🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Protagonismo?

Apenas 16% da população acha que o Congresso faz um bom trabalho

Em abril, percentual era de 22%, melhor resultado já captado por pesquisa Datafolha

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). - Imagem: Pedro França/Agência Senado

O Congresso Nacional, na figura de seus líderes Rodrigo Maia, na Câmara, e Davi Alcolumbre, no Senado, tenta mostrar maior protagonismo e responsabilidade diante das pautas de interesse nacional, como a reforma da Previdência e e a já acenada reforma tributária. Mas isso não se reflete na opinião da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo pesquisa do Datafolha, apenas 16% da população considera o Congresso ótimo ou bom, uma queda sensível com relação aos 22% que tinham essa avaliação em abril e que tinha marcado a melhor leitura para início de legislatura em comparação com sondagens semelhantes feitas em 2007 e 2015.

O que subiu, em mesma proporção, foi o percentual daqueles que consideram o Congresso ruim ou péssimo. De 32% em abril para 38% agora em julho. A avaliação regular se manteve em 41%.

Os números captados pelo Datafolha são semelhantes aos obtidos pela XP Ipespe, que mostra 12% de ótimo e bom, 43% de regular e 45% de ruim ou péssimo.

O dado que chama atenção na pesquisa é o cruzamento dessa avaliação com a percepção sobre o governo Jair Bolsonaro. Quem considera o governo ótimo ou bom tem visão mais positiva sobre o Congresso, apesar do certo distanciamento que Bolsonaro tenta manter da política e dos políticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa mostra que 26% dos que aprovam Bolsonaro consideram o Congresso ótimo ou bom. Entre os que desaprovam o presidente, apenas 10% têm essa avaliação positiva com relação a deputados e senadores.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Cada vez mais acirrado: Lula e Flávio empatam no segundo turno, mas ainda são os candidatos à presidência mais rejeitados, mostra BTG/Nexus

ELEIÇÕES 2026

Primeiro Datafolha após início da campanha mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro; confira os números

Em outra pesquisa, o Datafolha mostrou que 33% da população classifica o presidente como ótimo ou bom, outro terço dá nota regular e o terço final diz que ele é ruim um péssimo.

Quanto maior a escolaridade, maior a insatisfação. Dos entrevistados com ensino fundamental, 32% dá nota ruim/péssimo, percentual que sobe a 47% entre aqueles com nível superior.

A confiança no Congresso só não é menor que nos partidos políticos. Apenas 7% dizem confiar muito no Congresso e 4% (quase margem de erro) nos partidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram entrevistadas 2.086 pessoas entre os dias 4 e 5 de julho em 130 municípios. A margem de erro de 2 pontos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 13 de agosto de 2026 - 14:00
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em discurso ao Plenário do Senado. 3 de agosto de 2026 - 12:31
Spray de pimenta 27 de julho de 2026 - 13:42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 24 de julho de 2026 - 20:06
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 24 de julho de 2026 - 19:34
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 13 de julho de 2026 - 9:08
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 8 de julho de 2026 - 14:46
3 de julho de 2026 - 16:00
Senado durante sessão plenária semipresencial para votar o projeto de lei (PL 1.847/2024) que estabelece a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia. (Relator senador Jaques Wagner) 24 de junho de 2026 - 21:50
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar