🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

FIDELIDADE NA MIRA

Em recuperação judicial, Americanas (AMER3) busca rotas para o crescimento e lança programa de pontos

O programa “Cliente A” será lançado em três fases e contará com sistema de pontos integrado ao cartão de crédito da marca

Fachada de uma loja Americanas.
Imagem: Divulgação

Em meio à recuperação judicial, a Americanas (AMER3) está em busca do crescimento apesar dos entraves do processo. Para isso, a empresa decidiu lançar um novo programa de fidelidade, com o propósito de conhecer melhor os hábitos de compras dos clientes e estimular que eles façam mais compras nas lojas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa “Cliente A” será lançado em três fases e contará com sistema de pontos integrado ao cartão de crédito da marca, e a sistemas como a Livelo e a Dotz.

Além disso, no futuro, o novo programa será ligado a outros meios de pagamento, como o crediário da Americanas, a ser lançado nos próximos 10 dias.

A partir da próxima semana, as lojas da Americanas vão oferecer descontos para os clientes que oferecerem CPF e número de telefone no caixa e passarem a fazer parte da nova iniciativa.

Como vai funcionar o programa de fidelidade da Americanas?

Nesta primeira fase, o chamado “Cliente A” passa a ter acesso a descontos mais vantajosos e a juntar pontos que também podem ser usados para abater valor das compras no caixa. Além disso, quem utilizar o cartão de crédito homônimo do programa pode multiplicar a geração de pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a Americanas, a principal vantagem dessa etapa é conseguir identificar as compras e, assim, construir uma base de dados de maior qualidade sobre as vendas das lojas físicas da rede.

Leia Também

TER OU NÃO TER

Petróleo acima de US$ 100 muda a tese para Petrobras (PETR4)? O que ainda favorece — e o que ameaça — a ação 

MENOS ALARDE

IA vai destruir a humanidade? Neurocientista brasileiro rebate previsão alarmante de ex-pesquisadores da OpenAI

Em uma segunda fase, a Americanas vai passar a rentabilizar esses dados. A cada compra em loja, o cliente receberá um brinde para fazer compras em outros estabelecimentos parceiros.

“Nesse ponto, vamos conquistar mais a fidelidade do cliente, oferecendo algo que ele gosta, mas também vamos trazer um parceiro que irá nos remunerar para gerar esse fluxo”, explica o vice-presidente de Crescimento da Americanas, Tiago Abate.

O executivo afirma que em todo esse processo, serão respeitados os termos da Lei Geral de Proteção de Dados, que exige, entre outras coisas, que os dados sejam tornados anônimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terceira fase de implantação, a ser encaminhada entre o terceiro e quarto trimestre de 2026, a empresa deve conectar a iniciativa de forma mais completa ao seu ecossistema, com a possibilidade de que o programa seja acessado no aplicativo já existente da Americanas e diminuindo a dependência de um aplicativo dedicado exclusivamente ao programa, que entra em operação na próxima semana.

Além disso, a companhia deve integrar um novo meio de pagamento para somar e multiplicar pontos: o crediário.

Mais crédito

Além disso, a companhia está em vias de lançar seu crediário, financiado por um Fundo de Direitos Creditórios (FIDC), do qual a Americanas é a única cotista. Essa é uma forma de proporcionar maior oferecimento de crédito ao cliente, sem depender de linhas bancárias ou grandes investimentos da companhia.

A ideia é que essa carteira de crédito cresça de forma paulatina, conforme o pagamento desses parcelamentos de compras renderem juros à empresa que poderá, então, colocar mais recursos no fundo e financiar mais compras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abate explica que o novo programa de fidelidade e o lançamento do crediário são formas de buscar crescimento para a empresa, sem precisar de injeções de capital, o que não seria viável para uma companhia em recuperação judicial.

“Antes de 2023 [quando eclodiu a crise da empresa devido a uma fraude multibilionária], a companhia estava preocupada com outras coisas e deixou passar algumas oportunidades boas na frente do nariz. Concordo que hoje vivemos um período mais restritivo, mas nós podemos, neste momento de organização financeira da empresa, crescer com essas oportunidades que ficaram na mesa. É possível crescer receita de forma consistente, sem necessitar de dinheiro novo.”

Abate não considerou viável aproveitar a estrutura da Ame, braço financeiro da Americanas que foi descontinuado após a crise, para construir o novo programa.

Segundo ele, a fintech foi construída de uma forma que tornava a rentabilidade difícil. No novo programa, a companhia aproveitou apenas a base de dados que foi preservada e algumas questões técnicas, mas sem nenhuma aplicação financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro semestre de 2025, o volume total de vendas da Americanas foi de R$ 9,3 bilhões, composto majoritariamente pelo varejo físico, que ganhou participação em comparação com o mesmo período de 2024.

Na comparação com o primeiro semestre de 2024, as vendas totais caíram 6,6%, devido à redução da operação de venda de terceiros no comércio digital da companhia.

A princípio, o “Cliente A” é voltado para o varejo físico, maior foco da atual gestão. Uma integração maior com as vendas próprias digitais da companhia deve ocorrer ao longo de 2026, mas foi adiada nesse momento para evitar erros de sistema durante o alto volume da Black Friday, em 28 novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
David Vélez, fundador e CEO do Nubank, durante evento de lançamento em Miami. 10 de setembro de 2026 - 13:41
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 10 de setembro de 2026 - 11:33
Imagem mostra um panda comendo um bambu em zoológico 10 de setembro de 2026 - 10:52
ID da foto:1307414278 9 de setembro de 2026 - 17:57
9 de setembro de 2026 - 15:48
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 9 de setembro de 2026 - 14:27
SLC Agrícola 9 de setembro de 2026 - 11:17
Fachada do Banco Inter. 9 de setembro de 2026 - 9:39
Montagem com a logo da enjoei e uma arara de roupas ao fundo em tons de rosa 8 de setembro de 2026 - 20:04
Logo da Tenda em fundo vermelho e letras brancas 8 de setembro de 2026 - 19:15
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 8 de setembro de 2026 - 18:24
Fachada do Banco Inter. 8 de setembro de 2026 - 16:23
Luciano Hang Véio da Havan 8 de setembro de 2026 - 11:11
Greg Abel, CEO da Berkshire Hathaway e sucessor de Warren Buffett 7 de setembro de 2026 - 15:35
Imagem com logo da Oi 7 de setembro de 2026 - 9:20
6 de setembro de 2026 - 12:55
recuperação judicial, empresário com dívidas 6 de setembro de 2026 - 11:15

PODCAST TOUROS E URSOS

Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?

6 de setembro de 2026 - 11:15
A mão de um robô humanóide quase toca na mão de um ser humano 5 de setembro de 2026 - 14:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar