Menu
2019-04-24T11:39:45-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
O ESTILO DE VIDA DOS BILIONÁRIOS

Sonhe alto e Divirta-se! Conheça 8 lições de Richard Branson para ter sucesso nos negócios – e na vida

Site reúne uma série de “dicas” que o empresário já expressou ao longo da carreira; as respostas são mais simples do que você imagina

23 de abril de 2019
15:49 - atualizado às 11:39
richardbranson_54731944_2077840819000737_788157387897358726_n
Com 66 anos e uma fortuna avaliada em US$ 4,2 bi, Branson é hoje o 478º da lista da ForbesImagem: Arquivo pessoal/ Instagram

O bilionário britânico Richard Branson é famoso pelo estilo peculiar que toca seus negócios e sua própria vida. Ele já se vestiu de aeromoça da sua própria empresa aérea, posou para fotos fantasiado de Elvis Presley em um cassino em Las Vegas e tentou dar a volta ao mundo de balão (duas vezes). Ele é dono de empresas de telecom, companhias aéreas e um dos visionários que tenta viabilizar as viagens espaciais.

Dono de uma fortuna estimada em US$ 4,2 bilhões, ele esta entre os 500 homens mais ricos do mundo, de acordo com a revista Forbes. Nada mau, né?

Branson é dono do grupo Virgin, que tem mais de 200 empresas, como a Virgin Records, Virgin Airlines, Virgin Express, Virgin Mobile, Virgil Hotels, Virgin Cruises e Virgin Galactic.

Qual a fórmula de sucesso de Branson para construir um conglomerado de empresas? E mais: fazer isso sorrindo.

Para além dos empreendimentos, o que impressiona em Branson é o fato de que ele parece permanentemente feliz. Você pode dizer que é consequência da grana já acumulada e que o sorriso dele é de quem não tem boletos atrasados a pagar. Mas, para Branson, a felicidade é um hábito que precisa ser cultivado.

O site Entrepreneur reuniu uma série de "dicas" de Branson para o sucesso nos negócios e na vida. Conheça 8 delas:

1. Não mensure seu sucesso pelo retorno financeiro

É frequente a associação entre realização profissional com o dinheiro que se consegue receber realizando determinada atividade. Mas o bilionário Branson entende que, se você está se divertindo e focado em fazer do mundo um lugar melhor, o retorno financeiro virá de qualquer forma.

Para defender essa tese, o empresário postou um texto em sua página no Linkedin em que afirma: "É comum o conceito equivocado de que dinheiro é toda métrica de sucesso para um empreendedor. Não é, e não deveria ser. Eu nunca estive num empreendimento para 'fazer dinheiro'".

Branson um Millennial? Certamente que, com toda a vontade de viver que ele tem, ao menos nesse sentido ele está próximo dessa geração - Imagem: Arquivo pessoal/ Instagram

2. Desconecte-se

Branson ama tecnologia. Mas também vê a necessidade de impor certos limites às telas no dia a dia, especialmente quando se está com as pessoas que ama. Para ele, nada pode substituir a conversa cara a cara ou estar 100% presente num encontro.

O empresário, de acordo com o site Entrepreneur, sempre tenta focar sua atenção na pessoa com quem ele está, não importa quem seja. Durante reuniões, ele trabalha ativamente ouvindo e anotando. Já em jantares com família, faz questão de deixar o celular de lado — também encorajando os outros a fazerem o mesmo em situações de sociabilização.

"Nós todos podemos ser mais presentes na nossas vidas. Eu realmente acredito que estar presente no momento é a chave para a felicidade e o sucesso — ao mesmo tempo em que estar constantemente atento ao celular pode ter um grande impacto nas nossas relações", escreveu Branson.

Branson, em encontro com o ex-presidente da República das Maldivas, Mohamed Nasheed - Imagem: Arquivo pessoal/ Instagram

3. Divirta-se

Se você não está se divertindo, você está fazendo errado. Ao menos é o que defende Branson. Para ele, as pessoas deveriam achar maneiras de aproveitar melhor suas vidas.

"Diversão é uma dos ingredientes mais importantes, e subestimados, para o sucesso", escreveu o empresário no livro "The Virgin Way: Everything I Know About Leadership". Ele também disse que, quando não está aproveitando mais o desenvolvimento de um projeto, ele segue para outra aventura.

4. Encontre um hobby

Branson dá uma atenção especial para atividades que o mantenham longe de ambientes como um escritório empresarial. Para ele, o hobby pode ajudar a lidar com estresse e ansiedade. Além de ser uma maneira de recarregar as energias.

Ele fala, em um post no Facebook, em atividades físicas como windsurf (a prancha à vela) —  e tem uma história famosa dele nas redes com o kitesurfing por ter posado com uma modelo nua —, mas também em coisas simples como passear com seu animal de estimação.

Richard Branson e a modelo Denni Parkinson, em 2009. Na ocasião, o empresário estava na ilha de Anegada, quando o fotógrafo e companheiro da modelo sugeriu a pose para a imagem - Imagem: Virgin/Divulgação

5. Sonhe alto

O sucesso de Branson começou com um sonho audacioso: com 20 anos, quando lançou a Virgin Records, todos disseram que o projeto não funcionaria. Ele não deu ouvidos. 

Mas o fato é que não havia garantia de que ele seria bem-sucedido. Havia só um sonho, que foi o "motor" para continuar com o projeto. 

Para o empresário, nossos sonhos são o que nos fazem como pessoas. Se você nunca tiver coragem embarcar no seu sonho, nunca saberá do que você é capaz de fazer. 

Branson também é fundador do Virgin Galactic, empresa de voos espaciais do Grupo Virgin

6. Aprenda no caminho

O empresário nunca foi à universidade, mas nem por isso deixou de aprender. Na verdade, para Branson, a vida é semelhante a um longo curso universitário: a procura deve ser por aprender pelo menos uma coisa nova todos os dias.

Branson lançou uma grande variedade de empreendimentos ao longo das últimas décadas, muitas vezes em áreas que ele não conhecia. O segredo é que, quando ele mergulhava em uma nova área, se "forçava" a aprender rapidamente.

De acordo com o empresário, se você vê uma grande oportunidade, é melhor seguir frente, mesmo que não esteja em uma área com a qual você esteja familiarizado.

"É muito importante perceber que não importa que não você saiba algo - sempre dá para aprender. Aproveite as oportunidades e não ceda à insegurança", escreveu o bilionário em seu blog.

7. Seja destemido

Branson nunca teve medo de dizer "sim" a novos conceitos, idéias e atividades, diz o Entrepreneur. Essa seria uma razão pela qual o Virgin Group é agora um império de mais de 200 empresas.

O empresário não se limitou a uma área, mas ramificou seus negócios e, diz, está aberto a tentar coisas novas.

8. Faça da felicidade um hábito

Para Branson, não é o sucesso que resulta na felicidade, mas o contrário. Ele nos encoraja, também em seu blog, a parar de perseguir a felicidade como se fosse um objetivo distante, que viria por uma grande conquista — e, naturalmente, difícil de obter.

A felicidade está bem na sua frente; você só precisa reconhecê-la e aproveitá-la, diz o empresário. Vamos tentar?

Richard Branson fantasiado durante o torneio de tênis Necker Cup
Richard Branson fantasiado durante o torneio de tênis Necker Cup - Imagem: Instragram / Richard Branson

*Com informações do site Entrepreneur

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

em busca de energia limpa

Criptomoedas: Elon Musk diz que Tesla vendeu 10% do que detinha em bitcoin

Segundo executivo, operação prova que a criptomoeda poder ser liquidada facilmente “sem mover o mercado”

imunização

Governo de São Paulo adianta em 30 dias vacinação contra a covid-19; veja novas datas

Plano é vacinar toda a população adulta do estado, ao menos com a primeira dose, até o dia 15 de setembro

luto

Ex-presidente do BC Carlos Langoni morre de covid-19 no Rio

Carlos Langoni trabalhou no governo na virada das décadas de 1970 e 1980, quando foi presidente do BC; ele colaborou com a equipe econômica do ministro Paulo Guedes, quase 40 anos depois

nos eua

Nova ‘ação meme’? Orphazyme dispara quase 1400% em um dia e mercado não sabe por quê

Investidores da empresa aguardam uma importante atualização sobre um tratamento experimental para a doença de Niemann-Pick; sem novidades, mercado não sabe a razão da alta

entrevista

Superávit primário pode voltar em 2024, diz secretário do Tesouro

Jeferson Bittencourt diz que a melhora no quadro fiscal do País não é “sorte”; confira a entrevista

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies