🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

COM A PALAVRA, O MINISTRO

Sem negociações entre Brasil e EUA? Haddad já alerta para risco do silêncio de Trump sobre tarifas de 50%

O ministro da Fazenda também opinou sobre a justificativa política para a taxa de 50% contra os produtos brasileiros importados pelos EUA

Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Imagem: Ministério da Fazenda

Até a última sexta-feira (18), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parecia otimista em relação às negociações sobre a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros por Donald Trump. “Nem trabalho com a hipótese de não resolver o tarifaço”, chegou a afirmar o ministro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas parece que a esperança começou a minguar. Nesta segunda-feira (21), Haddad declarou, em entrevista à Rádio CBN, que “é possível, sim, chegarmos em agosto sem resposta dos EUA”.

Apesar disso, ressaltou que está buscando medidas para fazer frente ao impacto da taxa, que está prevista para entrar em vigor no prazo de 10 dias. “O Brasil não vai sair da mesa de negociação, é determinação de Lula”, afirmou Haddad.

O ministro também declarou que o Executivo tem estudado diferentes cenários e que mandou outra carta ao governo norte-americano sobre as negociações.

Segundo Haddad, o Brasil vai continuar insistindo porque “não há razão para as tarifas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tarifaço na visão de Haddad

Apesar de, inicialmente, Trump ter usado déficit comercial como justificativa para as tarifas impostas aos parceiros globais, a taxa de 50% para o Brasil parece ter tido outra motivação.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Desfile em Brasília, ida à igreja e Moraes chamado de ‘bandido’: o 7 de Setembro dos candidatos à presidência

Conteúdo Empiricus

É hora de abandonar os FIIs? Analista aponta oportunidade no setor e recomenda 7 fundos imobiliários para comprar agora

O presidente dos EUA indicou, em carta enviada a Jair Bolsonaro, que o imposto foi motivado por questões políticas, principalmente pelo julgamento do ex-presidente do Brasil por tentativa de golpe de Estado, em 2022.

Em entrevista, o ministro da Fazenda indicou que parte da extrema-direita nacional está “se colocando contra os interesses nacionais”, um argumento reforçado pelo governo.

“Tem uma família específica no Brasil que está concorrendo contra os interesses nacionais”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Haddad também defendeu o argumento da “unidade e do interesse nacional” no enfrentamento da crise e reforçou que o Brasil havia feito mais de dez reuniões com autoridades norte-americanas neste ano. 

O ministro afirmou ainda que, antes da tarifa de 50%, os EUA estavam “abertos ao diálogo”. Ele também lembrou que há “penalidades extremamente graves” para diversos países, incluindo o Canadá, parceiro histórico dos EUA.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eugenio Trifonov, russo que se mudou para Santa Catarina e se tornou confeiteiro da Kiss my Cake 6 de setembro de 2026 - 9:00
Confira quais números saíram mais e menos vezes desde a primeira edição da Lotofácil da Independência e se vale apostar neles para tentar o prêmio milionário de R$ 220 milhões 6 de setembro de 2026 - 7:10
Investment And Finance Concept - Gold Trophy Sitting On Yellow Financial Graph Background 5 de setembro de 2026 - 9:00
Gás do Povo Foto: Roberta Aline/ MDS 4 de setembro de 2026 - 5:24
Logo do Tesouro Direto e celular 3 de setembro de 2026 - 16:53
CEO da Marabraz casa 3 de setembro de 2026 - 14:39
moeda trump 3 de setembro de 2026 - 11:33
fórum empreendedor 3 de setembro de 2026 - 11:00
INSS Bpc 3 de setembro de 2026 - 5:51
My Vintage Dress, cancelar vestidos, noivas sem vestidos 2 de setembro de 2026 - 15:27
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de setembro de 2026 - 5:19
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar