Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
NO DETALHE

Donald Trump volta à Casa Branca nesta segunda-feira; confira os preparativos e como acompanhar a posse do presidente dos EUA

A cerimônia de posse de Donald Trump contará com apresentações, discursos e a presença de líderes internacionais. Porém, até lá, o republicano participa de diversos outros eventos

Homem de terno com a bandeira dos EUA ao fundo
Donald Trump - Imagem: Divulgação

Donald Trump já está em Washington, capital dos EUA. O 47º presidente do país norte-americano retornará à Casa Branca amanhã (20), porém o republicano já vem realizando algumas comemorações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda no sábado, Trump participou de um jantar em seu clube de golfe, na Virgínia, que contou com fogos de artifício. 

Já neste domingo, ele, a família e o vice-presidente eleito J.D. Vance visitaram o cemitério Arlington, em Washington, onde deixaram coroas de flores na lápide do soldado. O local é um símbolo de serviço e sacrifício ao país.

Além disso, Trump realiza um comício nesta tarde, na Capital One Arena, que tem capacidade para 20 mil pessoas. Antes do evento, ele havia definido a cerimônia como “um comício que você jamais esquecerá”.

Apelidado de “Make America Great Again Rally” (Comício Torne a América Grande De Novo, em tradução livre), o evento começou às 18h (horário de Brasília). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Donald Trump realizará um discurso durante o evento, que deve indicar o tom que o republicano vai adotar durante os próximos anos.

Leia Também

SEGUNDA RODADA

Jogos de hoje: confira a programação completa e onde assistir ao vivo às primeiras partidas da segunda rodada

UM BC 2.0

Uma nova era no Fed: o que Kevin Warsh disse sobre juros e inflação na primeira coletiva — e por que ele é tão diferente de Powell

Como será a posse de Donald Trump?

Na segunda-feira (20), a agenda de Trump começa com um serviço na Igreja Episcopal de São João, em frente à Casa Branca. A participação do presidente eleito faz parte de uma tradição no país.

Além disso, antes da cerimônia de posse, Joe Biden e a primeira-dama, Jill Biden, recebem Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, na Casa Branca para tomar chá.

É apenas após o encontro que a cerimônia de posse do 47º presidente dos EUA começa. O evento está marcado para às 12h, segundo horário local (14h no horário de Brasília). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, as apresentações musicais e os discursos de abertura da cerimônia de posse acontecem ainda antes e estão previstos para às 9h30, no horário local (11h30 no horário de Brasília).

O evento contará com as apresentações de Carrie Underwood, ex-estrela do programa de talentos American Idol; do grupo The Village People, banda que fez sucesso no fim dos anos 1970; do cantor country Lee Greenwood, um amigo de longa data de Trump; e o cantor de ópera Christopher Macchio.

Após as apresentações, Donald Trump e J.D. Vance farão o juramento de posse. O presidente dos EUA também realizará um discurso.

Em geral, o evento ocorre em locais abertos. Contudo, devido à previsão de frio em Washington, a cerimônia será realizada em área interna. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança do local pode ajudar também o trabalho dos seguranças de Trump. Vale lembrar que o republicano foi vítima de um atentado em julho de 2024.

O último presidente a ser empossado em ambientes fechados foi Ronald Reagan em 1985. A decisão também foi em razão do clima frio na região.

Com o fim do evento, Trump irá para o salão no Congresso reservado para presidentes, onde deve assinar nomeações e outros atos oficiais. Além disso, o presidente atenderá um almoço oferecido pelo comitê do Poder Legislativo, responsável por cerimônias de posse.

 Já à tarde, o presidente participará do desfile presidencial, que, tradicionalmente, ocorre na Avenida Pensilvânia. Porém, o evento também foi transferido para ambiente fechado, na arena Capital One.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois, Trump irá para a Casa Branca onde atenderá uma cerimônia para assinatura de atos oficiais no Salão Oval.

 À noite, está previsto que Trump participe de três bailes da posse: o Commander in Chief Ball, o Liberty Inaugural Ball e o Starlight Ball. Ele deverá falar nos três eventos.

Quem estará presente?

Em geral, as cerimônias de posse dos presidentes não contam com a presença dos governantes de outros países por questões de segurança. No entanto, Trump quebrou esse protocolo e convidou líderes estrangeiros.

Segundo a mídia internacional, o presidente argentino, Javier Milei, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, devem comparecer ao evento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, Trump também convidou o presidente da China, Xi Jinping. Porém, o líder chinês não comparecerá ao evento. Contudo, o governo enviará o vice-presidente, Han Zheng, como representante especial.

Já por aqui, a seleção dos convidados vem repercutindo por uma situação inusitada. 

Isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi convidado, mas enviará a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, como já é de costume. 

No entanto, Donald Trump chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está com o passaporte retido pela Justiça brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele até tentou: os advogados de Bolsonaro apresentaram um recurso para a revisão da determinação que o impede de sair do país, mas Alexandre de Moraes, presidente do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido.

Apesar de não comparecer, Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, e Eduardo Bolsonaro, filho e deputado federal, vão comparecer ao evento.

Além disso, segundo a imprensa internacional, estarão presentes na posse de Trump os empresários Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg. O ex-presidente Barack Obama também participará, porém a ex-primeira-dama Michelle Obama não vai comparecer.

Outra importante figura que estará na cerimônia é o atual presidente norte-americano, Joe Biden. Ele destacou que a transmissão pacífica de poder fortalece a democracia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que Trump optou por não transmitir o cargo para Biden em 20 de janeiro de 2020, a primeira ausência de um presidente na cerimônia de posse em 152 anos.

Como acompanhar o evento?

Para os brasileiros que queiram acompanhar a posse de Donald Trump, há diversos canais que transmitirão o evento.

A Casa Branca fará uma transmissão ao vivo da posse. Além disso, a BBC News também realizará a cobertura ao vivo em seu site em inglês. No Brasil, o veículo de notícias G1 fará a transmissão do evento no site do jornal.

*Com informações da BBC News, do Estadão Conteúdo, G1 e Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seleção da França na Copa do Mundo de 2022 16 de junho de 2026 - 6:41
petróleo caindo sobre notas de dólar afeta bolsas hoje 15 de junho de 2026 - 19:45
Fachada da Amazon 15 de junho de 2026 - 17:58
15 de junho de 2026 - 13:35
Pessoas segurando bandeiras da Espanha. 15 de junho de 2026 - 6:43

SEGUNDA DE JOGOS

Copa do Mundo: Onde assistir aos jogos desta segunda-feira (15)

15 de junho de 2026 - 6:43
Memphis Depay para a seleção da Holanda 14 de junho de 2026 - 6:52

DOMINGO DE JOGO

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo neste domingo

14 de junho de 2026 - 6:52
Na imagem, ícones de três aplicativos de IA: ChatGPT, Claude e Perplexity. 13 de junho de 2026 - 9:34
Torcedor do brasil assitindo ao jogo de futebol. 13 de junho de 2026 - 6:10
Foto de jogador de futebol da seleção dos Estados Unidos em campo. 12 de junho de 2026 - 6:00
cachorro caramelo vira lata 11 de junho de 2026 - 14:57
Pessoas torcendo para o Brasil na Copa do Mundo no sofá de casa 11 de junho de 2026 - 5:57
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 10 de junho de 2026 - 15:05

FUJA DO ÍNDICE, FOQUE NAS AÇÕES

Tudo parece bem no S&P 500. O Bank of America discorda e tem 7 motivos para isso 

10 de junho de 2026 - 15:05
Em um mapa mundi em preto e branco, mãos dadas com as bandeiras do Brasil e da China 9 de junho de 2026 - 19:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar