Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Ainda suspensa

CVM nega pedido de adiamento de assembleia da Embraer

Marcada para esta terça-feira, AGE segue suspensa por decisão da 24.ª Vara Cível Federal de São Paulo, mas a decisão do regulador do mercado de capitais contraria vários pontos das reclamações

Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) negou nessa segunda-feira, 25, o pedido de adiamento da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Embraer que irá apreciar o acordo com a Boeing, protocolado pelo investidor Renato Chaves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AGE, marcada para esta terça-feira, 26, segue suspensa por decisão da 24.ª Vara Cível Federal de São Paulo, mas a decisão do regulador do mercado de capitais contraria vários pontos das reclamações que vêm sendo apresentadas por Chaves e outros investidores.

Na decisão, publicada agora no site da autarquia, a diretoria acompanha integralmente o relatório da área técnica, para quem os documentos constantes da proposta da Embraer têm "alto grau de detalhamento". Chaves questiona, por exemplo, a falta de um laudo dos ativos que serão transferidos para a nova empresa. Para a Superintendência de Relações com Empresas (SEP), nem a Lei 6.404/76 nem a instrução CVM nº 481/09 exigem o laudo no tipo de operação que está sendo proposta.

A SEP também não viu problemas no tratamento confidencial que está sendo dado a um conjunto de ativos da Embraer que estão sendo transferidos para a nova empresa, chamados de "instalações contribuídas". A avaliação é que a proposta já aponta o valor financeiro dos ativos e dos passivos que serão transferidos .

O relatório técnico aprovado pela diretoria também afirma que não há necessidade de divulgação a versão final do acordo de acionistas porque a transação já deixa claro que a "Embraer não terá poder de gestão significativo da Nova Sociedade Aviação Comercial".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CVM destaca ainda que a Embraer não possui acionista controlador e apresenta elevada dispersão acionária com grande percentual de capital estrangeiro em sua base de acionistas. "Caberá aos 36.000 acionistas decidirem na referida AGE se concordam ou não com a proposta da administração da Companhia", afirma a autarquia na decisão publicada em seu site.

Leia Também

DESCOBERTA

Um imperador autoproclamado ficou pouco tempo no poder, mas o bastante para mandar cunhar moedas com seu rosto há 1.700 anos — e uma delas acaba de ser encontrada

VAI VIRAR SUPER

El Niño segue ganhando força e meteorologistas alertam para um dos eventos mais intensos da história

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Loterias batem na trave. 18 de agosto de 2026 - 6:55
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 18 de agosto de 2026 - 5:06
apple iphone ataque alerta notificação (1) 17 de agosto de 2026 - 17:38
Gabriel Galípolo está sendo em uma mesa, falando em um microfone. Ele está com as mãos levantadas. Usa terno azul marinho e camisa branca. 17 de agosto de 2026 - 15:48
new fit suplemento alimentar anvisa 17 de agosto de 2026 - 13:00
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 17 de agosto de 2026 - 7:28
energia aneel open energy 17 de agosto de 2026 - 6:31
nassim taleb (1) 16 de agosto de 2026 - 7:30
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 15 de agosto de 2026 - 12:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar