Menu
2019-05-17T12:15:41-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Podia ser melhor

Na média, as empresas decepcionaram no 1º trimestre. Essa é conclusão do BTG sobre a temporada de balanços

Economia fraca influenciou no desempenho das companhias, que ficou aquém do esperado pelos analistas do banco. Apesar disso, lucro, receita e geração de caixa foram melhores do que em 2018. Veja como foi o desempenho de diferentes setores

17 de maio de 2019
12:14 - atualizado às 12:15
Avaliação ruim
Avaliação ruim - Imagem: Shutterstock

Que a economia brasileira tem demorado a reagir de maneira consistente e apresentado sucessivos dados de estagnação, isso não é novidade. O impacto temos visto na falta de investimento e em baixa geração de emprego.

Mas o BTG Pactual aponta outro ator que tem sofrido com o pessimismo da economia: as empresas, é claro. Para chegar a essa conclusão, o banco de investimento se debruçou sobre balanços do primeiro trimestre de 2019.

O BTG identificou então que 31% das empresas apresentaram resultados melhores do que o esperado e 28% relataram números mais fracos do que a expectativa.

Na média, excluindo a Petrobras e a Vale, a receita e lucro líquido da empresa foram 0,6% e 7,9% abaixo da projeção do BTG, enquanto o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) veio 1,1% acima. Mas, se comparado ao mesmo período do ano passado, os números de receita, Ebitda e lucro cresceram 11,4%, 12,1% e 5,7%.

Para esses dados, a empresa desconsidera Vale e Petrobras, cujos tamanhos promovem uma distorção na média. Entre os segmentos que tiveram o melhor desempenho, estão o agronegócio e o de aluguel de carros. Já papel e celulose e alimentação estão entre os mais decepcionantes.

Confira abaixo como cada segmento se saiu.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

De volta ao topo

País volta a ser maior mercado de caminhão da Mercedes, que reafirma investimento

O volume supera os 24,5 mil caminhões vendidos na Alemanha, que caiu para a segunda posição no ranking de mercados globais da montadora.

Retomada

Faturamento da indústria de máquinas sobe 38,5% em janeiro em comparação anual

A expectativa é de que as vendas internas continuem positivas.

Banco digital

Modalmais entra com pedido de IPO na B3 e esquenta disputa das plataformas de investimento

O pedido de IPO acontece menos de um ano depois do acordo fechado para a venda de até 35% do capital do Modalmais para o Credit Suisse, em um negócio que avaliou o banco digital em R$ 5 bilhões

bom potencial de alta

Quanto as ações da Eletrobras podem valer com a privatização? Veja os cálculos dos analistas

MP enviada ao Congresso prevê processo de capitalização da companhia, que resultará na diluição da participação do governo no capital social

Parceria vai voar?

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam

A suspeita é que a Delta tenha mais influência na administração da Aeroméxico do que o anteriormente informado ao Cade.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies