7 livros ainda não editados em português e por que ler já, de Murakami a Laurie Woolever
De bastidores políticos à memórias confessionais, selecionamos títulos ainda sem tradução que valem a leitura
Memórias confessionais, bastidores políticos, distopias com um pé na realidade. Alguns dos livros mais comentados de 2025 ainda não foram editados em português. Mas mesmo assim, já estão gerando debates, conquistando a crítica e integrando as listas de mais vendidos no exterior.
Entre destaques está Fight: Inside the Wildest Battle for the White House, dos jornalistas Jonathan Allen e Amie Parnes. É uma radiografia eletrizante da eleição norte-americana de 2024. Por isso, já nasceu best-seller do The New York Times.
Além disso, quem também está fazendo barulho é Laurie Woolever, colaboradora de longa data do chef Anthony Bourdain. Agora, ela revela os bastidores da gastronomia e batalhas pessoais em Care and Feeding: A Memoir.
Ainda no campo da não ficção, aliás, Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed and Lost Idealism é leitura essencial. A ex-executiva da Meta Sarah Wynn-Williams expõe o backstage sombrio da big tech e os dilemas éticos da era digital.
- LEIA TAMBÉM: Três museus brasileiros estão entre os 100 mais visitados em 2024, mas nenhum deles é o MASP

Na esfera da ficção, Clay McLeod Chapman surpreende com o horror político Wake Up and Open Your Eyes, uma crítica à influência da mídia, desinformação e paranoia, mas disfarçada de suspense sobrenatural.
Já Fundamentally, debut da analista política Nussaibah Younis, conquistou a crítica com seu humor ácido, mas também sensível sobre identidade, família e religião. Além disso, é impossível não citar Haruki Murakami, mestre da literatura mundial, que retorna ao universo onírico em The City and Its Uncertain Walls.
Leia Também
É um momento vibrante para a literatura. Mas, para quem domina o inglês, são também pedidas para ler já. Listamos abaixo sete livros lançados recentemente fora do Brasil que merecem ser lidos mesmo antes da edição em português.
1. Fight: Inside the Wildest Battle for the White House — Jonathan Allen & Amie Parnes

Os jornalistas por trás de Shattered, best seller sobre a campanha de Hillary Clinton, voltam com um dos livros de relato urgente e envolvente. Dessa vez falam sobre a eleição presidencial de 2024 nos EUA. Em Fight: Inside the Wildest Battle for the White House, Jonathan Allen e Amie Parnes mergulham nos bastidores das campanhas de Joe Biden, Kamala Harris e Donald Trump. Aqui, porém, revelando estratégias, conflitos internos e momentos decisivos da corrida presidencial mais conturbada da história recente.
Desde seu lançamento, Fight alcançou o topo da lista de livros mais vendidos do The New York Times, consolidando-se, portanto, como leitura essencial para compreender os bastidores da política americana contemporânea.
- VEJA TAMBÉM: O Lifestyle do Seu Dinheiro quer te manter bem-informado sobre as principais tendências de comportamento e consumo em uma newsletter especial
2. Care and Feeding: A Memoir — Laurie Woolever

Em Care and Feeding: A Memoir, Laurie Woolever mergulha em um relato franco e envolvente de suas batalhas pessoais no mundo da gastronomia. Conhecida por sua colaboração com o chef e escritor Anthony Bourdain, Woolever compartilha experiências que passam pelos bastidores de restaurantes renomados, mas chegam até suas lutas contra o vício e sua busca por identidade.
Com uma escrita marcada pelo humor ácido e pela introspecção, Woolever aborda temas como assédio no ambiente de trabalho, relações complexas com figuras influentes e o processo de recuperação da sobriedade, por exemplo. Topo da lista dos livros mais vendidos da Amazon, Care and Feeding é uma leitura sensível e direta sobre recomeços. Mas também sobre como a comida (e a escrita) podem nos salvar.
3. Wake Up and Open Your Eyes — Clay McLeod Chapman

Imagine uma mistura do seriado The Americans (2013) com o filme O Exorcista (1973), ambientada nos subúrbios dos EUA e marcada pelas redes sociais. Esse é o clima de Wake Up and Open Your Eyes, novo romance de horror de Clay McLeod Chapman, eleito como um dos melhores livros do ano pela Vulture.
A história acompanha uma família sendo lentamente transformada por uma força demoníaca que se infiltra pelas telas. A metáfora é sobre desinformação, paranoia e medo. Com escrita sufocante e afiada, Chapman mistura horror sobrenatural e crítica social em um romance sobre radicalização política e manipulação midiática.
4. Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed and Lost Idealism — Sarah Wynn-Williams

Em Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed and Lost Idealism, a ex-executiva da Meta Sarah Wynn-Williams revela os bastidores de uma das organizações mais poderosas do mundo. Além disso, ela expõe uma cultura corporativa moldada pela ambição, negligência e silenciamento.
Descrito pelo The New York Times como “sombriamente divertido e genuinamente chocante”, Wynn-Williams transforma sua experiência pessoal em denúncia. No relato corajoso, ela alerta sobre os perigos de se perder a integridade em nome do poder.
5. Fundamentally: A Novel — Nussaibah Youni

Eleito pelo The Independent como o melhor debut literário de 2025, Fundamentally marca a estreia na ficção da autora e analista política Nussaibah Younis. A obra acompanha uma professora universitária que, fugindo de uma decepção amorosa, aceita um emprego inesperado no Iraque. Mas isso sem saber que confrontaria questões muito mais profundas sobre si mesma, suas crenças e seu lugar no mundo.
“Audacioso e perversamente engraçado”, o romance apresenta uma incursão sobre o amor, a família, a religião e as decisões que tomamos em busca de pertencimento.
6. The Burning Earth — Sunil Amrith

Nesta obra de não ficção, o historiador Sunil Amrith apresenta uma leitura acessível sobre como a humanidade transformou o planeta (e foi transformada por ele) ao longo dos últimos 500 anos. Mais do que abordar a crise climática atual, porém, The Burning Earth conecta história, ecologia e política. Tudo para mostrar que o desequilíbrio ambiental é também resultado de desigualdades coloniais, econômicas e culturais.
Leitura essencial, segundo a revista The New Yorker, a obra oferece uma compreensão profunda sobre a crise climática, suas origens e consequências.
7. The City and Its Uncertain Walls — Haruki Murakami

Haruki Murakami está de volta com mais uma reflexão sobre solidão, amor e a própria ideia de realidade. Em The City and Its Uncertain Walls, o aclamado autor japonês revisita e reinventa seu conto homônimo publicado em 1980. Assim, mergulha o leitor em um mundo de cidades invisíveis, bibliotecas misteriosas e memórias fragmentadas.
Com sua prosa carregada de simbolismo, Murakami constrói uma fábula existencial sobre o esforço constante de compreender a si mesmo. Por fim, reafirma-se como um dos grandes mestres da literatura contemporânea.
‘Mercadores da Dúvida’: livro acena à COP30 e expõe como estratégia do tabaco foi adotada por negacionismo climático
Edição brasileira de livro de 2010 revela os detalhes da chamada Estratégia do Tabaco com direito a paralelos com a manipulação do debate ambiental
Cambistas na mira: governo do Reino Unido planeja proibir a revenda de ingressos por valores acima do preço original
Nesta quarta-feira (19), foi anunciado o compromisso público de apresentar e implementar uma nova legislação; entre as medidas futuras também está a imposição de limite para as taxas de serviço cobradas pelas plataformas
Na fila A: conferimos um espetáculo no novíssimo BTG Pactual Hall de perto e contamos como foi a experiência
Como é conferir um clássico do teatro musical com vista privilegiada e em um teatro renovado? O que mudou no espaço do antigo Teatro Alfa? Assistimos ‘Hair’, que marcou a estreia do BTG Pactual Hall, e relatamos os detalhes
Grammy Latino 2025: Liniker é o grande destaque brasileiro na premiação; veja os outros vencedores do Brasil
Hamilton de Holanda Trio, Sorriso Maroto e Chitãozinho & Xororó também receberam prêmios
Obra de Frida Kahlo pode bater o recorde de obra mais cara já vendida, feita por uma mulher ou qualquer artista latino-americano
A pintura é a estrela de um leilão com mais de 100 obras surrealistas que será realizado pela Sotheby’s no dia 20 de novembro
Morre aos 73 anos o cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lô Borges; relembre a relevância da sua obra para a MPB
Músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 17 de outubro; sua passagem encerra uma trajetória de mais de cinco décadas nas quais contribuiu para a revolução da música popular brasileira
O Engraxate que Escalou o Everest, Rosier Alexandre fala de documentário: “Minha história é sobre não desistir”
Documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme no Rio Mountain Festival, resgata a jornada inspiradora de um cearense que superou a pobreza para chegar ao topo do planeta
Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito
Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”
Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”
Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista
BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”
Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual
Nobel, Jabuti e Camões: entenda os ganhadores e indicados da temporada de prêmios literários 2025
Os consensos e dissensos de três premiações e o que elas indicam sobre limites e fronteiras entre mercado editorial e literatura em 2025
Marisa Monte: entrevistamos o maestro André Bachur, que acompanha a cantora em nova turnê
Após apresentar-se com cantora em 2024, Bachur segue turnê na regência de orquestra em ‘Phonica – Marisa Monte e Orquestra Ao Vivo’, que começa este fim de semana em Belo Horizonte
Frieze London abre seção que explora a relação cultural histórica entre o Brasil e a África
Chamado ‘Echoes in the Present’, espaço reúne oito galerias com dez artistas brasileiros e africanos
Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês
A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos
Coisa de Rico, livro de Michel Alcoforado que promete uma investigação da riqueza no Brasil, vale o burburinho?
Lançado em agosto, Coisa de Rico (Todavia R$ 89,90) narra a trajetória do “antropólogo do luxo” Michel Alcoforado, que se infiltrou entre os mais ricos do país para entender o que, afinal, torna alguém rico no Brasil
Kombi, Gol e Ferrari: veículos históricos serão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Em parceria com o museu CARDE, o evento que acontecerá em novembro traz em uma exposição os modelos icônicos junto a outros veículos que marcaram a história automobilística nacional e internacional
Nelson Motta detalha os “terremotos musicais” do Doce Maravilha 2025, que começa hoje (26) no Rio de Janeiro
Marisa Monte, Ney Matogrosso, BaianaSystem Liniker se apresentam até domingo (28) no Jockey Club do Rio de Janeiro; ao Seu Dinheiro, produtor lendário (e DJ) por trás do festival entrega os bastidores do evento
Bairro brasileiro é eleito o 3º mais cool do planeta; saiba qual é e confira os destaques do ranking
O contraste do passado industrial com a atual vida noturna agitada e pluralidade de estabelecimentos gastronômicos e culturais definem o destino classificado
5 casas de artistas para visitar pelo mundo (uma delas fica no Brasil)
Cinco endereços ao redor do mundo onde a arte e a vida de grandes mestres permanecem vivas
Studio Ghibli: 5 paisagens japonesas que inspiraram cenários de filmes do estúdio de animação
De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora
