🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Eduardo Campos

Eduardo Campos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.

Entrevista Exclusiva

Invisto no Brasil se nenhum louco ganhar a eleição , diz o lendário Jim Rogers

Guerra comercial abre oportunidade para o Brasil especialmente em commodities

Eduardo Campos
Eduardo Campos
30 de setembro de 2018
6:06 - atualizado às 15:56
Jim Rogers
Imagem: Shutterstock

Conheci Jim Rogers no fim de agosto de 2013 em evento da então BM&F Bovespa em Campos do Jordão. O megainvestidor, então com 70 anos e “aposentado” desde os 37, após criar, em parceria com George Soros, o Quantum Fund, lenda do mercado com mais de 4.200% de retorno em dez anos enquanto o S&P retornou 37%, estava pessimista com o Brasil. Motivo: políticas anticapitalistas da presidente Dilma Rousseff.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passados cinco anos de nossa última conversa, Jim disse que estava pensando no Brasil nas últimas semanas quando recebeu o e-mail com pedido de entrevista, que prontamente respondeu com um “ligue agora”. Do interior da Rússia, Jim falou de investimentos, Brasil, Estados Unidos e bitcoins.

“Já vinha pensando se não era hora de vender EUA e voltar a comprar Brasil”

Jim disse que estava considerando o que aconteceu o Brasil nos últimos anos, a crise e o baixo crescimento, e avalia que pode ser uma grande oportunidade de investir no país nos próximos três a seis meses. O porém é o que vai acontecer no mundo nesse período e nas eleições por aqui.

“Não ligo para quem seja eleito, só não pode ser um maluco. Na América nos temos um maluco. Não tenho que investir em um país comandado por um louco”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tentei aprofundar um pouco mais sobre o quadro eleitoral por aqui e os candidatos, mas Jim voltou a dizer que não importa quem seja o eleito. Quem vai dizer se o vencedor é um louco ou não é o próprio mercado. “Lembra do Lula? Que seria terrível? Mas o mercado foi muito bom. Foi o mercado que fez o Lula parecer bom”, disse.

Leia Também

Commodities

Ele reconhece que pode não ser muito bom no timing de suas recomendações de investimento, mas que passou a olhar para o Brasil ao ver o movimento das commodities, especialmente as agrícolas, que estariam mostrando uma tendência de baixa e preços artificiais em função da guerra comercial comandada por Donald Trump. “Trump está fazendo coisas malucas. Provocando preços baixos por razões artificiais. E esse é um bom motivo para comprar.”

“Estou vendo o Brasil porque entendo do mercado de commodities e sei que o Brasil vai junto com as commodities”

'Não vejo razão para comprar EUA'

Perguntado sobre o mercado americano e a firme valorização desde a crise de 2008, Jim afirma que os mercados por lá estão perto de suas máximas históricas e que não haveria razão para investir num mercado assim. “Esse é o ‘bull market’ mais longo de todos os tempos. Pode durar mais dez anos? Pode. Mas não vejo sentido! Gosto de comprar coisas com preços deprimidos”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele há sim uma bolha no mercado acionário americano, mas pondera que bolhas podem durar por muito tempo. Em seu livro “Street Smarts” (Crown Bussines, sem tradução) Jim fala que todo “bull market” termina em uma bolha, que se caracteriza por preços subindo puramente porque estão subindo. Neste momento todos pensam que o que está acontecendo é racional, que os preços estão justos e vão continuar subindo. A questão é ser inteligente o suficiente para saber quando sair fora para se salvar da falta de conhecimento e experiência. Mas isso, claro, é algo difícil de se fazer.

Outro sinal de alerta que parte das bolsas americanas é que boa parte da valorização está concentrada nos papéis de tecnologia – conhecidos pelo acrônimo FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Alphabet/Google).

“Quando apenas algumas ações puxam o mercado, que não sobe como um todo, isso é um sinal de perigo”, disse. “Neste momento, uma coisa inteligente para se fazer é vender América e comprar Brasil.”

Ampliando um pouco a análise, Jim afirma que o investidor tem de procurar em âmbito global o que é bom e o que é ruim em termos de investimento e seguir com a sua convicção, o que ele disse ser “keep your head”. Como exemplo citou o caso da Turquia, que tem uma dívida enorme e não tem como pagar seus credores externos. E lembrou que os políticos turcos, assim como Trump, passaram a procurar culpados para suas mazelas criadas internamente. “Culpe o estrangeiro sempre! Eles se vestem diferente, pensam diferente a comida dele fede, e assim por diante”, exemplificou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

'Não ouça a mim ou a ninguém'

A fórmula de Jim Rogers para se tornar um investidor de sucesso é começar por empresas, setores ou negócios que você tenha conhecimento, alguma intimidade. “Todo mundo sabe algo sobre alguma coisa. Assiste TV, lê sobre, se interessa. Pode ser moda, carros, qualquer assunto”.

Sendo que você já tem alguma familiaridade com o tema, a recomendação é aprofundar a sua pesquisa. Olhe as empresas, seu endividamento, as pessoas que trabalham lá. “Você sabe muito sobre esse assunto. Você saberá quando terá um produto ou algo que vai mudar aquele setor. Você estará certo quando decidir comprar as ações e também saberá quando estiverem fazendo besteira e vai vender as ações”, exemplifica. “Todos sabem mais sobre algo do que as outras pessoas. Tem que começar por isso.”

Pergunto a Jim se essa lógica de investimentos também vale para as criptomoedas como o bitcoin. “Se as pessoas sabem sobre isso podem investir. Mas acho que essas criptomoedas vão todas falhar e cair para zero.”

Para montar esse texto da entrevista com Jim voltei a ler partes que já tinha destacado do “Street Smarts”, título que pode ser traduzido como “malandro” no senso de um cara experimentado, que aprendeu nas ruas. E entre a infância dele no Alabama, as competições em Yale, a vida em Wall Street, voltas ao mundo e observações sobre o passado e o futuro dos mercados, destaco a dedicatória feita por ele no livro que me deu de presente: “Faça da vida uma aventura”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TOUROS E URSOS #255

Lula 3 faz 3 anos: o saldo de altos e baixos do governo petista e a sombra do “efeito Maduro” para as eleições

7 de janeiro de 2026 - 14:25

Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras

DE OLHO NA FRONTEIRA

Itamaraty divulga nota sobre ataque na Venezuela após reunião com presidente Lula; entenda os impactos da operação para o Brasil

3 de janeiro de 2026 - 16:12

Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho

ELEIÇÕES 2026

Estilo Tarcísio? Flávio Bolsonaro adota agenda liberal para conquistar o mercado; veja as propostas

22 de dezembro de 2025 - 15:54

Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”

NO FECHAR DAS CORTINAS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com cortes em despesas obrigatórias e mais dinheiro para emendas

19 de dezembro de 2025 - 16:49

Previdência e seguro‑desemprego têm redução, enquanto emendas somam R$ 61 bilhões em ano eleitoral; texto vai ao plenário e pode ser votado ainda nesta sexta-feira (19)

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad diz que não vai concorrer à eleição, mas que apoiar Lula em 2026 não combina com seguir na Fazenda

19 de dezembro de 2025 - 14:11

Ministro afirma que não será candidato, mas prevê saída do cargo até fevereiro para colaborar com a reeleição de Lula

CORRIDA AO PLANALTO

Momento decisivo para o Brasil: Lula lidera cenário eleitoral de 2026, mas rejeição desafia favoritismo, segundo especialistas

11 de dezembro de 2025 - 18:11

Durante evento nesta quinta-feira (11), promovido pelo Itaú Asset Management, Thomas Wu e Felipe Seligman dizem que o petista é o favorito, mas enfrenta alta rejeição e dilemas econômicos e geopolíticos que podem redefinir o futuro do Brasil

PEDIU REFORÇOS

Simone Tebet quer diminuir benefícios tributários de empresas — e recorreu ao mercado financeiro em busca de aliados contra o Congresso

24 de novembro de 2025 - 18:30

A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores

RECÁLCULO DE APOSENTADORIAS

Revisão da vida toda: Como o STF desarmou uma bomba orçamentária deixada no colo do governo

24 de novembro de 2025 - 13:57

STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas

RISCOS DA PRISÃO DOMICILIAR

Vigília e violação de tornozeleira eletrônica: por que Jair Bolsonaro foi preso? Entenda a motivação da Polícia Federal

22 de novembro de 2025 - 10:10

Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

DATAFOLHA

Brasileiros não apoiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas, diz pesquisa — e afirmam que Lula deve proibir perfuração

13 de outubro de 2025 - 12:32

Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama

MUDANÇA NA CORTE

Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF

9 de outubro de 2025 - 18:46

Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF

CENÁRIO ELEITORAL

Eleições 2026: Lula mantém liderança em todos os cenários de 2º turno, e 76% querem que Bolsonaro apoie outro candidato, diz pesquisa

9 de outubro de 2025 - 13:46

Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente

SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar