🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Equipe Trends

O CORAÇÃO PAULISTANO

Não é só a Liberdade? Outro bairro de São Paulo é eleito um dos melhores do mundo para se visitar em 2026

Rico, em cultura, gastronomia, história e lazer, bairro de São Paulo entrou no ranking da Time Out como um dos melhores do mundo para visitar em 2026

Equipe Trends
28 de outubro de 2025
15:29 - atualizado às 14:44
Vista noturna do bairro da Barra Funda, em São Paulo
Vista noturna do bairro da Barra Funda, em São Paulo - Imagem: iStock / rparobe

Raízes tupis, moldes portugueses, tronco africano, pedaços do Japão, sabores italianos, temperos árabes e toques de povos de todos os continentes. São Paulo é, ao mesmo tempo, cosmopolita e essencialmente brasileira ,uma cidade única em diversos sentidos. Mas, apesar da primazia da Liberdade nos guias de turismo, outro bairro vem roubando os holofotes e conquistando atenção global… como há muito já merecia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De suas origens rurais, como parte da Fazenda Iguape, à chegada dos imigrantes italianos, passando pela explosão industrial do século XX até alcançar o status de polo cultural da maior cidade do hemisfério sul, a Barra Funda marca a vida de gerações de brasileiros.

Eleita o 3º bairro mais “cool” do mundo pelo ranking anual da revista Time Out, a Barra Funda ganhou reconhecimento internacional por sua vida noturna vibrante, sua efervescência artística e sua rica cena gastronômica.

  • LEIA TAMBÉM: Quer saber quais são as tendências de gastronomia, viagem e estilo de vida? Todos os sábados, o Lifestyle do Seu Dinheiro envia uma newsletter especial; cadastre-se
O bairro brasileiro eleito como 3º mais cool do mundo reúne arte, agito e sabor
O bairro brasileiro eleito como 3º mais cool do mundo reúne arte, agito e sabor

Boates cult, cafés descolados, galerias de arte e o Allianz Parque — casa do Palmeiras e palco de shows que reúnem multidões — compõem o cenário que deu visibilidade global ao bairro.

Entre os destaques, também se enxerga a pluralidade brasileira em sua forma característicamente paulistana. Nas ruas do bairro convivem moradores, visitantes e empreendedores de diferentes origens e identidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ranking da Time Out é elaborado com base nas indicações da rede global de escritores e editores da revista. Cada um nomeia o bairro mais cool de sua cidade natal, e, a partir dessas sugestões, o veículo define a classificação global. Considera-se critérios como cultura, comunidade, qualidade de vida, vida noturna, gastronomia, “vida nas ruas” e atualidade.

Leia Também

Um guia ao coração cool de São Paulo

A Time Out definiu a Barra Funda como “a alma alternativa de São Paulo, onde a história industrial encontra uma vibe inegavelmente descolada e criativa”. Entre os destaques, está a galeria Mendes Wood, que expõe artistas brasileiros e estrangeiros reconhecidos internacionalmente — e tem presença em Bruxelas, Nova York e Paris.

Para quem busca vida noturna intensa e culinária contemporânea, as recomendações da revista são o Sururu, o Caracol e o Komah. O Sururu aposta em petiscos brasileiros ao estilo praiano e drinks autorais, conectando o espírito de boteco do litoral ao ambiente urbano.

Já o Caracol ocupa um prédio de dois andares, com restaurante no térreo e pista de dança no piso superior — um espaço onde DJs, festas e eventos multiculturais se encontram. O Komah, por sua vez, é um restaurante coreano premiado com o Bib Gourmand do Guia Michelin, distinção concedida a lugares que oferecem comida de alta qualidade a preços acessíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem prefere o dia pode seguir a sugestão da Time Out e tomar um café no Ronin, um dos endereços mais descolados do bairro. Lá, o expresso dá lugar aos cafés filtrados no V60, preparados com grãos especiais brasileiros e servidos com um toque artesanal.

Destino Barra Funda
Destino Barra Funda

O dia perfeito na Barra Funda da Time Out

A revista propõe começar a manhã com um passeio pela Via Elevada Presidente João Goulart (Minhocão). Em seguida seguida recomenda-se um café da manhã n’A Baianeira, outro endereço reconhecido pelo Bib Gourmand. Entre as opções, pão de queijo artesanal, bolinho de fubá com goiabada, tapiocas e cuscuz.

De lá, o roteiro segue para a galeria Mendes Wood e para a Verniz, loja dedicada ao mobiliário brasileiro moderno. No almoço, a parada é o Mescla, conhecido pelo arroz de camarão e pelo pudim da casa, uma das sobremesas mais comentadas do bairro.

À noite, o roteiro termina entre drinques e boa música. O Mamãe Bar aparece como “uma parada obrigatória que lota com um público jovem e animado”. Outra opção é o Água e Biscoito, novo e badalado point inaugurado em março deste ano, que mistura coquetéis autorais, ambiente intimista e o frescor típico da nova Barra Funda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 100 anos de história

Conhecida como o berço do carnaval paulista e marcada por seu passado industrial, influência italiana e cultura vibrante, a Barra Funda nasceu no século XIX, com suas origem na antiga Fazenda Iguape. 

Mas em pouco tempo, na virada do século XX, o bairro se transformou em símbolo da revolução industrial que finalmente chegava com força no Brasil.

Linhas ferroviárias, fábricas e o trabalho de imigrantes italianos moldaram sua paisagem. As marcas dessa época permanecem visíveis nas construções típicas: casas geminadas com entrada lateral, fileiras de cômodos, cozinha, quintal e porão. 

Em 1902, o bairro ganhou o primeiro bonde elétrico de São Paulo, ligando a Barra Funda ao centro, na Rua São Bento. Poucos anos depois, em 1914, o Grupo Carnavalesco Barra Funda, fundado por Dionísio Barbosa, deu origem à lendária escola de samba Camisa Verde e Branco, a primeira do gênero na capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avenida Água Branca, atual Avenida Francisco Matarazzo, Barra Funda, São Paulo
Avenida Água Branca, atual Avenida Francisco Matarazzo, Barra Funda, São Paulo

Contudo, a história do bairro também reflete as transformações da economia brasileira. Com a Grande Depressão de 1929, as políticas do governo Vargas e o surgimento de novos polos industriais, a Barra Funda iniciou um lento processo de desindustrialização. A partir da década de 1970, recebeu ondas de migrantes nordestinos mudando o perfil dos moradores. E com o fim do século, gradativamente as fábricas foram diminuindo sua atividade. 

A Barra Funda e o novo milênio

Já no século XXI, o bairro viveu uma nova fase de revitalização. Após duas décadas de queda populacional, nos anos 1980 e 1990, a Barra Funda voltou a crescer impulsionada por projetos públicos e privados de reocupação dos antigos galpões e armazéns. As fábricas ainda marcam presença, mas hoje turismo, comércio e lazer dão ainda mais energia à economia local.

O resultado é um legado arquitetônico e simbólico, construções que antes pulsavam ao ritmo das máquinas hoje abrigam cafés, ateliês, bares e espaços culturais. É essa estética fabril — reinventada e viva — que dá à Barra Funda a identidade criativa e vibrante que hoje encanta turistas e paulistanos, reafirmando o bairro como um dos corações mais autênticos de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SURPRESA

O município brasileiro com maior número de etnias indígenas é uma selva… de pedra

27 de outubro de 2025 - 17:33

Censo 2022 do IBGE revela qual é a cidade com a maior diversidade de povos indígenas em todo o Brasil

DIPLOMACIA EM JOGO

Do tarifaço ao feliz aniversário: como um breve encontro entre Lula e Trump desviou Brasil de rota de colisão com os EUA

27 de outubro de 2025 - 14:23

Em julho, a Casa Branca aplicou um tarifaço de até 50% e elevou a tensão ao rotular o processo contra Bolsonaro de “caça às bruxas”. Três meses depois, um cumprimento relâmpago, e um “parabéns”, abriu uma fresta para um acerto comercial

MEGAVAZAMENTO DE DADOS

Como saber se você teve sua senha do Gmail vazada em ataque a mais de 183 milhões de contas — e o que fazer

27 de outubro de 2025 - 13:15

Um dos maiores vazamentos de dados da história expôs mais de 183 milhões de contas de e-mail, incluindo endereços do Gmail; veja como saber se a sua senha foi comprometida e o que fazer.

TUDO CERTO, NADA RESOLVIDO

Depois de conversa entre Lula e Trump, tarifaço se mantém, e negociações entre Brasil e EUA ainda podem levar semanas

27 de outubro de 2025 - 10:42

Presidentes do Brasil e dos EUA saíram otimistas de encontro no domingo, mas tarifaço foi mantido, e acordo deve demorar semanas para sair

ANOTE NO CALENDÁRIO

Decisões de juros dominam a agenda econômica em semana de balanços e de Pnad no Brasil

27 de outubro de 2025 - 7:42

Os bancos centrais dos EUA, Japão e da Zona do Euro vão decidir sobre a política monetária nos países. Além disso, bancos, big techs norte-americanas e a Vale são destaques da temporada de balanços nesta semana

BOLSA FAMÍLIA 2025

É dia de pagamento: Caixa libera Bolsa Família de outubro para NIS final 6

27 de outubro de 2025 - 7:03

Programa do governo federal alcança 18,9 milhões de famílias em outubro, com desembolso de R$ 12,88 bilhões

EM BUSCA DA TAXA ZERO

Embraer (EMBR3) sente o peso do tarifaço de Trump e vê riscos de atrasos e cancelamentos entrarem no radar

26 de outubro de 2025 - 18:36

O CEO da fabricante de aeronaves afirmou que nenhum cancelamento ocorreu até o momento, mas, no atual cenário, pode ocorrer no médio prazo

SUCESSO DE AUDIÊNCIA

Empresa de saída da B3, Tesouro IPCA+ com taxa de 8% e Oi (OIBR3) de cara com a falência: veja o que bombou no Seu Dinheiro esta semana

26 de outubro de 2025 - 15:30

Entenda as matérias de maior audiência de segunda-feira passada (20) para cá e fique por dentro dos principais assuntos da semana

RELAÇÕES COMERCIAIS

Fim do tarifaço contra o Brasil? Lula se reúne com Trump, que fala em ‘negociação rápida’; equipes econômicas vão debater soluções ainda hoje

26 de outubro de 2025 - 10:23

Além do tarifaço, Lula também discutiu sobre crise na Venezuela e sanções contra autoridades brasileiras

QUEBRANDO RECORDES

João Fonseca na final do ATP 500 da Basileia: veja o horário e onde assistir

26 de outubro de 2025 - 9:24

João Fonseca derrotou o espanhol Jaume Munar neste sábado (25) na semifinal do ATP 500 da Basileia e agora enfrenta Alejandro Davidovich Fokina na disputa pelo título

LOTERIAS DO SÁBADO

Menos é mais: Ganhador da Mega-Sena 2932 embolsa prêmio de mais de R$ 96 milhões com aposta simples

26 de outubro de 2025 - 8:41

Não foi só a Mega-Sena que contou com ganhadores na categoria principal: a Lotofácil teve três vencedores, mas nenhum deles ficou milionário

SALA DE AULA

Vai fazer a prova do docente? Veja tudo o que precisa saber antes de fazer a prova

26 de outubro de 2025 - 6:29

Avaliação será aplicada neste domingo (26), em todo o país; entenda a estrutura da prova e quem pode participar

NÃO GOSTOU

Bet da Caixa ameaçada? Lula cobra explicações do presidente do banco

25 de outubro de 2025 - 18:42

Com o incômodo de Lula, o andamento da nova plataforma de apostas online do banco pode ser cancelado

VEM AÍ

Trump confirma encontro com Lula e diz que avalia reduzir tarifas ao Brasil “sob certas circunstâncias”

25 de outubro de 2025 - 11:28

O republicano também lembrou da breve conversa com o presidente brasileiro nos bastidores da ONU, em Nova York

LOTERIAS

Mega-Sena sorteia quase R$ 100 milhões hoje — mas não é a única com prêmio milionário; confira os sorteios deste sábado

25 de outubro de 2025 - 9:31

A Mega-Sena está encalhada há sete sorteios. Timemania, Lotofácil, Quina, Dia de Sorte e +Milionária também voltam a correr hoje

QUEBRANDO RECORDES

João Fonseca x Jaume Munar no ATP 500 da Basileia: veja horário e onde assistir

25 de outubro de 2025 - 9:01

João Fonseca encara o espanhol Jaume Munar neste sábado (25) pela semifinal do ATP 500 da Basileia; partida define quem vai à final do torneio suíço

COP DA IMPLEMENTAÇÃO?

“Brasil não precisa se defender”, diz CEO da COP30 sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial; entenda o que o governo quer do encontro

24 de outubro de 2025 - 18:32

A gestão do evento adotou medidas rigorosas para reestruturar a participação do setor privado e de outras instituições na Agenda de Ação da COP30, segundo a executiva

EM BUSCA DA BOLADA

De desistência em desistência, João Fonseca avança à semifinal no ATP 500 da Basileia, tem melhor colocação de sua história e garante bolada

24 de outubro de 2025 - 17:45

Após vitória com desistência de Shapovalov, João Fonseca chega à semifinal do ATP 500 da Basileia, conquista seu melhor ranking na carreira e garante prêmio de quase R$ 850 mil

CONCRETO VIROU FARELO

É tudo fachada? Arranha-céu cheio de bilionários e famosos corre risco de colapso

24 de outubro de 2025 - 17:01

Refúgio de bilionários onde mora Jennifer Lopez corre risco de desabamento. Entenda o que causou a crise no arranha-céu

SURPREENDEU DUAS VEZES

Usiminas (USIM5) cai até 8% com prejuízo inesperado, mas possíveis dividendos melhoram humor do acionista

24 de outubro de 2025 - 15:50

Empresa registrou um prejuízo de 3,5 bilhões no terceiro trimestre após revisões de ativos que os analistas não esperavam

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar