🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Eduardo do Valle

Eduardo do Valle

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Novas Tecnologias em Jornalismo (PUCPR) e em Jornalismo Cultural (FAAP/SP). Especialista em cultura e lifestyle com experiência em produção e edição de conteúdo para marcas como a LATAM Airlines e veículos como Rolling Stone Brasil, GQ Brasil e GNT.

HOMEM COM H

Ney Matogrosso: por dentro das homenagens que fazem de 2025 o ano do Homem com H

Conversamos com Esmir Filho, diretor da cinebiografia, com Julio Maria, autor da biografia, e com André Sturm, curador ‘Ney Matogrosso’, mostra que inaugura as homenagens ao cantor de 83 anos neste fim de semana, em São Paulo

Eduardo do Valle
Eduardo do Valle
22 de fevereiro de 2025
8:00 - atualizado às 14:11
Ney Matogrosso: homenagens começam com mostra no MIS-SP
Ney Matogrosso: homenagens começam com mostra no MIS-SP - Imagem: Thereza Eugenia/Divulgação MIS

Ele está nas caixas de som, nas prateleiras, nas lojas de discos. Nos palcos, lotando estádios, e agora nos cinemas, nos pontos de ônibus e até mesmo no museu, onde um imenso pôster de seu rosto na fachada não deixa dúvidas: 2025 é o ano de Ney Matogrosso.

A estreia da mostra Ney Matogrosso nesta sexta-feira (21), no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), marca um momento de homenagens ao artista, dono de um repertório de mais de 950 gravações e do timbre único de contralto que fez e faz história na música brasileira.

Em maio é a vez dos cinemas, que recebem o aguardado filme Homem Com H, dirigido por Esmir Filho e com Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso. Com estreia prevista para o dia 1º, a obra explora o lado emocional da vida por trás da obra do artista transgressor.

Nos dois casos, muito do que é retratado tem por base o trabalho minucioso de Julio Maria, autor de Ney Matogrosso: A biografia (Companhia das Letras, 2021). O escritor passou cinco anos na trilha do artista, apurando detalhes de sua história, desde o rompimento com a rigidez do pai na infância, até as tantas outras revoluções e conquistas de sua história.

  • SAIBA MAIS: analista aponta ação de tecnologia que pode se beneficiar do “fenômeno” DeepSeek; veja qual

Seu Dinheiro conversou com Julio, com Esmir e com André Sturm, diretor-geral do MIS e curador da exposição Ney Matogrosso para saber mais das homenagens e de por que segue tão importante falar do artista, aqui e agora, ontem, hoje e amanhã.

“Fragmentos de Ney por todo lado”

“Eu acho que a gente tem uma necessidade de acessar Ney, não por aquilo que ele traz nele, mas por aquilo que ele desperta em nós.” Para além da necessidade de uma data ou marco específico para celebrar Ney Matogrosso, o biógrafo Julio Maria acredita que o que torna o artista tão constantemente revisitado e tema de tributos é um “despertar para nós mesmos” – o senso de liberdade que a figura de Ney Matogrosso emana.

Leia Também

Ney Matogrosso é tema de mostra no MIS-SP
Ney Matogrosso é tema de mostra no MIS-SP

Assim, ao cruzar os portões da exposição no MIS, em São Paulo, é provável que muitos dos fãs esqueçam que estão em uma mostra que celebra os 50 anos de carreira do artista - o próprio marco, em si, é disputável: são cinco décadas, de fato, mas de uma carreira solo, pós-Secos & Molhados.

Na prática, a efeméride acaba sendo mais uma coincidência do que o tema da mostra. André Sturm, o curador, conta que o pontapé inicial da homenagem veio quando o museu descobriu que Ney Matogrosso havia doado seu acervo pessoal para a faculdade de moda do SENAC.

“E o acervo era espetacular”, relembra Sturm. “Para nossa sorte, o Ney cuidou do que ele produziu, então eram muitos figurinos, muitos objetos, cartazes, releases, capas de disco, enfim, um material maravilhoso, que nos deixou animados, motivados para fazer essa exposição.”

O marco dos 50 anos de carreira solo acabou vindo na sequência – o famoso plus a mais, que, acima de justificar uma homenagem, acabou sendo útil no processo de montagem da exposição.

De modo que a mostra chega dividida em seis salas, marcando cada década de trabalho do artista: dos anos 1970, de discos como Água do Céu - Pássaro (1975), Bandido (1976) ou Pecado (1977), passando pelos anos 1980, do clássico Ney Matogrosso (1981) ou de Destino de Aventureiro (1984); os anos 1990 de Um Brasileiro (1996) e Olhos de Farol (1999); até o novo milênio, de álbuns como Vagabundo (2004), Beijo Bandido (2009) e o recente Nu Com a Minha Música (2021).

Se nos ouvidos, as músicas chegam primeiro, aos olhos salta a exuberância da coleção de indumentária, hoje preservada e catalogada pelo SENAC, e as fotos do acervo de Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles

Já o projeto expográfico fica por conta de Juan Cabello Arribas e Viviane Sá, e os textos da exposição levam assinatura do próprio biógrafo, Julio Maria, que descreve a experiência da visita como “fragmentos de Ney por todo lado, a todo tempo”.

Talvez o mais célebre dos envolvidos na produção seja ninguém menos que o próprio Ney Matogrosso em pessoa – um homenageado que, bom diretor artístico que é, não negou seus próprios pitacos na exposição que revisita sua obra.

“Quando esse conceito e essa curadoria já estavam avançados, a gente apresentou para o Ney e foi muito bacana, ele ficou muito contente, tanto com a homenagem, quanto como com a maneira com que a gente tava contando a história”, conta André Sturm, o curador. “E aí ele fez algumas sugestões, que eu chamaria de artísticas”, trocando um clipe ou substituindo alguma música de uma das salas.

E, por falar em salas, há ainda um último espaço a conferir na mostra do MIS – um que não fala de passado, mas de futuro, ou de uma estreia futura: quem passar pela exposição terá a chance de conferir em primeira mão um espaço totalmente dedicado à produção do filme Homem com H, com o trailer, mas também figurinos, fotos, objetos usados na produção e até o roteiro comentado do diretor Esmir Filho.

H de Humano

“Ney Matogrosso é o grito preso na garganta de quem quer se expressar”, diz Esmir Filho, diretor do filme Homem com H. “Ele representa o desejo querendo pulsar no corpo das pessoas, uma ode à libertação. Com sua performance, Ney subverte e torce o sentido das canções, ampliando o significado da música. Não é à toa que até hoje sua voz e corpo são enaltecidos e tidos como exemplo.”

A descrição hiperbólica talvez sirva para antecipar o que devemos esperar de Homem com H. A aguardada cinebiografia de Ney Matogrosso produzida pela Paris Filmes nem estreou e já vem emocionando audiências nos trailers e teasers disponíveis online.

Jesuíta Barbosa como Ney Matogrosso em 'Homem com H'
Jesuíta Barbosa como Ney Matogrosso em 'Homem com H'

Concebido em 2021, o roteiro passou por idas e vindas, com diversas pausas até uma versão final. A versão escolhida foi a que chegou a um recorte emocional da vida do cantor, abordando sua relação com o pai e seus amores, desde a infância até os dias de hoje.

“Trata-se de uma jornada de liberdade e afeto, onde o protagonista enfrenta diversas forças do antagonismo representadas pelas figuras de controle e autoridade que ousaram tentar reprimi-lo. E isso foi o que mais me motivou a contar essa história hoje, ao perceber que as reflexões diante da trajetória de Ney provocavam um rasgo temporal”, diz Esmir.

Assim como na mostra, um destaque aqui foi a participação do próprio artista, que participou ativamente do processo de construção da obra, seja participando da pesquisa, em trocas durante o roteiro e até em encontros com o protagonista Jesuíta Barbosa. Relatos de bastidores dão conta de que a única exigência de Ney teria sido que a obra fosse fiel à sua vida – algo que exigiu de Esmir o cuidado na licença poética da adaptação:

“Acredito que o ponto de partida foi a relação que eu nutri com Ney. Sabíamos que a memória também traz lacunas e eu teria que usar recursos narrativos para poder preenchê-las. Ney concedeu liberdade poética para que eu pudesse transcrever sua vida em filme. E isso fez total diferença”, conta o diretor.

Segundo Esmir, parte do que o fascinou na história do artista foram os obstáculos que ele atravessou, seja com um pai repressor, com uma sociedade moralista, seja no aperfeiçoamento de suas próprias habilidades artísticas, no artesanato, na pintura, no teatro ou no canto. Tudo isso antes de subir ao palco e se mostrar o artista afrontoso que explodiu à frente do Secos & Molhados, em 1974. “E a gente mostra esse período no filme.”

“Eu acho que o legado do Ney é que esse homem existiu e mostrou pra mim, pra todos nós, a importância de ser o que somos, mesmo que todos nos chamem de louco - que mais louco é quem nos diz”, reflete o biógrafo Julio Maria. “Qualquer ser humano, que ler ou assistir à história, ou for à exposição ou ouvir o Ney cantando vai entender que o legado dele é como a gente pode ser mais feliz sendo nós mesmos.”

Finalizado recentemente, Homem com H teve seu corte final exibido pela primeira vez há poucas semanas, ainda no mês de fevereiro, em uma sessão para poucos convidados, entre elenco, produção e o próprio Ney, que ali apareceu emocionado. 

Para o restante de nós, a espera dura até o dia 1º de maio, exatos três meses antes do aniversário de 84 anos do cantor. Tempo o bastante para revisitar, entre mostra, música e livro, o legado do homem do ano - com H de humano.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DANDO UMA PAUSA

Justiça congela votação da Mobly (MBLY3) e dá fôlego à disputa com fundadores da Tok&Stok

30 de abril de 2025 - 17:24

Assembleia rejeita proposta que favoreceria a OPA da família Dubrule, mas juiz decide suspender os efeitos da votação; entenda o que está em jogo

TURBULÊNCIA NO AR

Azul (AZUL4) obtém financiamento adicional de R$ 600 milhões em meio à queda das ações

30 de abril de 2025 - 16:48

Azul enfrenta turbulências com ações em baixa, dívida elevada e nova captação de R$ 600 milhões para manter operações

QUEDA DE BRAÇO

Trump pressionou, Bezos recuou: Com um telefonema do presidente, Amazon deixa de expor tarifas na nota fiscal

30 de abril de 2025 - 15:59

Após conversa direta entre Donald Trump e Jeff Bezos e troca de farpas com a Casa Branca, Amazon desiste de exibir os custos de tarifas de importação dos EUA ao lado do preço total dos produtos

TOUROS E URSOS #220

Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) têm fôlego para pagar bons dividendos, mas só uma delas oferece perspectiva de ganho de capital, diz analista da Empiricus

30 de abril de 2025 - 15:05

No podcast Touros e Ursos desta semana, Ruy Hungria fala sobre impacto do tarifaço de Donald Trump no lucro de duas das maiores empresas do Ibovespa e diz o que o investidor deve esperar dos proventos

JUNTANDO OS TIJOLINHOS

Gafisa (GFSA3) recebe luz verde para grupamento de 20 por 1 e ação dispara mais de 10% na bolsa

30 de abril de 2025 - 13:57

Na ocasião em que apresentou a proposta, a construtora informou que a operação tinha o intuito de evitar maior volatilidade e se antecipar a eventuais cenários de desenquadramento na B3

TCHAU, QUERIDA?

Balanço da Weg (WEGE3) frustra expectativa e ação despenca 10% na bolsa; o que fazer com a ação agora

30 de abril de 2025 - 12:48

Lucro líquido da companhia aumentou 16,4% na comparação anual, mas cresceu menos que o mercado esperava

O QUE VEM POR AÍ

Petrobras (PETR4) opera em queda, mas nem tudo está perdido: chance de dividendo bilionário segue sobre a mesa

30 de abril de 2025 - 12:37

A estatal divulgou na noite de terça-feira (29) os dados de produção e vendas do período de janeiro e março, que foram bem avaliados pelos bancos, mas não sobrevive às perdas do petróleo no mercado internacional; saiba o que está por vir com relação ao balanço

ABRINDO A TEMPORADA

Santander (SANB11) divulga lucro de R$ 3,9 bi no primeiro trimestre; o que o CEO e o mercado têm a dizer sobre esse resultado?

30 de abril de 2025 - 11:58

Lucro líquido veio em linha com o esperado por Citi e Goldman Sachs e um pouco acima da expectativa do JP Morgan; ações abriram em queda, mas depois viraram

TREINO ATIVO

Mexendo o esqueleto: B3 inclui Smart Fit (SMFT3) e Direcional (DIRR3) na última prévia do Ibovespa para o próximo quadrimestre; veja quem sai para dar lugar a elas

30 de abril de 2025 - 11:08

Se nada mudar radicalmente nos próximos dias, as duas ações estrearão no Ibovespa em 5 de maio

Mundo FIIs

Fundos imobiliários: ALZR11 anuncia desdobramento de cotas e RBVA11 faz leilão de sobras; veja as regras de cada evento

30 de abril de 2025 - 11:06

Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) desdobrará cotas na proporção de 1 para 10; leilão de sobras do Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) ocorre nesta quarta (30)

IR 2025

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

30 de abril de 2025 - 10:05

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

THE 50 BEST BARS

Conheça os 50 melhores bares da América do Norte

30 de abril de 2025 - 9:52

Seleção do The 50 Best Bars North America traz confirmações no pódio e reforço de tendências já apontadas na pré-lista divulgada há algumas semanas

PIX DO LEÃO

Receita Federal paga nesta quarta-feira lote residual do Imposto de Renda; veja se o seu pix cai hoje

30 de abril de 2025 - 9:19

Mais de 279 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram pendências recebem restituição do IR nesta quarta (30); confira como consultar e receber o valor

MUDANÇA NO APETITE

Fundos de ações ESG registram fuga de capitais no primeiro trimestre, enquanto fundos de renda fixa sustentáveis atraem investidores

30 de abril de 2025 - 9:05

Movimento reflete cautela dos investidores com volatilidade e busca por maior proteção em ativos de renda fixa sustentáveis, aponta pesquisa da Morningstar

VELOZES E TECNOLÓGICOS

Corrida Inteligente: 10 gadgets que realmente fazem a diferença em 2025

30 de abril de 2025 - 8:16

Da prática física à experiência high-tech: wearables e dados transformam a corrida, impulsionando o mercado e atletas em busca de performance e saúde

FERIADÃO À VISTA

Como fica a rotina no Dia do Trabalhador? Veja o que abre e fecha nos dias 1º e 2 de maio

30 de abril de 2025 - 7:30

Bancos, bolsa, Correios, INSS e transporte público terão funcionamento alterado no feriado, mas muitos não devem emendar; veja o que muda

BANCÕES NA PARADA

Santander (SANB11) bate expectativas do mercado e tem lucro de R$ 3,861 bilhões no primeiro trimestre de 2025

30 de abril de 2025 - 6:34

Resultado do Santander Brasil (SANB11) representa um salto de 27,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024; veja os números

SD ENTREVISTA

Nova Ordem Mundial à vista? Os possíveis desfechos da guerra comercial de Trump, do caos total à supremacia da China

30 de abril de 2025 - 5:52

Michael Every, estrategista global do Rabobank, falou ao Seu Dinheiro sobre as perspectivas em torno da guerra comercial de Donald Trump

DIÁRIO DOS 100 DIAS

Donald Trump: um breve balanço do caos

29 de abril de 2025 - 21:00

Donald Trump acaba de completar 100 dias desde seu retorno à Casa Branca, mas a impressão é de que foi bem mais que isso

FIM DA NOVELA (OU DA GUERRA)

Reviravolta na Eletrobras (ELET3): Marcelo Gasparino fica fora, Juca Abdalla e Carlos Márcio entram para o conselho

29 de abril de 2025 - 20:27

Candidatos indicados pela administração da elétrica formam maioria no conselho depois da votação realizada nesta terça-feira (29) — a primeira grande reformulação desde a privatização

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar