🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Aviação

Segundo NYT, outro jato da Boeing pode ter problemas de segurança: o 787 Dreamliner

Segundo reportagem do New York Times, na fábrica do 787 na Carolina do Sul são comuns os casos de resíduos metálicos e ferramentas esquecidos dentro de aeronaves, além de peças defeituosas instaladas; até chiclete segurando o acabamento de uma porta já foi encontrado

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
21 de abril de 2019
12:20 - atualizado às 12:22
Boeing American Airlines 787 Dreamliner
Boeing 787 Dreamliner da American Airlines: resíduos já foram encontrados nas aeronaves da companhia aérea. Imagem: PRNewsfoto/Boeing

Instalação de peças defeituosas. Detritos e rebarbas de metal deixados próximos de fiação, do motor ou dentro da cauda. Ferramentas esquecidas nas entranhas das aeronaves. Um chiclete prendendo o acabamento de uma porta. Segundo reportagem do New York Times publicada no último sábado (20), tudo isso tem ocorrido na fábrica da Boeing em North Charleston, no estado americano da Carolina do Sul, onde é fabricado o jato 787 Dreamliner.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse modelo de aeronave jamais sofreu uma queda, embora já tenha passado por um caso de incêndio na bateria. Diferentemente do 737 Max, que após dois sérios acidentes com centenas de vítimas teve os voos suspensos em vários países e companhias aéreas e tem feito a Boeing passar por um certo sufoco.

A matéria assinada pelos repórteres Natalie Kitroeff e David Gelles, no entanto, revela uma série de problemas de segurança e qualidade na produção do 787 Dreamliner na planta da Carolina do Sul, aparentemente fruto de uma cultura empresarial que valoriza mais a velocidade de produção do que a qualidade.

Os repórteres do New York Times tiveram acesso a centenas de páginas de e-mails internos, documentos corporativos e registros governamentais, além de terem entrevistado empregados e ex-empregados.

Devido a atrasos, a Boeing teria pressionado seu pessoal a apressar a produção dos 787 Dreamliner, ignorando alertas dos empregados quanto a questões de segurança e qualidade. Muitos deles fizeram reclamações junto aos reguladores federais. Alguns relataram retaliações ao denunciar os problemas a seus superiores ou ao RH da empresa. Outros foram desincentivados a fazer denúncias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resíduos e ferramentas esquecidas

Alguns dos casos relatados na reportagem são de deixar os cabelos em pé. Um dos técnicos ouvidos disse que encontrou diversas vezes detritos deixados próximos da fiação sob os cockpits. "Eu disse à minha esposa que eu nunca planejo voar num desses, por segurança", ele disse à reportagem.

Leia Também

Aeronaves chegaram a fazer voos de teste com resíduos em um dos motores e na cauda, correndo risco de falha. Casos de ferramentas esquecidas dentro das aeronaves são frequentes.

Os empregados já chegaram a encontrar uma escada e um fio de lâmpadas dentro da cauda de um avião, próximos das engrenagens do estabilizador. Segundo um dos ex-técnicos ouvidos, os objetos esquecidos poderiam ter prendido as engrenagens.

Um inspetor de qualidade aposentado que trabalhou na fábrica por 30 anos, já detectou fibras metálicas penduradas sobre a fiação que comanda os controles de voo. Se esses pedaços de metal afiados penetrassem onde os fios estavam, poderia ser "catastrófico", disse o ex-empregado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele fez uma reclamação junto aos reguladores e disse que pediu repetidamente aos seus superiores para remover essas fibras, mas que eles recusaram e o transferiram para outro setor.

Um porta-voz da Federal Aviation Administration (FAA), entidade reguladora da aviação civil nos Estados Unidos, disse que a agência inspecionou diversos aviões certificados pela Boeing como livres de resíduos e encontrou o mesmo problema das fibras metálicas. Em certas circunstâncias, ele disse, o problema pode levar a curtos-circuitos e causar incêndios.

Os oficiais acreditam que as rebarbas podem ter danificado uma aeronave que já estava em serviço num caso de 2012.

Em 2017, a FAA soltou uma orientação exigindo que os 787 Dreamliner ficassem livres das rebarbas antes da entrega. A Boeing disse que estava atendendo à solicitação e trabalhando com o fornecedor para melhorias no design, mas que a questão não apresentava problema de segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instalação de peças defeituosas

O mesmo funcionário descobriu, em 2016, que um gerente sênior havia tirado do lixo um equipamento que seria parte do sistema central de controle do movimento do avião e que o mesmo foi instalado num Dreamliner. Ao jornal, o ex-inspetor de qualidade disse que o gerente falou para ele não se preocupar com isso.

Ele fez uma reclamação junto ao RH. Também reportou à chefia que partes com defeito haviam desaparecido, levantando a suspeita de que elas teriam sido instaladas em aviões. Os superiores, porém, disseram para ele terminar de preencher a papelada sobre as peças desaparecidas sem antes descobrir onde elas tinham ido parar.

A FAA investigou o caso e descobriu que a Boeing havia perdido algumas peças danificadas. A Boeing disse que, como precaução, enviou avisos para as companhias aéreas sobre a questão.

"Eu ainda não vi sair de Charleston um avião no qual eu poria meu nome dizendo ser seguro e pronto para voar", disse o ex-inspetor de segurança ao NYT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pressa para entregar

Segundo as denúncias de dois gerentes, ferramentas começaram a desaparecer, e muitas eram encontradas dentro das aeronaves. Além disso, eles alegam que os empregados eram obrigados a cobrir atrasos.

Chegou a haver a instalação de equipamento com defeito em aeronaves, para que parecesse aos executivos de Chicago, aos clientes e acionistas que o cronograma de produção estava sendo seguido, quando na verdade havia atrasos.

Os dois gerentes fizeram denúncias à FAA, que as investigou, mas não achou violações na sua visita à planta no início de 2014. A agência, no entanto, disse que já tinha detectado "controle impróprio de ferramentas" e a "presença de resíduos de objetos estranhos".

Ambos os gerentes foram demitidos sob a acusação de terem aprovado de maneira imprecisa a escala de empregados que não se reportavam a eles. Os dois alegam, no entanto, que se tratou de uma retaliação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao inspecionar um dos aviões que estavam sendo preparados para entrega, o atual técnico da planta recentemente encontrou chiclete segurando uma parte do acabamento de uma das portas. "Não era uma questão de segurança, mas não é o que você quer apresentar a um cliente", ele disse.

Um dos empregados fez uma queixa sobre o chiclete junto à FAA, que diz estar investigando.

Clientes do Dreamliner também detectaram problemas

Um empregado aposentado da American Airlines, encontrava resíduos nos modelos Dreamliner fabricados em North Charleston com frequência aos inspecionar as aeronaves.

Ele encontrou objetos soltos tocando a fiação elétrica e trapos próximos ao trem de pouso. Ele coletava os pedaços e os colocava em sacos zip-lock para mostrar para um dos altos executivos da planta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mesmo empregado chegou a encontrar um pedaço de plástico bolha perto do pedal que os copilotos usam para controlar a direção do avião, o que poderia ter emperrado o equipamento durante o voo.

Mesmo depois de um dos Dreamliners da AA já ter feito um voo de teste, o funcionário encontrou um parafuso solto dentro de um dos motores, que poderia ter causado um mal funcionamento.

O que dizem os clientes

A American Airlines disse ter conduzido inspeções rigorosas dos novos aviões antes de colocá-los em serviço. "Temos confiança nos 787s que temos na nossa frota", disse o porta-voz da companhia.

Já a Qatar Airways passou a comprar seus Dreamliners apenas da fábrica da cidade de Everett, Washington, desapontada com os atrasos na produção de North Charleston devido a erros na manutenção que danificaram os aviões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, a companhia aérea disse que "continua a ser uma apoiadora da Boeing para o longo prazo e que tem confiança total em todas as suas aeronaves e plantas fabris".

Mas os problemas aparentemente não se resumem ao 787 Dreamliner, nem à planta de North Charleston. Em março, a Força Aérea Americana pausou as entregas da aeronave militar KC-46, após encontrar uma chave inglesa, parafusos e lixo dentro de aviões novos.

O que diz a Boeing

A Boeing disse estar trabalhando para solucionar a questão com a Força Aérea, que retomou as entregas neste mês.

Resíduos deixados em aeronaves são um problema comum na aviação. Os empregados precisam limpar os aviões após o trabalho, para evitar contaminação dos equipamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Erros acontecem em qualquer fábrica, e não há evidências, de acordo com a reportagem, de que os problemas na planta de North Charleston tenham causado grandes incidentes de segurança.

Mas o problema dos detritos tem sido persistente na Carolina do Sul, de acordo com a reportagem do NYT. Além disso, a planta sempre teve graves problemas para contratar mão de obra qualificada.

A Boeing está ciente da questão dos detritos: neste mês, o chefe do programa 787 lembrou ao pessoal de North Charleston por e-mail que objetos deixados dentro de aeronaves "podem ter sérias consequências de segurança quando ignorados".

A menos de um mês depois da queda do segundo 737 Max, a Boeing chamou os empregados de North Charleston para uma reunião urgente, pois clientes estavam achando objetos esquecidos em aeronaves novas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um gerente sênior implorou aos trabalhadores que checassem com mais cuidado, relembrando os acidentes do 737 Max.

Porta-vozes da Boeing, porém, alegam que a planta da Carolina do Sul segue os maiores níveis de qualidade da história da companhia, que as equipes têm compromisso com a qualidade, e que a Boeing prioriza segurança e qualidade à velocidade da produção, embora as três coisas possam ser conciliadas na produção de uma das aeronaves mais seguras produzidas hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
POLÍTICA MONETÁRIA

Presidente do BC prega cautela nos juros e fala sobre Master: “não há regra que proíba captar acima do CDI”

9 de fevereiro de 2026 - 17:16

Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica

QUEM PAGA A CONTA

FGC deve votar proposta para recuperar R$ 50 bilhões perdidos com o caso Master, diz jornal

9 de fevereiro de 2026 - 10:00

A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.

LOTERIAS

Com R$ 47 milhões em jogo, Mega-Sena promete o prêmio mais alto da semana, mas outras loterias também oferecem valores milionários

9 de fevereiro de 2026 - 7:36

Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.

TAÇA VAZIA

Crise do vinho na Argentina: consumo cai mais de 20% — e o principal motivo não é a economia do país

8 de fevereiro de 2026 - 16:03

Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa

DINHEIRO NO BOLSO

JHSF (JHSF3), BTG Pactual (BPAC11) e outras quatro empresas distribuem dividendos esta semana; veja quem pode receber

8 de fevereiro de 2026 - 15:06

Pagamentos de dividendos e JCP ocorrem em conjunto com a temporada de divulgação de balanços das principais empresas da B3

ENTRE JUROS E ELEIÇÕES

Estrangeiro impulsiona Ibovespa, mas institucional não compra a tese e foge da bolsa brasileira; entenda o desânimo dos investidores

8 de fevereiro de 2026 - 13:16

Dados preliminares mostram que, dos dias 1o a 29 de janeiro, a entrada de recursos na bolsa vindos do exterior somou R$ 25,3 bilhões

LOTERIAS

A sorte saiu da sala: loterias encalham, e prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 47 milhões; confira os sorteios da segunda-feira

8 de fevereiro de 2026 - 11:02

A única loteria que contou com um vencedor na categoria principal foi a Lotofácil 3608

FUTUROLOGIA

Utopia ou distopia? Como seria a vida sem trabalho nem dinheiro sugerida por Elon Musk

8 de fevereiro de 2026 - 9:57

Enquanto o bilionário projeta um mundo sem mercado de trabalho, o debate filosófico e a ficção científica oferecem pistas sobre suas consequências

SORTE GRANDE

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões neste sábado; confira como apostar

7 de fevereiro de 2026 - 17:02

Concurso 2970 acontece em São Paulo; último sorteio pagou R$ 141,8 milhões para uma única aposta

TORNOZELEIRA ELETRÔNICA?

MP denuncia Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, por esquema de propinas; valor pago por varejistas é de R$ 1 bilhão

6 de fevereiro de 2026 - 11:25

Na época da deflagração da operação, Sidney chegou a ser preso, porém foi solto dias depois. Agora, o MP pede à Justiça que os acusados usem tornozeleira eletrônica

BRILHOU SOZINHA

Mega-Sena desencalha, sai pela 1ª vez desde a Mega da Virada e vencedor leva mais de R$ 141 milhões sozinho; Lotofácil tem dezenas de ganhadores

6 de fevereiro de 2026 - 7:03

Mega-Sena vinha acumulando desde o sorteio da Mega-da Virada. Lotofácil teve um total de 48 ganhadores. Todas as demais loterias sorteadas na quinta-feira (5) acumularam.

SOB ESCRUTÍNIO

Por que Fictor entrou na mira da Polícia Federal após tentativa frustrada de comprar o Banco Master

5 de fevereiro de 2026 - 18:22

Investigação apura crimes contra o sistema financeiro e questiona o que havia por trás da negociação

ADEUS, BRASIL?

Fugindo da instabilidade? Brasil é o país que mais perdeu milionários em 2025

5 de fevereiro de 2026 - 14:26

Com instabilidade no radar, Brasil lidera a saída de milionários na América Latina e aparece entre os países que mais perderam fortunas no mundo em 2025

EXPLOSÕES SOLARES

Sol entra em fase rara de explosões e Terra passa a ser monitorada de perto

5 de fevereiro de 2026 - 11:53

Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.

INDESTRUTÍVEL

Guerras nucleares, raios gama ou asteroides caindo do céu: esse é o único animal que sobreviveria ao fim do mundo

5 de fevereiro de 2026 - 10:28

Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados

ROUBOU A CENA

Lotomania faz 3 milionários, mas seriam 5 se…; Lotofácil acumula e Mega-Sena pode pagar mais de R$ 140 milhões hoje

5 de fevereiro de 2026 - 7:32

A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.

DINHEIRO PARADO

Quem tem medo de investir? Da alta renda à classe C, complexidade e “economiquês” travam investidor brasileiro, mas mercado já tem saídas, segundo o Google

4 de fevereiro de 2026 - 18:00

A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado

DE VOLTA ÀS RUAS

Carro que marcou geração de brasileiros volta ao mercado mais moderno e melhor

4 de fevereiro de 2026 - 13:31

Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza.   O nome de fato marcou gerações […]

DESSA VEZ DUROU POUCO

Trump assina projeto de financiamento para encerrar shutdown parcial nos EUA

4 de fevereiro de 2026 - 8:45

O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)

BRILHOU SOZINHA

Teimosia faz novo milionário na Lotofácil 3604; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

4 de fevereiro de 2026 - 7:22

Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar