Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Rodolfo Amstalden: Nos tempos modernos, existe ERP (prêmio de risco) de qualidade no Brasil?

As ações domésticas pagam um prêmio suficiente para remunerar o risco adicional em relação à renda fixa?

bolsa brasileira ações ibovespa investimentos small caps
Imagem: Shutterstock

Sim, poderia facilmente ser uma coluna sobre Totvs (TOTS3), mas hoje arriscaremos dar um passo mais largo rumo à abstração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o povão pergunta se dá para ganhar dinheiro com bolsa brasileira, os acadêmicos preferem uma abordagem um pouco mais erudita:

Afinal, existe Equity Risk Premium (ERP) no Brasil?

Isto é, as ações domésticas pagam um prêmio suficiente para remunerar o risco adicional em relação à renda fixa?

Na verdade, eu estou sendo (propositadamente) rigoroso aqui, pois a discussão sobre “suficiência” do ERP sequer é contemplada no contexto local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paramos um passo atrás, já que, aparentemente, rodamos com ERD – ou seja, um desconto em relação ao CDI – durante boa parte do tempo.

Leia Também

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Devoradores de estrelas (Michelin): o que a extinção de um prêmio de sustentabilidade diz sobre a gastronomia?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O plano do Banco do Brasil (BBAS3) para a classe média, a oportunidade no Nubank (ROXO34) e o que mais você precisa saber hoje

Repensando o ERP

Seríamos o único país do mundo com ERP capenga, desafiando as leis da Econofísica?

Bem, a resposta completa demandaria longas considerações metodológicas, abarcando argumentos tais como:

  • A taxa livre de risco no Brasil não é exatamente livre de risco.
  • A janela temporal escolhida interfere sobremaneira na comparação, já que nosso ERP tem se pautado muito mais em curtose e assimetria do que em média-variância.
  • Às favas com o passado; vamos abraçar um novo começo de era, com gente fina, elegante e sincera, vamos viver tudo o que há para viver, vamos nos permitir, Brasil!

… felizmente, nem precisamos ir tão longe, pois talvez o problema esteja nas proxies selecionadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se, por um lado, o CDI não é exatamente livre de risco, por outro, o Ibovespa também pode não ser exatamente a melhor referência possível para o nosso ERP.

Num breve passe de mágica, se trocarmos o Ibovespa pelo IDIV, passamos para uma figura bem mais convidativa.

Dividendos VS Vacas Leiteiras

O IDIV Índice de Dividendos da B3 – compila ativos que se destacaram na remuneração dos investidores, sob a forma de proventos.

O grande “segredo” por trás dessa nuance está no marcador de qualidade associado a empresas capazes de pagar dividendos, bem como no potencial de reinvestir os proventos continuamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Particularmente, preferimos nossa própria carteira de Vacas Leiteiras ao IDIV, pois cultivamos alguns critérios de seleção que escapam a um índice de prateleira.

Nossas Vacas acumulam ganhos de +15,27% desde o início do ano, contra +9,14% do Ibovespa.

E acompanhamos também um recorte tático de cinco Vacas dentro da plataforma do BTG. Elas são atualizadas mensalmente, e fáceis de seguir sob a forma de carteira automatizada; sobem +30,90% desde nov/2023, contra +15,20% do benchmark.

Enfim, seja qual for sua escolha, tenha em mente que é sim perfeitamente possível ganhar dinheiro de verdade com Bolsa brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Basta ver as coisas por cima do muro de hipocrisia, que insiste em nos rodear.

O que NÃO te contaram sobre a SURPREENDENTE ALTA da BOLSA no ano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um homem de camisa azul misturando ouro e commodities em uma tigela. Há outros investimentos ao redor dele, e ele está em uma cozinha 20 de maio de 2026 - 8:45
Uma mesa de escritório antigo. Em cima há um computador de barriga e uma gelatinha com um grampeador dentro. 19 de maio de 2026 - 8:50
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 19 de maio de 2026 - 7:22

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ruído político, curva de juros aberta e um mercado mais cauteloso

19 de maio de 2026 - 7:22
18 de maio de 2026 - 8:18
banco do brasil bbas3 lula ação balanço 15 de maio de 2026 - 6:45
Imagem mostra um centro de distribuição com caminhões à sua frente, e uma estrada dourada levando até o ativo logístico. À direita estão troféus de primeiro lugar 14 de maio de 2026 - 8:55
Copa do Mudo, Brasil, Futebol, Seleção, Bola 13 de maio de 2026 - 19:52

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Jogando de igual para igual com as big techs

13 de maio de 2026 - 19:52
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 13 de maio de 2026 - 8:43
12 de maio de 2026 - 8:54
Trump diante das bandeiras de Irã e Israel 12 de maio de 2026 - 7:23
Bruce Edwards, o novo CEO do CrossFit 9 de maio de 2026 - 9:00
Irã e EUA 6 de maio de 2026 - 20:49
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia