🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Dani Alvarenga
SONHO AMERICANO?

Concessão de visto de trabalho a brasileiros bate recorde nos EUA – mas oportunidades podem chegar ao fim se Trump ganhar

Os vistos para trabalhadores brasileiros qualificados também registraram número recorde. Porém, com discurso mais inflamado de Trump, o cenário pode mudar; veja como conseguir o seu green card

Dani Alvarenga
17 de junho de 2024
19:30 - atualizado às 14:56
Greencard - Imagem: Shutterstock

Os brasileiros estão tendo mais facilidade em realizar o “Sonho Americano”. Em 2023, 28.050 cidadãos do Brasil conseguiram tirar o visto para morar nos EUA. 

Os dados são do levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, especializado em leis de imigração nos Estados Unidos. Trata-se do maior número de emissões desde o início do acompanhamento, realizado há 23 anos. 

O número de emissões do chamado green card para os brasileiros teve alta de 16% em comparação com 2022, ano que registrava o maior nível até então. Com o novo recorde, o Brasil fica em 10º lugar no ranking dos países que mais recebem vistos dos EUA.

  • Se a sua fonte de renda está 100% em reais, você está errado – mas ainda dá tempo de começar a buscar ganhos em dólares de forma prática. Clique AQUI e saiba como.

O pódio das nações que mais conseguem o green card é liderado pelo México, com 179 mil emissões. O segundo lugar é ocupado por Cuba, com 74 mil, e a República Dominicana, que registrou 66 mil vistos para residência nos EUA.

Segundo o escritório de advocacia AG Immigration, os brasileiros geralmente conseguem o green card para morar nos Estados Unidos com base no parentesco – quando a pessoa possui um familiar que já reside nos EUA – ou através do visto de trabalho.

Visto de trabalho para brasileiros nos EUA também dispara

A quantidade de trabalhadores brasileiros qualificados nos EUA também bateu recorde em 2023. De acordo com a pesquisa, 11.751 cidadãos conseguiram o green card EB-1 e EB-2, ambos destinados aos profissionais com habilidades acima da média.

“Enquanto o EB-1 é voltado para os 5% mais destacados de uma indústria, o EB-2 é para os 20%”, explica Leda Oliveira, CEO da AG Immigration.

O número de vistos para trabalhadores qualificados do Brasil representou uma alta de 58,4% em relação a 2022. De acordo com o levantamento, foram 3.951 emissões de EB-1 e 7.800 de EB-2 para brasileiros no ano passado. Para ambos os tipos, também foi o maior volume já registrado. 

Com o crescimento do volume dos green cards, o Brasil alcançou o terceiro lugar no ranking dos países que mais tiveram emissões dos green cards de EB-1 e EB-2 em 2023. 

A lista é liderada pela China, com 20.905 emissões de vistos, seguida pela Índia, com 13.378.

Naturalização de brasileiros nos EUA cai em 2023

Os brasileiros naturalizados nos EUA não estão com a mesma facilidade do que os trabalhadores qualificados. O número de vistos emitidos do tipo para cidadãos do Brasil teve queda em 2023.

Segundo o levantamento, 13.203 brasileiros conseguiram a cidadania norte-americana em 2022, ano recorde no número de emissões. Já em 2023, o número caiu para 12.570.

Atualmente, o Brasil está na 16ª posição na lista dos países que mais conseguem o visto de cidadania dos EUA. O México ocupa o primeiro lugar no ranking, com 109 mil naturalizações.

O ‘Sonho Americano’ vai acabar?

Os brasileiros que quiserem tirar o visto para residir nos Estados Unidos precisam se apressar. Isso porque as eleições norte-americanas vão ocorrer em novembro deste ano e, caso Donald Trump vença a disputa pela cadeira da Casa Branca, as facilidades para conseguir o green card podem acabar.

O candidato já sinaliza ter uma política contra imigração desde sua campanha eleitoral de 2016, quando venceu as eleições e ocupou a presidência dos Estados Unidos até o início de 2021. Contudo, o discurso de Trump sobre o tema está ainda mais inflamado nessas eleições.

Em março, o republicano afirmou, sem provas, que outros países estavam esvaziando suas prisões de jovens para enviá-los à fronteira. Mais adiante no discurso realizado na época, Trump se referiu aos imigrantes como “animais”.

Além disso, durante a campanha eleitoral em abril, Trump acusou os imigrantes de “envenenar o sangue do país”. Em seguida, prometeu lançar a maior operação de deportação doméstica da história dos EUA caso eleito.

Ele também alegou que os imigrantes custariam ao país trilhões de dólares em benefícios públicos e fariam com que a Seguridade Social e o Medicare “cedessem e entrassem em colapso”.

Vale ressaltar que o discurso de Trump não encontra respaldo nas estatísticas. Segundo uma reportagem do veículo norte-americano NPR, pesquisas da Universidade de Stanford mostram que imigrantes possuem taxa de criminalidade mais baixa do que pessoas nascidas nos EUA.

Como conseguir o green card?

Para os brasileiros que querem tirar o visto permanente para morar nos Estados Unidos, há mais de 100 categorias de green cards disponíveis. No entanto, o processo é composto por diversas etapas e pode ser complexo e demorado, o que torna necessário a contratação de uma assessoria especializada.

Após a definição da categoria do visto, o imigrante deve requerer uma petição em seu nome para conseguir o green card

Após a aprovação, é necessário realizar o preenchimento do formulário de solicitação. O principal documento a ser preenchido é o chamado Pedido de Registro de Residência Permanente. 

É neste momento que ocorre a coleta dos documentos, que incluem: passaporte, certidão de nascimento, certificados de emprego, registros financeiros, antecedentes criminais e entre outros.

As certidões devem ser enviadas ao  Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Além dos documentos, o imigrante também deverá pagar taxas de processamento, que variam de acordo com o visto pedido.

Por fim, o solicitante passará por uma entrevista com o USCIS e por exames biométricos, que serão marcados pelo próprio órgão.

*Com informações de O Globo e Nomad Digital

Compartilhe

ATUALIZANDO O PORTFÓLIO

Por que Warren Buffett decidiu vender US$ 1,48 bilhão em ações de um bancão norte-americano

20 de julho de 2024 - 17:48

A Berkshire Hathaway vendeu cerca de 33,9 milhões de ações desta instituição financeira em diversas transações nesta semana

MELHORES MOMENTOS GIRO DO MERCADO

Trump mais vivo do que nunca: os impactos no dólar, cripto e juros — e os principais riscos da provável vitória do republicano 

19 de julho de 2024 - 18:14

Donald Trump saiu do atentado do último sábado mais vivo do que nunca. Agora, se já não era antes, o republicano é o nome mais forte na corrida e provavelmente voltará a ocupar a Casa Branca — e os mercados já estão tentando prever os impactos disso.  A percepção de que o ex-presidente saiu ganhando […]

ELEIÇÕES NOS EUA

Pseudoconciliação e promessa de deportação em massa: o que você precisa saber sobre o último discurso de Trump

19 de julho de 2024 - 11:10

Donald Trump discursou no fim da noite de quinta-feira ao aceitar a indicação do Partido Republicano para concorrer à presidência dos EUA em novembro

UNINDO FORÇAS

O “quarteto mortal”: os países que vão tirar o sono dos EUA e da Europa e podem levar a uma nova guerra global

18 de julho de 2024 - 19:58

Especialistas destacam o poder econômico do Ocidente, mas reconhecem que a missão de conter o avanço do grupo de quatro países não é fácil

MAIS POLÊMICA

CEO de empresa ligada à rede social de Trump é alvo de investigação por fraude nos Estados Unidos

18 de julho de 2024 - 14:00

Patrick Orlando é acusado pela SEC americana de mentir sobre os planos de sua “companhia do cheque em branco” de se fundir com a startup por trás da Truth Social

Restrição monetária

Lagarde mantém juros restritivos na Europa e diz o que é preciso para as taxas baixarem

18 de julho de 2024 - 13:07

Banco Central Europeu procura trazer a inflação da zona do euro para a meta de 2%

ELEIÇÕES NOS EUA

Biden revela o que o faria desistir de disputar presidência contra Trump em entrevista divulgada horas após diagnóstico de covid

18 de julho de 2024 - 10:59

Biden recebeu diagnóstico de infecção por covid-19 na quarta-feira e precisou interromper sua campanha à reeleição

MILES GUO

Ex-magnata chinês aliado de Steve Bannon é condenado por fraude bilionária nos EUA

17 de julho de 2024 - 15:00

Miles Guo vivia exilado nos Estados Unidos e é crítico do Partido Comunista chinês

CABO DE GUERRA

A disputa pelo fundo do mar: a próxima fronteira da briga tecnológica entre EUA e China

16 de julho de 2024 - 20:00

Projetados para transportar conexões de dados e telecomunicações entre continentes, os cabos submarinos se tornaram uma nova fonte para conflitos geopolíticos

ELEIÇÕES NOS EUA

Lula sobre Trump: “Vai tentar tirar proveito”. A declaração do petista sobre a campanha nos EUA após o tiro em comício

16 de julho de 2024 - 19:57

Nas primeiras entrevistas após o atentado, o agora candidato republicano à presidência disse que foi salvo “por sorte ou por Deus”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar