🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Prós e contras

Vale a pena optar pelo saque aniversário do FGTS?

Nova modalidade permite ao trabalhador ter acesso a uma parte dos recursos do fundo de garantia ainda que não se enquadre em outros pré-requisitos, mas é preciso abrir mão de sacar o fundo em caso de demissão sem justa causa

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
18 de novembro de 2019
5:30 - atualizado às 11:32
Mulher em dúvida segura presentes de aniversário
Imagem: Shutterstock

Desde outubro de 2019, os trabalhadores brasileiros podem optar por uma nova modalidade de acesso aos recursos do fundo de garantia: o saque aniversário do FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se até pouco tempo atrás sacar o dinheiro do fundo sempre que possível era um "no brainer" - não tinha nem o que pensar - no caso do saque aniversário a coisa não é tão óbvia assim. É que agora o FGTS está mais rentável, e a nova modalidade de saque impõe algumas restrições ao trabalhador.

O fundo de garantia rende 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR), que hoje se encontra zerada - uma rentabilidade baixa até para o patamar baixo da Selic atual.

Porém, neste ano o governo instituiu que o FGTS deveria passar a distribuir 100% dos seus lucros aos cotistas, o que tem a capacidade de elevar consideravelmente o retorno do fundo.

Com a medida, o retorno referente a 2018 subiu para 6,2%, quase 100% do CDI daquele ano. Se continuar nessa toada - o que, é claro, não é garantido - o fundo de garantia pode ser melhor do que muita aplicação conservadora por aí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Atualização: em dezembro - portanto, depois da publicação desta reportagem - o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição de 100% dos lucros do FGTS aos cotistas. Assim, o fundo possivelmente voltará a distribuir 50% dos resultados a partir de 2020. Em 2019, porém, o FGTS distribuiu todo o lucro de 2018, conforme a decisão anterior do governo.

Só que deixar o dinheiro no fundo tem um custo: a falta de liquidez. Se você deixa de aproveitar as oportunidades de sacá-lo, você não pode mexer nesse dinheiro quando bem entender.

Leia Também

O saque aniversário do FGTS surge, então, como um meio-termo. Trata-se da possibilidade de sacar, uma vez por ano, uma parcela do fundo de garantia.

O problema é que quem opta por essa modalidade perde o direito de resgatar a totalidade dos recursos da conta ativa em caso de demissão sem justa causa e alguns outros casos de término de contrato de trabalho.

Todas as outras hipóteses para saque - utilização dos recursos para comprar a casa própria, doenças graves, aposentadoria etc. - continuam valendo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a escolha de migrar ou não para o saque aniversário não é tão simples, e obriga o trabalhador a ponderar direitinho os prós e contras de cada escolha.

Nesta outra matéria, eu já expliquei, ponto a ponto, as regras do saque aniversário e como fazer para aderir. Agora, eu vou discorrer sobre quando ele é vantajoso ou não.

Reserva de emergência

Eu já falei aqui no Seu Dinheiro sobre a importância de se ter uma reserva de emergência para momentos de adversidade, como desemprego, doença na família ou emergências domésticas.

Este é o objetivo primordial do FGTS. Acontece que o fundo de garantia só acaba protegendo o trabalhador em caso de desemprego. Portanto, em tese, seria necessário ter uma reserva em aplicações conservadoras para outros tipos de emergência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na escolha pelo saque aniversário, o trabalhador de certa forma abre mão dessa proteção do FGTS, mas ganha liquidez, podendo dispor de seus parte dos seus recursos uma vez por ano.

Ele tem, por exemplo, a oportunidade de investir esse dinheiro em aplicações mais rentáveis e utilizá-lo se necessário, mas fica sem acesso ao valor integral depositado na conta ativa do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Ainda assim, o saque aniversário ainda garante que ele receba a multa de 40% sobre os valores depositados pela empresa no fundo, então o trabalhador não ficaria totalmente desamparado.

Ao optar pelo saque aniversário do FGTS, o trabalhador deve, portanto, se certificar de que o valor da multa mais as reservas financeiras que ele tiver em aplicações conservadoras sejam suficientes para mantê-lo durante um período de seis meses a um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estabilidade no trabalho

Para quem tem certa estabilidade no emprego, a vantagem do saque aniversário é mais evidente. Ainda que o retorno do FGTS tenha melhorado, esses trabalhadores não têm perspectiva de pôr as mãos nesses recursos tão cedo. Eles também não precisam de uma reserva de emergência muito grande.

Assim, vale muito a pena optar pelo saque aniversário e investir em algo com maior potencial de rentabilidade.

E não estou falando só dos trabalhadores que têm efetiva estabilidade no emprego, como os servidores públicos que porventura tenham conta no FGTS, mas também dos trabalhadores da iniciativa privada que sintam que têm relativa estabilidade ou facilidade de recolocação no mercado de trabalho.

Destino dos recursos

Outra coisa que o trabalhador precisa considerar é o destino que ele daria aos recursos do saque aniversário, se esta for a sua opção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dívidas

Se a ideia for pagar dívidas caras ou incorporar os recursos ao orçamento familiar para justamente evitar o endividamento, a opção pelo saque aniversário pode valer a pena.

Afinal, mesmo com a Selic baixa, as linhas de crédito para pessoa física no Brasil ainda têm juros mais altos do que o retorno das aplicações conservadoras ou do próprio FGTS.

Mas justamente por isso, o ideal é que o trabalhador endividado já consiga quitar o débito com o primeiro saque aniversário. Se não, ele ficará sem FGTS em caso de demissão sem justa causa e ainda continuará pagando juros altos sobre o saldo devedor.

Se a dívida for muito grande, e o trabalhador não tiver reserva de emergência, talvez seja melhor tentar renegociar o débito para fazer as novas parcelas caberem no orçamento, deixando o FGTS onde está como forma de seguro em caso de desemprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como não há data limite para migrar para o saque aniversário, o trabalhador pode considerar novamente essa opção depois que já estiver com as finanças saudáveis.

De qualquer forma, quem conseguir quitar as dívidas com o saque aniversário do FGTS deve, em seguida, começar a focar na formação de uma reserva de emergência, já que, em caso de demissão, só vai receber a multa.

Investimentos

Os investimentos também são um bom destino para os recursos do saque aniversário, desde que o potencial de rentabilidade das aplicações escolhidas seja maior do que o retorno do FGTS. De nada adianta aplicar esse dinheiro na caderneta de poupança, por exemplo.

Assim, se o investidor já tiver uma reserva de emergência - aplicada em um investimento conservador - e tiver perfil moderado ou arrojado, ele pode destinar os valores sacados anualmente a ativos com mais risco e potencial de retorno do que a renda fixa conservadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dúvida pode surgir em relação a utilizar os recursos para investir em aplicações conservadoras ou mesmo para formar uma reserva de emergência própria.

Nesse caso, você poderia estar trocando uma reserva de emergência sem liquidez e com uma rentabilidade relativamente boa (pelo menos para o cenário atual), por uma reserva de alta liquidez e uma rentabilidade talvez menor.

Mas, mesmo neste caso, o saque aniversário pode ser uma boa ideia. Afinal, não podemos ter certeza de quanto o FGTS irá render daqui para frente. A tendência, na verdade, é que a rentabilidade do fundo caia com todos saques que vêm sendo realizados.

Em outras palavras, não há garantia alguma de que aquele retorno na casa dos 6% visto no ano passado irá se repetir. A previsão é de que o retorno do FGTS se mantenha próximo ao da caderneta de poupança, que hoje não é mais grande coisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a Selic em 5% ao ano, a poupança está rendendo 0,29% ao mês, ou 3,50% ao ano - menos do que a inflação projetada para os próximos 12 meses, de 3,61%, segundo o Boletim Focus do Banco Central. Existem aplicações conservadoras mais rentáveis que isso no mercado.

Então, para quem quer ter mais controle sobre a própria reserva de emergência, a opção pelo saque aniversário não é ruim, ainda mais tendo em vista de que o trabalhador ainda vai ter direito à multa caso seja demitido sem justa causa. Mas é bom optar por investimentos que rendam, pelo menos, uns 100% do CDI, com liquidez diária.

Nesta outra matéria, eu falo sobre onde investir a reserva de emergência. Nesta outra, eu faço algumas considerações sobre a NuConta e os CDBs que rendem 100% do CDI.

Agora, se você não tiver um bom plano para o saque aniversário do FGTS e achar que vai acabar gastando esses recursos de maneira irresponsável, talvez seja melhor afastar a tentação e não optar pela modalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saldo do FGTS

Pelas regras do saque aniversário, quanto menor o saldo do FGTS, mais vantajoso o saque, pois maior o percentual do fundo que você consegue sacar:

Saque aniversário do FGTS - quanto representa em percentual do saldo do fundo

Assim, quanto maior o saldo do FGTS, menor o valor do saque aniversário em relação ao total. Alguém que tenha R$ 40 mil no fundo de garantia, por exemplo, terá um saque aniversário de R$ 4.900, o correspondente a 12,25% do seu saldo. Já alguém que tenha R$ 70 mil vai sacar anualmente R$ 6.400, ou 9,14% do seu fundo.

Para quem tem pouco dinheiro no FGTS, o saque aniversário para investimento se revela bem vantajoso, já que em caso de desemprego o valor do fundo dificilmente seria suficiente para o trabalhador se manter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja como for, quem optar pelo saque aniversário do FGTS, continuará vendo o seu saldo no fundo aumentar, por conta dos novos depósitos do empregador e da rentabilidade.

Assim, a tendência é que o valor do saque também vá crescendo com o tempo (em valores absolutos), embora passe a representar um percentual cada vez menor do saldo total.

Desempregados

No caso de um desempregado que ainda tenha saldo no FGTS e que não possa sacá-lo - por exemplo, porque foi demitido por justa causa ou pediu demissão -, o saque aniversário é interessante para ter acesso a esses recursos.

Caso o trabalhador fique três anos fora do regime do FGTS, ele tem direito a sacar os recursos integralmente. Mas quanto mais longe o trabalhador desempregado estiver de completar este prazo, mais vantajoso é o saque aniversário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PERSPECTIVAS DO ASA

Queda da Selic em janeiro e juros a 11,5% em 2026: Fábio Kanczuk, ex-BC, diz que Copom “tirou todas as amarras” para iniciar ciclo de cortes

16 de dezembro de 2025 - 16:00

Segundo ele, o afrouxamento deve acontecer em janeiro do ano que vem, momento no qual o dólar estará sendo negociado abaixo de R$ 5,40

AO INFINITO E ALÉM!

O primeiro foguete comercial brasileiro vai para o espaço — enquanto cometa 3I/ATLAS se aproxima da Terra

16 de dezembro de 2025 - 13:08

Brasil abre janela para o lançamento do primeiro foguete comercial a partir de Alcântara, em meio à passagem do cometa 3I/ATLAS

MÁXIMAS HISTÓRICAS

O que a Inteligência Artificial (IA) e a transição energética têm em comum? Ambas estão levando este metal a atingir preços jamais vistos

16 de dezembro de 2025 - 11:19

Ambos os temas, que podem nem sempre entrar em intersecção, têm exercido uma pressão quase simultânea nos preços do cobre, que vêm renovando máximas históricas em 2025

VAI CONTINUAR APERTADO

Ata do Copom: BC diz que manutenção da Selic em nível ‘contracionista por período bastante prolongado’ é a estratégia correta

16 de dezembro de 2025 - 9:45

Os membros do comitê concluíram que “a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”

MÁQUINA AZEITADA

Lotofácil abre semana com um novo milionário; Mega-Sena corre hoje valendo R$ 52 milhões, mas pode ser superada pela Timemania

16 de dezembro de 2025 - 6:56

Ganhador ou ganhadora do concurso 3563 da Lotofácil efetuou sua aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal

CAI HOJE

Bolsa família de dezembro é pago hoje para NIS final 5

16 de dezembro de 2025 - 5:39

O programa segue o calendário escalonado e é feito conforme o final do NIS; depósito é realizado automaticamente em contas da Caixa

E NÃO É BC

Essa cidade brasileira tem mais apartamentos do que casas, fica no litoral e está entre as mais desenvolvidas

15 de dezembro de 2025 - 15:44

Dados do Censo 2022 mostram que mais de 60% da população de Santos vive em apartamentos, em um município que também se destaca em indicadores de desenvolvimento

CAI ANTES

Segunda parcela do décimo terceiro (13°) está chegando; veja até quando o valor deve cair na conta

15 de dezembro de 2025 - 11:06

Pagamento será antecipado porque o dia 20 cai em um sábado; é nessa etapa que entram os descontos de INSS e Imposto de Renda

ANOTE NO CALENDÁRIO:

Payroll, ata do Copom, IBC-BR e decisão de juros no Reino Unido, Zona do Euro e Japão dominam a agenda econômica na reta final de 2025

15 de dezembro de 2025 - 7:04

Os investidores ainda acompanham a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), a divulgação do IGP-10 e falas de dirigentes do Federal Reserve nos próximos dias

CAIXA PAGA HOJE

Bolsa Família libera pagamento para NIS final 4 nesta segunda-feira (15); veja calendário

15 de dezembro de 2025 - 5:32

NIS final 4 recebe hoje a parcela antecipada; programa movimenta R$ 12,74 bilhões em dezembro

SOB PRESSÃO

Governo sobe o tom com a Enel e afirma que não vai tolerar falhas reiteradas e prolongadas

14 de dezembro de 2025 - 16:30

A pasta afirmou que, desde 2023, vem alertando formalmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre problemas recorrentes na atuação da empresa

ENTRE OS TUBARÕES

Ele vendeu a empresa por US$ 1 bilhão para a Amazon e tem um conselho para quem quer empreender

14 de dezembro de 2025 - 14:35

Em abril deste ano, ele retornou à Amazon como vice-presidente de Produto da empresa que fundou

O PESO DO IMPOSTO

Carga tributária do Brasil atinge o maior patamar em mais de 20 anos em 2024, segundo a Receita Federal

14 de dezembro de 2025 - 12:33

De acordo com o levantamento, os tributos atingiram 32,2% do Produto Interno Bruto, com alta de 1,98 ponto percentual em relação a 2023

LOTERIAS DO SÁBADO

Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 52 milhões, mas outra loteria rouba a cena

14 de dezembro de 2025 - 10:05

A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na categoria principal, porém não fez nenhum novo milionário

A SEMANA DA BOLSA

São Martinho (SMTO3) lidera os ganhos do Ibovespa, e Vamos (VAMO3) fica na lanterna; confira o sobe e desce das ações

13 de dezembro de 2025 - 17:47

O principal índice da B3 acumulou valorização de 2,16% nos últimos cinco pregões, se recuperando das perdas da semana anterior

QUEM VAI LEVAR O ESTÚDIO?

Por que os shoppings brasileiros devem se preocupar com a disputa entre Netflix e Paramount pela Warner

13 de dezembro de 2025 - 14:25

Representantes das redes brasileiras de cinema chegaram a criticar a venda da Warner para gigantes do streaming

APAGÃO APÓS VENDAVAL

Enel tem até 12 horas para restabelecer energia em SP, e Ricardo Nunes pede ajuda ao presidente Lula

13 de dezembro de 2025 - 12:27

Em caso de não cumprimento da decisão, a empresa será penalizada com uma multa de R$ 200 mil por hora

SOB INVESTIGAÇÃO

Daniel Vorcaro na CPI do INSS: Toffoli impede colegiado de acessar dados bancários e fiscais do dono do Banco Master

13 de dezembro de 2025 - 11:23

A CPI do INSS havia aprovado a quebra de sigilos e a convocação de Vorcaro para esclarecer a atuação do Banco Master com produtos financeiros

LOTERIAS

Mega-Sena sorteia R$ 44 milhões hoje, e Lotofácil 3561 faz um novo milionário; confira as loterias deste fim de semana

13 de dezembro de 2025 - 9:33

Embora a Mega-Sena seja o carro-chefe das loterias da Caixa, um outro sorteio rouba a cena hoje

QUALIDADE DE VIDA

Cidade que fica a apenas 103km de São Paulo é uma das melhores do Brasil para morar

12 de dezembro de 2025 - 12:20

A 103 km da capital paulista, Indaiatuba se destaca no Índice de Progresso Social por segurança, infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida acima da média

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar