? [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Marina Gazzoni

Marina Gazzoni

Diretora-Executiva do Seu Dinheiro e Money Times. Tem 20 anos de experiência em gestão, edição e reportagem de projetos de conteúdo de Economia, passando por Empiricus Research, G1/Globo, Folha, Estadão e IG. Tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais e MBA em Marketing Digital. É planejadora financeira CFP® e mestranda na FGV (Inovação Corporativa).

OBRIGADA, LEITOR!

Seis meses com o Seu Dinheiro

Projeto foi lançado em 24 de setembro e já tem mais de 800 mil leitores por mês no site e 65 mil cadastrados para as newsletters diárias. Conheça a linha editorial, saiba quem não somos e como ganhamos dinheiro.

Marina Gazzoni
Marina Gazzoni
24 de março de 2019
10:47 - atualizado às 12:58
Equipe do Seu Dinheiro. Em cima: Luciana Seabra (esquerda), Julia Wiltgen, Jasmine Olga, Andrei Morais, Fernando Pivetti e Bruna Furlani; Victor Aguiar (à esquerda, na fila de baixo), Lilian Baima, Renato Del Rio, Marina Gazzoni, Vinícius Pinheiro e Eduardo Campos - Imagem: Fellipe Abreu/Seu Dinheiro

Caro leitor,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu estava de férias e no meio da reforma do meu apartamento quando a Olivia Alonso e a Luciana Seabra me chamaram para almoçar. Elas me fizeram um convite: vamos revolucionar o jornalismo econômico brasileiro? Meu olho brilhou.

O plano era deixar de lado uma fórmula careta e medrosa usada na cobertura de investimentos no país sem abrir mão de um conteúdo independente e de qualidade. Quando dei por mim já estava dando pitacos sobre o projeto, antes mesmo de entrar formalmente para o time do Seu Dinheiro.

Eu, Luciana e Olivia buscamos reforços. O Eduardo Campos foi o primeiro a chegar. Em seguida, o Vinícius Pinheiro e a Julia Wiltgen entraram no grupo. O Victor Aguiar chegou na semana passada… Ao todos somos 14, além dos nossos parceiros e colunistas.

Neste domingo completamos exatos seis meses no ar. Mais de 800 mil pessoas já acessam o site por mês. E outros 65 mil recebem todos os dias a nossa newsletter. Está acima do que esperávamos. E mal começamos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quero aproveitar o aniversário do site para discutir a nossa relação, amigo leitor. Preciso reafirmar quem não somos e colocar alguns pingos nos is. Quero que você saiba tudo sobre o Seu Dinheiro: onde estamos, qual a nossa relação com nossos sócios e, claro, como ganhamos dinheiro. Não temos absolutamente nada a esconder.

Leia Também

Quem não somos mesmo?

O Seu Dinheiro é uma proposta única na internet brasileira: não somos (mesmo) nada do que você lê por aí sobre investimentos.

Você não tem a impressão de que tudo que sai nos diferentes sites de notícias parece igual? É como se escrevessem todos os textos usando uma forma de bolo. Chato demais! E ninguém te fala a real. Ou você lembra de ler em algum lugar algo tão direto quanto “compre ações da Petrobras” ou “veja qual o melhor ETF para investir em cannabis”?

O máximo que você vai encontrar nos jornais é uma série de opiniões antagônicas empilhadas. Ninguém vai te indicar um caminho no meio da encruzilhada. Não é culpa dos jornalistas. Eles estão presos a regras dos manuais de redação, como a “imparcialidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu e meus colegas do Seu Dinheiro nos recusamos a ficar em cima do muro. Não somos imparciais! Temos um lado: o de quem quer ganhar dinheiro de verdade. Se for seu caso, seja muito bem-vindo!

Não é papo de vendedor. Vou te dar um exemplo de como isso funciona na prática. Quando o gestor coreano Mu Hak You assumiu o controle da Gafisa no fim do ano passado, a mídia tradicional se limitou a relatar os fatos. O Seu Dinheiro foi além e deu um aviso ao leitor: “fique longe dessa ação”! Sofremos as consequências da nossa “ousadia”. Fomos notificados para tirar as reportagens sobre a Gafisa do ar sob o risco de levar a questão para a Justiça. Não recuamos e compramos uma briga a favor de você - e olha que tínhamos apenas 2 meses de vida.

Somos independentes

Você precisa prestar atenção no que lê na internet. Tem muita gente querendo a sua atenção. As corretoras, os bancos... e todo mundo que ganha comissão ou cobra taxa para prestar um serviço financeiro.

A estratégia para falar com você mudou de um tempo para cá. Antes os bancos e as corretoras ficavam piscando na sua tela na forma de publicidade. Era fácil identificar as propagandas. Só que agora está na moda um tal de marketing de conteúdo, que traz uma peça que parece uma matéria jornalística, mas que na verdade é uma campanha para te vender alguma coisa. Nada contra. Pelo contrário: sou a favor da internet livre, do empreendedorismo e do marketing digital. Eu só acho que você precisa saber como funciona e identificar a diferença do que é conteúdo independente e patrocinado .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você sabia, por exemplo, que a Infomoney se tornou um projeto de marketing de conteúdo da XP Investimentos e não é um site de jornalismo independente? Perceba que a maioria dos analistas citados nas reportagens é da XP. A corretora mantém o site para falar dela mesma. E mais: ser um canal de vendas. Dentro dos textos estão links disfarçados de sugestão de leitura que te encaminham para abrir uma conta na corretora. Isso tudo sem um aviso sequer de que se trata de um conteúdo publicitário.

Longe de mim querer te dizer o que ler. É sempre bom ler de tudo, até bula de remédio. Mas você realmente acha que a melhor opção para buscar informações sobre investimentos é um site criado para captar clientes para uma corretora? Reflita sobre isso.

E o Seu Dinheiro é diferente?

Sim, a independência editorial é uma premissa que não abrimos mão. Isso não quer dizer que a empresa não tenha sócios. Não somos órfãos. O Seu Dinheiro tem “pai” e “mãe”. Nossos acionistas são o Estadão Ventures, braço de novos negócios do Grupo Estado, e a Acta Holding, grupo dono de publicações como Empiricus, Inversa, O Antagonista, Jolivi e Money Times.

A diferença é que nossos acionistas entendem que o sucesso do Seu Dinheiro depende de credibilidade e independência editorial. Ficamos em uma redação independente em um coworking perto da avenida Faria Lima, em São Paulo. O nosso conteúdo é por nossa conta e risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para não misturar as coisas, o Seu Dinheiro não entrevista economistas da Empiricus ou da Inversa para suas reportagens. Eles são ótimos, mas simplesmente não queremos correr o risco de ser confundidos com quem se presta a esse papel. Eles não precisam disso, nem o Seu Dinheiro.

Mas você vai ver que alguns dos melhores editores da Empiricus e da Inversa são colunistas do Seu Dinheiro. É como um economista que escreve um artigo para o jornal. Eles compartilham suas opiniões em um espaço determinado do veículo, mas não fazem parte da redação e não controlam o conteúdo do site. A curadoria do que entra ou não é do Seu Dinheiro.

E quem paga a conta?

É lógico que o Seu Dinheiro também quer ganhar dinheiro. Deus me livre virar mais uma empresa de mídia com as finanças na UTI. O site foi desenhado para dar lucro e andar com as próprias pernas.

Sabe como ganhamos dinheiro? Atualmente, apenas com publicidade. As marcas pagam para anunciar no site e na newsletter. Sem exceção. As empresas do grupo também pagam pelo espaço, assim como os demais anunciantes. E estamos abertos a todos (viu XP?). No futuro também queremos vender conteúdos especiais próprios, como cursos, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu te peço um pouco de paciência com a publicidade. Afinal, os anúncios geram a receita que paga nossas contas, para que possamos ter uma equipe qualificada para produzir o conteúdo de qualidade que você recebe de graça. É isso que significa ser independente. O nosso compromisso é sempre mandar mais conteúdo do que anúncios e diferenciar claramente um do outro. E, se você não quiser mais receber nossos e-mails pode clicar em “cancelar a inscrição” no fim de qualquer e-mail.

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre quem não somos. Obrigada a todos os leitores que acompanham o Seu Dinheiro. É para vocês que escrevemos todos os dias! Temos muitas novidades no forno e muito em breve volto aqui para contar. E se você tiver qualquer sugestão, crítica ou elogio sobre o Seu Dinheiro não hesite em me procurar: mgazzoni@seudinheiro.com.

Um abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CAI HOJE

Bolsa família de dezembro é pago hoje para NIS final 5

16 de dezembro de 2025 - 5:39

O programa segue o calendário escalonado e é feito conforme o final do NIS; depósito é realizado automaticamente em contas da Caixa

E NÃO É BC

Essa cidade brasileira tem mais apartamentos do que casas, fica no litoral e está entre as mais desenvolvidas

15 de dezembro de 2025 - 15:44

Dados do Censo 2022 mostram que mais de 60% da população de Santos vive em apartamentos, em um município que também se destaca em indicadores de desenvolvimento

CAI ANTES

Segunda parcela do décimo terceiro (13°) está chegando; veja até quando o valor deve cair na conta

15 de dezembro de 2025 - 11:06

Pagamento será antecipado porque o dia 20 cai em um sábado; é nessa etapa que entram os descontos de INSS e Imposto de Renda

ANOTE NO CALENDÁRIO:

Payroll, ata do Copom, IBC-BR e decisão de juros no Reino Unido, Zona do Euro e Japão dominam a agenda econômica na reta final de 2025

15 de dezembro de 2025 - 7:04

Os investidores ainda acompanham a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), a divulgação do IGP-10 e falas de dirigentes do Federal Reserve nos próximos dias

CAIXA PAGA HOJE

Bolsa Família libera pagamento para NIS final 4 nesta segunda-feira (15); veja calendário

15 de dezembro de 2025 - 5:32

NIS final 4 recebe hoje a parcela antecipada; programa movimenta R$ 12,74 bilhões em dezembro

SOB PRESSÃO

Governo sobe o tom com a Enel e afirma que não vai tolerar falhas reiteradas e prolongadas

14 de dezembro de 2025 - 16:30

A pasta afirmou que, desde 2023, vem alertando formalmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre problemas recorrentes na atuação da empresa

ENTRE OS TUBARÕES

Ele vendeu a empresa por US$ 1 bilhão para a Amazon e tem um conselho para quem quer empreender

14 de dezembro de 2025 - 14:35

Em abril deste ano, ele retornou à Amazon como vice-presidente de Produto da empresa que fundou

O PESO DO IMPOSTO

Carga tributária do Brasil atinge o maior patamar em mais de 20 anos em 2024, segundo a Receita Federal

14 de dezembro de 2025 - 12:33

De acordo com o levantamento, os tributos atingiram 32,2% do Produto Interno Bruto, com alta de 1,98 ponto percentual em relação a 2023

LOTERIAS DO SÁBADO

Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 52 milhões, mas outra loteria rouba a cena

14 de dezembro de 2025 - 10:05

A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na categoria principal, porém não fez nenhum novo milionário

A SEMANA DA BOLSA

São Martinho (SMTO3) lidera os ganhos do Ibovespa, e Vamos (VAMO3) fica na lanterna; confira o sobe e desce das ações

13 de dezembro de 2025 - 17:47

O principal índice da B3 acumulou valorização de 2,16% nos últimos cinco pregões, se recuperando das perdas da semana anterior

QUEM VAI LEVAR O ESTÚDIO?

Por que os shoppings brasileiros devem se preocupar com a disputa entre Netflix e Paramount pela Warner

13 de dezembro de 2025 - 14:25

Representantes das redes brasileiras de cinema chegaram a criticar a venda da Warner para gigantes do streaming

APAGÃO APÓS VENDAVAL

Enel tem até 12 horas para restabelecer energia em SP, e Ricardo Nunes pede ajuda ao presidente Lula

13 de dezembro de 2025 - 12:27

Em caso de não cumprimento da decisão, a empresa será penalizada com uma multa de R$ 200 mil por hora

SOB INVESTIGAÇÃO

Daniel Vorcaro na CPI do INSS: Toffoli impede colegiado de acessar dados bancários e fiscais do dono do Banco Master

13 de dezembro de 2025 - 11:23

A CPI do INSS havia aprovado a quebra de sigilos e a convocação de Vorcaro para esclarecer a atuação do Banco Master com produtos financeiros

LOTERIAS

Mega-Sena sorteia R$ 44 milhões hoje, e Lotofácil 3561 faz um novo milionário; confira as loterias deste fim de semana

13 de dezembro de 2025 - 9:33

Embora a Mega-Sena seja o carro-chefe das loterias da Caixa, um outro sorteio rouba a cena hoje

QUALIDADE DE VIDA

Cidade que fica a apenas 103km de São Paulo é uma das melhores do Brasil para morar

12 de dezembro de 2025 - 12:20

A 103 km da capital paulista, Indaiatuba se destaca no Índice de Progresso Social por segurança, infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida acima da média

CORRIDA MILIONÁRIA

Mega-Sena 2951 vai a R$ 44 milhões, mas Timemania assume a liderança com R$ 65 milhões; Lotofácil garante sete novos milionários

12 de dezembro de 2025 - 10:21

Mega-Sena e Timemania concentram as maiores boladas da semana, em meio a um cenário de acúmulos que atinge Quina, Lotomania, Dupla Sena, Dia de Sorte, Super Sete e +Milionária  

NIS FINAL 3

Bolsa Família mantém calendário adiantado e paga parcela de dezembro para NIS final 3 nesta sexta (12)

12 de dezembro de 2025 - 5:43

Com liberação antes do Natal, beneficiários com NIS terminado em 3 recebem nesta sexta; valor médio segue em R$ 691,37 com reforço dos adicionais

ANO NOVO, TAXA NOVA

Bruno Serra, da Itaú Asset, diz que Selic cai em janeiro e conta o que precisa acontecer para os juros chegarem a um dígito

11 de dezembro de 2025 - 19:50

O cenário traçado pelo time do Itaú Janeiro prevê um corte inicial de 25 pontos-base (pb), seguido por reduções mais agressivas — de 75 pb ou mais — a partir de março

PERDER O SONO

Tarifas, conflitos geopolíticos, inflação: quais são as principais preocupações dos bilionários para 2026

11 de dezembro de 2025 - 15:59

O receio das tarifas — exacerbado pela política tarifária dos Estados Unidos sob o presidente Donald Trump — é o maior entre os respondentes da pesquisa

O PÓS-COPOM

David Beker, do Bank of America, mantém projeção otimista para os juros: corte de 0,50 p.p. em janeiro e Selic a 11,25% em 2026

11 de dezembro de 2025 - 13:07

Economista-chefe do BofA acredita que o Copom não precisa sinalizar no comunicado antes de fazer qualquer ajuste e mantém olhar otimista para a política monetária

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar