Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-06-26T19:12:10-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

O tira bom e o tira mau

26 de junho de 2019
19:12
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Em dezembro passado, quando entrevistei para o Seu Dinheiro o presidente da gestora americana Western Asset, perguntei qual era o maior risco que ele enxergava para o mercado.

Naquele momento vivíamos a ameaça de alta de juros pelo BC americano que fez as bolsas desabarem em Nova York, além da crise fiscal na Itália e das confusões com a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Mas para Jim Hirschmann, CEO da gestora com US$ 430 bilhões (R$ 1,65 trilhão) em ativos, o grande risco estava mesmo na guerra comercial entre Estados Unidos e China.

A avaliação se revelou certeira. Ainda que a disputa entre os dois gigantes não tenha provocado uma grande sangria no mercado, a sombra de um agravamento nas relações paira sobre os investidores em todo o mundo desde então.

A estratégia de negociação dos Estados Unidos parece seguir a velha cartilha dos filmes do “tira bom e tira mau”. Quem fez o papel de policial bonzinho hoje foi o secretário do Tesouro americano. Steven Mnuchin afirmou que um acordo comercial com a China está "90% completo".

A notícia animou as bolsas mundo afora e fez o Ibovespa voltar a ficar acima dos 101 mil pontos no melhor momento do dia. Até chegar o “tira mau”, mais conhecido como Donald Trump.

O líder americano disse que pode chegar a um entendimento com o país asiático, mas não liga muito se isso não acontecer.

A fala foi como uma ducha de água gelada para os investidores. Mas não foi suficiente para tirar a bolsa brasileira do azul. Confira com o Victor Aguiar como as declarações do tira bom e do tira mau mexeram com as ações e o dólar hoje.

Acabou a boa vida?

Você que aplica na renda fixa deve sentir saudades dos tempos em que os investimentos de baixo risco rendiam na casa 1% ao mês. Quem aplicou pelo Tesouro Direto chegou a comprar títulos públicos com rentabilidade real (acima da inflação) de 6% ao ano ou mais. É claro que esses ganhos foram fruto de um país com uma economia altamente desequilibrada. Ou seja, a queda dos juros é uma boa notícia no fim das contas. Mas será que esse Brasil do passado tem chances de se repetir? Quem responde é o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, nesta reportagem do Eduardo Campos.

O almoço do bancão

O Itaú Unibanco teve motivos para comemorar nesta quarta-feira. O maior banco privado brasileiro conseguiu o aval do Cade para comprar uma participação na Ticket, uma das gigantes do mercado de benefícios, ao lado de Sodexo e Alelo. Apesar do negócio ter sido aprovado sem restrições, o aval não veio fácil, e foi somente no último voto, do presidente do órgão de defesa da concorrência, que o banco conseguiu o sinal verde. Saiba todos os detalhes do julgamento.

Elevador subindo

Nada como alguns bilhões em negociação para animar investidores da bolsa. Vou projetar nosso papo de hoje para a Alemanha e contar o desempenho invejável das ações da Thyssenkrupp na bolsa de Frankfurt. Os papéis do conglomerado fecharam em forte alta de 6,88%, tudo isso depois que uma gigante finlandesa resolveu fazer uma oferta pela divisão de elevadores da companhia. No Seu Dinheiro você descobre quem é a interessada e os valores (bilionários) envolvidos nesse projeto.

Abra suas asas

Se você tivesse uma empresa que quisesse construir um veículo voador, com qual empresa você faria uma parceria? Pois a Kitty Hawk, startup criada pelo cofundador do Google, Larry Page, se uniu à fabricante de aeronaves Boeing para desenvolver um modelo chamado Cora. Trata-se de um veículo híbrido de drone e helicóptero, que promete levar até dois passageiros do ponto A ao B sem se preocupar com o tráfego ou a emissão de carbonos na atmosfera.

Botox na prateleira

Recorrer a tratamentos estéticos com botox se tornou relativamente comum para quem deseja retardar os efeitos do envelhecimento. Mas agora foi a fabricante de medicamentos AbbVie quem recorreu à substância. A empresa anunciou um acordo para comprar a Allergan, a produtora do botox, e assume o controle de uma das maiores marcas da indústria de cosméticos do mundo. Saiba nesta matéria o quanto vai custar o negócio.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Falta só a sanção

Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

Além de dar mais 90 dias de prazo, o texto também limitou o pagamento do imposto a, no máximo, seis parcelas

FECHAMENTO

Ibovespa engata segunda alta consecutiva, mas tempo segue fechado em Brasília

O Orçamento segue empacado e a situação fiscal preocupa, mas NY e as commodities vieram para salvar o dia e fazer o Ibovespa fechar a sessão no azul

Clássicos repaginados

Hasbro se une à plataforma de games Roblox para lançar novos produtos

A gigante dos brinquedos anunciou uma série de itens das linhas Nerf e Monopoly em parceria com a novata Roblox

Bom momento

Construtoras apresentam prévias operacionais fortes, apesar de restrições por causa da pandemia

Apesar dos lançamentos fracos, Cyrela viu crescimento nas vendas líquidas em comparação ao mesmo período do ano anterior; Direcional e Moura Dubeux bateram recordes de vendas

Siri entregou a data

Vem aí um novo iPad? Apple deve lançar novos modelos em evento na próxima semana

A previsão é que o encontro, que será virtual e em 20 de abril, também revele novidades sobre a próxima geração de Airpods

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies