Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Monique Lima

Monique Lima

Monique Lima é jornalista com atuação em renda fixa, finanças pessoais, investimentos e economia, com passagem por veículos como VOCÊ S/A, Forbes, InfoMoney e Suno Notícias. Formada em Jornalismo em 2020, atualmente, integra a equipe do Seu Dinheiro como repórter, produzindo conteúdos sobre renda fixa, crédito privado, Tesouro Direto, previdência privada e movimentos relevantes do mercado de capitais.

CARTEIRA RECOMENDADA

Isa Energia e CPFL são compra em julho. Confira as recomendações de debêntures, CRI e CRA, LCD e títulos públicos para o mês 

BB Investimentos, BTG Pactual, Itaú BBA e XP recomendam travar boa rentabilidade na renda fixa agora, diante da perspectiva de taxas menores no futuro

Monique Lima
Monique Lima
9 de julho de 2025
13:08
renda fixa 1% ao mês, selic ações ibovespa
Imagem: Adobe Stock/Shutterstock - Montagem: Giovanna Figueredo

Julho chega com um panorama misto para o mercado de renda fixa. Enquanto as tensões geopolíticas internacionais persistem, o Brasil observou um alívio inflacionário em junho, ao mesmo tempo que o Banco Central reforçou uma postura rigorosa na política monetária ao aumentar os juros para 15% ao ano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas duas variáveis ao longo do mês passado impulsionaram movimentos nas curvas de juros que balizam as taxas dos títulos de renda fixa

Os juros de curto prazo subiram devido à decisão mais dura do BC e os vencimentos mais longos recuaram significativamente, especialmente os prefixados de cinco anos, refletindo as expectativas de uma inflação futura mais controlada. 

Segundo o Itaú BBA, essa percepção foi evidenciada pela queda nos prêmios de juro real dos títulos públicos atrelados ao IPCA, com o vencimento de cinco anos recuando mais de 30 pontos-base no mês.

A queda nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA e a valorização do real em relação ao dólar também contribuíram para o recuo das expectativas de inflação no mês passado, especialmente nos vencimentos de médio e longo prazo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que isso significa para os investimentos em renda fixa? 

Para o Itaú BBA, esse movimento nas curvas de juros reforça a importância de manter uma parcela relevante da carteira em títulos pós-fixados, para capturar a Selic elevada enquanto o BC não inicia o afrouxamento monetário. 

Leia Também

No entanto, a perspectiva de uma inflação mais baixa no longo prazo favorece os títulos atrelados ao IPCA, principalmente os com vencimentos a partir de cinco anos, que ainda oferecem taxas reais atrativas, acima de 7% ao ano.

Segundo os analistas, agora é o momento de comprar esses títulos para travar a rentabilidade alta que eles oferecem, diante da perspectiva de taxas menores nas emissões futuras. 

Debêntures incentivadas: Isa Energia e Grupo CPFL são destaques de julho 

A renda fixa de crédito privado continua atrativa, segundo os relatórios do Itaú BBA, BB Investimentos, BTG Pactual e XP. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analistas apontam que as debêntures incentivadas e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Imobiliário (CRI) seguem negociando com prêmios interessantes, especialmente para emissores de alta qualidade e com bons ratings. 

Em julho, os destaques são Isa Energia (anteriormente ISA CTEEP) e o Grupo CPFL, nomes que apareceram nas recomendações de mais de um banco, com argumentações de solidez no setor elétrico brasileiro, com elevada previsibilidade de receita.

Isa Energia 

O Itaú BBA recomenda a debênture da Isa Energia (ISAEB8), exclusiva para investidores qualificados, com vencimento em março de 2033 e taxa IPCA+6,6%. 

No relatório, o banco destaca que a Isa Energia é responsável por transmitir aproximadamente 30% de toda a energia elétrica do Brasil e 94% da energia do estado de São Paulo. Isso garante uma elevada previsibilidade de receita, que se baseia na disponibilidade das linhas de transmissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BB Investimentos também recomenda uma debênture da Isa Energia (TRPLA4), mas aberta para o público geral, com vencimento em outubro de 2033 e taxa de IPCA+6,26%. 

O relatório reforça que a empresa possui 35 contratos de concessão, com prazo médio de 22 anos, e um perfil de dívida alongado. Tudo isso combinado com uma forte geração de caixa, mitiga riscos de inadimplência no pagamento da renda fixa.

Grupo CPFL

O BTG Pactual incluiu a debênture da RGE Sul Distribuidora (AESLA9) nas recomendações para julho, com vencimento para maio de 2035 e uma taxa de IPCA+6,7%. 

A indicação se baseia no prêmio de crédito atrativo, na alavancagem estável da holding e nos bons indicadores operacionais de qualidade — tudo isso respaldado pela avaliação de crédito consistente da CPFL. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A RGE é uma empresa do grupo CPFL, responsável pela distribuição de energia em grande parte do estado do Rio Grande do Sul.

Já o Itaú BBA foi mais direto e recomendou uma debênture da própria CPFL (PALFA3), com vencimento em outubro de 2033 e taxa IPCA+6,6%. 

O banco destaca a empresa como outro grande nome do setor elétrico brasileiro, com presença diversificada em distribuição, geração, transmissão e comercialização, além de liderança em energia renovável e foco em eficiência operacional.

Tesouro Direto: Tesouro Selic 2028 é a estrela dos pós-fixados

Dentre os títulos públicos, o Tesouro Selic 2028 segue como a principal indicação para investidores em busca de liquidez e proteção contra a volatilidade, além do alto retorno proporcionado pela taxa Selic em patamares elevados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto o Itaú BBA quanto a XP selecionaram o Tesouro Selic 2028 para a carteira de julho. A XP destaca que o papel é ideal para a reserva de emergência e/ou gestão de caixa. 

O título público, para março de 2028, oferece uma rentabilidade de Selic+0,0539%, caso o investidor leve a renda fixa até o vencimento, e está disponível para compra no Tesouro Direto. 

Os títulos atrelados à inflação também são destaque, principalmente na carteira da XP. 

Os analistas fazem três recomendações: IPCA+ 2028, IPCA+ 2033 e uma NTN-C, com vencimento em 2031 e atrelada ao IGP-M. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O título atrelado ao IGP-M é uma raridade. Trata-se de uma papel que o governo não emite há mais de 20 anos, de modo que sua liquidez no mercado é muito baixa, e ele só é negociado no mercado secundário — entre investidores. 

O relatório da XP classifica o ativo como uma diversificação interessante dentro do escopo de títulos de inflação. O IGP-M é o índice de preços utilizado pelo mercado imobiliário. 

Os títulos de inflação indicados pela XP, inclusive os IPCA+, não estão disponíveis na plataforma do Tesouro Direto, sendo necessário investir neles via secundário, diretamente por meio da mesa de operações da corretora. Eles remuneram entre 7,6% e 7,0%.

Renda fixa bancária: LCD BNDES é o isento escolhido em julho

No segmento de títulos bancários, a única escolha dos bancos foi a Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD), que surge como uma novidade nas recomendações da XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A LCD escolhida é de emissão do BNDES, com vencimento em dezembro de 2029 e uma taxa isenta de Imposto de Renda de 91% do CDI — o que equivale a 103,7% do CDI em termos brutos. 

A LCD é um novo tipo de título de renda fixa. Lançado no final de 2024, sua emissão é destinada a financiar projetos de desenvolvimento no país e, até o momento, possui isenção de IR. 

Além disso, conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investimentos de até R$ 250 mil por CPF por banco emissor. 

Veja a carteira de renda fixa de cada instituição: 

BTG Pactual

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TítuloData de vencimentoRetornoRating local
Debênture Prio (PEJA22)15/02/2034IPCA + 7,24%AA+
Debênture Energisa Tocantins (CTNSA3)15/05/2035IPCA + 7,22%AAA
Debênture Energisa Sul (ESSDA4)15/05/2035IPCA + 7,22%AAA
Debênture RGE Sul Distribuidora (AESLA9)15/05/2035IPCA + 7,10%AAA
Debênture Itapoá (ITPO15)15/05/2040IPCA + 7,33%AA-
Debênture Iguá Rio de Janeiro (IRJS15)15/02/2044IPCA+ 8,58%AAA
CRI Pacaembu (25F2573710)27/06/2030NDAAA
Debênture Arteris (ARTRB7)15/05/2035NDAAA
Retorno verificado no dia 09 de julho de 2025.
(ND): título para investidores profissionais, sem indicação de remuneração no aplicativo.

Fonte: BTG Pactual.

Itaú BBA 

TítuloData de vencimentoRetornoRating local
Debênture CPFL (PALFA3)15/10/2033IPCA + 6,6%AAA
Debênture Suzano (SUZBA0)15/09/2038IPCA + 6,4%AAA
Debênture Prio (PEJA11)*15/08/2032IPCA+7,0%AAA
Debênture Isa Energia (ISAEB8)*15/03/2033IPCA + 6,6%AAA
Debênture Sabesp (SBSPF3)*15/01/2040IPCA + 6,4%AAA
Tesouro Selic 202801/03/2028Selic + 0,0539%-
Tesouro Prefixado2028 01/01/202813,41%-
Tesouro IPCA+204015/08/2040IPCA + 7,04%-
*Título para investidor qualificado
Retorno verificado no dia 09 de julho de 2025. 
Fonte: Itaú BBA.

BB Investimentos 

TítuloData de vencimento
Debênture Equatorial Goiás (CGOS16)*15/03/2036
Debênture Equatorial Goiás (CGOS28)*15/09/2036
Debênture Eletrobras (ELET14)15/09/2031
Debênture Eneva (ENEV15)*15/06/2030
Debênture Isa Energia (TRPLA4)15/10/2033
CRA BRF (CRA020002H1)*15/07/2030
CRA Boa Safra (CRA02500001)*15/01/2030
CRA Klabin (CRA022007EP)*15/05/2034
CRA Marfrig (CRA024009Q4)16/10/2034
CRA Marfrig (CRA024002ML)15/03/2034
*Título para investidor qualificado
Fonte: BB Investimentos.

XP Investimentos 

TítuloData de vencimentoRetornoRating local
Tesouro Selic 202801/03/2028Selic + 0,0539% -
Tesouro IPCA+ 202815/08/2028IPCA + 7,6%-
Tesouro IPCA+ 203315/05/2033IPCA + 7,0%-
NTN-C 203101/01/2031IGP-M + 6,6%-
Tesouro Prefixado 202701/07/202713,34%-
LCD BNDES05/12/202991% do CDIAAA
Debênture Rumo (RUMOA4)15/04/2030IPCA + 6,9%AAA
CRI Cyrela (25D0012203)15/04/2030 95% do CDIAAA
Debênture Auren (AURP12)15/04/2035IPCA + 6,7%AAA
Debênture Sabesp (SBSPE3)*15/01/2035IPCA + 6,3%AAA
*Título para investidor qualificado
Retorno indicado pela XP em relatório. 
Fonte: XP Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RENDA FIXA + ETFS

Proteção contra a inflação e uma mesada: este ETF de renda fixa investe em Tesouro IPCA+ de um jeito diferente e ainda paga dividendos

1 de abril de 2026 - 19:02

O AREA11, do BTG Pactual, estreou faz pouco tempo e traz duas novidades para o investidor que gosta de dividendos, mas quer se manter na renda fixa

BALANÇO DO MÊS

Tesouro Selic e CDI: só ganharam em março os investimentos que nunca perdem

31 de março de 2026 - 19:40

Bitcoin e dólar também fecharam o mês no azul, mas com um caminho bem mais tortuoso do que o rentismo garantido de um juro em 15% ao ano

DEBÊNTURES E BONDS

Renda fixa privada: juro alto é a pedra no sapato dos títulos de dívida de empresas brasileiras; mas no exterior, investidor pode ousar mais

31 de março de 2026 - 18:50

É hora de ser cauteloso em relação ao crédito privado de maior risco no mercado local, mas no exterior há boas oportunidades, dizem gestores

NÃO FORAM SÓ AS AÇÕES

Títulos de renda fixa de Hapvida, CSN e Assaí também refletem momento difícil das empresas e veem forte queda no mercado

23 de março de 2026 - 19:04

Excesso de dívida e queima de caixa preocupam investidores, que exigem prêmio maior para manter papéis na carteira

RENDA FIXA

Tesouro Nacional reduziu o pânico, mas taxas dos títulos públicos devem continuar altas em resposta ao cenário global

20 de março de 2026 - 19:45

Tesouro fez recompras de títulos públicos ao longo da semana para diminuir a pressão vendedora, mas volatilidade deve continuar com escala da guerra no Oriente Médio

MEDO NO AR

Renda fixa: títulos públicos do mundo inteiro disparam com a expectativa de uma nova onda de aumento dos juros

20 de março de 2026 - 17:25

Preocupação com inflação levou o principal título da Inglaterra a oferecer 5% de juro, maior nível desde 2008; nos EUA, o Treasury de 30 anos chegou a 4,95%

SIMULAÇÃO

Renda fixa: quanto rendem R$ 10 mil no CDB, na LCA, no Tesouro Selic e na poupança com os juros em 14,75% ao ano?

18 de março de 2026 - 19:42

O Copom reduziu a taxa Selic, mas o retorno da renda fixa continua o mais atrativo do mercado; confira as rentabilidades

RENDA FIXA

Tesouro Direto: Prefixado a 14% e IPCA + 8% aqui não! Tesouro Nacional vai às compras e isso é bom para a sua carteira

17 de março de 2026 - 19:32

Iniciativa do Tesouro acalmou o mercado de títulos públicos e tende a diminuir preços e taxas diante da crise com a guerra no Oriente Médio

RENDA FIXA

O que vai acontecer com a renda fixa? Situação da Raízen (RAIZ4) e corte na Selic são motivos de alerta para gestores de fundos

16 de março de 2026 - 19:48

Fundos de crédito começam a registrar resgates pelos investidores, mas volume ainda é pequeno — o risco é aumentar nos próximos meses

CRÉDITO EM CRISE

Raízen (RAIZ4): como ficam as debêntures, bonds e CRAs após o pedido de recuperação extrajudicial?

11 de março de 2026 - 18:33

Alterações em prazos, juros ou conversões para ações podem afetar os títulos de dívida que têm a Raízen como devedora

ISENTO DE IR

Renda fixa: LCAs mais rentáveis de fevereiro pagam até 94,5% do CDI, sem imposto de renda; veja prazos e emissores

10 de março de 2026 - 19:45

As emissões com taxas prefixadas ofereceram 11,59% de juro ao ano — quase 1% ao mês isento de IR

CARTEIRA RECOMENDADA

Corte na taxa Selic e guerra no Oriente Médio: como investir em Tesouro Direto e outros títulos de renda fixa em março?

10 de março de 2026 - 14:01

Incerteza global mexeu nas taxas dos títulos públicos e interrompeu os ajustes na precificação dos títulos de renda fixa pela perspectiva de corte nos juros

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Paradoxo da Selic: corte nos juros tende a diminuir risco de calote na renda fixa, mas Sparta alerta para outro risco no horizonte

9 de março de 2026 - 15:32

Ciclo de queda da taxa básica de juros tende a aumentar a volatilidade no mercado secundário de crédito privado e lembrar ao investidor que renda fixa não é proxy de CDI

CRÉDITO PRIVADO

Os juros vão cair, e esses são os melhores setores para investir na renda fixa com a taxa Selic menor

23 de fevereiro de 2026 - 19:04

Relatório da Empiricus com gestores de crédito mostra quais são as apostas dos especialistas para um corte maior ou menor nos juros; confira

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Renda fixa sem IR: é hora de investir em CRAs ou em debêntures incentivadas? A Sparta responde

23 de fevereiro de 2026 - 14:01

A vantagem fiscal não deve ser o único benefício de um título de crédito — o risco também deve ser remunerado, e nem toda renda fixa está pagando essa conta

OPORTUNIDADE NO CRÉDITO

Não é hora de sair da renda fixa? Moody’s prevê bilhões em emissões no primeiro semestre

12 de fevereiro de 2026 - 18:58

Com R$ 117 bilhões em títulos para vencer, empresas devem vir a mercado para tentar novas emissões, a taxas ainda atraentes para o investidor

RENDA FIXA

CDBs dos bancos Pleno, Original e Pine estão entre os mais rentáveis de janeiro, pagando até 110% do CDI; vale a pena investir?

10 de fevereiro de 2026 - 16:15

Levantamento da Quantum Finance mostra quais emissões ficaram com taxas acima da média do mercado

SEM CONFIANÇA

Raízen (RAIZ4) non grata: investidores vendem debêntures da empresa com prejuízo, diante de maior percepção de risco

9 de fevereiro de 2026 - 14:01

Depois dos bonds, debêntures da Raízen derretem no mercado secundário, com abertura de até 40 pontos percentuais em taxas

CARTEIRA RECOMENDADA

Livres de imposto de renda: as recomendações de CRI, CRA e debêntures incentivadas para fevereiro

6 de fevereiro de 2026 - 15:05

Carteiras recomendadas de bancos destacam o melhor da renda fixa para o mês e também trazem uma pitada de Tesouro Direto; confira

REAL VS. DÓLAR

Crédito privado em reais ou em dólar? BTG destaca empresas brasileiras para investir em debêntures e em bonds

5 de fevereiro de 2026 - 19:01

Em alguns casos, o ganho de um título em dólar sobre o equivalente em real pode ultrapassar 3 pontos percentuais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia