7 livros ainda não editados em português e por que ler já, de Murakami a Laurie Woolever
De bastidores políticos à memórias confessionais, selecionamos títulos ainda sem tradução que valem a leitura

Memórias confessionais, bastidores políticos, distopias com um pé na realidade. Alguns dos livros mais comentados de 2025 ainda não foram editados em português. Mas mesmo assim, já estão gerando debates, conquistando a crítica e integrando as listas de mais vendidos no exterior.
Entre destaques está Fight: Inside the Wildest Battle for the White House, dos jornalistas Jonathan Allen e Amie Parnes. É uma radiografia eletrizante da eleição norte-americana de 2024. Por isso, já nasceu best-seller do The New York Times.
Além disso, quem também está fazendo barulho é Laurie Woolever, colaboradora de longa data do chef Anthony Bourdain. Agora, ela revela os bastidores da gastronomia e batalhas pessoais em Care and Feeding: A Memoir.
Ainda no campo da não ficção, aliás, Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed and Lost Idealism é leitura essencial. A ex-executiva da Meta Sarah Wynn-Williams expõe o backstage sombrio da big tech e os dilemas éticos da era digital.
- LEIA TAMBÉM: Três museus brasileiros estão entre os 100 mais visitados em 2024, mas nenhum deles é o MASP

Na esfera da ficção, Clay McLeod Chapman surpreende com o horror político Wake Up and Open Your Eyes, uma crítica à influência da mídia, desinformação e paranoia, mas disfarçada de suspense sobrenatural.
Já Fundamentally, debut da analista política Nussaibah Younis, conquistou a crítica com seu humor ácido, mas também sensível sobre identidade, família e religião. Além disso, é impossível não citar Haruki Murakami, mestre da literatura mundial, que retorna ao universo onírico em The City and Its Uncertain Walls.
Leia Também
Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês
É um momento vibrante para a literatura. Mas, para quem domina o inglês, são também pedidas para ler já. Listamos abaixo sete livros lançados recentemente fora do Brasil que merecem ser lidos mesmo antes da edição em português.
1. Fight: Inside the Wildest Battle for the White House — Jonathan Allen & Amie Parnes

Os jornalistas por trás de Shattered, best seller sobre a campanha de Hillary Clinton, voltam com um dos livros de relato urgente e envolvente. Dessa vez falam sobre a eleição presidencial de 2024 nos EUA. Em Fight: Inside the Wildest Battle for the White House, Jonathan Allen e Amie Parnes mergulham nos bastidores das campanhas de Joe Biden, Kamala Harris e Donald Trump. Aqui, porém, revelando estratégias, conflitos internos e momentos decisivos da corrida presidencial mais conturbada da história recente.
Desde seu lançamento, Fight alcançou o topo da lista de livros mais vendidos do The New York Times, consolidando-se, portanto, como leitura essencial para compreender os bastidores da política americana contemporânea.
- VEJA TAMBÉM: O Lifestyle do Seu Dinheiro quer te manter bem-informado sobre as principais tendências de comportamento e consumo em uma newsletter especial
2. Care and Feeding: A Memoir — Laurie Woolever

Em Care and Feeding: A Memoir, Laurie Woolever mergulha em um relato franco e envolvente de suas batalhas pessoais no mundo da gastronomia. Conhecida por sua colaboração com o chef e escritor Anthony Bourdain, Woolever compartilha experiências que passam pelos bastidores de restaurantes renomados, mas chegam até suas lutas contra o vício e sua busca por identidade.
Com uma escrita marcada pelo humor ácido e pela introspecção, Woolever aborda temas como assédio no ambiente de trabalho, relações complexas com figuras influentes e o processo de recuperação da sobriedade, por exemplo. Topo da lista dos livros mais vendidos da Amazon, Care and Feeding é uma leitura sensível e direta sobre recomeços. Mas também sobre como a comida (e a escrita) podem nos salvar.
3. Wake Up and Open Your Eyes — Clay McLeod Chapman

Imagine uma mistura do seriado The Americans (2013) com o filme O Exorcista (1973), ambientada nos subúrbios dos EUA e marcada pelas redes sociais. Esse é o clima de Wake Up and Open Your Eyes, novo romance de horror de Clay McLeod Chapman, eleito como um dos melhores livros do ano pela Vulture.
A história acompanha uma família sendo lentamente transformada por uma força demoníaca que se infiltra pelas telas. A metáfora é sobre desinformação, paranoia e medo. Com escrita sufocante e afiada, Chapman mistura horror sobrenatural e crítica social em um romance sobre radicalização política e manipulação midiática.
4. Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed and Lost Idealism — Sarah Wynn-Williams

Em Careless People: A Cautionary Tale of Power, Greed and Lost Idealism, a ex-executiva da Meta Sarah Wynn-Williams revela os bastidores de uma das organizações mais poderosas do mundo. Além disso, ela expõe uma cultura corporativa moldada pela ambição, negligência e silenciamento.
Descrito pelo The New York Times como “sombriamente divertido e genuinamente chocante”, Wynn-Williams transforma sua experiência pessoal em denúncia. No relato corajoso, ela alerta sobre os perigos de se perder a integridade em nome do poder.
5. Fundamentally: A Novel — Nussaibah Youni

Eleito pelo The Independent como o melhor debut literário de 2025, Fundamentally marca a estreia na ficção da autora e analista política Nussaibah Younis. A obra acompanha uma professora universitária que, fugindo de uma decepção amorosa, aceita um emprego inesperado no Iraque. Mas isso sem saber que confrontaria questões muito mais profundas sobre si mesma, suas crenças e seu lugar no mundo.
“Audacioso e perversamente engraçado”, o romance apresenta uma incursão sobre o amor, a família, a religião e as decisões que tomamos em busca de pertencimento.
6. The Burning Earth — Sunil Amrith

Nesta obra de não ficção, o historiador Sunil Amrith apresenta uma leitura acessível sobre como a humanidade transformou o planeta (e foi transformada por ele) ao longo dos últimos 500 anos. Mais do que abordar a crise climática atual, porém, The Burning Earth conecta história, ecologia e política. Tudo para mostrar que o desequilíbrio ambiental é também resultado de desigualdades coloniais, econômicas e culturais.
Leitura essencial, segundo a revista The New Yorker, a obra oferece uma compreensão profunda sobre a crise climática, suas origens e consequências.
7. The City and Its Uncertain Walls — Haruki Murakami

Haruki Murakami está de volta com mais uma reflexão sobre solidão, amor e a própria ideia de realidade. Em The City and Its Uncertain Walls, o aclamado autor japonês revisita e reinventa seu conto homônimo publicado em 1980. Assim, mergulha o leitor em um mundo de cidades invisíveis, bibliotecas misteriosas e memórias fragmentadas.
Com sua prosa carregada de simbolismo, Murakami constrói uma fábula existencial sobre o esforço constante de compreender a si mesmo. Por fim, reafirma-se como um dos grandes mestres da literatura contemporânea.
5 casas de artistas para visitar pelo mundo (uma delas fica no Brasil)
Cinco endereços ao redor do mundo onde a arte e a vida de grandes mestres permanecem vivas
Studio Ghibli: 5 paisagens japonesas que inspiraram cenários de filmes do estúdio de animação
De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora
Robert Redford morre aos 89 anos: de galã a diretor premiado e voz do cinema independente
Um ícone que atravessou décadas, Robert Redford foi um diretor premiado, ativista e fundou o maior festival de cinema independente do mundo
Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família
Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias
ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina
Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio
National Gallery de Londres recebe doações recordes para construção de nova ala focada em arte do século 20
A National Gallery obteve um valor sem precedentes de 375 milhões de libras para o projeto, que tem inauguração prevista para o início da década de 2030
Em livro de memórias, Bill Gates resgata impacto da curiosidade na fonte de seu sucesso
De prodígio da computação a homem mais rico do mundo, Bill Gates revisita a infância e a juventude em Seattle em ‘Código-fonte: Como tudo começou’, um ensaio sobre o papel da família, da educação e da curiosidade no caminho do fundador da Microsoft
Quanto você pagaria por um sabre de luz original de Star Wars? Item alcança quase R$ 20 milhões em leilão
Sabre de luz leiloado essa semana foi usado por Darth Vader nas filmagens de ‘O Império Contra-Ataca’ e ‘O Retorno de Jedi’, da saga Star Wars
The Town 2025: curador e vice-presidente artístico do festival, Zé Ricardo dá dicas de shows imperdíveis
Até o dia 14, festival brasileiro conecta música nacional a circuito global; ao Seu Dinheiro, o curador do The Town dá a lista com as atrações imperdíveis entre mais de uma centena de shows
Bienal de São Paulo 2025: programação e os destaques da maior mostra de arte contemporânea da América Latina
O Pavilhão Ciccillo Matarazzo será ocupado com mostras de mais de 120 artistas de cerca de cinquenta países, além de experiências multissensoriais e com realidade aumentada
Da rua à editora, como Ponta de Lança prosperou na literatura paulistana (e quais os próximos capítulos)
Para Bruno Eliézer Martins, da Ponta de Lança, vender livros é vender magia; mas a paixão virou um dos epicentros da literatura paulistana; ao Seu Dinheiro, ele adianta os próximos capítulos
Arte ao ar livre: Inhotim e outros 5 museus que transformam a paisagem em galeria
Endereço brasileiro que transformou percepção sobre arte em espaço aberto completa 20 anos de abertura ao público em 2026; aqui, nos debruçamos sobre seis complexos onde o ambiente é a própria obra
Venda de ingressos para show de Marisa Monte abre ao público geral nesta quarta (20); veja como adquirir
Turnê aguardada de Marisa Monte com orquestra sinfônica causou frisson entre fãs em pré-venda nesta segunda-feira (18); veja como garantir o ingresso na venda geral
“Ovos de ouro” da Fabergé vão mudar de dono: joalheria icônica é vendida por R$ 272 milhões
Joalheria emblemática por seus luxuosos ovos ornamentais foi adquirida por firma americana de investimentos após mais de uma década sob controle de mineradora
7 museus internacionais com obras brasileiras para colocar no seu próximo roteiro de viagem
Arte brasileira de diversos períodos históricos pode ser encontrada em museus de renome, da Argentina ao Japão
Biblioteca brasileira está entre as 10 mais bonitas do mundo; saiba qual é e confira o ranking completo
A lista foi feita pela organização 1000 Libraries, que contabilizou os votos de mais de 200 mil pessoas em seu site
FLIP chega a 2025 com aposta em popularidade de Paulo Leminski para driblar críticas e concorrência
Com críticas nas redes e concorrência acirrada d’A Feira do Livro em São Paulo, a tradicional FLIP projeta o poeta curitibano Paulo Leminski no centro do debate contemporâneo
Lollapalooza Brasil anuncia datas da edição 2026 e abre primeiro lote de pré-venda nesta terça-feira (22)
Ainda sem atrações confirmadas, festival anunciou datas e criação de pré-venda exclusiva, que começa ainda hoje
Incêndio destrói o palco do Tomorrowland, marcado para esta sexta-feira; como fica o festival agora?
Ninguém ficou ferido, mas o palco principal do evento foi todo destruído pelas chamas
O que define o valor de uma obra de arte em leilão?
Aloisio Cravo, leiloeiro com mais de 40 anos de experiência, explica os bastidores de um leilão e como funciona a precificação das peças de arte