Sem saída na diplomacia, governo Lula aposta em advogados americanos para reagir à Lei Magnitsky e às tarifas de 50%
AGU se prepara para defender Brasil em tribunais dos EUA e diante da administração federal norte-americana

A Advocacia-Geral da União (AGU) se prepara para responder às medidas do governo Donald Trump contra o Brasil nos tribunais norte-americanos. A instituição está em vias de fechar um contrato com um escritório nos EUA para tentar reverter as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e as sanções com base na Lei Magnitsky.
De acordo com a AGU, os advogados atuarão em duas frentes. Na esfera judicial, com processos em tribunais dos EUA, e de forma administrativa, junto ao governo e à burocracia da Casa Branca.
O objetivo é defender os interesses do Estado brasileiro em meio à escalada da crise com Washington. Mas não só. A atuação jurídica especializada também deve ser um contraponto à atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA.
O ex-deputado tem feito articulações para influenciar a Casa Branca e congressistas republicanos contra o Brasil. A ofensiva busca ampliar punições a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades, em resposta às investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de planejar um golpe de Estado.
- VEJA TAMBÉM: Descubra como os gigantes do mercado estão investindo: o podcast Touros e Ursos traz os bastidores toda semana; acompanhe aqui
O lobby — quando um grupo organizado defende interesses próprios frente a políticos e poderes públicos — tem regulamentação nos EUA, mas a AGU nega que o contrato com o escritório norte-americano tenha esse objetivo.
A instituição afirma que a contratação se restringirá à defesa jurídica dos interesses da União. O contrato ainda está em fase final de ajustes, e a expectativa é que a AGU divulgue os detalhes oficialmente nos próximos dias.
Leia Também
Novas regras da AGU
Logo após a carta de Trump ao presidente Lula (PT) confirmando as tarifas, a AGU publicou uma portaria que autoriza a contratação de advogados estrangeiros para a defesa da República em foros internacionais. A norma, editada em 15 de julho, facilitou a movimentação atual para enfrentar a crise internacional.
Pelas regras, não é necessário uma licitação para contratar o escritório, desde que seja de notória especialização. A escolha fica a cargo da Comissão de Seleção de Advogado ou Especialista para Defesa da República no Exterior (Cadex), que avalia o histórico do profissional ou do escritório.
Representantes do empresariado apoiaram a iniciativa, já que o tarifaço impacta diretamente as exportações brasileiras. Como não há diálogo produtivo entre os dois governos, a contratação de um escritório local é vista como a melhor alternativa para encontrar saídas jurídicas e administrativas.
A portaria da AGU determina que os advogados contratados no exterior podem defender não apenas a União, mas também estados, municípios e autarquias federais, desde que haja controvérsia jurídica. A definição da remuneração será caso a caso.
Embora tenha sido alvo das sanções da Lei Magnitsky, o ministro do STF Alexandre de Moraes afirmou que não pretende recorrer nos EUA. Caso mude de ideia, poderá contar com os serviços do escritório contratado pela AGU.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Conteúdo Empiricus
Eleições 2026: disputa pode abrir espaço para buscar ganhos de até 586%; entenda
13 de agosto de 2026 - 14:00ELEIÇÕES 2026
Visão sobre economia piora, Lula descola de Flávio, mas empate ainda ronda disputa eleitoral, mostra BTG Pactual/Nexus
10 de agosto de 2026 - 9:16ELEIÇÕES NO RADAR
Flávio Bolsonaro promete regra fiscal para cortar despesas e rebate críticas sobre tarifaço de Trump
3 de agosto de 2026 - 12:31ELEIÇÕES 2026
Lula vs. Flávio Bolsonaro: percepção sobre a economia melhora, mas a maior dor de cabeça para os candidatos é outra, mostra pesquisa BTG/Nexus
3 de agosto de 2026 - 9:58SEM ATRASO
‘Pix Pensão’ é sancionado por Lula e amplia cobrança automática de pensão alimentícia; veja como vai funcionar e quando começará a valer
30 de julho de 2026 - 11:13NOVA LEGISLAÇÃO
Spray de pimenta agora é legal para mulheres; saiba onde comprar e quanto custa
27 de julho de 2026 - 13:42ELEIÇÕES NO RADAR
Polarização no tarifaço: população divide culpa entre Lula e Flávio Bolsonaro; candidatos empatam no 2º turno, mostra BTG/Nexus
27 de julho de 2026 - 11:42DISPUTA PRESIDENCIAL
Eleições podem ser decididas no primeiro turno? Abstenções pesam, mas analista vê caminho para vitória antecipada
25 de julho de 2026 - 14:24ELEIÇÕES 2026
Gestores de R$ 180 bilhões dizem: mercado subestima chance de derrota de Lula
24 de julho de 2026 - 20:06ELEIÇÕES 2026
Lula contra Flávio Bolsonaro no 2° turno: petista aparece na frente com 48%, diz Datafolha
24 de julho de 2026 - 19:34ELEIÇÕES 2026
Empate técnico: Lula tem 47% contra 44% de Flávio Bolsonaro no 2º turno, aponta BTG/Nexus
13 de julho de 2026 - 9:08OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO
De dossiê contra CEO do Itaú a influenciadores: os alvos de intimidação por Vorcaro e os pagamentos bilionários para promover o Banco Master
10 de julho de 2026 - 13:06ELEIÇÕES DE 2026
Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em SP, mas rejeição acende alerta para o petista
8 de julho de 2026 - 14:46Conteúdo Empiricus
Michelle Bolsonaro é o ‘gatilho’ que faltava na corrida eleitoral? Veja o que diz CEO da Empiricus
3 de julho de 2026 - 16:00VEJA DETALHES DA PESQUISA
Respingos do Master e crise com Michelle cobram preço nas candidaturas de Lula e Flávio, segundo AtlasIntel/Bloomberg
2 de julho de 2026 - 11:18ENTENDA
O que o Corinthians tem a ver com as novas sanções dos EUA contra empresas brasileiras supostamente ligadas ao PCC?
1 de julho de 2026 - 15:26SEM IMPOSTOS
Sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, Brasil concede isenção de impostos a serviços relacionados ao torneio
30 de junho de 2026 - 12:37ELEIÇÕES 2026
Caso do Banco Master respinga em Lula e Flávio Bolsonaro, mas o eleitor decisivo ainda não acompanha a disputa presidencial, mostra pesquisa BTG/Nexus
29 de junho de 2026 - 11:56Conteúdo Empiricus
Eleições x investimentos: veja como preparar seu bolso para todos os cenários eleitorais com acesso gratuito às recomendações da Empiricus
26 de junho de 2026 - 14:00POLÍTICA