🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

De última hora

Vale a pena investir em PGBL no fim do ano para ter desconto no IR?

Nessa época, pipocam as ofertas de planos de previdência tipo PGBL; é interessante investir parte do 13º salário ou da restituição de IR nesse produto? E para quem ele é indicado?

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
27 de setembro de 2024
14:27 - atualizado às 13:43
Leão enjaulado
Investir em PGBL é um dos possíveis destinos para o seu 13º salárioImagem: Shutterstock

Todo fim de ano é a mesma coisa: instituições financeiras se mobilizam para oferecer aos clientes investimento em previdência privada, notadamente em PGBL. Mas, afinal, realmente compensa investir em PGBL no fim do ano?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PGBL Plano Gerador de Benefício Livre – é um tipo de plano de previdência privada, produto financeiro que conta com incentivos tributários para quem investe para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria.

Seu grande apelo no fim do ano se deve justamente a um desses incentivos, a possibilidade de deduzir as contribuições feitas ao plano em até 12% da renda bruta tributável anual na declaração de imposto de renda do ano seguinte.

Mas existe mesmo esse senso de urgência para investir em PGBL no fim do ano? E essa é realmente a melhor época para fazer aportes em previdência?

Afinal, todos os aportes feitos ao longo do ano, independentemente se no primeiro ou segundo semestre, podem ser deduzidos se respeitarem o limite de 12% da renda bruta tributável anual. Qual é o real benefício de aproveitar essa leva de fim de ano?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não, não precisa sair correndo

Você não precisa correr para investir em PGBL antes de o ano acabar só para não perder a oportunidade de aproveitar o abatimento no ano seguinte. Se deixar para depois, não perde o direito ao diferimento fiscal. Ele apenas ficará para outro ano.

Leia Também

Investimentos financeiros não devem ser feitos às pressas. Eles devem fazer sentido na sua carteira, considerando seu perfil e objetivos.

Primeiro, você precisa saber se investir em PGBL é para você. Em caso positivo, você deve escolher um bom produto.

Nem todos os PGBLs são iguais. Há planos excelentes, que investem em fundos de investimento de gestores renomados, com excelente histórico de rentabilidade, e outros que sequer rendem 100% do CDI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, você tem que ficar atento às taxas. Esqueça os planos com taxa de carregamento, e priorize aqueles que cobram taxas de administração condizentes com a estratégia de investimentos do fundo. Nada de pagar 2%, 3% ao ano para um plano que só investe em títulos públicos ultraconservadores.

Um pouquinho sobre os incentivos tributários do PGBL

Para saber se investir em PGBL é para você, convém aprender um pouquinho sobre os incentivos tributários da previdência privada.

O principal incentivo tributário do PGBL é mesmo essa possibilidade de abater as contribuições feitas ao plano até o limite de 12% da renda bruta tributável anual.

Ao fazer isso, você deixa de pagar o imposto de renda sobre o valor das contribuições hoje, adiando o pagamento para o momento de receber o resgate ou a renda contratada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É por isso que a tributação do PGBL recai não só sobre a rentabilidade do plano, mas também sobre o principal.

Ao abater as contribuições na sua declaração, a quantia que você pagaria de IR sobre esses valores retorna na sua restituição.

Se quiser usar essa restituição para engordar ainda mais os seus investimentos, maravilha! Estará usando 100% dos benefícios do produto a seu favor. Você pode, inclusive, investir essa quantia no próprio PGBL, potencializando os seus ganhos.

Ausência de come-cotas

Além da possibilidade de abater as contribuições na declaração de IR, os PGBL contam com mais dois benefícios tributários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um deles é a ausência de come-cotas, aquela tributação semestral dos fundos de investimento comuns.

Em vez de pagar IR de seis em seis meses, mesmo sem ter feito resgates, o participante de um PGBL só paga imposto na hora de resgatar ou receber uma renda do plano.

Assim, os recursos deixam de ir embora na forma de come-cotas e continuam rentabilizando no fundo de previdência, turbinando a poupança de longo prazo do investidor.

Tabela regressiva

O outro incentivo tributário é a possibilidade de escolher entre duas tabelas de tributação: a progressiva e a regressiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tabela progressiva é a mesma que incide sobre os salários. Quanto mais você receber do plano no futuro, mais imposto você paga.

As alíquotas variam de zero a 27,5%, e os valores recebidos do plano se somam às suas demais rendas tributáveis no ajuste anual.

Assim, se além dos recursos da previdência você também receber salário, aposentadoria do INSS ou aluguéis, essas rendas irão se somar e, provavelmente, acabarão em uma faixa de tributação elevada.

Já a tabela regressiva é a mais vantajosa para quem de fato quer investir para o longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suas alíquotas diminuem conforme o prazo de aplicação, e os valores que você recebe do plano não se somam às suas demais rendas tributáveis no ajuste anual. A tributação é exclusiva na fonte.

A alíquota começa em 35%, para aplicações de até dois anos, mas cai para 10% para investimentos superiores a dez anos – menos que os 15% mínimos das aplicações financeiras não previdenciárias. Eis a tabela regressiva da previdência privada:

Tabela regressiva da previdência privada

Prazo de aplicaçãoAlíquota
Até 2 anos35%
2 a 4 anos30%
4 a 6 anos25%
6 a 8 anos20%
8 a 10 anos15%
Acima de 10 ano10%

Neste outro texto, eu falo mais sobre como funciona a previdência privada no que diz respeito às vantagens tributárias, e como escolher a tabela de imposto de renda.

Note que, se você optar pela tabela regressiva e utilizar o PGBL corretamente, você não apenas adia o pagamento do IR sobre o investimento, como também paga menos imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você se enquadra numa alíquota de IR elevada – digamos, a de 27,5% – você deixa de pagar este percentual sobre o valor das contribuições hoje para pagar apenas 10% no futuro, ao receber os recursos do plano.

Investir em PGBL é para você?

Para ter o direito a abater as contribuições, o participante do PGBL precisa atender a duas condições: entregar a declaração completa do imposto de renda (aquela que aproveita todas as deduções legais); e contribuir ou ser aposentado pela Previdência Social (INSS ou regime próprio de servidores públicos).

Você pode até deduzir na sua própria declaração as contribuições feitas para o PGBL de um terceiro, como seus filhos ou seu cônjuge. Mas se este terceiro tiver 16 anos ou mais, ele também precisará ser segurado da Previdência Social.

Quem entrega a declaração simplificada ou não contribui para a Previdência Social não deve investir em PGBL, ou pagará IR duas vezes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mais indicado, nesses casos, é fazer um VGBL, tipo de previdência privada que não permite abater as contribuições, mas compartilha dos demais benefícios tributários do PGBL.

O VGBL é tributado apenas sobre os rendimentos, o que evita a bitributação.

Previdência só é vantajosa no longo prazo

Pelo funcionamento das tabelas de tributação já deu para perceber que a previdência privada só é vantajosa para quem realmente tem horizonte de longo prazo.

Se você escolhe a tabela regressiva, não vale a pena investir em PGBL por um prazo inferior a oito anos. Para pagar 30% ou 35% de IR sobre principal e rentabilidade, melhor investir em uma aplicação financeira tradicional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, a alíquota máxima no ajuste anual é 27,5%. E entre os investimentos não previdenciários, você encontra opções isentas de IR, tributadas em alíquota única de 15% ou 20%, ou então tributadas segundo uma tabela regressiva cujas alíquotas variam de 22,5% a 15%, num espaço de apenas dois anos de aplicação.

Tabela regressiva das aplicações financeiras

Prazo de aplicaçãoAlíquota
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20,0%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15,0%

Então, a primeira coisa que você tem que se perguntar antes de investir em PGBL é: qual meu horizonte de investimento? Eu de fato usarei essa aplicação como investimento de longo prazo?

Ter reserva de emergência é fundamental

Além disso, o produto precisa fazer sentido na sua carteira de investimentos. O ideal é investir entre 5% e 20% do seu patrimônio em previdência. O restante deve ser destinado a outros tipos de aplicação, com objetivos diferentes.

Por exemplo, a sua reserva de emergência. Investimentos de longo prazo, quaisquer que sejam, só fazem sentido se você já tem uma boa reserva de curto prazo, em aplicações conservadoras, de alta liquidez e baixo risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por boa reserva, quero dizer algo entre três meses e um ano de tudo aquilo que você precisa para viver, a depender da sua dificuldade de recolocação no mercado de trabalho em caso de desemprego.

Jamais invista todo o patrimônio da sua vida em qualquer coisa que deixe seu dinheiro “preso”. Isto é, em investimentos sem liquidez ou que sacrifiquem a sua rentabilidade caso você precise sair às pressas, seja pelo alto custo de saída (impostos, taxas etc.), seja porque você precisaria vender barato para se livrar deles com rapidez.

Não adianta tentar fazer truque com a tabela progressiva

Um pensamento que pode ter ocorrido a você é a possibilidade de se manter na tabela progressiva para aproveitar o diferimento tributário e investir em PGBL no curto prazo.

Afinal, a tabela progressiva não pune o participante caso ele fique pouco tempo no plano de previdência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em tese, você poderia investir em PGBL hoje, abater as contribuições na próxima declaração e resgatar a aplicação no fim do ano que vem.

Caso o valor resgatado seja baixo o suficiente para se enquadrar numa alíquota inferior à que normalmente incide sobre a sua renda tributável, vale a pena, certo?

Errado, porque o valor resgatado irá, de qualquer forma, se somar ao restante da sua renda tributável no ajuste anual do ano seguinte. Se o valor resultante for grande o suficiente, pode recair na faixa de tributação mais alta.

Sim, investir em PGBL no fim do ano é interessante

Hora de responder à questão: investir em PGBL no fim do ano vale a pena? Se o produto se encaixar no seu perfil de investidor, sim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é só para bater as metas anuais que as instituições financeiras oferecem PGBL nessa época.

Este é justamente o período em que mais ocorrem investimentos esporádicos em previdência privada, por dois motivos.

Primeiro porque é justamente quando as pessoas recebem recursos de 13º salário e restituição do imposto de renda. Para quem não tem dívidas, esse dinheiro constitui uma renda extra ideal para engordar seus investimentos.

O segundo motivo é o fato de que, no fim do ano, o contribuinte já tem ideia do valor da sua renda bruta tributável anual e das suas deduções. Assim, ele já tem condições de saber se, no ano seguinte, será mais vantajoso entregar a declaração simplificada ou completa do IR.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao preencher a declaração, o próprio programa da Receita já indica qual dos dois modelos resulta em uma restituição maior.

Para se certificar, uma dica é simular o preenchimento da sua declaração de IR do ano seguinte ao final de cada ano, no programa antigo mesmo.

Os valores de dedução e as faixas de tributação costumam sofrer poucas alterações ano a ano, então já dá para estimar se você deve entregar a declaração completa ou a simplificada no ano seguinte.

Se for a completa, pode investir em PGBL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Simulação

Considere essa simulação do BTG Pactual mostrando o que aconteceria com a previdência de um investidor que investisse em PGBL da melhor maneira possível.

Foi considerado um investidor com renda bruta anual de R$ 100 mil, corrigida anualmente por uma inflação de 4,5%. Para o plano de previdência, considerou-se uma rentabilidade de 7% ao ano.

Todos os anos, esse investidor aporta 12% da sua renda bruta anual em PGBL e obtém uma restituição, que é reinvestida no próprio PGBL.

Ou seja, uma parte do valor investido vem da sua renda, e outra parte vem da restituição do imposto sobre a contribuição do ano anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, no primeiro ano, ele investe R$ 12 mil, obtendo um montante de R$ 12.840 com uma rentabilidade de 7% ao ano.

No segundo ano, ele abate esses R$ 12 mil na declaração, restituindo R$ 3.300, e contribui com R$ 12.540, 12% da nova renda bruta corrigida pela inflação, de R$ 104.500. Repare que, desses R$ 12.540, ele só desembolsou de fato R$ 9.240, pois R$ 3.300 vieram da restituição.

Se ele fizer isso durante dez anos, acumulará um montante de pouco mais de R$ 200 mil no seu PGBL, mantidos os percentuais de correção e rentabilidade escolhidos para a simulação.

Dessa quantia, apenas cerca de R$ 100 mil terão de fato vindo da sua renda. Uns R$ 35 mil corresponderão às restituições reinvestidas (e estamos contando aqui apenas a restituição referente às contribuições ao PGBL, sem contar as outras).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O restante é a rentabilidade do plano, turbinada pelo fato de não haver come-cotas.

Em outras palavras, esse investidor dobrou seu patrimônio em dez anos.

A partir do décimo ano, ele já consegue resgatar pouco mais de R$ 20 mil tributados pela alíquota de 10%, assumindo-se que escolheu a tabela regressiva logo no primeiro ano. Entram líquidos, na sua conta, cerca de R$ 21 mil, quase o dobro dos R$ 12 mil do primeiro ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GOSTO AMARGO

O chocolate vai desaparecer? Entenda a crise do cacau que pode acabar com o doce no mundo até 2050

18 de março de 2026 - 10:15

Alta de custos, queda na qualidade e mudanças climáticas redesenham a indústria do chocolate e desafiam produtores

TRABALHO DE GRAÇA?

Você treinou robôs sem saber enquanto jogava Pokémon Go — e quem vai ganhar com isso é a inteligência artificial

18 de março de 2026 - 9:32

Bilhões de imagens capturadas por jogadores do Pokémon Go agora estão sendo usadas para treinar robôs de entrega nos EUA

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Com números repetidos, Mega-Sena 2985 faz a festa de 3 ganhadores com quase R$ 35 milhões para cada um; Lotofácil 3638 e Quina 6978 também fazem novos milionários

18 de março de 2026 - 6:45

Enquanto três apostas dividiram o prêmio principal da Mega-Sena, os vencedores da Quina e da Lotofácil ganharam sozinhos. Dia de Sorte e Timemania acumularam. +Milionária pode pagar R$ 31 milhões hoje (18).

SD ENTREVISTA

Mesmo com petróleo a US$ 100, Selic não deveria ser 15%, diz Luciano Sobral, da Neo Investimentos

18 de março de 2026 - 6:03

Apesar da possível pressão inflacionária, o juro real elevado e a estratégia de “calibração” do BC sustentam a aposta em um primeiro corte hoje

BENEFÍCIO DO GOVERNO

Caixa inicia hoje o pagamento do Bolsa Família de março; confira o calendário completo

18 de março de 2026 - 5:01

Pagamento do Bolsa Família segue calendário por NIS, garante valor mínimo de R$ 600 e inclui adicionais para famílias com crianças, gestantes e adolescentes

FREIO DE MÃO PUXADO

Os caminhoneiros ameaçam parar: saiba quando pode começar a greve contra a alta do diesel e pressão sobre fretes

17 de março de 2026 - 18:10

A estratégia inicial, segundo a Abrava, é promover uma paralisação voluntária, com caminhoneiros deixando de aceitar cargas

PRÉ-COPOM

Vai dar zebra com a Selic? A expectativa do mercado para os juros agora é outra — e manutenção também paira no ar

17 de março de 2026 - 13:35

Imprevisibilidade da guerra impõe novos desafios ao Banco Central, que se vê diante de um corte já antecipado ou uma manutenção pelo novo risco inflacionário

OPERAÇÃO CONCORRÊNCIA SIMULADA

Fraude em concursos públicos: Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva

17 de março de 2026 - 12:48

Fraudes e golpes em concursos públicos acontecem com certa frequência; veja como se proteger

PRODUTOS DE BELEZA

Anvisa determina o recolhimento de esmalte em gel, fitas de clareamento dental e tônico capilar por presença de substância proibida e promessas irreais; veja quais marcas

17 de março de 2026 - 11:26

Anvisa recolhe produtos de beleza devido a presença de substância proibida e irregularidades

É AMANHÃ

Bolsa Família inicia nova rodada de pagamentos amanhã (18); veja o calendário de março e as regras do benefício

17 de março de 2026 - 10:23

Os repasses do Bolsa Família seguem um cronograma escalonado de acordo com o dígito final do NIS; o valor mínimo é de R$ 600

APORTES PARA CRESCER

Pouco mais da metade das indústrias planeja investir em 2026

17 de março de 2026 - 10:10

Intenção cai em relação a 2025, quando 72% das empresas investiram

ORIGEM DESCONHECIDA

De onde é o passaporte da San Olivetto? Anvisa proíbe venda e recolhe azeite importado incerteza quando à procedência do produto

17 de março de 2026 - 9:40

Anvisa proíbe a venda de azeite da marca San Olivetto devido a irregularidades apontadas nas ações da distribuidora e da fabricante

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil 3637 cria atalho para 3 vencedores ficarem mais perto de um saldo bancário de sete dígitos; Mega-Sena 2985 promete mais de R$ 100 milhões hoje

17 de março de 2026 - 6:52

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (16). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogos aumentaram.

EMPIRICUS+

11 assinaturas pelo preço de 1: Empiricus lança serviço que reúne carteiras de investimentos em diferentes classes

16 de março de 2026 - 18:33

Rodolfo Amstalden, CEO da casa de análise, criou um serviço para facilitar o investimento em renda fixa e variável, além de ajudar no acesso à educação financeira

ALERTA BB

Banco do Brasil reitera alerta para golpes em meio a notícias sobre possível concurso

16 de março de 2026 - 15:27

Comunicado oficial alerta candidatos, mas expectativa por novo concurso cresce — mesmo sem previsão confirmada pelo banco

FIM DA EVASÃO ESCOLAR?

Pé-de-Meia: um em cada quatro jovens não abandona os estudos graças a programa, segundo estudo da Insper

16 de março de 2026 - 14:47

Estudo do Insper indica que bolsa do Pé-de-Meia reduz abandono escolar entre jovens de famílias mais vulneráveis

A RIVALIDADE ESTÁ NO AR

Companhia chinesa de tecnologia disputa os céus do Brasil com a Starlink de Elon Musk

16 de março de 2026 - 11:30

Após quatro anos sem concorrência, a Starlink, projeto da SpaceX de Elon Musk, ganha um forte concorrente no mercado brasileiro

DE NOVO NA FRENTE

Mega-Sena lidera prêmios das loterias na semana com mais de R$ 100 milhões em jogo; Dupla de Páscoa entra no radar

16 de março de 2026 - 7:02

Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com os maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (16); confira os valores em disputa.

AJUDINHA DA BOLSA EM ALTA

Quase 40% de retorno: as ações que turbinaram a rentabilidade da Previ em 2025

15 de março de 2026 - 17:01

Ganhos na bolsa e na renda fixa garantiram superávit bilionário ao fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil

BOMBOU NO SD

Imposto de renda 2026 com prazo mais apertado, novo milionário nas loterias e a cobrança que levou o GPA à RJ: o que mais bombou na semana

15 de março de 2026 - 15:40

O atraso nas regras do IR 2026, um prêmio milionário na Lotofácil e a disputa entre Casas Bahia e Pão de Açúcar estão entre as notícias mais lidas da semana no Seu Dinheiro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar