5 casas de artistas para visitar pelo mundo (uma delas fica no Brasil)
Cinco endereços ao redor do mundo onde a arte e a vida de grandes mestres permanecem vivas
Na Calle Londres, Cidade do México, ainda estão telas, tinta e itens pessoais de Frida Kahlo. No Museu Casa de Cândido Portinari, no Brasil, é possível ver originais, os pincéis e instrumentos de trabalho do mestre brasileiro.
Visitar as casas onde grandes artistas viveram e criaram suas obras é um convite para entrar em um universo à parte. Ao redor do mundo, muitas dessas moradas foram transformadas em museus. Neles não estão apenas o ambiente íntimo, mas também os objetos pessoais e materiais de trabalho desses mestres.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo
Para quem admira nomes consagrados, trata-se de uma oportunidade rara de conhecer os lugares onde nasceram e viveram. Mas também a chance de ver a origem das ideias, esboços e pinceladas que mudaram a história da arte.
Nessa seara entram desde detalhes, como a janela ou o trono instalados por Salvador Dalí em sua casa para sua amada Gala, por exemplo. Ou ainda o espelho que Frida posicionou sobre a cama, para que pudesse pintar mesmo prostrada.
Aqui, reunimos cinco dessas casas abertas ao público. Nelas é possível mergulhar nas inspirações, na criatividade e na vida daqueles que deram rosto e alma à arte como a conhecemos.
Museu Frida Kahlo – Cidade do México, México
A casa onde Frida Kahlo nasceu, cresceu e viveu com Diego Rivera destaca-se pelas paredes azul-cobalto. É o que justifica seu nome La Casa Azul e também a torna um dos museus mais icônicos da Cidade do México.
Leia Também
Transformada em museu em 1958, pouco após a morte da artista, mantém praticamente intactos os cômodos da década de 1950. Obras de Frida e Rivera também estão lá, assim como objetos pessoais, mas também fotografias, arte popular mexicana e artefatos pré-hispânicos.

A visita permite conhecer o ambiente íntimo que marcou a trajetória da pintora mexicana. Por lá estão também autorretratos intensos, onde expressava sua dor, identidade e questões de gênero. Além disso, o local permite entender como Coyoacán se consolidou como um polo cultural e intelectual desde os anos 1920.
Endereço: C. Londres 247, Col. Del Carmen, Coyoacán, Cidade do México, México.
Horários: Segunda-feira: fechado. Terça-feira e de Quinta a Domingo: 10h – 18h. Quarta-feira: 11h – 18h.
Ingressos: Entrada geral: 320 pesos mexicanos. Estudantes e professores com credencial: 60 pesos mexicanos. Adultos maiores e crianças de 6 a 12 anos: 30 pesos mexicanos. Não há venda de ingressos na bilheteria, a compra deve ser feita online no site oficial: museofridakahlo.org.mx
Casa-Museu Salvador Dalí – Portlligat, Espanha
À beira da baía de Portlligat, na Catalunha, a casa onde Salvador Dalí viveu convida o visitante a entrar no universo singular do artista. Ali ele morou, mas também trabalhou por 40 anos até o falecimento de Gala, sua companheira.
O que começou como uma cabana de pescadores foi sendo transformado ao longo de quatro décadas em um verdadeiro labirinto surrealista. Há corredores estreitos, mudanças de nível e salas cheias de objetos inusitados. Além disso o local é conhecido pelas janelas que emolduram paisagem inspiradora de tantas de suas obras.

Do ateliê, ainda repleto de pincéis, cavaletes, obras inacabadas e instrumentos de trabalho, tudo parece congelado no tempo em que Dalí e Gala viviam ali.
Transformada em museu em 1997, porém, a casa revela a fusão entre arte, vida e imaginação que fez de Dalí um dos maiores expoentes do surrealismo. Nos cômodos estão o DNA de obras icônicas, mas também pistas da personalidade excêntrica que o tornou um dos nomes mais provocativos do século 20.
Endereço: Platja de Portlligat, s/n, 17488 Cadaqués, Girona, Espanha.
Horários: Alta temporada (16/06 a 14/09): aberto todos os dias, 9h30–20h. Outras datas: aberto todos os dias ou de terça a domingo, 10h30–18h.
Fechado: 7/01 a 10/02.
Ingressos: Entrada geral: 15 euros / Estudantes, Menores de 17 anos e Maiores de 65: 12 euros.
*Recomenda-se reserva antecipada.
www.salvador-dali.org/ca/
Casa e Jardins de Claude Monet – Giverny, França
Na charmosa vila de Giverny fica a casa onde Claude Monet, o pai do expressionismo, viveu por 43 anos. O local mantém não apenas a residência original, mas também os jardins que inspiraram algumas de suas telas mais icônicas.
Declarada monumento histórico, a casa foi reconhecida como Jardin Remarquable. O selo oficial, criado pelo Ministério da Cultura da França, reconhece jardins de excepcional interesse estético, histórico ou botânico. A propriedade permite ao visitante caminhar pelos mesmos cenários que deram vida ao impressionismo. De quebra, preserva a atmosfera intimista onde arte e natureza se encontravam no dia a dia do artista.
Aberta ao público desde 1980, a casa é, aliás, um dos destinos culturais mais visitados da Normandia, atrás apenas do Mont Saint-Michel.
Endereço: 84 rue Claude Monet, 27620 Giverny, França.
Horários: de 1º de abril a 1º de novembro, das 9h30 às 18h (Última entrada: 17h30).
Ingressos: Adultos: 12 euros. Crianças (7–17 anos) e Estudantes: 6,50 euros. Crianças (-7 anos): gratuito.
Reserva online fortemente recomendada.
claudemonetgiverny.fr
Museu Casa Portinari – Brodowski, Brasil
No interior de São Paulo, encontra-se a casa de Candido Portinari. Um dos mais importantes pintores brasileiros do século 20, ele ficou conhecido por obras monumentais como Guerra e Paz, painéis do Palácio da ONU, mas também por retratar em cores fortes o cotidiano, as festas e as injustiças sociais do Brasil.
Foi ali que o artista cresceu e passou temporadas já adulto. O imóvel mantém viva até hoje, porém, sua memória por meio dos murais que ele mesmo pintou nas paredes da casa. Além disso, há uma pequena capela construída na década de 40.

Tombado no final dos anos 1960 e adaptado para museu em 1970, o espaço conserva a simplicidade original. Ele ajuda, porém, a entender o impacto permanente das raízes do interior paulista sobre a obra de Portinari.
Endereço: Praça Candido Portinari, 298 Brodowski/SP.
Horário: terça a domingo das 9h às 18h.
Ingresso: A entrada é livre e ao final da visita o público é convidado a contribuir para a instituição com o valor que quiser.
www.museucasadeportinari.org.br
Casa e Estúdio de Jackson Pollock – East Hampton, Nova York, EUA
Em Springs, East Hampton, fica a casa onde Jackson Pollock viveu e trabalhou ao lado de Lee Krasner, também artista e sua esposa. Foi ali que Pollock, considerado um dos maiores nomes do expressionismo abstrato criou algumas de suas obras mais emblemáticas. Na pequena residência, estão algumas raízes das revoluções que promoveu na pintura com técnicas como o drip painting, por exemplo. Um detalhe é o estúdio, um espaço experimental que rompia, aliás, com a tradição da pintura de cavalete.

Hoje, a casa mantém o piso original do ateliê, ainda marcado pelas camadas de tinta, além de objetos pessoais, biblioteca e arquivos do casal, permitindo ao visitante acessar a intimidade e o processo criativo que marcaram a história da arte moderna.
Endereço: 830 Springs Fireplace Rd, East Hampton, NY 11937.
Horário: Aberto de Maio a outubro, de quinta a domingo. Horários definidos ao reservar.
Ingresso: Adultos US$ 15; crianças até 10 anos US$ 5.
Reservas antecipadas obrigatórias.
www.pkhouse.org
Spotify divulga a lista dos podcasts mais ouvidos no mundo e no Brasil em 2025; confira os destaques dos rankings
Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios
Art Basel Miami Beach 2025: confira a programação e destaques da maior feira de arte das Américas
A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami
Mostra em homenagem a Cazuza chega a São Paulo ainda em 2025; saiba datas e detalhes
Após reunir mais de 60 mil pessoas no Rio de Janeiro, exposição em tributo ao poeta e ícone brasileiro da música desembarca na capital paulista dia 22 de dezembro
‘A Fraude’: romance histórico de Zadie Smith volta ao passado para iluminar o presente
Ao reler a Inglaterra vitoriana com o olhar de uma romancista contemporânea, Zadie Smith transforma a história em espelho do presente em ‘A Fraude’
Rock in Rio anuncia Elton John e Gilberto Gil para edição 2026
Músico britânico e lenda brasileira foram os primeiros nomes revelados da edição que vai de 4 a 12 de setembro do próximo ano; Elton John já teve passagem polêmica pelo Rock in Rio
‘Mercadores da Dúvida’: livro acena à COP30 e expõe como estratégia do tabaco foi adotada por negacionismo climático
Edição brasileira de livro de 2010 revela os detalhes da chamada Estratégia do Tabaco com direito a paralelos com a manipulação do debate ambiental
Cambistas na mira: governo do Reino Unido planeja proibir a revenda de ingressos por valores acima do preço original
Nesta quarta-feira (19), foi anunciado o compromisso público de apresentar e implementar uma nova legislação; entre as medidas futuras também está a imposição de limite para as taxas de serviço cobradas pelas plataformas
Na fila A: conferimos um espetáculo no novíssimo BTG Pactual Hall de perto e contamos como foi a experiência
Como é conferir um clássico do teatro musical com vista privilegiada e em um teatro renovado? O que mudou no espaço do antigo Teatro Alfa? Assistimos ‘Hair’, que marcou a estreia do BTG Pactual Hall, e relatamos os detalhes
Grammy Latino 2025: Liniker é o grande destaque brasileiro na premiação; veja os outros vencedores do Brasil
Hamilton de Holanda Trio, Sorriso Maroto e Chitãozinho & Xororó também receberam prêmios
Obra de Frida Kahlo pode bater o recorde de obra mais cara já vendida, feita por uma mulher ou qualquer artista latino-americano
A pintura é a estrela de um leilão com mais de 100 obras surrealistas que será realizado pela Sotheby’s no dia 20 de novembro
Morre aos 73 anos o cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lô Borges; relembre a relevância da sua obra para a MPB
Músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 17 de outubro; sua passagem encerra uma trajetória de mais de cinco décadas nas quais contribuiu para a revolução da música popular brasileira
O Engraxate que Escalou o Everest, Rosier Alexandre fala de documentário: “Minha história é sobre não desistir”
Documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme no Rio Mountain Festival, resgata a jornada inspiradora de um cearense que superou a pobreza para chegar ao topo do planeta
Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito
Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”
Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”
Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista
BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”
Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual
Nobel, Jabuti e Camões: entenda os ganhadores e indicados da temporada de prêmios literários 2025
Os consensos e dissensos de três premiações e o que elas indicam sobre limites e fronteiras entre mercado editorial e literatura em 2025
Marisa Monte: entrevistamos o maestro André Bachur, que acompanha a cantora em nova turnê
Após apresentar-se com cantora em 2024, Bachur segue turnê na regência de orquestra em ‘Phonica – Marisa Monte e Orquestra Ao Vivo’, que começa este fim de semana em Belo Horizonte
Frieze London abre seção que explora a relação cultural histórica entre o Brasil e a África
Chamado ‘Echoes in the Present’, espaço reúne oito galerias com dez artistas brasileiros e africanos
Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês
A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos
Coisa de Rico, livro de Michel Alcoforado que promete uma investigação da riqueza no Brasil, vale o burburinho?
Lançado em agosto, Coisa de Rico (Todavia R$ 89,90) narra a trajetória do “antropólogo do luxo” Michel Alcoforado, que se infiltrou entre os mais ricos do país para entender o que, afinal, torna alguém rico no Brasil
