🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

EM RECUPERAÇÃO

Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa

O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump

Dani Alvarenga
5 de abril de 2025
17:58 - atualizado às 8:26
lula ações arcabouço fiscal lei
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

Enquanto o mundo lida com as repercussões da eleição de Donald Trump à presidência dos EUA, o processo eleitoral brasileiro de 2026 preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo avaliação de aliados do petista, Lula apenas poderia assumir a intenção de concorrer a um quarto mandato caso alcance aprovação mínima de 40% até o início de 2026. Porém, a popularidade do governo atual não anda muito positiva.

No último levantamento do Datafolha, divulgado neste sábado (5), a gestão subiu o índice de aprovação, passando de 24% para 29%. Ainda assim, a taxa de reprovação segue alta, com 38% dos entrevistados indicando desaprovar o governo de Lula. Já o nível daqueles que classificam o governo como regular segue em 32%.

Apenas os eleitores do Nordeste mantêm a percepção positiva maior que a negativa, com 38% de aprovação e 26% de reprovação. Porém, ainda não houve recuperação da queda na avaliação entre os eleitores do estado. Entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano, a aprovação caiu 16 pontos percentuais na região.

De acordo com a pesquisa, a avaliação atual é o segundo pior resultado da terceira gestão de Lula. O pior patamar do governo atual foi em fevereiro, quando a aprovação caiu de 35% para 24%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa positiva atual de 28% é parecida com a registrada em outubro e dezembro de 2005, durante o primeiro mandato do petista e em meio à crise do mensalão.

Leia Também

Para o levantamento divulgado hoje, o Datafolha ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça (1) até quinta-feira (3). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.

VEJA TAMBÉM: Momento pode ser de menos defensividade ao investir, segundo analista; conheça os ativos mais promissores para comprar em abril

Lula na avaliação dos eleitores religiosos

O atual presidente segue tendo maior rejeição pelo público evangélico. Segundo a pesquisa do Datafolha, quando os números são avaliados conforme a religião, 49% dos eleitores evangélicos consideram o governo do petista ruim ou péssimo. Já a aprovação ficou em 19%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os números oscilaram levemente comparados ao último levantamento, quando 48% reprovavam e 21% tinham uma avaliação positiva da gestão.

Já os católicos estão divididos. O grupo apresenta a mesma taxa de avaliação para os eleitores que consideram que Lula está fazendo um bom trabalho e para aqueles que avaliam a gestão negativamente. Ambas as percepções estão em um nível de 34%. Já 32% dos entrevistados consideram o governo regular.

O presidente tem tentado se aproximar do público religioso como forma de melhorar a popularidade. No mês passado, em um evento de inauguração de uma barragem no Rio Grande do Norte, Lula convidou um arcebispo para rezar o Pai Nosso.

O que fez a rejeição do governo Lula disparar

A popularidade do presidente vem sendo pressionada por diversos lados — e não há apenas um culpado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A deterioração da percepção sobre a economia segue sendo um dos entraves para reverter o atual cenário de desaprovação. A disparada dos preços dos alimentos nos últimos meses pressiona a taxa de inflação brasileira.

Além disso, crises como a da Pix também prejudicaram a avaliação da gestão atual. Em janeiro, notícias falsas de que haveria taxação sobre essa modalidade de pagamento gerou desconfiança entre os eleitores na época.

Ainda no começo do ano, Lula contratou o marqueteiro Sidônio Palmeira para comandar a Secretaria de Comunicação Social (Secom), no lugar de Paulo Pimenta, demitido após uma série de críticas do presidente às estratégias de comunicação do Palácio do Planalto.

Resultados positivos? Apoiadores comemoram

Apesar dos resultados da pesquisa não serem confortáveis para a gestão Lula, governistas e lideranças do PT comemoraram a melhora nos índices. A avaliação é que a população começou a perceber as ações adotadas pelo governo federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Lindbergh Farias, foi um dos primeiros a comentar o levantamento. Na visão do parlamentar, a pesquisa mostra "uma virada na avaliação do governo", atribuída a ajustes na comunicação e na articulação política, que estão "surtindo efeito".

José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara, também opinou sobre o avanço de Lula no levantamento. "A tendência é de início da percepção de um ciclo vertiginoso de melhorias. A realidade, a verdade e a democracia vão vencer", afirmou no X.

 Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), defendeu que a melhora no índice de aprovação é o reconhecimento "por tudo o que foi feito nestes últimos dois anos".

De olho em 2026: Lula na frente de Bolsonaro e Tarcísio

Apesar dos aliados indicarem a necessidade de ampliar a avaliação positiva do governo, o Datafolha revelou que Lula sairia na frente numa disputa com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa mostrou que o petista teria 36% de votos e Bolsonaro, 30%, caso disputassem o pleito hoje. Já Ciro Gomes (PDT) teria 12%, seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), 5%.

Vale lembrar que o ex-presidente está inelegível após condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, o levantamento mostra que Lula também venceria num eventual segundo turno das eleições presidenciais disputado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O Datafolha mostrou que Lula teria 48% das intenções de voto, enquanto ex-ministro de Jair Bolsonaro teria 39%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estratégia para melhorar popularidade de Lula

O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump.

O Palácio do Planalto avalia que antagonizar com o presidente dos Estados Unidos, como ocorreu com outros líderes globais, pode ajudar o petista.  

Nesta última semana, o governo chegou a realizar um megaevento de vitrine das entregas nos últimos dois anos. Durante a cerimônia, foi lançada a campanha "O Brasil é dos brasileiros", que busca reforçar a contraposição ao governo de Trump.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TOUROS E URSOS #255

Lula 3 faz 3 anos: o saldo de altos e baixos do governo petista e a sombra do “efeito Maduro” para as eleições

7 de janeiro de 2026 - 14:25

Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras

DE OLHO NA FRONTEIRA

Itamaraty divulga nota sobre ataque na Venezuela após reunião com presidente Lula; entenda os impactos da operação para o Brasil

3 de janeiro de 2026 - 16:12

Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho

ELEIÇÕES 2026

Estilo Tarcísio? Flávio Bolsonaro adota agenda liberal para conquistar o mercado; veja as propostas

22 de dezembro de 2025 - 15:54

Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”

NO FECHAR DAS CORTINAS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com cortes em despesas obrigatórias e mais dinheiro para emendas

19 de dezembro de 2025 - 16:49

Previdência e seguro‑desemprego têm redução, enquanto emendas somam R$ 61 bilhões em ano eleitoral; texto vai ao plenário e pode ser votado ainda nesta sexta-feira (19)

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad diz que não vai concorrer à eleição, mas que apoiar Lula em 2026 não combina com seguir na Fazenda

19 de dezembro de 2025 - 14:11

Ministro afirma que não será candidato, mas prevê saída do cargo até fevereiro para colaborar com a reeleição de Lula

CORRIDA AO PLANALTO

Momento decisivo para o Brasil: Lula lidera cenário eleitoral de 2026, mas rejeição desafia favoritismo, segundo especialistas

11 de dezembro de 2025 - 18:11

Durante evento nesta quinta-feira (11), promovido pelo Itaú Asset Management, Thomas Wu e Felipe Seligman dizem que o petista é o favorito, mas enfrenta alta rejeição e dilemas econômicos e geopolíticos que podem redefinir o futuro do Brasil

PEDIU REFORÇOS

Simone Tebet quer diminuir benefícios tributários de empresas — e recorreu ao mercado financeiro em busca de aliados contra o Congresso

24 de novembro de 2025 - 18:30

A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores

RECÁLCULO DE APOSENTADORIAS

Revisão da vida toda: Como o STF desarmou uma bomba orçamentária deixada no colo do governo

24 de novembro de 2025 - 13:57

STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas

RISCOS DA PRISÃO DOMICILIAR

Vigília e violação de tornozeleira eletrônica: por que Jair Bolsonaro foi preso? Entenda a motivação da Polícia Federal

22 de novembro de 2025 - 10:10

Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

DATAFOLHA

Brasileiros não apoiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas, diz pesquisa — e afirmam que Lula deve proibir perfuração

13 de outubro de 2025 - 12:32

Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama

MUDANÇA NA CORTE

Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF

9 de outubro de 2025 - 18:46

Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF

CENÁRIO ELEITORAL

Eleições 2026: Lula mantém liderança em todos os cenários de 2º turno, e 76% querem que Bolsonaro apoie outro candidato, diz pesquisa

9 de outubro de 2025 - 13:46

Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente

SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar