🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Eduardo do Valle

Eduardo do Valle

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Novas Tecnologias em Jornalismo (PUCPR) e em Jornalismo Cultural (FAAP/SP). Especialista em cultura e lifestyle com experiência em produção e edição de conteúdo para marcas como a LATAM Airlines e veículos como Rolling Stone Brasil, GQ Brasil e GNT.

VIDAS PRA CONTAR

Djavan, musical: por dentro do espetáculo que revela as esquinas de sua vida e carreira

Musical que estreia nessa quinta-feira (5) no Rio de Janeiro retrata vida e obra de ídolo por entre suas canções, com João Viana, filho de Djavan, na direção musical

Eduardo do Valle
Eduardo do Valle
5 de junho de 2025
8:16 - atualizado às 12:33
Raphael Elias como Djavan e o cantor em um pôster da revista Amiga, de 1984
Raphael Elias como Djavan e o cantor em um pôster da revista Amiga, de 1984 - Imagem: André Wanderley e reprodução

“Só eu sei / as esquinas por que eu passei", canta Djavan em "Esquinas", sucesso de 1984. Esse, aliás, seria um bom nome para um tributo ao músico. "Sina", de 1982, também. Mas quando recaiu sobre o próprio cantor a escolha do título do musical em sua homenagem, ele escolheu batizar a peça que estreia essa semana como Djavan - Vidas pra Contar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A escolha do título, uma referência a seu álbum de 2015, acabou sendo um envolvimento pontual do cantor na peça. Mesmo ele, tão dono de suas próprias esquinas, deve se surpreender quando descortinar a homenagem que recebe a partir desta quinta-feira (5), no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro..

"Esse nome veio do próprio Djavan", conta Gustavo Nunes, dono da produtora Turbilhão de Ideias e um dos idealizadores do espetáculo. "A gente submeteu uns dez nomes e ele veio com Vidas pra Contar. Nem pelo álbum de 2015 em si, mas pelo que o musical se propõe, que é não só falar dele, mas da vida de muitas pessoas que são sintetizadas pela história dele."

Trabalhar com um repertório tão extenso, uma imensidão artística à disposição, tem suas vantagens, afinal. E quem garante é ninguém menos que João Viana, diretor musical do espetáculo, mas também filho do biografado. Foi a ele quem coube esclarecer as eventuais dúvidas e questões cronológicas da produção que, mesmo na memória familiar, não estavam cristalizadas.

"Muitas vezes eu liguei para ele para abordar alguns assuntos e aprofundar mais outros, coisas que, mesmo sendo filho, eu não tinha certeza de como tinha acontecido cronologicamente na história de vida dele e ele ajudou muito nisso", afirma João.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

História sem fim

Com direção artística de João Fonseca e Raphael Elias no papel-título, Vidas pra Contar se estende por aproximadamente duas horas. Nelas, porém, a peça narra mais de cinco décadas de carreira de um dos maiores ídolos da música brasileira.

Leia Também

Raphael Elias como Djavan
Raphael Elias como Djavan

O espetáculo vem na esteira de outros sucessos da produtora Turbilhão de Ideias, que há uma década chama atenção com musicais dedicados a artistas brasileiros. Primeiro veio Cássia Eller. Depois Tim Maia e Cazuza. E finalmente Os Paralamas do Sucesso, que ganharam homenagem ainda em plena atividade.

Foi apenas há dois anos que o nome de Djavan saltou para Gustavo Nunes. "Às vezes me pergunto como é que não tinha sido feito esse musical", reflete o produtor a Seu Dinheiro.

Gustavo Nunes e Raphael Elias
Gustavo Nunes e Raphael Elias

"Fico realmente ainda pasmo de não ter sido feito, dada a relevância musical que ele tem, seu impacto na história brasileira, suas composições, mas também da música negra, da ancestralidade."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gustavo logo se aliou a Fernando Nunes para criar uma ponte com Djavan. Dali em diante, cerca de seis meses de idas e vindas separavam a dupla do sinal verde do músico para retratar sua história – um resgate “da história dele desde sua adolescência em Maceió, sua família, seus amores, os parceiros, e as dificuldades encontradas até o sucesso”, explica o diretor João Fonseca.

O final, naturalmente, vem aberto. Trata-se, afinal, de uma carreira que segue em plena atividade -- inclusive com rumores de um novo processo criativo acontecendo agora. A graça, diz Gustavo Nunes, é exatamente essa: 

"A gente conta a história dele de uma maneira com início, meio e fim, mas sabendo que ele tem muito pela frente. Ele realmente agora tá em um momento de criação, em breve vem um novo trabalho, mas é bonito ver que nem todas as histórias têm um ponto final agora."

O silêncio entre os versos

Junto a uma equipe de mais de sessenta pessoas, coube a Nunes, mais o apoio no texto de Patrícia Andrade e Rodrigo França, a escolha por quais passagens priorizar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com João Viana e Fernando Nunes que dividem a direção musical, ficou o desafio de selecionar, entre as mais de 200 composições de Djavan, aquelas que se tornariam mais significativas na história. Aos dois, a única preocupação era manter, na medida do possível, a fidelidade às canções originais:

"E a gente tá sendo o mais fiel possível a obra dele, mas adaptando à situação de palco com elenco grande, com textos muito bonitos, então muitas vezes a gente tem que criar um espaço dentro da música para que o texto se encaixe bem", reflete Viana.

Raphael Elias como Djavan
Raphael Elias como Djavan

À favor do espetáculo, entra ninguém menos que o próprio Djavan, que serviu como consultor ocasional de sua própria história. Mesmo sem grandes exigências, parte da seleção das músicas e mesmo da adequação de alguns trechos veio do próprio ídolo. Nas palavras de seu filho:

"Ele participou, se envolveu, deu opinião, mas temos o distanciamento necessário para que ele tenha um impacto e a surpresa que a gente quer proporcionar."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Gustavo Nunes, idealizador do espetáculo, "a peça não busca imitar ninguém". "A gente quer contar a história dele de uma maneira muito fiel, muito original também. Mas é um complemento do que ele faz", diz.

Trata-se, sim, de jogar luz sobre os bastidores menos famosos da história de um dos criadores mais conhecidos do grande público, explica o produtor. De entender o silêncio entre seus versos. Ao desafiar-se a contar sua história, o que se busca é também entender a arte, mas também a luta, a superação e o caminho que o conduziu ao estrelato. E, talvez, revelar finalmente algumas das esquinas que só Djavan conheceu até agora.

Os ingressos para Djavan - Vidas pra Contar estão à venda na Sympla (Rio de Janeiro) e no Uhuu (São Paulo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI VIAJAR?

Louvre, MoMA e mais: Quanto custa a entrada para os museus mais famosos do mundo em 2026

17 de janeiro de 2026 - 8:00

Confira os valores atualizados para visitar os museus mais famosos do planeta

TRAGÉDIA RELANÇADA

Por que ‘Macbeth’ continua tão importante? Tradutor de nova edição reflete sobre clássico no português atual

12 de janeiro de 2026 - 8:16

Nova tradução de Macbeth, de William Shakespeare, chega pela Companhia das Letras e reacende o debate sobre ambição e poder. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o tradutor Lawrence Flores Pereira explica os desafios de trazer a tragédia para o português de hoje

É DO BRASIL!

Wagner Moura e O Agente Secreto fazem história com duas vitórias no Globo de Ouro 2026

12 de janeiro de 2026 - 7:26

Baiano tornou-se primeiro brasileiro a levar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro. O Agente Secreto ganha na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa

CINEMA

Vai dar Wagner Moura? Veja os indicados ao Globo de Ouro 2026 e quais os favoritos de cada categoria

11 de janeiro de 2026 - 8:16

Wagner Moura é o mais cotado para levar estatueta de Melhor Ator de Drama; “O Agente Secreto” também é favorito para Melhor Filme de Drama

REVIEW

Como violência e superação levaram ‘Língua interior’ e o argelino Kamel Daoud ao topo da literatura francófona

8 de janeiro de 2026 - 8:16

De polemista em suas colunas de jornal ao duplo reconhecimento pelo Goncourt, o escritor argelino Kamel Daoud se impõe como uma das principais vozes da literatura francófona, agora com o visceral ‘Língua interior’

RESGATE PAULISTANO

Jardim Nacional: novo espaço recupera legado histórico de edifício na Avenida Paulista em São Paulo

7 de janeiro de 2026 - 11:16

Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower

MÚSICA

Shows internacionais no Brasil em 2026: confira datas, locais e preços

7 de janeiro de 2026 - 8:16

Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Entre polêmica e provocação, ‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026

5 de janeiro de 2026 - 12:46

Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso

O SOM DO FUTURO

Música em 2026: entre algoritmos, experiências e a força do encontro ao vivo

5 de janeiro de 2026 - 8:16

Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.

PARA LER ANTES

9 livros que ganharam o debate e a crítica no exterior, mas ainda não foram publicados em português

2 de janeiro de 2026 - 8:16

De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil

PAPO EDITORIAL

A Teoria da Bolsa de Ficção: como lançamento da editora Cobogó olha para o passado das histórias [ENTREVISTA]

30 de dezembro de 2025 - 11:40

A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo

BEY-LIONÁRIA

Beyoncé agora e bilionária, segundo a Forbes; de onde vem a fortuna da cantora?

29 de dezembro de 2025 - 11:31

Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco

NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

O ACERVO AUMENTOU

Malba vai ficar mais ‘brasileiro’: Museu compra coleção Daros e incorpora obras de 19 artistas brasileiros

18 de dezembro de 2025 - 18:29

Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira

O POP E O PUNK

Fundação Cartier: novo museu mainstream de Paris ou frescor para a cena artística mundial?

17 de dezembro de 2025 - 8:16

Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia

BILIONÁRIO DA BILHETERIA

James Cameron, diretor de ‘Titanic’ e ‘Avatar’, torna-se o novo bilionário de Hollywood

16 de dezembro de 2025 - 10:21

James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor

ROUBO DE ARTE

Valor de obras roubadas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade pode ultrapassar os R$ 200 mil; confira os valores 

9 de dezembro de 2025 - 21:00

Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar

GLOBO DE OURO

Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: quais as chances e quem são os concorrentes do ator brasileiro 

8 de dezembro de 2025 - 17:26

Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados

NOS FONES DOS OUVINTES

Spotify divulga a lista dos podcasts mais ouvidos no mundo e no Brasil em 2025; confira os destaques dos rankings 

4 de dezembro de 2025 - 19:10

Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios

ART BASEL

Art Basel Miami Beach 2025: confira a programação e destaques da maior feira de arte das Américas

4 de dezembro de 2025 - 9:16

A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar