Restaurante futurista da Tesla começa a ganhar forma em Los Angeles; as polêmicas sobre ele também
Em meio a fase amarga da Tesla, incursão de marca de Elon Musk em ramo de restaurantes segue firme – mas não livre de polêmicas

Um misto de restaurante e cinema ao ar livre. O clima remete aos drive-ins dos anos 1950, mas com jeito de um prédio saído de Os Jetsons. Junte a tudo isso as estações de recarga de veículos elétricos mais alguns "Ts" espalhados aqui e ali e voilà: você está de frente à novíssima incursão de Elon Musk em uma nova indústria, a de restaurantes e hospitalidade.
Localizado na Santa Monica Blvd., esquina com a North Orange Drive, em Los Angeles, o prédio do novo restaurante da Tesla já começa a tomar forma, como reportado pelo The New York Times.
Anunciado em 2023 como uma estação de recarga com inspirações retro futuristas, o espaço estaria sofrendo, no entanto, com a crise institucional instalada na empresa, desde que Musk assumiu o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do governo de Donald Trump, em janeiro de 2025.
Entre o fogo e a frigideira
Se por um lado a obra do edifício, projetado pelo escritório de engenharia e arquitetura Stantec, segue avançando rapidamente, desde seu início, em setembro de 2023, o restaurante da Tesla estaria enfrentando resistência de alguns prestadores de serviço e fornecedores, após as ações impopulares de Musk.

Tal crise de imagem foi tão profunda que causou, entre outros, boicotes, protestos e vandalismo contra veículos e a queda de 50% no valor das ações da Tesla. E agora parece lançar obstáculos sobre a própria implementação do restaurante.
Dois dos nomes que recusaram associar-se à Tesla foram Caroline Styne e Suzanne Goin, da rede de restaurantes Lucques, de Los Angeles. Contatadas em 2023 pela empresa para operar os restaurantes, elas apontaram a desafios na viabilidade financeira do espaço, que não teria licença para comercializar bebidas alcoólicas. Mais recentemente, no entanto, foram as ações de Musk parecem ter incomodado a dupla.
Leia Também
"Esse cara assumiu um papel enorme em tudo o que está acontecendo e afetando a vida das pessoas diariamente. E é insano pensar que ele nem sequer foi eleito", disse Styne ao The New York Times.
A situação se repetiria entre outras redes de restaurantes, impedidas de confirmar a aproximação com a Tesla devido a contratos rígidos de sigilo das negociações. Entre alguns chefs consultados pela reportagem, paira a sensação de que associar-se à empresa nesse momento talvez não fosse uma boa decisão. É o caso de Paul Kahan, do grupo One Off Hospitality: “Prefiro ficar longe da loucura”.
A preocupação, de fato, parece apropriada: uma das fontes consultadas pelo The New York Times vem sofrendo desaprovação online e até ataques desde sua participação na reportagem.
Walter Manzke, chef e sócio do francês République, que exaltou Musk em seu depoimento, tem sido alvo de comentários pedindo boicote. Em um post já deletado das redes sociais, o République afirmou que a opinião compartilhada na reportagem não significaria uma declaração de apoio político. Mas isso não impediu as reações de opositores online.

"Não vou mentir, [esse depoimento] é uma droga, mas há vários lugares para comer bem nessa cidade", disse um usuário do Reddit. Outro comentou: "costumava pedir doces deles algumas vezes por ano em aniversários e ocasiões especiais, [mas] facilmente decidi nunca mais fechar negócio com eles novamente".
Como está o projeto, afinal?
Mesmo frente a desafios, o projeto de Musk para ingressar no ramo de restaurantes não parece recuar. Hoje, o edifício futurista já começa a tomar forma – bastante similar à vibe descrita pelo próprio Musk, quando anunciou sua abertura em 2023, e disse que o espaço teria um clima “Grease encontra Os Jetsons com Supercharging”.
Erguido onde antes ficava um espaço da rede Shakey’s Pizza, o complexo possui meio hectare. Em sua área externa já se levantam os telões projetados para exibir filmes de aproximadamente 30 minutos – o tempo médio da carga completa de um veículo Tesla.
Pelo estacionamento, estações de recarga se levantam "como lápides", descreve o The New York Times. Ao todo, seriam 32 Superchargers, os carregadores dos veículos elétricos.
E, enquanto a data de abertura segue em sigilo, observadores especulam mais sobre o projeto a partir de anúncios como o das vagas de emprego relacionadas ao restaurante, que começaram a pipocar desde meados de 2024.
Fase amarga
Idas e vindas no restaurante da Tesla são apenas um capítulo do que a empresa vem enfrentando recentemente. Ainda que a Califórnia seja um dos lugares em que a marca tornou-se mais popular, com o Modelo Y sendo um dos mais vendidos ainda hoje no estado, a crise geral de imagem já começa a ter efeitos sérios para a empresa de Musk.
Em 2024, a Tesla perdeu 26% do valor de marca, segundo dados da consultoria Brand Finance.
A queda pelo segundo ano consecutivo levou a companhia a ser avaliada em aproximadamente US$ 43 bilhões, contra US$ 66,2 bilhões, no começo de 2023. Com isso, a empresa ficou atrás da Toyota e da Mercedes, entre as montadoras.
Além disso, a Edmunds, plataforma de vendas de carros nos Estados Unidos, informou que, em fevereiro, a busca por novos modelos Tesla na plataforma caiu para o nível mais baixo desde outubro de 2022.
Isso depois de ter atingido um pico em novembro do ano passado — ou seja, a época das eleições presidenciais nos EUA.
“À medida que a lealdade e o interesse na marca Tesla diminuem, aqueles que oferecem preços competitivos, novas tecnologias ou menos controvérsia podem conquistar os proprietários da Tesla que estão mudando de marca e os novos compradores de veículos elétricos”, escreveu Jessica Caldwell, chefe de insights da Edmunds, em um e-mail à CNBC.
Leia a reportagem sobre o momento atual da Tesla aqui.
Com informações de The New York Times, Patch e Eater.
Como “tempestade perfeita” ajudou este Chardonnay a ser eleito o melhor vinho branco do Chile em 2025
Com estratégia, solo raro e névoa excepcional, Amelia Chardonnay 2023 conquistou a pontuação mais alta do relatório de Tim Atkin para o Chile
Com fila de Cybertrucks e robô pipoqueiro, Tesla abre o primeiro restaurante em Los Angeles
Espaço retrofuturista de Elon Musk em Los Angeles reuniu milhares de fãs e curiosos em busca dos hambúrgueres da Tesla
Angus, wagyu e mais: o luxo encontra o fogo e nós detalhamos o churrasco premium
Guiados por especialistas, desvendamos o que define a qualidade e o sabor de cada uma das carnes mais desejadas do momento
Vinhos da Califórnia: como o coração vitivinícola dos EUA se renova em 2025?
Produtores e sommeliers analisam o cenário atual da produção vinícola californiana e apontam os caminhos para um futuro incerto, mas que aposta na resiliência e na reinvenção
Melhor bartender do Brasil não é contra drinks instagramáveis nem julga nova geração; conheça Ariel Todeschini
Ariel Todeschini se prepara agora para a etapa internacional do World Class, torneio mundial de bartenders organizado pela Diageo
Quanto custa comer a ‘comida de avião estrelada’ da Air France em Paris?
Com menu completo que inclui bebidas, o restaurante temporário da companhia aérea fica no rooftop das Galeries Lafayette e traz pratos assinados por um chef francês dono de 3 estrelas Michelin
Rafael Cagali, chef brasileiro que virou referência em Londres, mira agora em São Paulo e Brighton
De Bethnal Green à Vila Olímpia: chef brasileiro consagrado em Londres, Rafael Cagali, anuncia novos projetos em Brighton e na capital paulista.
Origem, destino: o futuro do restaurante que levou Salvador ao topo da gastronomia brasileira
Fabrício Lemos e Lisiane Arouca transformaram união em identidade e voltaram às raízes baianas com o Origem; hoje entre os melhores do Brasil, eles preparam seus próximos passos
Maido: como é a experiência no melhor restaurante do mundo, em Lima, no Peru
Elevando a cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura foi eleito o melhor do mundo em 2025; aqui, contamos o porquê
Na mesa com Alex Atala: menu comemorativo do D.O.M. entra nas últimas (e melhores) semanas
Com ajuda do concierge exclusivo do Cartão Ultrablue BTG Pactual, conseguimos uma reserva no restaurante estrelado de Alex Atala, que oferece até o fim de agosto seu menu degustação de 25 anos; em conversa com o chef, ele nos guia pelos sabores e bastidores do cardápio
Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada
Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade
Vinho de Meghan Markle esgota em 1h; confira outras celebridades que também estão brindando ao sucesso
Com lançamento de rosé esgotado, duquesa de Sussex entra para a realeza das celebridades que fazem sucesso entre taças
Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda
Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação
Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais
No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha
Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon
De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa
Vermute conquista nova geração com produções artesanais e casas especializadas; veja onde provar no Rio e em São Paulo
De coadjuvante a estrela, a bebida ressurge em casas especializadas no Rio e em São Paulo, ganhando produções artesanais com toque brasileiro
Maido, do Peru, é eleito o melhor restaurante do mundo no 50 Best 2025; e tem um brasileiro na lista…
Celebrando aa cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura em Lima driblou favoritos europeus e confirmou favoritismo em cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (19), em Turim, na Itália
50 Best 2025: Espanha, Brasil e as previsões para o ranking dos melhores restaurantes do mundo
Os favoritos, as surpresas e as quedas que mudam o jogo da gastronomia mundial: o que esperar da lista dos melhores restaurantes de 2025
Bangkok no prato: a gastronomia da cidade com a melhor chef do mundo em 2025
Pichaya “Pam” Soontornyanakij, ou simplesmente Chef Pam, a melhor chef mulher do mundo em 2025, nos conduz pela gastronomia e pelos contrastes vibrantes da Tailândia
O renascimento do Martini: 10 bares em São Paulo para revisitar o drink do momento
Ícone da coquetelaria, o Martini aparece repaginado sem abrir mão da aura clássica; entenda a Martineissance e descubra onde provar diferentes versões do drink