🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Espírito olímpico na bolsa: Ibovespa flerta com novos recordes em semana de Super Quarta e balanços, muitos balanços

Enquanto Fed e Copom decidem juros, temporada de balanços ganha tração com Itaú, Bradesco e Ambev entre os destaques

5 de maio de 2025
8:26 - atualizado às 14:50
Rebeca Andrade, ginasta artística brasileira, na final do individual feminino em 2016.
Rebeca Andrade, ginasta artística brasileira, na final do individual feminino em 2016. - Imagem: Flickr

O espírito olímpico vai além da busca pela vitória. Também chamado de olimpismo, ele proporcionou algumas das imagens mais emocionantes da história do esporte ao longo do último século.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O esforço até o último resquício de energia da suíça Gabriela Andersen-Schiess para concluir a maratona dos Jogos Olímpicos de 1984 e a reverência das norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles à brasileira Rebeca Andrade no ano passado em Paris são apenas dois exemplos.

Na Olimpíada de Tóquio, realizada em 2021 por causa da pandemia, a final do salto em altura masculino testemunhou a quebra de um tabu de mais de um século.

O italiano Gianmarco Tamberi e o catari Mutaz Essa Barshim empataram a decisão do ouro olímpico na marca de 2m37. A organização do evento propôs um salto extra, com o sarrafo em 2m39, para desempatar a disputa.

Os atletas tinham duas alternativas: saltar ou dividir a medalha de ouro — e o lugar mais alto do pódio. Optaram pela segunda. Talvez compartilhar seja um verbo mais correto para uma situação que não acontecia desde a Olimpíada de 1908, em Londres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É verdade que a Olimpíada de Paris já terminou faz quase um ano e ainda estamos longe da próxima edição, em 2028. Neste início de maio, porém, testemunhamos uma improvável manifestação do espírito olímpico na bolsa de valores.

Leia Também

Mais uma vez, o Itaú Unibanco (ITUB4) ocupa o alto do pódio das ações mais recomendadas pelos analistas para maio.

Neste mês que se inicia, porém, o Itaú divide a medalha de ouro dos investimentos com os papéis de mais duas empresas.

Na reportagem especial da Dani Alvarenga, você fica por dentro de quais são as ações mais recomendadas de 11 bancos e corretoras para maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

UMA NOVA LEI DA ROBÓTICA?

POWERED BY EMPIRICUS RESEARCH

Até pouco tempo atrás, as inteligências artificiais eram restritas à ficção científica.

Visionário e mestre do estilo, o escritor Isaac Asimov idealizou diretrizes para controlar as IAs. Elas ficaram conhecidas como “Leis da Robótica” e dizem o seguinte:

1: um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um humano sofra algum mal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2: um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas pelos humanos, exceto nos casos de conflito com a primeira lei.

3: um robô deve proteger a própria existência, desde que a autopreservação não entre em conflito com as duas primeiras leis.

Elaborada posteriormente, a “Lei Zero” determina que um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.

Mas e se houvesse uma nova "lei da robótica" segundo a qual um robô pode ficar à sua disposição para buscar lucros para você?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na prática, é o que a Nexus Research propõe com Cripto Turbo, um robô que busca R$ 788 por dia, em média, automaticamente. Clique aqui e conheça.

ESQUENTA DOS MERCADOS

O Ibovespa acumulou alta de 3,69% em abril. O bom desempenho da bolsa não fez nem cócegas no rendimento do bitcoin, campeão do mês. A cotação da mãe de todas as criptomoedas avançou 11,93%.

O ranking completo dos melhores e piores investimentos de abril você confere aqui.

No acumulado do ano, porém, o Ibovespa já avança mais de 12% — ante desempenho negativo do bitcoin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro pregão de maio, incrustado no meio do feriado, a bolsa marcou leve alta (+0,05%), suficiente para manter o Ibovespa acima dos 135 mil pontos e próximo de sua máxima histórica nominal.

No entanto, a carregada agenda da semana que se inicia transforma a busca por novos recordes em incógnita.

Se, de um lado, Donald Trump agora tarifa os filmes estrangeiros em 100%, há quem fale na iminência de um acordo entre EUA e China.

Enquanto o mundo espera sentado, aqui a temporada de balanços ganha tração com Itaú, Bradesco e Ambev entre os destaques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De qualquer modo, a atenção dos investidores está concentrada na Super Quarta dos bancos centrais.

A expectativa é de que o Fed mantenha a taxa de juros inalterada nos Estados Unidos e que o Copom promova nova alta da Selic. A dúvida está na magnitude do aperto.

Os detalhes da agenda da semana você confere no trabalho do Guilherme Castro Sousa.

Outros destaques do Seu Dinheiro:

FIM DE UMA ERA
Warren Buffett deixará o comando da Berkshire Hathaway no fim do ano. Megainvestidor disse que recomendará ao conselho que eleja Greg Abel para seu lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEM AÍ
Quem é Greg Abel, que deve suceder Warren Buffett no comando da Berkshire Hathaway. O nome de Abel já havia sido apontado na linha de sucessão da Berkshire em maio de 2021, mas não havia, até o momento, um cronograma específico para a transferência oficial do cargo.

WOODSTOCK DO CAPITALISMO
Warren Buffett (finalmente) fala: qual a visão do ‘Oráculo de Omaha’ sobre os EUA hoje e a guerra comercial travada por Donald Trump. A reunião anual dos acionistas da Berkshire Hathaway atraiu os olhares atentos de milhares de investidores querendo descobrir o que o “Oráculo de Omaha” pensa sobre as tarifas de Trump e a economia dos EUA.

DANÇA DAS CADEIRAS
Troca do alto escalão do Pão de Açúcar (PCAR3) tem apoio dos acionistas, mas chapa de Tanure sai perdendo em resultado parcial. A convocação da AGE foi requerida pelo fundo Saint German, ligado ao empresário Nelson Tanure, com o intuito de destituir o atual conselho e eleger uma nova chapa.

NO TOPO
Prio (PRIO3) pode se tornar quarta maior produtora de petróleo do Brasil após aquisição de campos. Entre as maiores produtoras de petróleo do Brasil atualmente estão, pela ordem, Petrobras (2,14 milhão bpd), Shell (358,6 mil bdp) e TotalEnergies (139,5 mil bpd).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DIRETO DE OMAHA
Warren Buffett não foi às compras: Berkshire Hathaway tem caixa recorde de US$ 347,7 bilhões no primeiro trimestre; lucro cai 14%. Caixa recorde indica que Buffett não aproveitou a queda do mercado de ações no primeiro trimestre para aplicar o dinheiro em novas oportunidades.

SEM MEDO DA RECESSÃO?
Trump descarta demissão de Powell, mas pressiona por corte de juros — e manda recado aos consumidores dos EUA. Em entrevista, Trump afirmou que os EUA ficariam “bem” no caso de uma recessão de curto prazo e que Powell não reduziu juros ainda porque “não é fã” do republicano.

UMA NOVA CHANCE
Trump diz que TikTok tem ‘um lugar especial em seu coração’ e sinaliza (mais uma) prorrogação no prazo para venda das operações nos EUA. Essa não é a primeira vez que o presidente norte-americano dá uma colher de chá para a ByteDance, dona do TikTok. Trump já adiou o prazo duas vezes.

PETRÓLEO EM QUEDA
Opep+ decide acelerar aumento na produção de petróleo pelo 2º mês seguido. A aceleração no aumento da produção ocorre num contexto de redução do preço da commodity e expectativa de queda da demanda global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PRIMEIRO ENCONTRO
Haddad realiza reunião com secretário do Tesouro dos EUA e discute tarifas impostas ao Brasil e investimentos em data centers. A reunião entre Fernando Haddad e Scott Bessent marcou o primeiro encontro presencial entre representantes do alto escalão do Brasil e dos EUA desde a posse de Donald Trump.

CARIMBANDO O PASSAPORTE
Haddad viaja à Califórnia para buscar investimentos para data centers no Brasil. Nos EUA, Haddad se encontrará com executivos de Google, Nvidia e Amazon; ministro também irá ao México aprofundar relações bilaterais.

DIÁLOGO COM SETOR PRIVADO
Mais importante do que anunciar novos compromissos é apresentar resultados concretos, diz Dan Ioschpe, empresário escolhido para a cúpula da COP30. Presidente do conselho de administração da Iochpe-Maxion, executivo tem o papel de envolver o setor privado nas negociações e ações do evento climático da ONU, que acontece em Belém em novembro.

NOVOS FORMATOS
Criptoativos de renda fixa: tokens de crédito privado oferecem retorno de até CDI+4% ao ano; é seguro investir? Empresas aproveitam o apetite do investidor por renda fixa e aumentam a oferta de criptoativos de dívida, registrados na blockchain; entenda os benefícios e os riscos desses novos investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AO LADO DE GIGANTES
Cinco varejistas brasileiras entram para ranking das 250 maiores do mundo, segundo a Deloitte; veja quais são. Todas elas apostaram em modelos de negócio baseados em bens essenciais, digitalização e preços acessíveis.

QUEM VAI QUERER?
Banco Master negocia com ‘vários grupos’ fatia rejeitada pelo BRB, segundo jornal. Entre eles estariam a família Batista, do grupo J&F, os bancos Safra e BTG, além da Prisma Capital e da Jive Mauá.

DINHEIRO NA MÃO
Veja as empresas que pagam dividendos e juros sobre capital próprio na semana. Magalu, Santander, Fleury e mais 15 empresas pagam proventos nos próximos dias; confira o calendário.

ESTÁ COM O VISTO EM DIA?
Governo português anuncia expulsão de 18 mil estrangeiros, incluindo brasileiros, e Itamaraty inicia conversas para entender a medida. A oposição e associações imigrantes acusam o governo português de utilizar a medida para desviar as atenções das eleições parlamentares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MUDANÇA NO ENDEREÇO
Starbase: Elon Musk vence votação e cria a primeira cidade corporativa do mundo em região de lançamentos da SpaceX. A proposta foi aprovada por uma margem ampla entre o pequeno grupo de eleitores que são, em sua maioria, funcionários do bilionário.

SHOWMAN
Lady Gaga no Rio: quem é Luiz Guilherme Niemeyer, o nome por trás do megashow gratuito em Copacabana. Ao Seu Dinheiro, carioca de 30 anos conta como fez do formato com Madonna e Lady Gaga uma assinatura do Rio de Janeiro; de quebra, abre bastidores dos eventos e revela como pretende trazer de volta o emblemático Canecão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mudança de FIIs para fiagros que pode impulsionar dividendos, a reação aos juros e o que mais você precisa saber hoje

29 de janeiro de 2026 - 8:38

Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Prepare-se para um corte da Selic ainda hoje

28 de janeiro de 2026 - 15:03

Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

BC não tem pressa, bolsa dispara e dólar afunda: veja o que move os mercados hoje

28 de janeiro de 2026 - 8:32

Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem que pode frear o foguete do Ibovespa, mais tarifas de Trump e o que mais os investidores precisam saber hoje

27 de janeiro de 2026 - 8:23

A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta sob os holofotes: juros parados, expectativas em movimento

27 de janeiro de 2026 - 7:08

A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos na tabela periódica, tensões geopolíticas e tarifas contra o Canadá: veja o que move os mercados hoje

26 de janeiro de 2026 - 8:28

Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O corre de R$ 1 bilhão: entre a rua e a academia premium, como a imensa popularidade das corridas impacta você

24 de janeiro de 2026 - 9:02

Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O melhor destino para investir, os recordes da bolsa e o que mais você precisa saber hoje

23 de janeiro de 2026 - 8:24

Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo

PARECE QUE O JOGO VIROU

Onde não investir em 2026 — e um plano B se tudo der errado

23 de janeiro de 2026 - 6:45

Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha da renda fixa, o recorde da bolsa, e o que mais move os mercados hoje

22 de janeiro de 2026 - 8:30

A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Menos cabeças, mais PIB para a China?

21 de janeiro de 2026 - 20:13

No ritmo atual de nascimentos por ano, a população chinesa pode cair para 600 milhões em 2100 — menos da metade do número atual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja onde investir em 2026, o que esperar das reuniões em Davos e o que mais afeta as bolsas hoje

21 de janeiro de 2026 - 8:28

Evento do Seu Dinheiro tem evento com o caminho das pedras sobre como investir neste ano; confira ao vivo a partir das 10h

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha pelas compras do Brasil, a disputa pela Groenlândia e o que mais move os mercados hoje

20 de janeiro de 2026 - 8:34

Mercado Livre e Shopee já brigam há tempos por território no comércio eletrônico brasileiro, mas o cenário reserva uma surpresa; veja o que você precisa saber hoje para investir melhor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A diplomacia gelada: um ano de Trump 2.0, tensão na Groenlândia e o frio de Davos

20 de janeiro de 2026 - 7:58

A presença de Trump em Davos tende a influenciar fortemente o tom das discussões ao levar sua agenda centrada em comércio e tarifas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda da Selic não salva empresas queimadoras de caixa, dados econômicos e o que mais movimenta seu bolso hoje

19 de janeiro de 2026 - 8:34

Companhias alavancadas terão apenas um alívio momentâneo com a queda dos juros; veja o que mais afeta o custo de dívida

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação certa para a reforma da casa, os encontros de Lula e Galípolo e o que mais você precisa saber hoje

16 de janeiro de 2026 - 8:17

O colunista Ruy Hungria demonstra, com uma conta simples, que a ação da Eucatex (EUCA4) está com bastante desconto na bolsa; veja o que mais movimenta os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Eucatex (EUCA4): venda de terras apenas comprova como as ações estão baratas

16 de janeiro de 2026 - 6:04

A Eucatex é uma empresa que tem entregado resultados sólidos e negocia por preços claramente descontados, mas a baixa liquidez impede que ela entre no filtro dos grandes investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fantasma no mercado de dívida, as falas de Trump e o que mais afeta seu bolso hoje

15 de janeiro de 2026 - 8:30

Entenda a história recente do mercado de dívida corporativa e o que fez empresas sofrerem com sua alta alavancagem; acompanhe também tudo o que acontece nos mercados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Fiscalização da Receita fica mais dura, PF faz operação contra Vorcaro, e o que mais movimenta seu bolso

14 de janeiro de 2026 - 8:46

Mudanças no ITBI e no ITCMD reforçam a fiscalização; PF também fez bloqueio de bens de aproximadamente R$ 5,7 bilhões; veja o que mais você precisa saber para investir hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a Azul (AZUL54) fez para se reerguer, o efeito da pressão de Trump nos títulos dos EUA, e o que mais move os mercados

13 de janeiro de 2026 - 8:38

Entenda o que acontece com as ações da Azul, que vivem uma forte volatilidade na bolsa, e qual a nova investida de Trump contra o Fed, banco central norte-americano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar