rejeitou a nova oferta

21 de setembro de 2022 - 8:01

Detentores de 22,5% do capital da Zamp (BKBR3) já rechaçaram a nova investida do Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos

FECHAMENTO DO DIA

Inflação americana segue sendo o elefante na sala e Ibovespa cai abaixo dos 110 mil pontos; dólar vai a R$ 5,23

15 de setembro de 2022 - 19:12

O Ibovespa acompanhou o mau humor das bolsas internacionais e segue no aguardo dos próximos passos do Fed

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Cautela prevalece e bolsas internacionais acompanham bateria de dados dos EUA hoje; Ibovespa aguarda prévia do PIB

15 de setembro de 2022 - 7:42

As bolsas no exterior tentam emplacar alta, mas os ganhos são limitados pela cautela internacional

FECHAMENTO DO DIA

Wall Street se recupera, mas Ibovespa cai com varejo fraco; dólar vai a R$ 5,17

14 de setembro de 2022 - 18:34

O Ibovespa não conseguiu acompanhar a recuperação das bolsas americanas. Isso porque dados do varejo e um desempenho negativo do setor de mineração e siderurgia pesaram sobre o índice.

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Depois de dia ‘sangrento’, bolsas internacionais ampliam quedas e NY busca reverter prejuízo; Ibovespa acompanha dados do varejo

14 de setembro de 2022 - 7:44

Os futuros de Nova York são os únicos que tentam emplacar o tom positivo após registrarem quedas de até 5% no pregão de ontem

FECHAMENTO DO DIA

Inflação americana derruba Wall Street e Ibovespa cai mais de 2%; dólar vai a R$ 5,18 com pressão sobre o Fed

13 de setembro de 2022 - 19:01

Com o Nasdaq em queda de 5% e demais índices em Wall Street repercutindo negativamente dados de inflação, o Ibovespa não conseguiu sustentar o apetite por risco

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais sobem em dia de inflação dos EUA; Ibovespa deve acompanhar cenário internacional e eleições

13 de setembro de 2022 - 7:37

Com o CPI dos EUA como o grande driver do dia, a direção das bolsas após a divulgação dos dados deve se manter até o encerramento do pregão

DANÇA DAS CADEIRAS

CCR (CCRO3) já tem novos conselheiros e Roberto Setubal está entre eles — conheça a nova configuração da empresa

12 de setembro de 2022 - 19:45

Além do novo conselho de administração, a Andrade Gutierrez informou a conclusão da venda da fatia de 14,86% do capital da CCR para a Itaúsa e a Votorantim

FECHAMENTO DO DIA

Expectativa por inflação mais branda nos Estados Unidos leva Ibovespa aos 113.406 pontos; dólar cai a R$ 5,09

12 de setembro de 2022 - 18:04

O Ibovespa acompanhou a tendência internacional, mas depois de sustentar alta de mais de 1% ao longo de toda a sessão, o índice encerrou a sessão em alta

novo rei?

O Mubadala quer mesmo ser o novo rei do Burger King; fundo surpreende mercado e aumenta oferta pela Zamp (BKBR3)

12 de setembro de 2022 - 11:12

Valor oferecido pelo fundo aumentou de R$ 7,55 para R$ 8,31 por ação da Zamp (BKBR3) — mercado não acreditava em oferta maior

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar