Menu
2019-04-05T10:19:50-03:00
Estadão Conteúdo
Concorrido

Na reta final da disputa na Câmara, Maia consolida apoios

Oficialização das candidaturas só ocorrerá na sexta-feira, dia da eleição; até agora, pelo menos outros cinco deputados manifestaram interesse na disputa

30 de janeiro de 2019
9:04 - atualizado às 10:19
Rodrigo Maia
Rodrigo Maia - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A três dias da eleição, o líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL), desistiu de concorrer à presidência da Casa, o que deve beneficiar Rodrigo Maia (DEM-RJ), candidato à reeleição. Com isso, Maia poderá ter ao seu lado 15 partidos liderados pelo PSL, que totalizam mais de 300 deputados.

Aliados dão como certa a recondução e falam em vitória em primeiro turno, mesmo prevendo uma margem de "traição" dentro destas legendas.

Depois de conversas com líderes do MDB e do PTB, além do próprio Maia, Lira anunciou sua decisão.

"Diante das dificuldades de construirmos um bloco com partidos de centro-esquerda e após conversar com deputados que defendem minha candidatura, decidi não disputar a eleição para a presidência da Câmara", escreveu Lira.

O PP agora deve consolidar seu apoio a Maia juntamente com MDB e PTB. Segundo Lira, essa decisão deve ser definida somente após a reunião da bancada, prevista para hoje. Já o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), afirmou que as legendas vão integrar o bloco pró-Maia. "Nós vamos nos reunir, mas estamos juntos com o MDB e PP no bloco pró-Maia", disse.

Os partidos negociam a definição de espaços estratégicos na Casa. O PP, por exemplo, deve ter uma vaga na Mesa Diretora. Já o MDB negocia ficar com uma suplência na Casa.

Concorrentes

A oficialização das candidaturas só ocorrerá na sexta-feira, dia da eleição. Até agora, pelo menos outros cinco deputados manifestaram interesse na disputa. Atual vice-presidente da Câmara, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) afirmou que mantém sua candidatura como concorrente avulso e disse que não vê ameaça com a decisão da liderança da sua legenda de apoiar Maia.

Ricardo Barros (PP-PR) também se mantém no páreo. Além deles, Marcel Van Hattem (Novo-RJ), Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Alceu Moreira (MDB-RS) também concorrem. O PSB, que ainda não definiu o apoio oficial a nenhum candidato, tem o deputado João Henrique Caldas (AL) em campanha pela direção da Mesa Diretora.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Relembre a história

Crime e castigo: Bernie Madoff, responsável pela maior pirâmide financeira da história, morre na cadeia

Condenado a 150 anos de prisão, financista que fraudou US$ 20 bilhões e enganou milhares de investidores morreu em desgraça aos 82 anos. Conheça sua história e relembre seus crimes.

Atividade em queda

Indicador da FGV mostra contração da economia em março com agravamento da pandemia

A queda nas expectativas dos consumidores foi um dos destaques negativos entre os componentes do indicador

Benefício com garantia

Paulo Guedes reeditará BEm somente após a aprovação do Orçamento ou da PEC “fura-teto”

“O ministro disse ‘ou um, ou outro, o que sair primeiro a gente faz o BEm'”, afirmou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel

PPI

Decreto de Bolsonaro inclui Correios no Programa Nacional de Desestatização

A privatização dos Correios ainda depende da aprovação de um projeto de lei de autoria do Executivo que permite à iniciativa privada prestar serviços

Exile on Wall Street

Bitcoins, IPOs, reestruturações e M&As: coisas para comprar ainda nesta semana

De onde você menos espera é que não vem nada mesmo. É notável a regularidade da incompetência. Ela não surpreende. Está sempre por aí.  Lembro com frequência da famosa frase, já meio clichê, você tem razão, do Kennedy: não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies