O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Pesquisa também mostra que 53,7% desaprovam presidente e para 72,7% foi inadequada indicação do filho para embaixada nos EUA. Para 88%, país ainda está em crise
As avaliações negativas superam as positivas tanto com relação ao governo quanto ao desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro, segundo a última rodada da pesquisa da CNT, feita pela MDA, entre 22 a 25 de agosto.
O governo de Bolsonaro tem 29,4% de ótimo e bom, 39,5% de ruim e péssimo e outros 29,1% de regular. Na rodada feita em fevereiro, a avaliação negativa somava 19%, a positiva estava em 39% e a nota regular em 29%. Pesquisa Datafolha de julho tinha mostrado uma divisão de 33% em avaliações positivas, negativas e regulares.

Sobre a avaliação do desempenho pessoal do presidente, 41% dos entrevistados aprovam, outros 53,7% desaprovam e 5,3% não opinaram. Em fevereiro, a desaprovação era de 28% e a aprovação de 57%.

Na avaliação da CNT, o governo de Jair Bolsonaro tem encontrado dificuldades que têm sido percebidas pela população, sobretudo em relação à demora na recuperação da economia. Entretanto, ainda há expectativa entre os brasileiros de que seu governo possa resolver os problemas do país, a depender da forma com que as soluções sejam apresentadas, debatidas e tratadas.
Leia Também
Para 72,7% foi inadequada a postura do presidente Bolsonaro indicar um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, à embaixada dos Estados Unidos.
Como a pesquisa foi feita entre os dias 22 a 25 podemos inferir que captou o impacto das notícias envolvendo o desmatamento e incêndios na Amazona. Para 93,5% a preservação do meio ambiente é muito importante e 69% avaliam que deve haver equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico. Para 83,4% dos entrevistados, o aquecimento global é uma realidade.
Para 88% dos entrevistados, o Brasil ainda está em crise econômica e 33% não acreditam na melhora do cenário econômico. Para 54% dos entrevistados a crise só terminará em 2020.
Para 31,7%, já é possível perceber melhorias em relação aos governos anteriores, enquanto 30,3% afirmam já ser possível perceber pioras em relação aos governos anteriores.
Para 42,5% dos entrevistados, a segurança pública e a economia (44,5%) continuam de forma semelhante aos governos anteriores. A percepção de 41,4% da população é que o atual governo está combatendo melhor a corrupção, na comparação com os governos anteriores.
Sobre as ações para os mais pobres, 47,2% avaliam que estão piores do que nos governos anteriores.
Os entrevistados também foram questionados sobre o que esperam para os próximos 6 meses e a visão é otimista.
Entre os entrevistados, 63,6% afirma estar empregados, enquanto 11,6% afirmam estar desempregados ou procurando emprego. Entre os que têm ocupação, 50,2% temem ficar desempregados, sendo que para 55,7% essa preocupação é maior que há um ano.
Com relação à renda, 61,1% afirmaram que sua renda continua igual em relação ao ano passado e 34,2% consideram que a oferta de emprego está melhorando, mas em ritmo lento.
Para 51% dos entrevistados, a operação Lava Jato está beneficiando o Brasil. Para 20,3%, não está beneficiando nem prejudicando o Brasil e para 16,8%, está prejudicando o Brasil.
Sobre as supostas mensagens trocadas entre o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, enquanto ele atuava como juiz, e procuradores da Operação Lava Jato, como Deltan Dallagnol, terem sido obtidas de forma ilegal (hackeadas), 47,2% consideram que ainda assim elas deveriam ser usadas, porque o importante é o seu conteúdo.
Mas em função do teor dessas mensagens, 68,3% não concordariam com a soltura de condenados pela operação Lava Jato. Para 52% Moro não deve deixar o cargo de ministro da Justiça.
Mais da metade dos entrevistados, 52,7%, disse ser contra a reforma da Previdência aprovada pela Câmara dos Deputados. E para 45,4%, as mudanças aprovadas beneficiarão os mais ricos.
Questionados sobre o que priorizar após a Previdência, 24% citam uma reforma do código penal, com revisão de penas. As reformas política e tributária aparecem com percentual na casa de 21% cada.
A íntegra da pesquisa pode ser encontrada aqui. Foram realizadas 2.002 entrevistas, entre os dias 22 e 25 de agosto, em 137 municípios de 25 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Os dois políticos polarizam a disputa também no primeiro turno, ainda sem serem ameaçados por outros pré-candidatos
O presidente e Flávio Bolsonaro também são os pré-candidatos mais conhecidos pelos eleitores
Em evento do BBI, gestores afirmam que cenário global predomina e eleições ficaram no segundo plano
O prazo vale também para quem pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação
Cláudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, fala no Touros e Ursos desta semana sobre um estudo que mensura os possíveis efeitos da redução da jornada no varejo e na economia
Segundo Lula, mais auxiliares podem deixar a Esplanada, mas ainda precisam avisá-lo
Licença-paternidade foi instituída no Brasil com a promulgação da Constituição de 1988. Mesmo com ampliação, benefício seguirá muito aquém do observado em países mais desenvolvidos.
Mesmo sem a confirmação oficial, integrantes do PSD começam a repercutir a escolha do governador de Goiás, em detrimento de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul
O potencial de voto de Lula é um pouco maior e chega a 50%, enquanto Flávio Bolsonaro também tem 48% dos eleitores que admitem votar nele
O equívoco nasce de uma leitura imprecisa do artigo 224 do Código Eleitoral. O texto menciona, de fato, a necessidade de novas eleições caso a “nulidade” atinja mais da metade dos votos
Apesar da vantagem numérica do petista no primeiro turno entre os moderados, a disputa se acirra em uma eventual rodada decisiva
Decisão do STF limita verbas indenizatórias, suspende auxílios e tenta conter supersalários, embora preserve margem para penduricalhos na magistratura
A pena estipulada pelo TSE foi de 4 anos, retirando o ex-governador da corrida eleitoral deste ano e de 2030
Atual secretário-executivo da Fazenda tem perfil mais técnico e pode assumir a pasta com o desafio de tocar a agenda econômica em ano eleitoral
Além do efeito da bandeira do governo Lula na renda, levantamento mostra que a violência permanece no topo das preocupações dos entrevistados
Especialistas apontam que a observação detalhada da face e do áudio é o primeiro filtro de segurança, mas não é o único
Investigação da PF encontra mensagens do ministro do STF no WhatsApp do banqueiro que apontam para uma relação de pelo menos dois anos
Ex-governador de São Paulo e nome forte no Estado, Geraldo Alckmin também foi lembrado com elogios por Lula pela nova política da indústria brasileira
Os dados mostram também o filho de Jair Bolsonaro numericamente a frente de Lula no segundo turno, apesar da igualdade técnica entre ambos
Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula ainda à frente de Flávio Bolsonaro e Tarcísio no primeiro turno, mas com a menor vantagem da série histórica contra o senador. No segundo turno, cenário indica empate técnico com o filho do ex-presidente e desvantagem contra o governador paulista