🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

E agora, Macron? Como os partidos tradicionais estão se organizando para deter avanço da extrema-direita na França

Apenas 76 das 577 cadeiras no Parlamento da França foram definidas em primeiro turno; as outras 501 serão decididas no próximo domingo (7)

Ricardo Gozzi
1 de julho de 2024
13:01 - atualizado às 14:31
Emmanuel Macron
Emmanuel Macron - Imagem: Kremlin.ru

A bolsa de valores de Paris tem nesta segunda-feira (1) sua melhor sessão em quase dois anos. Por trás desse movimento está o resultado do primeiro turno das eleições legislativas antecipadas na França.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN) amealhou 33,14% dos votos no pleito de domingo (30), segundo resultados oficiais.

A Nova Frente Popular (NFP), de centro-esquerda, veio em segundo lugar, com 27,99% da votação.

Já a coalizão centrista do presidente Emmanuel Macron amargou a terceira colocação, com 20,76% da preferência dos eleitores.

Embora a extrema-direita tenha obtido uma votação inédita no pós-Segunda Guerra, a avaliação dos investidores é que o partido sucessor da Frente Nacional terá dificuldade para obter maioria de 289 deputados no Parlamento francês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos dias que antecederam a votação, a bolsa de Paris amargou duras perdas. Hoje, o índice CAC-40 tem a maior alta diária em quase dois anos.

Leia Também

  • LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

Outras marcas das eleições na França

O desempenho da extrema-direita não foi a única coisa a chamar a atenção no primeiro turno das eleições legislativas na França.

O índice de comparecimento às urnas atingiu 69,7%. Trata-se do maior nível desde 1997. Em relação às eleições de 2022, houve uma alta de 20 pontos porcentuais.

Mas a informação mais relevante é a mesma que deixa as eleições em aberto e manterá os franceses com os nervos à flor da pele até o segundo turno, marcado para domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas 76 das 577 cadeiras no Parlamento foram definidas em primeiro turno. A RN já garantiu 39 deputados e a NFP assegurou 31. A coalizão de Macron venceu em apenas duas jurisdições, enquanto as quatro restantes ficaram com partidos menores.

É importante observar que, na França, as eleições legislativas ocorrem dentro de distritos eleitorais pré-estabelecidos. Para vencer em primeiro turno, o candidato de uma circunscrição eleitoral precisa de pelo menos 50% dos votos válidos. Ao mesmo tempo, os candidatos que não atingem 12,5% dos votos são eliminados do segundo turno.

Sendo assim, restam 501 cadeiras em jogo no segundo turno das eleições.

O peculiar sistema eleitoral da França

Uma outra peculiaridade do sistema eleitoral francês definirá o jogo no segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, eleições com dois turnos são disputadas apenas pelos dois candidatos mais votados na primeira rodada.

Na França, o segundo turno pode ser disputado em formato triangular no caso de mais candidatos superarem a cláusula de barreira de 12,5% dos votos.

Historicamente, as “triangulares” são uma exceção. Em 2017, apenas uma cadeira no Parlamento foi definida em votação triangular. Em 2022, o número subiu para oito.

Agora, 307 das 501 cadeiras a serem definidas em segundo poderão ser disputadas no formato triangular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com especialistas no sistema eleitoral francês, a situação ocorreu por causa do elevado índice de comparecimento às urnas.

Como os partidos tradicionais pretendem usar isso para deter a extrema-direita

Das Américas à Europa, a ascensão da extrema-direita por meio do voto popular vem sendo observada com alarme pelos partidos políticos tradicionais.

Na França, a estratégia de última hora do mainstream político é usar as regras do sistema a seu favor.

Jean-Luc Mélenchon, um dos principais líderes da NFP, antecipou que o bloco de centro-esquerda retiraria do segundo turno todos os candidatos que terminaram em terceiro lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mesma promessa foi feita pelo primeiro-ministro Gabriel Attal em relação à aliança de centro de Emmanuel Macron.

Além de diminuir drasticamente a quantidade de triangulares, a expectativa desses grupos é reduzir as chances de a RN alcançar maioria no Parlamento.

De qualquer modo, isso vai depender de os eleitores desses grupos políticos aderirem à estratégia.

Bardella propõe debate e Mélenchon aceita

A RN é liderada por Marine Le Pen, filha de Jean-Marie Le Pen, mas parte do sucesso do partido em tempos recentes é atribuída a Jordan Bardella, um político de apenas 28 anos conhecido pelo carisma e pelas propostas ultranacionalistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio à repercussão do resultado, Bardella chamou Mélenchon para um debate antes do segundo turno.

“Os franceses querem clareza”, escreveu Bardella em suas redes sociais.

Mélenchon aceitou prontamente o chamado.

“O senhor Bardella tem razão. É preciso debater os dois projetos que existem para a França.”

Ainda não há definição sobre quando será realizado o debate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E agora, Macron?

A derrota dos partidos de centro no primeiro turno das eleições legislativas na França enfraquece o presidente Emmanuel Macron, mas não o tira de cena.

Isso porque vigora na França um regime político semipresidencialista. Enquanto o presidente é responsável por questões de Estado e Defesa, o primeiro-ministro é responsável pelo cotidiano do governo.

Macron decidiu antecipar as eleições legislativas no início de junho, depois da vitória da extrema-direita francesa no pleito para o Parlamento Europeu.

O processo eleitoral, no entanto, em nada altera o mandato de Macron. Sua expectativa ao antecipar a eleição parecia ser mobilizar a sociedade francesa diante do avanço da extrema-direita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com apenas 76 de 577 cadeiras decididas em primeiro turno, Macron e o mundo precisarão esperar até domingo para saber se a estratégia funcionou.

A não ser que os partidos de centro protagonizem uma virada histórica no domingo, Macron terá que “coabitar” com um governo de oposição.

Isso aconteceu apenas três vezes na história recente da França — a última delas entre 1997 e 2002, quando o presidente conservador Jacques Chirac coabitou com o primeiro-ministro socialista Lionel Jospin.

O fato é que, vença a RN ou a NFP, Macron terá que passar o restante de seu mandato em coabitação com opositores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a vitória for da NFP ou de sua coalizão de centro, a antecipação das eleições possivelmente será vista como um golpe de mestre. Em caso de vitória da extrema-direita, porém, não passará de um tiro no próprio pé.

*Com informações de agências de notícias internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
"O ADULTO NA SALA"

Scott Bessent confirma participação na BTG CEO Conference: o que o homem de confiança de Trump pode dizer em papo com André Esteves

5 de fevereiro de 2026 - 13:31

O braço direito de Donald Trump participa da CEO Conference 2026, que acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, em São Paulo. Ele bate um papo com André Esteves, chairman e sócio sênior do banco, no primeiro dia do evento, em painel às 11h30.

NA DISPUTA COM A CHINA

Governo Trump fecha acordo sobre minerais críticos com a Argentina; entenda os interesses dos EUA no país

5 de fevereiro de 2026 - 13:12

Marco Rubio, Secretário de Estado dos EUA, participou de uma coletiva de imprensa e destacou a relevância da Argentina para o mercado de minerais críticos

NEM HEISENBERG SALVA

Casa de Breaking Bad tem queda no preço e está à venda com ‘desconto’ de 90%

5 de fevereiro de 2026 - 9:25

Imóvel usado como casa de Walter White na série Breaking Bad foi colocado à venda por US$ 400 mil após encalhar com pedida milionária

PÉ NO ACELERADOR, OLHOS NO MAR

Adeus, Buffett! BTG retira Berkshire Hathaway da carteira e foca em IA e consumo; confira as 12 recomendações de BDRs para fevereiro 

4 de fevereiro de 2026 - 16:55

O banco mexeu na carteira do mês para tentar capturar a onda de crescimento da economia norte-americana, e uma das novidades é a Tesla de Elon Musk; entenda as teses de investimento

VAI AUMENTAR DE TAMANHO?

Acre 2.0? Território de país vizinho quer se tornar parte do Brasil — mas dessa vez, de graça

4 de fevereiro de 2026 - 15:27

Comunidade de Bellavista Callarú, na tríplice fronteira com o Brasil, cobra resposta do governo peruano e ameaça pedir anexação após relatar abandono, violência e falta de serviços básicos

CONTAGEM REGRESSIVA

Take-Two confirma lançamento de GTA 6 em 2026 e promete mídia física

4 de fevereiro de 2026 - 15:05

Depois de anos de silêncio, boatos e adiamentos, CEO da Take-Two confirma o lançamento de GTA 6 com edições físicas e digital

JÁ VALE

CNH brasileira já está valendo em Portugal; veja o que fazer para usar

4 de fevereiro de 2026 - 10:49

Decreto permite que residentes em Portugal dirijam com a carteira brasileira nas categorias de carro e moto sem precisar refazer o processo local

Tecnologia

Demitido na pandemia, ele entrou no TikTok e agora vendeu sua empresa por R$ 5 bilhões; conheça o influenciador que terá um ‘gêmeo digital de IA’

3 de fevereiro de 2026 - 9:27

O “tiktoker” Khaby Lame vendeu sua empresa em um acordo bilionário que envolve criar seu “gêmeo de IA”.

AO INFINITO E ALÉM

Tudo o que se sabe sobre a Artemis 2, a primeira missão tripulada da Nasa à Lua em mais de meio século

3 de fevereiro de 2026 - 9:10

Será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion em um voo de cerca de dez 10 dias ao redor da lua

A VIDA IMITA A ARTE?

Kinea compara Trump ao Capitão América em Guerra Civil: o erro está em ignorar que o campo de batalha mudou

2 de fevereiro de 2026 - 19:14

Para a gestora, presidente dos EUA rompe com as instituições tradicionais para agir de forma mais rápida, porém menos previsível

EM EXTINÇÃO

Esse animal parece um bicho de pelúcia e dificilmente é avistado, mas talvez isso nunca mais aconteça

2 de fevereiro de 2026 - 11:34

Mamífero minúsculo que vive nas montanhas da China, o pika-de-Ili sofre com mudanças climáticas, perda de habitat e isolamento da população

Tecnologia

A estranha relação entre Warren Buffet, uma escada rolante, o ‘profeta’ da crise de 2008 e a bolha de inteligência artificial

2 de fevereiro de 2026 - 10:47

O ‘profeta’ da crise de 2008, Michael Burry, faz alerta sobre a bolha da inteligência artificial (IA) e justifica com história de Buffett

UM OLHO NO PEIXE, OUTRO NO GATO

Corinthians x Arsenal: onde assistir à final de Mundial de Clubes feminino que vai dividir a atenção dos torcedores alvinegros

1 de fevereiro de 2026 - 13:52

Corinthians enfrenta o Arsenal neste domingo (1º), às 15h (de Brasília), no Emirates Stadium, pela final do primeiro Mundial de Clubes feminino promovido pela Fifa

DESTA VEZ DEVE SER BREVE

Acordo no Senado não chega a tempo e governo dos EUA enfrenta paralisação parcial

1 de fevereiro de 2026 - 13:01

Impasse na Câmara mantém shutdown temporário nos Estados Unidos, apesar de acordo entre Trump e democratas e da aprovação, pelo Senado, do financiamento da maior parte do Orçamento até setembro

PROTESTOS

Como a quebra do “Banco Master do Irã” ajudou a desencadear uma onda de protestos no país: por trás do rombo de 5 quatrilhões de riais

30 de janeiro de 2026 - 16:29

Uma combinação de colapso bancário, inflação fora de controle e isolamento internacional ajuda a explicar a onda de protestos no Irã

O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA

A escolha de Trump que mexe com o seu bolso: quem é Kevin Warsh e como a troca no comando do Fed afeta os seus investimentos

30 de janeiro de 2026 - 16:25

O Senado norte-americano ainda precisa validar a indicação, e o mercado dá os primeiros sinais sobre o futuro da credibilidade do banco central nos EUA; entenda o que pode acontecer com a bolsa, o dólar, o ouro e a renda fixa agora

CORRIDA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Chrome lança versão turbinada com IA para fazer as tarefas chatas do dia a dia, mas tem um problema

29 de janeiro de 2026 - 17:55

O Google anunciou a assistente de inteligência artificial que ficará integrada ao navegador Chrome. Ela é capaz de marcar médicos, enviar e-mails e até mesmo comprar coisas

SAÚDE PÚBLICA

Vírus Nipah aciona alarme em aeroportos de vizinhos da Índia para evitar disseminação de doença que mata até 75% dos pacientes

29 de janeiro de 2026 - 11:15

Surto de Nipah no leste da Índia leva países asiáticos a retomarem protocolos de triagem, quarentena e alerta sanitário

CULTURA SOB PRESSÃO

Do silêncio de Jennifer Lawrence ao boicote no Kennedy Center: artistas entram em rota de colisão com Trump

29 de janeiro de 2026 - 10:00

Enquanto Jennifer Lawrence defende o silêncio diante da polarização, artistas cancelam apresentações, protestam contra o ICE e entram em choque com a gestão cultural de Donald Trump

MENOS DRAMÁTICO, MAS AINDA TENSO

O Fed seguiu o roteiro e manteve os juros nos EUA. Para onde olhar agora para proteger seus investimentos? 

29 de janeiro de 2026 - 7:05

A decisão de política monetária desta quarta-feira (28) está longe de ser o clímax da temporada, que tem pela frente a substituição de Powell no comando do BC norte-americano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar