🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Goldman Sachs eleva expectativa de crescimento do PIB em 2019 e 2020

Entre os motivos para a maior expectativa de crescimento estão os ajustes feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Três pilhas de moedas com blocos de madeira formando a sigla PIB
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Diante de um resultado acima do esperado para o Produto Interno Bruto (PIB), o banco Goldman Sachs revisou para cima as projeções para o crescimento da economia neste ano e no próximo. Agora, a instituição projeta uma expansão de 1,2%, ante os 1,0% para o PIB em 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para o ano que vem, a equipe de analistas liderada por Alberto Ramos estima uma alta de 2,3%, ante os 2,2%. Entre os motivos para a maior expectativa de crescimento estão os ajustes feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Hoje, o órgão revisou os dados de 2018 que antes mostraram uma expansão de 1,1% e agora foram ajustados para 1,3% - mesmo percentual observado em 2017. Além disso, o IBGE ajustou os percentuais de expansão do primeiro e segundo trimestres deste ano.

Para ele, um dos pontos que devem trazer maior expansão em torno do consumo privado do quarto trimestre são os estímulos anunciados pelo governo, como os saques do FGTS e do PIS/PASEP.

Já no ano que vem, Ramo diz que a aceleração do crescimento em 2020 deve ser sustentada pelo impulso mais firme do crédito, acomodação monetária e condições financeiras mais favoráveis com taxas de juros mais baixas, assim como melhoras no consumo e na confiança dos empresários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos dados um pouco mais positivos, o analista ponderou que o investimento privado ainda está muito baixo. De acordo com ele, o indicador está 23,2% abaixo do pico atingido no segundo trimestre de 2013. Já a formação bruta de capital está agora no mesmo nível do terceiro trimestre de 2018.

Ele também destacou que, nos 11 trimestres de retomada da economia brasileira após os anos de 2015 e 2016, o PIB per capta do Brasil se manteve 7,9% abaixo do pico, o que mostra que essa é a recuperação mais longa da histórica. Além disso, o consumo privado per capta ainda está 5,8% abaixo do quarto trimestre de 2014, quando atingiu o pico do ciclo.

Leia Também

AÇÃO NO EXTERIOR

Esta fabricante de chips já subiu 476% no ano, e ainda está barata em meio à corrida da IA; veja o que dizem Empiricus e XP sobre a empresa

O DESAFIO DO PRESIDENTE

Lula ou Flávio? Para Kinea, ambos terão o mesmo desafio e precisarão correr contra o tempo para evitar uma crise

No relatório, Ramos também destacou que o carregamento estatístico (carry-over) para o PIB de 2019 é agora de 1%. Já no ano que vem, ao considerar os dados do terceiro trimestre, o percentual é de 0,4% Já para 2020, considerando até os dados do terceiro trimestre, é de 0,4%. Porém, Ramos menciona que esse número pode subir para 0,9% depois de apresentados os dados do quarto período do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bernard Appy, um dos autores do texto da reforma tributária 30 de setembro de 2026 - 13:50
Montagem de um leão deitado sobre pilhas de moedas, representando os títulos isentos de Imposto de Renda 30 de setembro de 2026 - 8:42
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 30 de setembro de 2026 - 7:55
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 29 de setembro de 2026 - 9:59
Lotofácil tem ganhadores na beira do mar. 29 de setembro de 2026 - 7:25
Celular com homem usando plataformas de apostas online 28 de setembro de 2026 - 17:16
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 28 de setembro de 2026 - 12:00
Novo RG terá tecnologia blockchain 28 de setembro de 2026 - 9:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar