Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Equipe Trends

Equipe dos portais Money Times e Seu Dinheiro que monitora tendências do mercado e desenvolve conteúdos com foco em temas de destaque

Um vira-lata no espaço

Laika vai para o espaço: a verdadeira história da ‘astronauta caramelo’

Há exatos 68 anos, a cadela Laika fazia história ao ser o primeiro ser vivo a deixar a órbita do planeta Terra rumo ao espaço

Equipe Trends
3 de novembro de 2025
17:06 - atualizado às 17:14
Há exatos 68 anos, a cadela Laika fazia história ao ser o primeiro ser vivo a deixar a órbita do planeta Terra rumo ao espaço

O terceiro dia de novembro é uma data marcante para a história da exploração do espaço sideral. Isso porque, neste mesmo dia, em 1957, pela primeira vez, um ser vivo embarcou na primeira missão tripulada ao espaço. A “astronauta” escolhida para tal feito foi a cadela Laika.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No auge da Guerra FriaUnião Soviética e Estados Unidos tentavam ampliar suas esferas de influência ao redor do mundo em diferentes frentes. Uma delas era a conquista espacial.

Assim, após o sucesso do satélite russo, Sputnik 1, Laika embarcou no Sputnik 2 para uma viagem que até então poucos sabiam, mas seria sem volta.

Sessenta e oito anos após o seu lançamento, a verdadeira história da astronauta de quatro patas ainda desperta curiosidade.

De uma simples ‘caramelo’ das ruas de Moscou a ‘astronauta’

Em 1957, o então líder soviético, Nikita Khrushchev, tinha uma missão para a equipe do programa espacial: preparar algo “espetacular” para o 40º aniversário da revolução comunista — comemorado em 7 de novembro, no calendário gregoriano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi então que o engenheiro responsável pelo programa, Sergey Korolev, sugeriu enviar um cachorro ao espaço. O animal precisava atender a alguns requisitos. Um deles era pesar, no máximo, 7kg. 

Leia Também

Além disso, os cães de raça foram prontamente descartados por serem considerados “mimados” e incapazes de alcançar bons resultados nos treinamentos de “sobrevivência em situações graves”.

Dessa forma, a equipe de “cães astronautas” era composta por “caramelos”, isto é, cachorros vira-latas que viviam nas ruas. Foi circulando pelas ruas de Moscou que Laika acabou “recrutada”.

Treinando para a morte

Naquela época, a URSS alocou uma grande soma de recursos na pesquisa espacial, mas tinha pouco detalhe no trabalho e o sucesso das missões eram praticamente uma questão de sorte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, desde o início, a equipe do programa espacial russo sabia que o animal seria enviado para morte. Contudo, o sacrifício poderia render insights importantes para que, posteriormente, os humanos pudessem viajar ao espaço.

Assim, além de Laika foram pré-selecionadas outras 9 cadelas. O objetivo era escolher aquela com maior resistência à câmara de pressão centrífuga. Albina, Laika e Mukhu se sobressaíram no teste final.

Contudo, Albina estava grávida e Mukhu foi desclassificada por não ser fotogênica, abrindo espaço para Laika entrar para a história.

A preparação de Laika incluiu a instalação de sensores para medir a respiração e o pulso, implantados nas costelas e artéria carótida, respectivamente. Da mesma forma, a cadela recebeu dispositivos para medir temperatura, pressão e realizar cardiogramas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cápsula na qual Laika foi ao espaço tinha quatro metros de altura e dois metros de diâmetro — aproximadamente o tamanho de uma máquina de lavar roupa.

Assim, mesmo sabendo que o esforço seria em vão, durante os dias anteriores ao lançamento, os pesquisadores submeteram a cadela ao seguinte treinamento: passar várias horas do dia em uma cápsula semelhante à do Sputnik 2, para se acostumar.  

CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo

As 2.370 voltas de Laika na órbita da Terra

Ao todo, o satélite em que Laika foi ao espaço realizou 2.370 voltas na órbita da Terra, até entrar na atmosfera e pegar fogo em 14 de abril de 1958. Mas, em todas elas, a “astronauta caramelo” já estava sem vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante uma semana, os jornais locais divulgaram boletins informativos a respeito da saúde do animal. Entretanto, os comunicados eram falsos. A verdadeira história da morte de Laika permaneceu um mistério por quase meio século.

Até que, em 2002, durante um congresso nos Estados Unidos, Dimitri Malashenkov, do Instituto para Problemas Biológicos de Moscou, revelou que Laika morreu poucas horas após o lançamento.

Os sensores instalados na cadela registraram que, em comparação aos testes, os batimentos cardíacos alcançaram níveis três vezes acima do estado de repouso, além do triplo do tempo necessário para normalizar o pulso. 

Medidores da cápsula mostraram que a temperatura e a umidade da cabine subiram rapidamente após o lançamento, chegando a alcançar os 40 graus. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a combinação de superaquecimento e pânico, levaram Laika a uma parada cardíaca seis horas após o lançamento da Sputnik 2. 

Na época, a morte de Laika foi divulgada apenas uma semana depois pela agência estatal de notícias da URSS, sob a justificativa de um sacrifício "por motivos de humanidade". O desfecho gerou indignação, protestos e milhares de cartas para Moscou e às Nações Unidas. 

Mas infelizmente, Laika não foi o único animal testado no espaço…

Os envios de animais ao espaço ocorreram entre 1948 e 1961. Ao todo, 48 cães, 15 macacos e 2 coelhos foram usados em testes espaciais. Do total, 28 morreram. 

Contudo, o último lançamento de animais no espaço ocorreu em 1966, quando a então União Soviética enviou os cães Vaterk e Ugolkom à bordo do satélite Kosmos-110 para testar a possibilidade de permanência prolongada. Os animais retornaram com vida, porém esgotados, após 23 dias em órbita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da BBC News Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
IVY LEAGUE

Universidade que mais forma bilionários no mundo é alma mater de 45 prêmios Nobel, do criador da bomba atômica e de 8 presidentes dos EUA — e ainda viu nascer uma das redes sociais mais influentes da atualidade

7 de maio de 2026 - 16:42

Presidentes, políticos, bilionários, atrizes e ganhadores de Prêmios Nobel passaram por essa universidade, unidos pelo lema “Veritas” — a verdade.

DESENROLA 2.0

Itaú, Bradesco, Nubank e Santander: como vai funcionar o Desenrola 2.0 para devedores de bancos privados?

7 de maio de 2026 - 16:08

Enquanto alguns bancos privados ainda se preparam para o Desenrola 2.0, outros já estão renegociando dívidas

DESENROLA 2.0

Caixa e Banco do Brasil já aderiram ao programa Desenrola 2.0; veja como participar nos bancos públicos

7 de maio de 2026 - 15:15

Banco do Brasil já realizou 1.807 renegociações apenas na quarta-feira (6), primeiro dia do programa Desenrola 2.0

COPOM SOB PRESSÃO

O sonho da Selic mais baixa ficou mais distante? XP entra na onda de revisões e eleva projeção para os juros com inflação mais difícil de domar

7 de maio de 2026 - 14:29

Corretora passou a prever Selic de 13,75% no fim de 2026 diante da alta do petróleo, piora das expectativas e tensão geopolítica — mas não é a única a elevar as estimativas para a taxa básica

TEVE DE TUDO

Dupla Sena 2953 aproveita bola dividida na Lotofácil 3678, desencanta e faz o único milionário da rodada; Mega-Sena promete R$ 36 milhões hoje

7 de maio de 2026 - 7:08

Lotofácil 3678 teve três ganhadores na quarta-feira (6), mas não foi páreo para o prêmio milionário da Dupla Sena

CHOQUE DE INTERESSES

A incerteza energética vai continuar? “Trump quer o urânio em solo americano”, alerta gestor da BTG Asset

6 de maio de 2026 - 19:03

Segundo Ricardo Kazan, impasse sobre urânio enriquecido trava negociações e amplia incertezas no mercado de commodities

ALERTA GLOBAL

Petróleo à beira de um choque? Mercado pode entrar em fase ‘não linear’, diz gestor da BTG Asset

6 de maio de 2026 - 18:02

Gestor da BTG Asset alerta para risco de disparada do petróleo e racionamento global com estoques em queda e conflito no Oriente Médio

O(S) VILÃO(ÕES) DA HISTÓRIA

Entre as tramas do Desenrola 2.0, especialista alerta para possíveis golpes e fraudes relacionados ao programa; confira dicas

6 de maio de 2026 - 16:20

Desenrola 2.0 chama atenção de endividados e golpistas; especialista também destaca papel de instituições financeiras e bancos

ETF DAY

‘Não vamos fazer ajuste fiscal simplesmente aumentando imposto todo ano’, diz Mansueto Almeida, que dá o caminho das pedras

6 de maio de 2026 - 16:08

Para ex-secretário do Tesouro Nacional, ajuste fiscal é possível e não precisa ser drástico, mas precisa de qualquer forma focar em controle de gastos: “Brasil tributa muito acima da média da América Latina”

META ALCANÇADA

Corredor que fez a Maratona de Londres com geladeira nas costas alcança meta de 1 milhão de libras em apenas 10 dias

6 de maio de 2026 - 15:42

Jordan Adams não está correndo apenas cerca de 42,2 km todos os dias por mais de um mês, ele também disputa contra o tempo

BOLADA DIVIDIDA

Da selva real à selva da pedra, Lotofácil 3677 faz os primeiros milionários da semana; Mega-Sena 3004 acumula e prêmio em jogo dispara

6 de maio de 2026 - 7:24

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 5 de maio. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar quase R$ 40 milhões hoje.

ÚLTIMA CHANCE

Hoje é o último dia para tirar e regularizar o título de eleitor para votar nas eleições de 2026; veja até que horas é possível correr

6 de maio de 2026 - 5:27

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiros com mais de 18 anos; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial

SEM RECLAMAR

Um Darf de R$ 40 bilhões: família dona da Samsung paga ‘com gosto’ imposto recorde sobre herança

5 de maio de 2026 - 16:06

O valor cobrado é considerado o maior imposto sobre herança já pago na história da Coreia do Sul; herdeiros da Samsung consideram que “pagar impostos é um dever natural dos cidadãos”

BLACK FRIDAY EM MAIO?

Está valendo! Desenrola Fies oferece até 99% de desconto de dívidas estudantis através do Novo Desenrola Brasil; veja como funciona

5 de maio de 2026 - 15:40

Iniciativa do Desenrola Fies é reduzir a inadimplência e ajudar na regularização financeira dos participantes

ONDE INVESTIR

Selic em queda, dólar abaixo dos R$ 5 e petróleo em alta: o que fazer com o seu dinheiro em maio para receber dividendos

5 de maio de 2026 - 15:09

Entre tensão no Oriente Médio e expectativa de cortes de juros, especialistas indicam como equilibrar risco e proteção; confira a última edição do programa Onde Investir

ATENÇÃO

O carro que você dirige talvez precise de reparos: veja quais modelos estão no recall da Volkswagen no Brasil

5 de maio de 2026 - 13:24

Falha pode apagar informações essenciais ao dirigir; confira os modelos da Volkswagen afetados e como resolver o problema gratuitamente

TÍTULO DE ELEITOR

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo das eleições de 2026 está se esgotando; cartórios expandem horário de atendimento

5 de maio de 2026 - 10:44

Para brasileiros com mais de 18 anos, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial

ATA DO COPOM

Quando a Selic deve parar de cair? Copom diz que pode ajustar ritmo de cortes com extensão da guerra no Oriente Médio

5 de maio de 2026 - 9:52

O Comitê de Política Monetária avaliou que o balanço de riscos para a inflação segue mais elevado do que o usual, refletindo principalmente as incertezas em torno dos conflitos no Oriente Médio

CHAPÉU DE ALUMÍNIO NÃO BASTA

123456 ainda é a senha mais usada no mundo — e os golpistas adoram; veja como ter uma senha tão secreta quanto a Área 51

5 de maio de 2026 - 9:25

Com o avanço dos crimes cibernéticos, é importante entender o efeito de uma senha segura para proteção de dados

NÃO TEVE PARA NINGUÉM

Lotofácil 3676, Quina 7016 e outras modalidades acumulam e apostadores das loterias da Caixa ficam a ver navios; Mega-Sena 3004 promete R$ 8 milhões, mas não oferece maior prêmio da rodada

5 de maio de 2026 - 6:55

Prêmio em jogo na Lotofácil quase triplica depois de acúmulo, mas Mega-Sena, Quina e Timemania pagam valores bem maiores nesta terça-feira (5).

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia