🔴 AS MELHORES RECOMENDAÇÕES DO BTG PACTUAL DE GRAÇA CONFIRA AS NOVIDADES DA SEMANA

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

NO DETALHE

Donald Trump volta à Casa Branca nesta segunda-feira; confira os preparativos e como acompanhar a posse do presidente dos EUA

A cerimônia de posse de Donald Trump contará com apresentações, discursos e a presença de líderes internacionais. Porém, até lá, o republicano participa de diversos outros eventos

Dani Alvarenga
19 de janeiro de 2025
18:54 - atualizado às 7:52
Homem de terno com a bandeira dos EUA ao fundo
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Divulgação

Donald Trump já está em Washington, capital dos EUA. O 47º presidente do país norte-americano retornará à Casa Branca amanhã (20), porém o republicano já vem realizando algumas comemorações.

Ainda no sábado, Trump participou de um jantar em seu clube de golfe, na Virgínia, que contou com fogos de artifício. 

Já neste domingo, ele, a família e o vice-presidente eleito J.D. Vance visitaram o cemitério Arlington, em Washington, onde deixaram coroas de flores na lápide do soldado. O local é um símbolo de serviço e sacrifício ao país.

Além disso, Trump realiza um comício nesta tarde, na Capital One Arena, que tem capacidade para 20 mil pessoas. Antes do evento, ele havia definido a cerimônia como “um comício que você jamais esquecerá”.

Apelidado de “Make America Great Again Rally” (Comício Torne a América Grande De Novo, em tradução livre), o evento começou às 18h (horário de Brasília). 

Donald Trump realizará um discurso durante o evento, que deve indicar o tom que o republicano vai adotar durante os próximos anos.

Leia Também

Como será a posse de Donald Trump?

Na segunda-feira (20), a agenda de Trump começa com um serviço na Igreja Episcopal de São João, em frente à Casa Branca. A participação do presidente eleito faz parte de uma tradição no país.

Além disso, antes da cerimônia de posse, Joe Biden e a primeira-dama, Jill Biden, recebem Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, na Casa Branca para tomar chá.

É apenas após o encontro que a cerimônia de posse do 47º presidente dos EUA começa. O evento está marcado para às 12h, segundo horário local (14h no horário de Brasília). 

Contudo, as apresentações musicais e os discursos de abertura da cerimônia de posse acontecem ainda antes e estão previstos para às 9h30, no horário local (11h30 no horário de Brasília).

O evento contará com as apresentações de Carrie Underwood, ex-estrela do programa de talentos American Idol; do grupo The Village People, banda que fez sucesso no fim dos anos 1970; do cantor country Lee Greenwood, um amigo de longa data de Trump; e o cantor de ópera Christopher Macchio.

Após as apresentações, Donald Trump e J.D. Vance farão o juramento de posse. O presidente dos EUA também realizará um discurso.

Em geral, o evento ocorre em locais abertos. Contudo, devido à previsão de frio em Washington, a cerimônia será realizada em área interna. 

A mudança do local pode ajudar também o trabalho dos seguranças de Trump. Vale lembrar que o republicano foi vítima de um atentado em julho de 2024.

O último presidente a ser empossado em ambientes fechados foi Ronald Reagan em 1985. A decisão também foi em razão do clima frio na região.

Com o fim do evento, Trump irá para o salão no Congresso reservado para presidentes, onde deve assinar nomeações e outros atos oficiais. Além disso, o presidente atenderá um almoço oferecido pelo comitê do Poder Legislativo, responsável por cerimônias de posse.

 Já à tarde, o presidente participará do desfile presidencial, que, tradicionalmente, ocorre na Avenida Pensilvânia. Porém, o evento também foi transferido para ambiente fechado, na arena Capital One.

Depois, Trump irá para a Casa Branca onde atenderá uma cerimônia para assinatura de atos oficiais no Salão Oval.

 À noite, está previsto que Trump participe de três bailes da posse: o Commander in Chief Ball, o Liberty Inaugural Ball e o Starlight Ball. Ele deverá falar nos três eventos.

Quem estará presente?

Em geral, as cerimônias de posse dos presidentes não contam com a presença dos governantes de outros países por questões de segurança. No entanto, Trump quebrou esse protocolo e convidou líderes estrangeiros.

Segundo a mídia internacional, o presidente argentino, Javier Milei, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, devem comparecer ao evento. 

Além disso, Trump também convidou o presidente da China, Xi Jinping. Porém, o líder chinês não comparecerá ao evento. Contudo, o governo enviará o vice-presidente, Han Zheng, como representante especial.

Já por aqui, a seleção dos convidados vem repercutindo por uma situação inusitada. 

Isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi convidado, mas enviará a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, como já é de costume. 

No entanto, Donald Trump chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está com o passaporte retido pela Justiça brasileira.

Ele até tentou: os advogados de Bolsonaro apresentaram um recurso para a revisão da determinação que o impede de sair do país, mas Alexandre de Moraes, presidente do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido.

Apesar de não comparecer, Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, e Eduardo Bolsonaro, filho e deputado federal, vão comparecer ao evento.

Além disso, segundo a imprensa internacional, estarão presentes na posse de Trump os empresários Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg. O ex-presidente Barack Obama também participará, porém a ex-primeira-dama Michelle Obama não vai comparecer.

Outra importante figura que estará na cerimônia é o atual presidente norte-americano, Joe Biden. Ele destacou que a transmissão pacífica de poder fortalece a democracia

Vale lembrar que Trump optou por não transmitir o cargo para Biden em 20 de janeiro de 2020, a primeira ausência de um presidente na cerimônia de posse em 152 anos.

Como acompanhar o evento?

Para os brasileiros que queiram acompanhar a posse de Donald Trump, há diversos canais que transmitirão o evento.

A Casa Branca fará uma transmissão ao vivo da posse. Além disso, a BBC News também realizará a cobertura ao vivo em seu site em inglês. No Brasil, o veículo de notícias G1 fará a transmissão do evento no site do jornal.

*Com informações da BBC News, do Estadão Conteúdo, G1 e Reuters

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Duas faces de uma mesma moeda: Ibovespa monitora Galípolo para manter recuperação em dia sem Trump

14 de fevereiro de 2025 - 8:00

Mercados financeiros chegam à última sessão da semana mostrando algum alívio em relação à guerra comercial norte-americana

DIA 25

Trump e Modi: por que o encontro com o primeiro-ministro da Índia é mais importante do que parece

13 de fevereiro de 2025 - 19:40

À primeira vista, a reunião entre o presidente norte-americano e o premiê indiano pode ter apenas um caráter comercial, com tarifas em jogo, mas em uma segunda olhada, a estratégia da política externa dos EUA é colocada à mesa

RECALCULANDO A ROTA

Pressionada por ‘taxação das blusinhas’, Shein mira expansão do marketplace e quer gerar 100 mil empregos no Brasil, mas BTG vê pedras no caminho da varejista chinesa

13 de fevereiro de 2025 - 9:49

Taxação tem impulsionado a Shein a apostar em produtos e comerciantes brasileiros – até 2026, a varejista espera que 85% das vendas no país sejam do mercado nacional

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Da ficção científica às IAs: Ibovespa busca recuperação depois de tropeçar na inflação ao consumidor norte-americano

13 de fevereiro de 2025 - 8:01

Investidores monitoram ‘tarifas recíprocas’ de Trump, vendas no varejo brasileiro e inflação do produtor dos EUA

DIA 24

Tarifas recíprocas, inflação, juros e guerra: nada passa batido por Trump

12 de fevereiro de 2025 - 20:05

Presidente norte-americano usa a mesma estratégia da primeira gestão e faz pressão em temas sensíveis à economia norte-americana e ao mundo

À PROVA DE JUROS ALTOS

BofA mantém recomendação de comprar Brasil com 19 ações da B3 na carteira — ação de elétrica ‘queridinha’ da bolsa é novidade

12 de fevereiro de 2025 - 17:45

Em um relatório de estratégia para a América Latina, o Bank of America (BofA) decidiu manter o Brasil em overweight (exposição acima da média) na comparação com o índice de referência para a região, o MSCI LatAm. A preferência do banco americano se dá por empresas que demonstram resiliência em vista dos juros elevados. Nesse […]

PRESIDENTE DO BC NO TIMÃO

‘O barco vai balançar’: Galípolo prevê mercado mais agitado com fim do guidance do BC e indica inflação fora da meta

12 de fevereiro de 2025 - 16:24

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, participou do primeiro evento desde a posse no cargo e comentou sobre a rota dos juros no Brasil

BTG SUMMIT 2025

Brasil não vive crise como a de 2016, mas precisa largar o ‘vício em gasto público’ se quiser que os juros caiam, diz Mansueto Almeida, do BTG

12 de fevereiro de 2025 - 14:52

Comentários do economista-chefe do banco foram feitos durante evento promovido pelo BTG Pactual na manhã desta quarta-feira em São Paulo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais uma chance na vida: Ibovespa tenta manter bom momento em dia de inflação nos EUA e falas de Lula, Galípolo e Powell

12 de fevereiro de 2025 - 8:14

Investidores também monitoram reação a tarifas de Trump sobre o aço e o alumínio; governo brasileiro mantém tom cauteloso

COMPETIÇÃO GLOBAL

‘A corrida da IA está longe de terminar’: UE quer investir 200 bilhões de euros em inteligência artificial para rivalizar com EUA e China

11 de fevereiro de 2025 - 16:01

Comissão Europeia anunciou o aporte durante o AI Action Summit, cúpula global de Inteligência Artificial que aconteceu nesta terça-feira em Paris

PARCERIA CHINESA

Apple tem parceiro ‘inusitado’ para desenvolver inteligência artificial do iPhone na China – mas não é o DeepSeek

11 de fevereiro de 2025 - 15:11

Big tech precisa reconquistar clientes e retomar as vendas do iPhone, que caíram no trimestre passado; a IA pode ser a solução para isso

O PREÇO DA PACIÊNCIA

Empresas chinesas não sabem o que fazer com a pilha de dinheiro que têm em caixa — e são seus acionistas que estão ganhando com isso

11 de fevereiro de 2025 - 14:03

Com a crise econômica na China, Pequim vem estimulando uma mudança na política das empresas do país, que estão distribuindo dividendos recordes aos acionistas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A um passo do El Dorado: Ibovespa reage a IPCA, tarifas de Trump, Powell no Congresso dos EUA e agenda de Haddad

11 de fevereiro de 2025 - 8:17

Investidores esperam desaceleração da inflação enquanto digerem confirmação das tarifas de Trump sobre o aço e o alumínio

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A nova corrida do ouro? Cotação dispara em meio a busca por proteção e passa de US$ 2.900, mas pode subir mais

11 de fevereiro de 2025 - 6:04

Fortalecimento da cotação do ouro é acentuado por incertezas sobre a política tarifária de Trump e pela persistente tensão geopolítica

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Isso não é 2015, nem 1808

10 de fevereiro de 2025 - 20:00

A economia brasileira cresce acima de seu potencial. Se a procura por camisetas sobe e a oferta não acompanha, o preço das camisetas se eleva ou passamos a importar mais. Não há milagre da multiplicação das camisetas.

PESQUISA

Tarifas, imigração e Gaza: as políticas duras de Trump garantem um dos maiores índices de aprovação do republicano

10 de fevereiro de 2025 - 19:21

Levantamento da CBS News/YouGov mostra que a maioria dos norte-americanos aprova o presidente, enquanto 70% acreditam que ele cumpre as promessas de campanha

GUERRA COMERCIAL

Unidos contra Trump: China reage com tarifas sobre produtos dos EUA, enquanto União Europeia e Brasil prometem retaliações

10 de fevereiro de 2025 - 10:38

As tarifas da China contra produtos americanos entraram em vigor no domingo, em resposta à cobrança de 10% dos EUA a importações chinesas

DIAS 20 E 21

Contando moedinhas: Guerra comercial de Trump chega ao Brasil em dia de palpite furado para o Super Bowl

10 de fevereiro de 2025 - 9:24

Trump diz que vai impor sobretaxas de 25% às importações de aço e alumínio pelos EUA, o que vai atingir a indústria siderúrgica brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um rolezinho no shopping: Ibovespa reage a tarifas de Trump em semana de testemunhos de Powell e IPCA

10 de fevereiro de 2025 - 8:06

Enquanto isso, banco BTG Pactual dá andamento à temporada de balanços com lucro recorde em 2024

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: discursos de Powell, PIB europeu e IPCA movimentam a semana, enquanto balanços esquentam o mercado brasileiro

10 de fevereiro de 2025 - 7:03

Resultados financeiros de gigantes brasileiras como BTG e Raízen devem prender a atenção de investidores em semana cheia

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar