Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa
O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump

Enquanto o mundo lida com as repercussões da eleição de Donald Trump à presidência dos EUA, o processo eleitoral brasileiro de 2026 preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo avaliação de aliados do petista, Lula apenas poderia assumir a intenção de concorrer a um quarto mandato caso alcance aprovação mínima de 40% até o início de 2026. Porém, a popularidade do governo atual não anda muito positiva.
No último levantamento do Datafolha, divulgado neste sábado (5), a gestão subiu o índice de aprovação, passando de 24% para 29%. Ainda assim, a taxa de reprovação segue alta, com 38% dos entrevistados indicando desaprovar o governo de Lula. Já o nível daqueles que classificam o governo como regular segue em 32%.
Apenas os eleitores do Nordeste mantêm a percepção positiva maior que a negativa, com 38% de aprovação e 26% de reprovação. Porém, ainda não houve recuperação da queda na avaliação entre os eleitores do estado. Entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano, a aprovação caiu 16 pontos percentuais na região.
De acordo com a pesquisa, a avaliação atual é o segundo pior resultado da terceira gestão de Lula. O pior patamar do governo atual foi em fevereiro, quando a aprovação caiu de 35% para 24%.
A taxa positiva atual de 28% é parecida com a registrada em outubro e dezembro de 2005, durante o primeiro mandato do petista e em meio à crise do mensalão.
Leia Também
Para o levantamento divulgado hoje, o Datafolha ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça (1) até quinta-feira (3). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.
VEJA TAMBÉM: Momento pode ser de menos defensividade ao investir, segundo analista; conheça os ativos mais promissores para comprar em abril
Lula na avaliação dos eleitores religiosos
O atual presidente segue tendo maior rejeição pelo público evangélico. Segundo a pesquisa do Datafolha, quando os números são avaliados conforme a religião, 49% dos eleitores evangélicos consideram o governo do petista ruim ou péssimo. Já a aprovação ficou em 19%.
Os números oscilaram levemente comparados ao último levantamento, quando 48% reprovavam e 21% tinham uma avaliação positiva da gestão.
Já os católicos estão divididos. O grupo apresenta a mesma taxa de avaliação para os eleitores que consideram que Lula está fazendo um bom trabalho e para aqueles que avaliam a gestão negativamente. Ambas as percepções estão em um nível de 34%. Já 32% dos entrevistados consideram o governo regular.
O presidente tem tentado se aproximar do público religioso como forma de melhorar a popularidade. No mês passado, em um evento de inauguração de uma barragem no Rio Grande do Norte, Lula convidou um arcebispo para rezar o Pai Nosso.
- VEJA TAMBÉM: Momento pode ser de menos defensividade ao investir, segundo analista; conheça os ativos mais promissores para comprar em abril
O que fez a rejeição do governo Lula disparar
A popularidade do presidente vem sendo pressionada por diversos lados — e não há apenas um culpado.
A deterioração da percepção sobre a economia segue sendo um dos entraves para reverter o atual cenário de desaprovação. A disparada dos preços dos alimentos nos últimos meses pressiona a taxa de inflação brasileira.
Além disso, crises como a da Pix também prejudicaram a avaliação da gestão atual. Em janeiro, notícias falsas de que haveria taxação sobre essa modalidade de pagamento gerou desconfiança entre os eleitores na época.
Ainda no começo do ano, Lula contratou o marqueteiro Sidônio Palmeira para comandar a Secretaria de Comunicação Social (Secom), no lugar de Paulo Pimenta, demitido após uma série de críticas do presidente às estratégias de comunicação do Palácio do Planalto.
Resultados positivos? Apoiadores comemoram
Apesar dos resultados da pesquisa não serem confortáveis para a gestão Lula, governistas e lideranças do PT comemoraram a melhora nos índices. A avaliação é que a população começou a perceber as ações adotadas pelo governo federal.
O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Lindbergh Farias, foi um dos primeiros a comentar o levantamento. Na visão do parlamentar, a pesquisa mostra "uma virada na avaliação do governo", atribuída a ajustes na comunicação e na articulação política, que estão "surtindo efeito".
José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara, também opinou sobre o avanço de Lula no levantamento. "A tendência é de início da percepção de um ciclo vertiginoso de melhorias. A realidade, a verdade e a democracia vão vencer", afirmou no X.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), defendeu que a melhora no índice de aprovação é o reconhecimento "por tudo o que foi feito nestes últimos dois anos".
De olho em 2026: Lula na frente de Bolsonaro e Tarcísio
Apesar dos aliados indicarem a necessidade de ampliar a avaliação positiva do governo, o Datafolha revelou que Lula sairia na frente numa disputa com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa mostrou que o petista teria 36% de votos e Bolsonaro, 30%, caso disputassem o pleito hoje. Já Ciro Gomes (PDT) teria 12%, seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), 5%.
Vale lembrar que o ex-presidente está inelegível após condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, o levantamento mostra que Lula também venceria num eventual segundo turno das eleições presidenciais disputado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O Datafolha mostrou que Lula teria 48% das intenções de voto, enquanto ex-ministro de Jair Bolsonaro teria 39%.
- VEJA MAIS: ‘Efeito Trump’ na bolsa pode gerar oportunidades de investimento: conheça as melhores ações internacionais para comprar agora, segundo analista
A estratégia para melhorar popularidade de Lula
O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump.
O Palácio do Planalto avalia que antagonizar com o presidente dos Estados Unidos, como ocorreu com outros líderes globais, pode ajudar o petista.
Nesta última semana, o governo chegou a realizar um megaevento de vitrine das entregas nos últimos dois anos. Durante a cerimônia, foi lançada a campanha "O Brasil é dos brasileiros", que busca reforçar a contraposição ao governo de Trump.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Conteúdo Market Makers
Eleições 2026: Rali do Ibovespa ‘voltou à mesa’ com crescimento de Bolsonaro e Cury, avalia analista
12 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Com vantagem menor no 1º turno, Lula vê empate técnico com Flávio Bolsonaro persistir no 2º turno, diz Datafolha
11 de setembro de 2026 - 19:32TENSÃO ESQUENTOU
Crise no STF: com julgamento de Moraes na porta, Mendonça derruba sigilo do caso Master a pedido de Fachin
11 de setembro de 2026 - 9:04ELEIÇÕES 2026
Dia quente na política: empate nas pesquisas, decisões do TSE, internação de candidato e as revelações de Augusto Cury
10 de setembro de 2026 - 19:52O DIA NA POLÍTICA
Fachin intervém para conter crise no STF e tira Moraes do inquérito das fake news
9 de setembro de 2026 - 18:36ELEIÇÕES 2026
Afastamento na PF, silêncio de Lula e reação dos presidenciáveis: o resumo político do dia
8 de setembro de 2026 - 19:50ELEIÇÕES 2026
Após crise no STF: Flávio Bolsonaro e Augusto Cury passam numericamente o presidente pela primeira vez, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
8 de setembro de 2026 - 10:33ELEIÇÕES 2026
Primeira pesquisa Quaest após crise no STF mostra Lula com 36% e Flávio com 29% no 1º turno; disputa segue acirrada no 2º turno
7 de setembro de 2026 - 18:51SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia da Independência do Brasil: a introdução desconhecida do Hino Nacional e a canção composta por D. Pedro I
7 de setembro de 2026 - 17:00Conteúdo Market Makers
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
6 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026
Ruído no STF traz volatilidade, mas UBS BB vê corrida presidencial aberta e polarização intacta
3 de setembro de 2026 - 13:41ELEIÇÕES 2026
Caso Master segue assombrando corrida eleitoral; acompanhe o dia dos presidenciáveis
2 de setembro de 2026 - 19:46ELEIÇÕES 2026
O dia na política: caso Moraes-Vorcaro incendeia a corrida eleitoral; TSE libera campanha de Renan Santos
1 de setembro de 2026 - 19:41BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Chega de aumentar impostos? Ministro da Fazenda conta os próximos passos do governo Lula para apertar o cinto dos gastos e frear juros
31 de agosto de 2026 - 13:00DISPUTA PRESIDENCIAL
Lula e Flávio Bolsonaro lideram nas eleições, mas Augusto Cury ganha terreno e chega ao 3º lugar, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
31 de agosto de 2026 - 8:49DECISÕES EM BRASÍLIA
‘Taxa das blusinhas’ e escala 6×1 serão decididas nesta semana, a tempo de entrar na campanha eleitoral
30 de agosto de 2026 - 17:55ELEIÇÕES 2026