O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Ter saúde aparece como o principal objetivo nas três classes sociais avaliadas — baixa, média e alta — segundo levantamento da Quaest. Já o sonho da casa própria ficou em segundo lugar nas indicações.
“Grito ao mundo inteiro, não quero dinheiro, eu quero saúde” — a adaptação da canção de Tim Maia representa o desejo dos brasileiros atualmente. Ela não rima, mas faz sentido: um levantamento da Quaest mostrou que o sonho da casa própria já não é mais prioridade. Agora, o que a população quer, de verdade, é ter saúde em dia.
Segundo a pesquisa ‘Diferenças entre classes sociais brasileiras’, 13% das pessoas de renda baixa avaliam ter a casa própria como um sonho. Já entre a classe média, o percentual cai para 10% e, para a classe alta, 8%.
Enquanto o desejo de ter mais saúde aparece como o principal objetivo para as três camadas sociais, com a classe baixa e média empatando com 17%. Já entre a população de renda alta, o sonho de ter saúde fica entre 16% dos entrevistados.
O levantamento indica ainda que os brasileiros acreditam que serviços de saúde e educação devem ser fornecidos pelo governo para que toda a população tenha acesso.
Entre os participantes de renda baixa e média, 98% defendem o serviço público, seguido de 97% entre os brasileiros de renda alta.
Segundo a Quest, os números têm como base pesquisas nacionais domiciliares realizadas em 2024, com amostras de 2.000 respondentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Leia Também
À primeira vista, o número pode parecer indicar o fim do “sonho da casa própria” — tão comum entre os brasileiros.
Porém, o levantamento também indica que a maior parte dos entrevistados das três faixas de renda já saiu do aluguel e possui um imóvel quitado.
Entre os participantes de renda baixa, 56% têm casa própria e já pagaram o valor integral do imóvel. Já para a classe média esse número sobe para 59%. Entre a classe alta, 58% afirmam ter quitado a residência própria.
Além disso, a pesquisa mostra que a maior parte dos entrevistados de classe baixa e alta mora com uma pessoa, com 25% indicando estar nessa situação em ambas as faixas de renda.
Já para a população de renda média, a regra é morar com duas outras pessoas, com 28% afirmando dividir a casa.
A sondagem feita pela Quaest também indica que os brasileiros estão tomando cuidado com as dívidas: 52% da população de renda baixa afirma ter baixo endividamento, contra 54% da classe média afirmando o mesmo e 53% entre a população de alta renda.
Além disso, a maioria dos entrevistados das três faixas de renda opta por economizar o dinheiro e guardar para o futuro, quando sobra parte da renda. O maior percentual está na população de alta renda, com 24%, seguido da renda média (23%) e classe baixa (19%).
Apesar disso, os brasileiros ainda avaliam que “dinheiro é feito para gastar”: 85% dos entrevistados de classe baixa concordaram com a afirmação, seguidos por 80% da classe média e 78% da classe alta.
Já em relação ao cenário econômico, o veredicto é unânime: os preços dos alimentos, água e luz aumentaram.
Em relação ao valor dos produtos no mercado, 79% da classe baixa e alta avaliam que houve um aumento dos preços, contra 80% dos entrevistados de classe média.
Já sobre as cobranças de luz e água, 69% da população de renda baixa sentiu os preços subirem, seguidos de 66% entre os brasileiros de renda média e 64% entre as pessoas de renda alta.
Sorteio da Dupla de Páscoa de 2026 está marcado para o próximo sábado, dia 4 de abril. A estimativa original de prêmio era de R$ 35 milhões. Agora o valor aumentou.
Na Europa e nos EUA já se fala em aumento dos juros devido aos riscos inflacionários; economistas respondem se Brasil corre esse risco também
Segundo o banco, o aumento do petróleo traz pressão não só para o preço dos combustíveis e deve se espalhar por alimentos e bens industriais
Alckmin disse que o governo tem dialogado com os estados, mas que não pode obrigá-los a reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel importado
No início deste mês, por exemplo, houve reajuste médio de 15,46% para as tarifas da Enel Rio de Janeiro. Para a alta tensão, como grandes indústrias, a elevação foi de 19,94%
Com a commodity disparando mais de 400%, fabricantes reformulam produtos e levam consumidores a buscar alternativas aos tradicionais ovos de chocolate
Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano
O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa
Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais