🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Dani Alvarenga
ELEIÇÕES DE 2024

Inteligência Artificial para prefeito? OpenIA encerra chatbots de políticos de IA

Cidadão norte-americano candidatou um chatbot de inteligência artificial para concorrer às eleições no estado de Wyoming. A OpenAI revelou que encerrou atividades de ferramentas do tipo nos EUA e no Reino Unido

Dani Alvarenga
19 de junho de 2024
14:58 - atualizado às 13:09
inteligência artificial robô chatgpt
Inteligência artificial - Imagem: Tara Winstead/Pexels

A popularização da inteligência artificial (IA) vem causando impactos no mercado de trabalho, nas bolsas e até mesmo nas eleições, que ocorrem em mais de 50 países em 2024. Agora, um usuário norte-americano tenta levar a nova tecnologia para ocupar cargo no governo dos Estados Unidos.

No início de junho, Victor Miller, preencheu a papelada para participar da corrida eleitoral para a prefeitura de Cheyenne, capital do estado de Wyoming, nos EUA

Apesar da maior parte dos dados serem de Miller, ele realizou a candidatura sob o nome “VIC”, sigla para Virtual Integrated Citizen (Cidadão Virtual Integrado, em tradução livre), um chatbot do ChatGPT

Dessa forma, os eleitores teriam a opção de votar na inteligência artificial. Miller declarou que ele seria apenas o “avatar de carne e osso”, mas que o verdadeiro prefeito seria a IA.

De acordo com o criador, VIC usaria a tecnologia da OpenAI para tomar todas as medidas políticas e ajudaria a governar a cidade. 

“A inteligência artificial já me ajudou na vida pessoal… como a fazer meu currículo. Eu acho que poderia adicionar uma camada para ajudar a cidade. Eu realmente quero ver isso acontecer”, afirmou Miller em entrevista à CNN.

A resposta da OpenAI

Já a OpenAI, fundadora do ChatGPT, não topou a ideia. A empresa afirmou que a ferramenta estava sendo usada para interagir e persuadir os eleitores, o que, segundo a big tech, vai contra as políticas de uso da companhia.

“Tomamos medidas contra esses usos da nossa tecnologia por violar nossas diretrizes contra campanhas políticas”, revelou um porta-voz da companhia.

A OpenAI anunciou que encerrou o funcionamento do chatbot. Porém, Miller afirmou que a ferramenta ainda funciona em sua conta pessoal do ChatGPT e que pretende levá-la a uma biblioteca local para dar a oportunidade dos eleitores fazerem perguntas.

Vale ressaltar que as eleições  para prefeitos nos EUA não ocorrem simultaneamente em todos os municípios. Em Cheyenne, a votação primária para prefeito será realizada em agosto de 2024. Neste ano, os eleitores norte-americanos também vão votar para a seleção do presidente, dos senadores, dos deputados e dos governadores.

O chatbot VIC

De acordo com Miller, a ideia da criação de um chatbot para concorrer à prefeitura de Cheyenne surgiu após realizar um pedido de documentos sobre as políticas e procedimentos municipais. A solicitação foi recusada por ter sido feita anonimamente.

“[Meu chatbot] conhece e entende a lei completamente. E se eu tivesse interagindo com ele, em vez de um humano falho, teria conseguido que meu pedido fosse atendido”, afirmou.

Ainda de acordo com o criador, VIC não está filiado a nenhum partido político. Porém Miller admitiu que a inteligência artificial foi influenciada, em nível desconhecido, pelas crenças do próprio criador. Ele também afirma que o chatbot é a favor da “transparência governamental”.

O possível prefeito de inteligência artificial, VIC, teria um QI de 155 e seria capaz de examinar documentos governamentais mais precisamente do que um humano.

Para a interação com os eleitores, os cidadãos de Cheyenne conseguem realizar perguntas para o chatbot através de um megafone que Miller usa ao redor do próprio pescoço. Segundo a mídia local, Cowboy State Daily, VIC possui uma “alegre voz masculina”.

Inteligência Artificial pode concorrer às eleições nos EUA?

A candidatura de Miller está sendo vigiada de perto pelo governo de Wyoming, segundo o secretário do estado de Wyoming, Chuck Gray. 

Para ele, o uso da inteligência artificial para concorrer ao cargo de prefeito é apenas uma forma de atrair eleitores para o próprio criador.

“As leis de Wyoming deixam claro que, para concorrer, é necessário ser um ‘candidato qualificado’, o que implica ser uma pessoa real. Logo, um chatbot de IA não é um candidato qualificado”, afirmou Gray.

Agora, as autoridades do condado investigam se VIC pode, legalmente, ser nomeado para a prefeitura. Chuck Gray revelou que escreveu uma carta para o secretário municipal de Cheyenne expressando preocupação com a candidatura.

Já o advogado que trabalha no caso, Brad Lunch, afirmou que “a lei de Wyoming decidirá a questão”. 

VIC não é o único: outras tentativas de uso da inteligência artificial para cargos do governo

Não foi apenas Miller que teve a ideia de usar a inteligência artificial para concorrer a eleições

No Reino Unido, Steve Endacott, presidente de uma empresa de IA chamada Neural Voice, estava utilizando um chatbot para ajudá-lo na campanha eleitoral para um cargo no Parlamento.

Por meio da tecnologia do ChatGPT, o candidato disponibilizava o Steve AI, onde os eleitores poderiam deixar comentários e sugestões para ajudar a criar políticas na região. A inteligência artificial também fornecia respostas para as dúvidas dos eleitores.

Segundo a OpenAI, assim como o VIC, o chatbot Steve AI também foi retirado do ar.

*Com informações da CNN, Inside Hook e New York Post

Compartilhe

ATUALIZANDO O PORTFÓLIO

Por que Warren Buffett decidiu vender US$ 1,48 bilhão em ações de um bancão norte-americano

20 de julho de 2024 - 17:48

A Berkshire Hathaway vendeu cerca de 33,9 milhões de ações desta instituição financeira em diversas transações nesta semana

MELHORES MOMENTOS GIRO DO MERCADO

Trump mais vivo do que nunca: os impactos no dólar, cripto e juros — e os principais riscos da provável vitória do republicano 

19 de julho de 2024 - 18:14

Donald Trump saiu do atentado do último sábado mais vivo do que nunca. Agora, se já não era antes, o republicano é o nome mais forte na corrida e provavelmente voltará a ocupar a Casa Branca — e os mercados já estão tentando prever os impactos disso.  A percepção de que o ex-presidente saiu ganhando […]

ELEIÇÕES NOS EUA

Pseudoconciliação e promessa de deportação em massa: o que você precisa saber sobre o último discurso de Trump

19 de julho de 2024 - 11:10

Donald Trump discursou no fim da noite de quinta-feira ao aceitar a indicação do Partido Republicano para concorrer à presidência dos EUA em novembro

UNINDO FORÇAS

O “quarteto mortal”: os países que vão tirar o sono dos EUA e da Europa e podem levar a uma nova guerra global

18 de julho de 2024 - 19:58

Especialistas destacam o poder econômico do Ocidente, mas reconhecem que a missão de conter o avanço do grupo de quatro países não é fácil

MAIS POLÊMICA

CEO de empresa ligada à rede social de Trump é alvo de investigação por fraude nos Estados Unidos

18 de julho de 2024 - 14:00

Patrick Orlando é acusado pela SEC americana de mentir sobre os planos de sua “companhia do cheque em branco” de se fundir com a startup por trás da Truth Social

Restrição monetária

Lagarde mantém juros restritivos na Europa e diz o que é preciso para as taxas baixarem

18 de julho de 2024 - 13:07

Banco Central Europeu procura trazer a inflação da zona do euro para a meta de 2%

ELEIÇÕES NOS EUA

Biden revela o que o faria desistir de disputar presidência contra Trump em entrevista divulgada horas após diagnóstico de covid

18 de julho de 2024 - 10:59

Biden recebeu diagnóstico de infecção por covid-19 na quarta-feira e precisou interromper sua campanha à reeleição

MILES GUO

Ex-magnata chinês aliado de Steve Bannon é condenado por fraude bilionária nos EUA

17 de julho de 2024 - 15:00

Miles Guo vivia exilado nos Estados Unidos e é crítico do Partido Comunista chinês

CABO DE GUERRA

A disputa pelo fundo do mar: a próxima fronteira da briga tecnológica entre EUA e China

16 de julho de 2024 - 20:00

Projetados para transportar conexões de dados e telecomunicações entre continentes, os cabos submarinos se tornaram uma nova fonte para conflitos geopolíticos

ELEIÇÕES NOS EUA

Lula sobre Trump: “Vai tentar tirar proveito”. A declaração do petista sobre a campanha nos EUA após o tiro em comício

16 de julho de 2024 - 19:57

Nas primeiras entrevistas após o atentado, o agora candidato republicano à presidência disse que foi salvo “por sorte ou por Deus”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar